quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Estruturado no ano passado, o Conselho Municipal da Juventude realizou no último sábado e domingo a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Limeira, que reuniu representante de diversos segmentos.
Fernanda Moreira, presidente do Conselho, classificou o primeiro encontro como muito produtivo.
“Não reunimos um grupo grande, mas bem representado, com lideranças de vários segmentos, que levantaram várias propostas”, disse ela, se referindo ao material que deve ser levado às conferências regional, estadual e nacional.
Áreas de trabalho, segurança e lazer foram algumas das abordadas pelos participantes, inclusive com moções de apelo. “Pudemos ver que o pessoal está bem afiado com as diretrizes.
Foram formuladas 45 propostas, que serão levadas para as próximas conferências”.
Foram ainda eleitos cerca de 30 delegados, que representarão Limeira na Conferência Regional, que acontece dia 18 de setembro, em Campinas.
PROPOSTAS
Representante do Movimento Universitário do PR Jovem, Pablo Augusto dos Santos Biazotto, 19, disse que a reunião foi de extrema importância.
“Agora temos um texto-base, com vários pontos para apresentar em outras conferências”, avaliou.
Entre as reivindicações para políticas públicas, está a bolsa de estudos universitária.
Kelly Cristiane Fagundes Alves, 18, representou a Pastoral da Juventude e gostou das propostas, além de apresentar outras pela pastoral.
“Entre os projetos, prevemos incentivar a mobilidade urbana e meio ambiente, além do conselho deliberativo”, declara.
Outra discussão foi em relação à maioridade penal e índice de violência entre jovens, sobretudo no trânsito.
Já Fernanda comemorou a participação de várias pessoas do Estado. “Isso agrega muito e discutimos políticas públicas, de jovem para jovem”, ressalta.
Na pauta, a educação foi um dos itens de maior discussão.
“O jovem não quer ser visto como futuro, mas como presente.
Somos 30% da população brasileira, com poder de voto e de compra. É uma representatividade grande da sociedade”, finaliza. (DL)
Postado por Tiago V. Georgete
Marcadores: Conselho da Juventude