terça-feira, 21 de setembro de 2010

No Compasso do Blues

No compasso do blues, em plena terça



Cristie Buchdid


Do Diário do Grande ABC





Espaço aberto para blues e rock. Assim é o projeto Terças Ímpares que, como o nome anuncia, é realizado em dias ímpares do mês, com calendário flexível, no Tupinikim Bar & Restaurante, em Santo André. A quinta edição será amanhã, às 21h. Dessa vez, o convidado especial é o gaitista Vasco Faé, da cidade.
O projeto tem como atração fixa o trio Cry Babe Band, na estrada desde 1989. "Tocamos blues e rock dos anos 1970. O blues é um estilo que chega a ser underground porque nunca teve grande divulgação da mídia. Vive de sua força, só porque tem público fiel", diz o organizador do evento, Álvaro Stone, que também é baterista do trio, dividindo o palco com os irmãos Valter (baixo e voz) e Vagner Vilela (guitarrista).
Esse público fiel, por sinal, é crescente no espaço. "Em plena terça-feira, conseguimos reunir cerca de 130 pessoas. Com o aumento do público, conseguimos melhorar a divulgação e trazer músicos que estão na mídia", completa Stone.
Amanhã, o rock será deixado de lado e o blues dominará o palco. "Vasco Faé acrescentará linha melódica mais apurada por conta de ter um instrumento a mais no palco e que é típico do blues. Ele é um dos gaitistas mais importantes do Brasil e gosta de todas as vertentes do blues, texano, do Mississipi, de Chicago. O repertório do show será em cima da história do blues, de músicas compostas desde 1930 até os dias de hoje", adianta Stone.
Sem ensaios, os quatro músicos se deixarão levar pela arte do improviso e a paixão pelo ritmo. "Tocarei os clássicos, um pouco de tudo, mas não sou um blueseiro tradicional", diz Vasco Faé, fundador da banda Irmandade do Blues, grupo que completou 18 anos. Na jam session, Faé também dividirá vocais com Valter.
Terças Ímpares anuncia o possível surgimento de reduto blueseiro na região, para alegria de seus seguidores. "Tem muita gente que gosta de blues, mas ainda é carente de um lugar que tenha programação mais constante", opina Faé. Pena que, por enquanto, o projeto está previsto para durar até novembro.



Terças Ímpares - Música. No Tupinikim Bar & Restaurante - Rua das Monções, 585, bairro Jardim, Santo André. Tel.: 4436-9231. Amanhã, às 21h. Ingr.: R$ 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...