Objetivo Habilidades:
Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua capacidade de observação
da sociedade; desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral;
iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade; tornar o aluno consciente de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções.
O recurso metodológico para isso é dado pelo princípio do
estranhamento, ou seja, fazer com que o aluno perceba que o olhar da Sociologia para o objeto de sua análise é de estranhamento, de afastamento e de crítica com relação
a tudo que lhe aparece como natural, como verdadeiro e definitivo.
Trata-se, portanto, de construir com o aluno uma atitude ou uma sensibilidade que lhe permita buscar
sempre uma explicação de como e por que os fenômenos sociais ocorrem, recusando sempre as explicações de que sempre foram assim ou devem ser assim. Dessa maneira, o
estranhamento é acompanhado da desnaturalização
do olhar.
Essa estratégia didática permite, a nosso ver, mostrar aos alunos que existem diferentes formas de conhecimento e que é a maneira específica como o sociólogo analisa a sociedade que lhe permite orientação sobre os conteúdos do volume construir um conhecimento científico a seu respeito.
O ensino da Sociologia no Ensino Médio dar-se-á por meio do estranhamento, que é a atitude de distanciamento ante a realidade do aluno. Ou seja, ele será introduzido às preocupações sociológicas de compreensão da realidade a partir de uma reflexão sobre sua vida cotidiana.
A estratégia é introduzi-los no universo da
Sociologia de forma equilibrada, criativa e
lúdica. Os jovens estão nesse momento ingressando no Ensino Médio e isso deve ser levado em consideração. São propostas atividades diversificadas, que dependem do conteúdo a ser trabalhado.
Antropologia: a ciência que procura a compreensão do outro, estabelece pontes entre culturas e povos.
Ciência Política: o estudo das relações de
poder.
Sociologia: a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade.