Historia, Geografia, Sociologia, Musica Boa e Meio Ambiente, Eco Idéias e muito mais ...
sábado, 21 de dezembro de 2013
Solstício primeiro dia do verão 2013
Solstício
Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seumovimento aparente na esfera celeste, atinge a maiordeclinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano nestehemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).
Data e hora UTC dos solstícios e equinócios entre 2002 e 20171 | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano | Equinócio Março | Solstício Junho | Equinócio Setembro | Solstício Dezembro | ||||
Dia | Hora | Dia | Hora | Dia | Hora | Dia | Hora | |
2002 | 20 | 19:16 | 21 | 13:24 | 23 | 04:55 | 22 | 01:14 |
2003 | 21 | 01:00 | 21 | 19:10 | 23 | 10:47 | 22 | 07:04 |
2004 | 20 | 06:49 | 21 | 00:57 | 22 | 16:30 | 21 | 12:42 |
2005 | 20 | 12:33 | 21 | 06:46 | 22 | 22:23 | 21 | 18:35 |
2006 | 20 | 18:26 | 21 | 12:26 | 23 | 04:03 | 22 | 00:22 |
2007 | 21 | 00:07 | 21 | 18:06 | 23 | 09:51 | 22 | 06:08 |
2008 | 20 | 05:48 | 20 | 23:59 | 22 | 15:44 | 21 | 12:04 |
2009 | 20 | 11:44 | 21 | 05:45 | 22 | 21:18 | 21 | 17:47 |
2010 | 20 | 17:32 | 21 | 11:28 | 23 | 03:09 | 21 | 23:38 |
2011 | 20 | 23:21 | 21 | 17:16 | 23 | 09:04 | 22 | 05:30 |
2012 | 20 | 05:14 | 20 | 23:09 | 22 | 14:49 | 21 | 11:11 |
2013 | 20 | 11:02 | 21 | 05:04 | 22 | 20:44 | 21 | 17:11 |
2014 | 20 | 16:57 | 21 | 10:51 | 23 | 02:29 | 21 | 23:03 |
2015 | 20 | 22:45 | 21 | 16:38 | 23 | 08:20 | 22 | 04:48 |
2016 | 20 | 04:30 | 20 | 22:34 | 22 | 14:21 | 21 | 10:44 |
2017 | 20 | 10:28 | 21 | 04:24 | 22 | 20:02 | 21 | 16:28 |
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio), em conformidade com a segunda lei de Kepler.
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio. No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.
Referências culturais
Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício deinverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal das religiões pagãs. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas das mitologias persae hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do Império Romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o enfraquecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do "Sol Vencedor" passaram a referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas ao cristianismo.
Propriedades
Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com doze horas de luz e 12 horas de noite (ver cálculo da duração do dia para latitude de 0°). Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menorelevação no meio-dia local, podendo o azimute dessa elevação do Sol estar orientado para o norte (solstício de verão no hemisfério norte) ou para o sul (solstício de verão no hemisfério sul). Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.
Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem perpendicularmente (ver ilustração).
Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente (ver ilustração).
