quinta-feira, 22 de julho de 2010

22 DE JULHO NA HISTORIA

22 de Julho




- de 1941. Invasão da União Soviética pelo exército alemão, dando início à «Operação Barbarossa

Gaia: Festival de Folclore e Rock em Agosto

quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Gaia: Festival de Folclore e Rock em Agosto

O GaiaFolk´10 - Festival Internacional de Folclore e o Rock às Sextas - Festival United in Sound, com os grupos Trabalhadores do Comércio, Mão Morta e Siniestro Total, são os destaques da programação cultural de agosto da Câmara de Gaia.
A programação abre dia 01 com a atuação do grupo norte-americano Idaho Rocky Mountain Express e do Grupo Folclórico da Casa do Povo de S. Brás, Açores, no Cais de Gaia, com entrada livre.
Este duplo concerto está integrado no GaiaFolk´10, que se prolonga até 08 de agosto com atuações de outros grupos e ranchos folclóricos de Portugal, Espanha e Índia.


Diário Digital / Lusa

16 DE JULHO NA HISTÓRIA

16 de Julho




- de 1054. Um representante do Papa deposita na catedral de Santa Sofia, uma Bula de excomunhão contra o patriarca de Constantinopla. É a oficialização da ruptura entre a Igreja romana e a ortodoxa, que durava à séculos.



- de 1212. Forças de todos os reinos cristãos ibéricos, dirigidos pelos reis Afonso VIII de Castela, Sancho VII de Navarra e Pedro II de Aragão, derrotam o rei mouro de Granada na Batalha de Navas de Tolosa.



- de 1394. O rei Carlos VI, o Louco, ordena a expulsão dos Judeus de França.



- de 1823. Lord Byron (1788-1824) sai de Génova em direcção à Grécia, enquanto agente da Comissão Grega de Londres.



- de 1918. Execução da família imperial russa, pelos bolcheviques que a mantêm sob custódia na Sibéria.



- de 1942. Os alemães, com o apoio da polícia francesa, prendem 13.000 judeus, dos quais 4.000 são crianças, em Paris. Concentrados no Velódromo de Inverno (Vél d'Hiv), no local do actual Palácio dos Desportos de Paris-Bercy, serão enviados mais tarde para campos de extermínio. Poucos regressarão.



- de 1945. Rebentamento da bomba atómica experimental, «Fat Boy», no deserto do estado do Novo México, nos Estados Unidos da América.



- de 1969. A missão Apollo 11 começa, com o lançamento do Centro Espacial Kennedy. Tem por objectivo colocar o primeiro homem na Lua.

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...