quinta-feira, 8 de abril de 2010

O MEIO AMBIENTE INTEIRO


Secretaria de Meio Ambiente promove capacitação de professores em educação ambiental a partir desta 5ª

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira, em parceria com a Secretaria da Educação e o Consórcio PCJ, desenvolverá nos meses de abril a julho de 2010 o Projeto “Eu uso e não abuso – uso racional da água”. Será a terceira etapa, em que haverá a multiplicação de conhecimentos.

O primeiro encontro será nesta quinta-feira, 8 de abril, na sala de reuniões da Cati.

Os responsáveis pelo projeto são o engenheiro André Pellegrini, o biólogo Rogério Mesquita e as professoras Dynoráh Cappi Redondano e Helcimara G. M. Sabino, que participaram em 2009 da segunda etapa do projeto, desenvolvido pelo Consócio PCJ e Petrobras S/A, com a finalidade de fomentar ações de educação ambiental sobre o uso racional da água entre os alunos dos ensinos fundamental e médio.

Em Limeira, participarão da terceira etapa os professores e alunos de 4° ano de 6 escolas municipais: CEIEF “Gov. Mário Covas”, CEIEF “Flora de Castro Rodrigues”, EMEIEF “Ver. Mauro Sérgio Vieira”, EMEIEF “Creso Assumpção Coimbra”, EMEIEF “Maria Theresa S.B. Camargo” e EMEIEF “Maria Aparecida Julianelli”.

Os coordenadores pedagógicos e professores de 4° ano, ao todo 24 participantes, receberão 45 horas de capacitação, distribuídas em palestras e estudos de meio. As palestras visam oferecer informações sobre vários temas, como: uso racional da água, saneamento básico, reuso da água, gestão dos recursos hídricos, mata ciliar, reflorestamento, bacias hidrográficas e tecnologias de reciclagem, entre outros.

Estudos de meio
Serão realizados estudos de meio no Instituto Estre Ambiental, nas represas do Sistema Cantareira em Extrema (MG), na Casa Modelo e formação do Rio Piracicaba, em Americana, e em nascentes e matas ciliares de sítios em Limeira.

Todos os participantes durante a capacitação receberão uma sacola ecológica contendo kit educativo composto de: boné, caneca, caneta, folder, jogo e CDs com palestras e textos sobre os temas estudados. Também serão oferecidos jogos didáticos de educação ambiental para cada uma das escolas participantes.

A capacitação e materiais visam fornecer subsídios aos professores para trabalharem estes temas durante o ano letivo de 2010, avaliar as atividades desenvolvidas dentro de um processo de ação>reflexão>ação. Ao todo, estarão envolvidos aproximadamente 400 alunos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, a iniciativa é importante, pois além de capacitar os professores diretamente, irá contribuir na formação das crianças com relação à preservação e respeito ao meio ambiente.

Ao final do projeto, além da produção de relatório, será preparado um Encontro de Educadores sobre Experiências de Sucesso em Educação Ambiental, aberto para todas as escolas de Limeira.

Nota – Segue no anexo arquivo contendo o cronograma de execução do projeto.

Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3451-3883
meioambiente.limeira@uol.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...