terça-feira, 9 de agosto de 2011

Usinas eólicas são destaque do leilão de energia para 2014

Agência Brasil  - 8/08/2011 - 15h59

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 321 projetos para participar dos próximos leilões de energia marcados para os dias 17 e 18 deste mês.
O destaque ficou para a quantidade de projetos de implantação de usinas eólicas (que usam a força dos ventos para produzir eletricidade).
Dos 14 mil megawatts (MW) de potência instalada habilitados, 6 mil MW podem ser ofertados pelas 240 usinas eólicas cujos projetos foram apresentados para participar dos leilões. Os leilões de energia visam à contratação de fornecimento a partir de 2014.
Além das usinas movidas por aerogeradores (eólicas), também foram habilitados dez projetos para produção de energia por usinas térmicas a gás natural, que somam 4.388 MW de potência instalada.
As 43 plantas térmicas à biomassa (principalmente bagaço de cana-de-açúcar) habilitadas, a maioria em São Paulo , ofertarão mais 2,7 mil MW.
No dia 17, o leilão será aberto a todas as fontes de energia.
Já o leilão do dia 18 é exclusivo para contratação de energia reserva e é limitado aos projetos de usinas eólicas e de biomassa.
A maioria dos projetos habilitados pela EPE vão disputar os dois leilões.
A maioria dos projetos eólicos será implantada nos estados do Nordeste, enquanto as termelétricas à gás predominam nos estados do Rio e Maranhão.
Apenas um empreendedor se habilitou para participar do leilão do dia 17 com oferta de energia hidrelétrica.
É o projeto de ampliação da Usina Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, que vai agregar à planta mais 450 MW.
Já as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) vão participar do leilão com 27 projetos que somam 443 MW de potência instalada.
Os editais dos dois leilões estão disponíveis na página da Agência Nacional de Energia Elétrica na internet.


Origem: Tribuna Popular On Line Ano 6 - Edição 1123 - Limeira, 09/08/2011 - 07:00h.



Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...