quinta-feira, 28 de março de 2019

Valores



Valores morais são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade. Normalmente, os valores morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar.

Valores morais nas sociedades

Os valores morais podem ser variáveis, ou seja, podem divergir entre sociedades ou grupos sociais diferentes. Por exemplo, para um grupo de indivíduos uma ação pode ser considerada correta, enquanto que para outros esta mesma atitude é repudiada e tida como errada ou imoral.
Assim, os valores morais são baseados em diversos fatores, como cultura, tradição, cotidiano, religião e educação de determinado povo.
O cultivo dos valores morais em uma sociedade é uma das formas de garantir a convivência pacífica entre as pessoas, pois, de certa forma, determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir.
Da mesma forma, a existência de valores morais é importante para garantir a existência de ordem em uma sociedade.

Valores morais universais

No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.
A consciência de que o respeito ao próximo deve ser um imperativo no convívio social pode ajudar a evitar uma das consequências mais desagradáveis e negativas que o conflito de diferentes valores morais pode provocar: a discriminação e o preconceito entre as pessoas. 

Valores na Declaração Universal dos Direitos Humanos

Alguns destes valores morais são tão primordiais que estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre os valores que são destacados na Declaração estão a liberdade de escolhas individuais, a liberdade política e o cultivo da solidariedade. 
A igualdade entre as pessoas também é um valor determinado na Declaração e significa que todos são iguais, independente de diferenças culturais, raciais, religiosas, sociais ou econômicas.

Valores morais e éticos

Partindo do conceito da ética, os valores éticos são princípios que não se limitam apenas às normas, costumes e tradições culturais de uma sociedade (valores morais), mas também procuram se focar nas características compreendidas como essenciais para o melhor modo de viver ou agir em sociedade de modo geral.

Valores morais e religiosos

A religião é uma das principais entidades presentes dentro da sociedade que ajudam a moldar os valores morais, assim como a família. Assim, doutrinas religiosas também podem ser fontes de orientação de valores morais.
A fé, a bondade, o amor, o matrimônio e a união familiar são alguns exemplos dos valores morais defendidos pela Igreja. No caso da religião católica todos os valores religiosos estão baseados nos ensinamentos descritos na bíblia, sendo direcionados para o que a doutrina religiosa entende como sendo "certo", "errado", "bem" ou "mal".

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...