terça-feira, 2 de agosto de 2011

2 de Agosto na história mundial...


Batalha de Queronéia02 de agosto de -338 


Queronéia é uma antiga cidade da Grécia.
Este lugar ficou famoso na história por ter sido o cenário de uma das batalhas mais famosas da época, a qual foi travada neste território.
A Batalha de Queronéia foi sustentada pelo rei da Macedônia Filipo II, contra os exércitos unidos das cidades de Tebas e Atenas, em 2 de agosto do ano 338 a. C.
Depois deste acontecimento, as polis gregas se aliaram à Macedônia como estados tributários, ainda que conservando sua independência.
Tudo começou com a expedição que Filipo da Macedônia liderou por terras gregas, com a intenção de instituir-se como dono e soberano de todas elas, motivo pelo qual procurava submeter os gregos a seu mando, mas sem destruí-los.
Os diferentes povos e polis gregas já vinham lutando há anos entre eles pela hegemonia suprema da Grécia.
Os esforços para derrotar o rei não deram frutos, pois os confrontos terminaram com a decisiva vitória macedônica e o domínio de Filipo sobre os outros povos.
 

Batalha de Cannas - 02 de agosto de -0216


2 de Agosto 1934
O Chanceler Adolf Hitler tornou-se o único líder da Alemanha à morte do Presidente Paul von Hindenburg.

O Chanceler Adolf Hitler tornou-se o único líder da Alemanha à morte do Presidente Paul von Hindenburg.
O exército alemão jurou obediência ao Führer, que planeou o rearmamento da Alemanha e a imensa expansão territorial.
Em pouco mais de uma década, o Partido Nacional Socialista tinha deixado de ser um grupo radical da Alemanha para ser o partido do governo, permitindo a Hitler reunir os poderes anteriormente divididos entre presidente, chanceler e Reichstag.
Com a morte de Hindenburg, desmantelaram-se os últimos resquícios do governo democrático da Alemanha, deixando Hitler - na sua tentativa megalómana de guerra e genocídio - a cargo da nação.

Fim da Conferência de Potsdam

2 de Agosto de 1945 terminou a Conferência de Potsdam em que se decidiu como seria administrada a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.
Decorreu entre 17 de Julho e 2 de Agosto de 1945, em Potsdam na Alemanha a Conferência de Potsdam entre os países aliados que saíram vencedores da Segunda Guerra Mundial.
À reunião assistiram chefes de governo de cada um desses países, Joseph Estaline, Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, Winston Churchill, Primeiro-ministro do Reino Unido e Harry S. Truman, Presidente dos Estados Unidos.
Além de decidir como se administraria a Alemanha após a sua rendição nove semanas antes, entre os objectivos da conferência encontrava-se o estabelecimento de uma ordem pós-guerra, diversos temas relacionados com tratados de paz e um estudo sobre os efeitos da guerra.








 


Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...