quinta-feira, 1 de julho de 2010

ROCK DE GALPÃO

01 de julho de 2010 |

MÚSICA

Rock de Galpão lança DVD
Regionalismo gaúcho com linguagem roqueira – a receita sonora do projeto Rock de Galpão surgiu no palco, virou disco e agora ganha registro em DVD.

O grupo, reunindo o cantor Neto Fagundes e a banda Estado das Coisas, lança seu novo álbum com show no Teatro do Bourbon Country hoje, a partir das 21h (mais detalhes no Roteiro do Guia hagah).

Rock de Galpão Ao Vivo, que chega às lojas em CD e DVD, é a síntese de uma proposta surgida no verão de 2004, quando Neto dividiu o palco do Dado Tambor com a Estado das Coisas em uma série de shows. Ali se forjou uma combinação que se revelou das mais eficazes: vestir o repertório gauchesco – canções conhecidas, como Mercedita, Semeadura e Canto Alegretense – com um figurino que inclui gaita e violão, mas também guitarra, baixo, bateria e teclado. A ideia logo foi levada para os palcos do Interior e rendeu um CD, lançado em 2007.

– Temos tocado para plateias de rock, um pessoal que talvez não ouvisse a música regional de outra forma – explica Neto.

O show de hoje segue o roteiro do DVD, gravado em dezembro passado em Caxias do Sul sob direção de Hique Gomez, o Kraunus Sang do Tangos & Tragédias. Neto (voz e violão) e a Estado das Coisas – Tiago Ferraz (voz e guitarra), Alexandre Gaiga (teclados), David Fontoura (baixo), Rafa Schuler (guitarra) e Guilherme Gul (bateria) –, com o acordeonista Paulinho Cardoso, vão tocar músicas como Vento Negro (Fogaça) e Bochincho (Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá) com convidados como Bagre Fagundes e o próprio Hique, além do dançarino Diablo Jr.

– Não estamos inventando nada. Almôndegas, Kleiton & Kledir, Mário Barbará e o Saracura já experimentaram essa combinação do rock e do regional – diz Ferraz.

– Não queremos romper com nada, a ideia é integrar, fortalecer a questão regional – completa Neto.

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...