terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Estranhamento - matéria de Sociologia para os alunos do 1º ano do Ensino Médio

Estranhamento
 
Estranhamento é o ato de estranhar no sentido de admiração, de espanto diante de algo que não se conhece ou não se espera; por achar estranho, ao perceber (alguém ou algo) diferente do que se conhece ou o do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma; por surpreender-se, assombrar-se em função do desconhecimento de algo que acontecia há muito tempo; por sentir-se incomodado ou ter sensação de incômodo diante de diante de um fato novo ou de uma nova realidade; por não se conformar com alguma coisa ou com a situação em que se vive; não se acomodar; rejeitar.

Estranhar é portanto, espantar-se, é não achar normal, não se conformar, ter uma sensação de insatisfação e de explicações que não se conhecia.
Estranhamento é espanto, relutância, resistência.
Estranhamento é uma sensação de incômodo, mas agradável incômodo – vontade de saber mais e entender tudo – sendo, pois, uma forma superior de duvidar.
Ferramenta essencial do ceticismo.

Estranhar situações conhecidas, inclusive aquelas que fazem parte da experiência de vida do observador, é uma condição necessária às Ciências Sociais para ultrapassar – ir além- interpretações marcadas pelo senso comum, e cumprir os objetivos de análise sistemática da realidade.





Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...