terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Peixes são encontrados mortos na margem do Rio Tietê em distrito de Jaú

04/12/2010 - 13:42


Atualizado em 06/12/2010 - 13:46


 
Técnicos da CETESB vão avaliar o local para descobrir a causa da mortandade



Falta de oxigênio e excesso de esgoto. Esse foi o laudo emitido pela Cetesb sobre a qualidade da água no Rio Tietê, em Barra Bonita. Essa foi a causa da mortantade de peixes registrada no fim de semana.


Pessoas que moram próximo ao rio fizeram a denúncia à Cetesb. Imagens gravadas em um telefone celular mostram vários peixes mortos. Segundo funcionários da prefeitura várias espécies estão espalhadas em um raio de 1 km.

Técnicos da Cetesb estiveram no local e coletaram amostra da água. O problema seria a falta de oxigênio no rio. A mortandade pode estar associada à poluição do Rio Tietê. O uso indiscriminado de fertilizantes à base de fosfato nos canaviais, levado pela enxurrada, além de lixo e esgoto lançado sem tratamento, ajudam na proliferação de algas

As algas formam uma camada na superfície da água que impede a entrada da luz solar. E isso gera desequilíbrio no ecossistema. Para a ambientalista, Gisele Marconato, a natureza precisa de ajuda e urgente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente divulgou neste ano um relatório com metas de redução de emissão de fosfato nos rios.




Maiores informações na base da extração de dados:  http://tn.temmais.com/noticia/8/22/31021/



Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...