quinta-feira, 8 de abril de 2010

PARA PROFESSORES...MAS NÃO SÓ PARA PROFESSORES


A Escola E O Conhecimento - Fundamentos Epistemológicos E Políticos
(Mário Sérgio Cortella)

O livro A escola e conhecimento é resultante da última tese de doutoramento orientada por Paulo Freire, e sobre ela escreveu o Mestre em março de 1997:"Boa tese nem é a que, com ares de fácil, se entrega, sem nenhum obstáculo ao leitor, nem tampouco é a que, misteriosa em demasia, se fecha à produção de sua compreensão.
Boa tese é a que, desafiando o leitor, provoca nele a alegria de lê-la. Esta é assim". Inspirado na "sedução da esperança", da qual Paulo Freire é a gênese, este livro de Mário Sérgio Cortella tem como objetivo central analisar a questão do conhecimento no interior da Escola, do ponto de vista de alguns fundamentos epistemológicos e políticos, de modo a subsidiar as educadoras e os educadores na reflexão sobre o sentido social concreto do que fazem.
O texto tem quatro capítulos que se agregam em torno da tese fundamental que é a de que o Conhecimento é uma construção cultural, e a Escola tem um comprometimento político de caráter conservador e inovador que se expressa também no modo como esse mesmo é Conhecimento é compreendido, selecionado, transmitido e recriado.
Segundo o autor, este livro tem como objetivo central analisar a questão do Conhecimento no interior da escola, do ponto de vista de alguns de seus fundamentos epistomológicos e políticos (enquanto produção e apropriação da Cultura), de modo a subsidiar os educadores na reflexão sobre o sentido social concreto do que fazem, e que as pessoas para as quais são destinadas essas reflexões são todos aqueles que atuam intensamente no dia-a-dia na escolar (prioritária, mas não exclusivamente na escola pública) e que não têm oportunidade de um envolvimento mais amiúde com o repensar teórico das próprias práticas.
O Capítulo 1 (Humanidade, Cultura e Conhecimento) tem uma natureza mais geral, buscando estabelecer as bases de uma antropologia filosófica na qual se reflita sobre a presença do ser humano na realidade e, dentro desta, o lugar do conhecimento como produto cultural (um bem de consumo e produção da vida).No Capítulo 2 (Conhecimento e Verdade: a matriz da noção de descoberta) procura-se contrapor à teoria sobre o conhecimento mais freqüente na nossa realidade escolar: o conhecimento e a verdade como descobertas.
Para tanto, e a pretexto de se fazer uma certa "arqueologia" dessa concepção, procura-se evidenciar a articulação sobre o epistemológico e o político de seu contexto geracional, com a finalidade de demonstrar que a própria idéia de verdade como descoberta é, de fato, uma construção cultural.
No Capítulo 3 (A Escola e a construção do Conhecimento) procura-se uma aproximação do cotidiano escolar e, principalmente, enfatiza-se a conexão entre o Conhecimento e sua produção histórica, ressaltando a necessidade de ruptura da aura mítica que, muitas vezes encobre a relação com o saber e quer anular o lugar dos erros, das preocupações, dos prazeres e das intenções.
Finalmente, o Capítulo 4 (Conhecimento escolar: epistomologia e política) é a conclusão desta reflexão e nele tomamos o tema do sentido social concreto daquilo que os educadores fazem.
Este resgate temático dá-se a partir de uma visão sobre algumas compreensões sobre a relação entre Sociedade e escola, segue com um alerta contra o pedagocídio e finaliza com a perspectiva de um Conhecimento como ferramenta da liberdade e de um poder como amálgama de convivência igualitária.

REPASSANDO DA TRIBUNA ON LINE - UTILIDADE PÚBLICA

Vacinação contra a gripe A terá mutirão no próximo sábado
Vacinação terá continuidade em etapas
A Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1 (gripe A) acontece no próximo sábado, dia 10 de abril, das 8 às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limeira.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, todas as pessoas que se encaixem no perfil, que ainda não se vacinaram, deverão procurar a UBS mais próxima para receber a aplicação da vacina.
Bebês menores de 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, e adultos de 20 a 29 anos devem realizar a imunização contra a doença, que em 2009 acometeu 45 pessoas em Limeira, sendo que três chegaram a óbito.
Continuidade
A vacinação continua durante a semana, sendo aplicada em diferentes etapas: até o dia 23 de abril para adultos entre 20 e 29 anos, até o dia 21 de maio para gestantes, de 24 de abril a 7 de maio para idosos com doenças crônicas, e de 10 a 21 de maio para adultos de 30 a 39 anos.
Profissionais e trabalhadores da Saúde, crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e pessoas com doenças crônicas já receberam a imunização. As duas últimas terão a última chance no mutirão de sábado, dia 10.
No total, mais de 100 mil pessoas devem ser vacinadas durante a Campanha.
Ano 5 - Edição 81528.112 - pessoas receberam este informativo Limeira,
07/04/2010 - 07:00h.

O MEIO AMBIENTE INTEIRO


Secretaria de Meio Ambiente promove capacitação de professores em educação ambiental a partir desta 5ª

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira, em parceria com a Secretaria da Educação e o Consórcio PCJ, desenvolverá nos meses de abril a julho de 2010 o Projeto “Eu uso e não abuso – uso racional da água”. Será a terceira etapa, em que haverá a multiplicação de conhecimentos.

O primeiro encontro será nesta quinta-feira, 8 de abril, na sala de reuniões da Cati.

Os responsáveis pelo projeto são o engenheiro André Pellegrini, o biólogo Rogério Mesquita e as professoras Dynoráh Cappi Redondano e Helcimara G. M. Sabino, que participaram em 2009 da segunda etapa do projeto, desenvolvido pelo Consócio PCJ e Petrobras S/A, com a finalidade de fomentar ações de educação ambiental sobre o uso racional da água entre os alunos dos ensinos fundamental e médio.

Em Limeira, participarão da terceira etapa os professores e alunos de 4° ano de 6 escolas municipais: CEIEF “Gov. Mário Covas”, CEIEF “Flora de Castro Rodrigues”, EMEIEF “Ver. Mauro Sérgio Vieira”, EMEIEF “Creso Assumpção Coimbra”, EMEIEF “Maria Theresa S.B. Camargo” e EMEIEF “Maria Aparecida Julianelli”.

Os coordenadores pedagógicos e professores de 4° ano, ao todo 24 participantes, receberão 45 horas de capacitação, distribuídas em palestras e estudos de meio. As palestras visam oferecer informações sobre vários temas, como: uso racional da água, saneamento básico, reuso da água, gestão dos recursos hídricos, mata ciliar, reflorestamento, bacias hidrográficas e tecnologias de reciclagem, entre outros.

Estudos de meio
Serão realizados estudos de meio no Instituto Estre Ambiental, nas represas do Sistema Cantareira em Extrema (MG), na Casa Modelo e formação do Rio Piracicaba, em Americana, e em nascentes e matas ciliares de sítios em Limeira.

Todos os participantes durante a capacitação receberão uma sacola ecológica contendo kit educativo composto de: boné, caneca, caneta, folder, jogo e CDs com palestras e textos sobre os temas estudados. Também serão oferecidos jogos didáticos de educação ambiental para cada uma das escolas participantes.

A capacitação e materiais visam fornecer subsídios aos professores para trabalharem estes temas durante o ano letivo de 2010, avaliar as atividades desenvolvidas dentro de um processo de ação>reflexão>ação. Ao todo, estarão envolvidos aproximadamente 400 alunos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, a iniciativa é importante, pois além de capacitar os professores diretamente, irá contribuir na formação das crianças com relação à preservação e respeito ao meio ambiente.

Ao final do projeto, além da produção de relatório, será preparado um Encontro de Educadores sobre Experiências de Sucesso em Educação Ambiental, aberto para todas as escolas de Limeira.

Nota – Segue no anexo arquivo contendo o cronograma de execução do projeto.

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3451-3883
meioambiente.limeira@uol.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Atividade Procedimental I: Trabalho em grupo 9º Ano 2 Pesquisa, Produção e Recuperação Continua de Geografia

 Alunos  desenvolvem atividade de  Recuperação Contínua - Revisão dos temas abordados nos bimestres anteriores -  em grupos de traba...