04/12/2010 - 13:42
Atualizado em 06/12/2010 - 13:46
Técnicos da CETESB vão avaliar o local para descobrir a causa da mortandade
Falta de oxigênio e excesso de esgoto. Esse foi o laudo emitido pela Cetesb sobre a qualidade da água no Rio Tietê, em Barra Bonita. Essa foi a causa da mortantade de peixes registrada no fim de semana.
Pessoas que moram próximo ao rio fizeram a denúncia à Cetesb. Imagens gravadas em um telefone celular mostram vários peixes mortos. Segundo funcionários da prefeitura várias espécies estão espalhadas em um raio de 1 km.
Técnicos da Cetesb estiveram no local e coletaram amostra da água. O problema seria a falta de oxigênio no rio. A mortandade pode estar associada à poluição do Rio Tietê. O uso indiscriminado de fertilizantes à base de fosfato nos canaviais, levado pela enxurrada, além de lixo e esgoto lançado sem tratamento, ajudam na proliferação de algas
As algas formam uma camada na superfície da água que impede a entrada da luz solar. E isso gera desequilíbrio no ecossistema. Para a ambientalista, Gisele Marconato, a natureza precisa de ajuda e urgente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente divulgou neste ano um relatório com metas de redução de emissão de fosfato nos rios.
Maiores informações na base da extração de dados: http://tn.temmais.com/noticia/8/22/31021/