sábado, 30 de novembro de 2013

45 Anos de criação do Album Branco...

"Happiness Is a Warm Gun" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968.
 Origens da Criação 
O título original da canção era “Happiness Is a Warm Gun in Your Hand”(“Felicidade é uma Arma Quente na sua Mão”), inspirado numa revista que por sua vez parodiava “Happiness Is a Warm Puppy,” um livro do personagem animado Charlie Brown, escrito por Charles Schulz in 1962.
De acordo com John Lennon, o título veio de uma revista sobre armas, que George Martin mostrou pra ele: “Eu acho que ele me mostrou a capa de uma revista que dizia ‘Felicidade é uma arma quente’… Era sobre armas. Eu achei uma coisa muito fantástica e insana pra se dizer. Uma arma quente significa que você acabou de atirar em algo.”
Letra 
Muitas interpretações diferentes da canção foram divulgadas através dos anos. Já foi dito que a “Arma Quente” era uma referência sobre o desejo sexual para com Yoko Ono chegando a compará-la com um revólver dizendo que "quando a segura em seus braços e sente o gatilho em seu dedo, ele sabe que ninguém pode fazer nenhum mal." E também uma referência com o seu problema com heroína nas gravações do álbum (no caso a arma quente seria uma seringa carregada) apesar de Lennon ter declarado que não usava através de injeção. A seringa seria uma arma quente porque é uma coisa que faz ele se sentir bem mesmo sendo algo que o faz mal, como uma arma mesmo. Ao longo da canção ele diz que precisa de uma dose, e que a "Madre Superiora sacou a arma."


Gravação 
Lennon disse uma vez que a música é “um tipo de História do Rock ‘n roll,” já que contém cinco seções diferentes de estilos em menos de três minutos. A música começa com uma introdução suave ("She's not a girl who misses much…"). A bateria, baixo e a guitarra distorcida entram em um novo ponto surreal tomado pela viagem de ácido de Lennon e Derek Taylor, com Taylor contribuindo nas linhas de abertura. Após isso, a música entra num fragmento de uma canção chamada “I Need a Fix” (“Preciso de uma dose”) construído entre o solo. Esta seção leva a próxima com o refrão “Mother Superior jumped the gun.” A seção final é uma espécie de valsa, com o título da música e os vocais de apoio (“bang, bang, shoot, shoot”). 
Além disso, a construção métrica dela é uma das mais radicais; começa em4/4, depois 3/4 (no solo e “I need a fix…”), depois vem 6/8, 3/4, e 4/4 no trecho “Mother Superior…” e 4/4 no refrão “Happiness…” No trecho falado,(“When I hold you…”) a música entra levemente em 6/4 compassos. O trecho falado tem raízes na canção demo de “I'm So Tired,” que contém um trecho similar. No fim da música a bateria faz um som "seco" que lembra um tiro de arma de fogo. 
Curiosidade 
“Happiness Is a Warm Gun” é a canção favorita de Paul McCartney no Álbum Branco. Embora as tensões fossem constantes durante a gravação, eles colaboraram em conjunto para a construção métrica, os diferentes ritmos e o resultado final em si, e é considerada uma das poucas e “verdadeiras canções Beatle” do disco

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...