terça-feira, 19 de março de 2019

O Equinócio


Com esta definição,
 o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. 
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, 
quando definem mudanças de estação.
 Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte 
e do outono no hemisfério Sul.


Adicionar legenda
Na astronomia, 
equinócio é definido como o instante em que o sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).
No referencial da Terra, 
o Sol move-se ao longo do ano sobre a Eclíptica, que se estende sobre as treze constelações que formam o Zodíaco (As doze constelações associadas à astrologia mais a constelação de Ofiúco). Entre o plano eclíptico e o plano equatorial celeste há um ângulo esférico de 23,5 graus, aproximadamente, e estes planos interceptam-se definindo uma reta. Esta reta intercepta a esfera celeste em dois pontos. Em definição equivalente, o equinócio corresponde ao momento em que o Sol, em sua trajetória ao longo do Zodíaco, encontra-se sobre um dos pontos definidos pela interseção entre o plano eclíptico, o plano equatorial terrestre e a esfera celeste.
O equinócio ocorre duas vezes no ano, em março e em setembro. No equinócio ambos os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol.

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...