quinta-feira, 4 de março de 2010

1492 - A conquista do Paraiso de Ridley Scott

Segue aqui material de apoio sobre a obra do cinema que retrata tão bem o episódio da chegada européia no continente americano.

Ontem dia 03 de 03 de 2010. Assumindo o risco, propus aos colegas professores do Colégio Barão de Limeira que me ajudassem na empreitada de acompanhar as três séries do EM do noturno para assistirem ao Filme em questão, As professoras Flaviana e Emylim e o professor Felipe cederam suas aulas para que num raro momento de união, pudesse eu de uma só tacada mostrar aos alunos esse episódio da historia. Muito obrigado aos três.


Alguns dados devem ser considerados na análise das transformações que aconteciam na Europa ao final da idade média, durante a transição do feudalismo ao capitalismo mercantil:



A necessidade de ampliação das rotas mercantis afetadas pela queda de Constantinopla nas mãos dos turcos, 1453, o que dificultava o comércio das especiarias, leva a Europa a buscar novas alternativas para atender seus mercados, já bastantes afetados pela crise ao final do século XIV – guerras, peste, fome, etc, além do desenvolvimento do comércio monetário que está associado à projeção burguesa, aliada à figura do rei, que irá promover a formação dos Estados Nacionais, são as principais transformações estruturais para a consolidação do Antigo Regime.



O que vimos no filme é uma visão romântica do evento sem a preocupação de sequer informar a tragédia da sua conseqüência: a viagem de Colombo constitui-se num dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna, mas o filme é também omisso ao não mostrar toda a tragédia que tal feito veio causar aos povos atingidos e a destruição de suas culturas.



É a odisséia de Colombo, apresentada através de um cotidiano desgastante, de motins e incertezas tão somente. Sem o apoio português, o genovês ou catalão é acolhido na Espanha dos reis católicos Ferdinando de Aragão e Isabel de Castela. Com Santa Maria, Pinta e Nina, o aventureiro parte do porto de Palos, Espanha, através do oeste rumo ao desconhecido caminho para as Índias até atingir a ilha de Guanani (atual São Salvador).



Sem duvidar que ao oriente chegara, realizou ainda mais 4 viagens, tentando encontrar os mercados indianos.



Acreditou ter sido possível atingir “el levante por el poniente”, dizem alguns!



O épico de Ridley Scott focaliza o espírito de vanguarda do herói, considerado um dos mais ousados navegadores da época, suas negociações com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias no novo mundo..








Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...