segunda-feira, 30 de março de 2015

Melhore seus estudos com a Técnica Pomodoro

Quem quer se dar bem na vida e na carreira profissional, não tem como fugir: tem que estudar. O conhecimento vem dessa prática tão essencial para nosso crescimento como pessoa. Só que muita gente tem dificuldades para estudar e aprender o que está sendo lido ou praticado. Para isso existem algumastécnicas que podem facilitar a vida e ajudam a estudar melhor. É sobre uma delas que vamos falar aqui hoje, aTécnica Pomodoro.
O que é a Técnica Pomodoro?
Francesco Cirillo, no final da década de 1980, criou esta técnica que é de gerenciamento do tempo, ou seja, nos ajuda a controlar, medir e utilizar o tempo a nosso favor. Pomodoro vem de Pomodori, em italiano, tomate. O nome surgiu a partir do controlador de tempo, em formato de tomate.
Como funciona
A vantagem da Técnica é a sua simplicidade, indicada para estudantes fazerem seus planos de estudo. Veja só:
  • Escolha uma atividade a ser realizada, como, por exemplo, estudar uma matéria ou disciplina.
  • Divida o tempo para a atividade em espaços de tempo de 25 minutos.
  • A cada 25 minutos (1 pomodoro), dê uma pequena pausa, de 5 minutos. Retorne por mais um período de 25 minutos. Após completar mais 25 de atividade, se dê nova pausa, de mais 5 minutos. Volte para a atividade por mais 1 pomodoro (25 minutos). Nova pausa de 5 minutos. E, finalmente, mais 25 minutos. Depois, dê uma pausa maior, de 15 a 25 minutos.
Então resumindo:
  1. Tempo – 25 minutos (1 pomodoro). Pausa de 5 minutos
  2. Tempo – 25 minutos. Pausa de 5 minutos
  3. Tempo – 25 minutos. Pausa de 5 minutos
  4. Tempo – 25 minutos. Pausa de 15-25 minutos
A essência da Técnica Pomodoro é dividir uma tarefa grande, como estudar um livro, criar um projeto, escrever um texto, uma dissertação ou tese, em pequenos períodos de trabalho, com um tempo de pausa. Este tempo de pausa é esticado para 15 a 25 minutos, depois de 4 intervalos.
Lembrando que 1 pomodoro (25 minutos) é indivisível, ou seja, não pode ser interrompido. Se você já começou a atividade do pomodoro, termine ele e não pare antes do fim dos 25 minutos.
Como programar uma atividade
Para que a Técnica Pomodoro seja utilizada em sua totalidade, devemos primeiro estabelecer objetivos a serem atingidos, dividir o tempo em 4 períodos de tempo, com a consequente marcação de sua conclusão.
Na fase do planejamento dos objetivos, uma possibilidade é pensar as atividades a serem executadas no dia. Para tanto, anote tudo o que tem que ser feito – no dia de hoje – em um papel, como por exemplo, estudar um capítulo, escrever uma resenha, fazer um fichamento (também podem ser incluídas atividades do dia-a-dia, como limpar a casa).
Na fase de realização, em 4 tempos de 25 minutos, anote a conclusão de cada parte ou trecho também em um papel. Assim, você estará sentindo que está realizando o que tem que realizar, trazendo uma boa sensação de dever cumprido.
Enquanto estiver realizando a atividade, o importante é evitar todo e qualquer tipo de distração. Durante cada tempo de 25 minutos, você pode desligar o celular, a internet, a televisão para que a sua mente fique totalmente focada, atenta ao que está fazendo. Durante os períodos de descanso, de 5 minutos, você pode dar uma olhadinha nas redes sociais, nas mensagens do celular ou ver um pouquinho de TV, evite pensar no trabalho, relaxe a mente, mas lembre-se que em 5 minutos terá que retornar para mais um período de atividade.
Se você trabalha ou estuda no computador, pode ser útil usar as extensões para o Google Chrome que proíbem de você acessar determinados sites que são ótimos para nos distrair (como facebook, twitter, youtube) durante o período de 25 minutos.
Você pode utilizar esta extensão do Chrome – Strict Pomodoro. Esse tipo de extensão serve atualmente como o relógio pomodoro, marcando os tempos de atividade e os tempos de descanso e te lembrando disso.
Veja o vídeo explicativo:
Cada pessoa possui um ritmo para a conclusão de uma atividade. Muitos conseguem se manter atentos e ativos em uma tarefa por horas, sem descansar ou se distrair. Porém, a maior parte de nós acaba percebendo que uma tarefa longa demais (como escrever um TCC, dissertação ou tese, estudar todoslivros de um concurso, etc) são muito grandes, enfadonhas e cansativas.
Por isto, o criador da Técnica Pomodoro, Francesco Cirillo, elaborou esta forma de gerenciamento de tempo. Ao dividir uma tarefa em pequenas atividades menores, sentimos que o objetivo não é tão grandioso e ficamos mais seguros de que conseguiremos terminar a realização, a cada tempo de 25 minutos.
É muito agradável marcar que fizemos, no dia atual, várias atividades. Também pode ser interessante deixar as pausas de 5 minutos para coisas que gostamos de fazer, como ouvir uma música durante o intervalo, comer um chocolate, ligar para alguém. Porém, devemos ficar atentos para não perder o foco. Após a pausa, é preciso voltar para mais um tempinho de 25 minutos.
Técnica Pomodoro, é, portanto, uma excelente Técnica para estudar mais e melhor. Experimente. Você vai ver que seus estudos ou tarefas do dia ficarão muito mais proveitosos.
Boa sorte!
Fonte:
http://canaldoensino.com.br/blog/melhore-seus-estudos-com-a-tecnica-pomodoro 

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...