terça-feira, 28 de junho de 2022

O que deixou o coliseu romano destruído?

 

O que deixou o coliseu romano destruído? 


É por causa de uma combinação de desastres naturais e intervenção humana.

Após a queda do império, Amphiteatrum Flavian foi, em ordem:

  1. Um cemitério — daí as lendas sobre fantasmas e demônios que caracterizaram este lugar durante toda a Idade Média.
  2. Um castelo
  3. Uma igreja
  4. Um lugar onde papas e nobres romanos podiam encontrar materiais para construir seus palácios. Você pode encontrar peças do Coliseu no palácio Barberini, por exemplo. Isso continuaria até 1744, quando o Papa Bento XiV proibiu o saque.
  5. Uma igreja novamente.
  6. Um abrigo para moradores de rua.

Essa era uma prática comum há séculos quando Goethe a descreveu:

O Coliseu, fechado à noite, é uma visão maravilhosa; dentro de uma capelinha vive um eremita e sob as arcadas os mendigos se abrigam.

Eles acenderam uma fogueira no chão e uma brisa levou a fumaça na arena, cobrindo as ruínas, enquanto gigantescas paredes sombrias se elevavam acima; paramos na entrada e olhamos para aquele prodígio e a lua brilhava forte e silenciosa no céu. Pouco a pouco, a fumaça se espalhou pelas paredes, portas e aberturas…

Além da cena poética, você pode imaginar o estrago que séculos de fumaça e fogo fariam?

E ainda por cima, a pobrezinha foi vítima de dois terramotos (849 e 1349) e de algumas obras de reparação não tão boas no início do século XIX.

Ainda bem que não caiu pela metade, porque uma profecia diz:

Por quanto tempo Coliseu ficará de pé / Roma ficará parada? Quando Coliseu cairá e Roma cairá; Quando Roma cairá, e o mundo cairá.

Significado: «enquanto o Coliseu estiver de pé, Roma estará de pé. Quando o Coliseu cair, Roma cairá. Quando Roma cair, o mundo seguirá.


Fonte: https://pt.quora.com/

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...