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Eletiva de Música na Escola de Tempo Integral Prof. Gabriel Pozzi em Limeira SP
Adaptação das salas sempre uma necessidade mas nunca uma dificuldade |
Gabriel Guedes e com o violão Marcus Vinicius |
Marcus, difícil é faze-lo parar de tocar |
Prof. Claudio - Sociologia Um dos responsáveis pela direção da Eletiva |
O ambiente da eletiva de musica é sempre dinâmico e depende do envolvimento de todos. |
Em primeiro plano o Aluno Artur em segundo planos os professores Claudio e Adriana Trigo |
Aluno Oliver do segundo ano talentoso guitarrista promete |
Aluno Leonardo Tomazin do primeiro ano |
Alunos aprendem que antes de iniciar a prática de canto é necessário aquecimento como em qualquer modalidade de exercício físico. |
Aluno Filipe do primeiro ano aquecendo a vóz |
Oliver também aquecendo a vóz |
Aluna Caroline Cocato do primeiro ano um em aquecimento |
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Olá Terceiro ano do EM da E E Prof. Gabriel Pozzi Tempo Integral Prof. Claudio Sociologia Atividade para nota
boa noites senhores e senhoras, queiram por gentileza efetuar login nesta página para responder no espaço comentários, logo abaixo, as questões que se seguem. peço que por favor leiam com atenção às instruções para não "pecarem" pela desatenção e não observância de quaisquer detalhes contidos nos enunciados. espero ainda que antes de iniciarem a escrita das respostas iniciem conforme exemplo:
- Exemplo: aluno: Claudio, n 10, 3-1. Bom trabalho! Deus os abençoe. Sejam Claros e objetivos, tanto quanto for possível.
- Situação 1 : De 1995 até 2005, 17983 pessoas foram libertadas em ações dos grupos móveis de fiscalização, integrados por auditores fiscais do Trabalho, procuradores do Trabalho e policiais federais. No total, foram 1463 propriedades fiscalizadas em 395 operações. Pois bem, qual o perfil de quem escraviza hoje no Brasil?
- Situação 2: I - A morte de sete crianças indefesas na madrugada do dia 23 de julho de 1993 chocou o país e o mundo descortinando nossos olhares para uma realidade dura. o assassinato dos menores da Candelária ocorreu, segundo depoimentos dos sobreviventes, em virtude da prisão de um homem chamado Neilton, que detido pela policia militar, os amigos de Neilton, apedrejaram um carro da policia, quebrando-lhe os vidros. II- Jardim Botânico, cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12 de junho de 2000. As imagens revelam que um jovem ao tentar assaltar um ônibus, teve sua ação interrompida pela policia e pela imprensa, que cercaram o veículo. O assalto frustrado tornou-se um sequestro. Sandro foi um dos meninos de rua que sobreviveram ao massacre da Candelária. Há alguma relação entre os acontecimentos descritos nos dois textos? Se há, qual?
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Mais um pouco da Eletiva de 28 11 13 na verdade a ultima antes da Culminância com os musicos da Street Jazz Banda de meu novo amigo Islan
Não daria pra escrever neste espaço tudo de bom que rolou nesta tarde de quinta feira de primavera que mais parecia de verão, na EE Prof. Gabreil Pozzi. Nossa Eletiva deMusica teve a honra de receber os convidados da Street Jazz Band - formada por musicos da Orquestra Sinfonica de Limeira - os simplesmente abalaram as estruturas da escola com seu som, talento e simpatia, dá pra ver nos rostos dos alunos da Eletiva a reação proativa em relação ao evento. Na ocasião o Musico Islan, trompetista do grupo, pode falar sobre sua experiência como musico, sobre o mercado de trabalho para a área e das muitas possibilidades de uma carreira nesta área. Falou também sobre sua recente viajem a Portugal e como foi trabalhar por lá. Foi na verdade como uma porção de geléia real para nutrir a familia musical do Pozzi. Certamente nem os alunos nem nós professores esqueceremos a passagem desses exemplos de pessoas - todos ex alunos de escolas públicas - que deram duro e ralaram e hoje, são regentes, estudantes de escolas tais como Unicamp e Tatuí, a Meca da escola de musica na America Latina.
Assinar:
Postagens (Atom)
Morte de Tiradentes tem contestação!
INCONFIDÊNCIA MINEIRA Para historiador, ladrão teria assumido identidade em troca de dinheiro Morte de Tiradentes tem contestação São Paul...
-
E E PROF. PAULO CHAVES DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA - PROF. CLAUDIO CORREA ALUNO(A):___________________________Nº:___________ TURM...
-
por Redação da The Economist Ambientalistas tentam convencer consumidores chineses a não comprarem objetos feitos de marfim afric...