terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Estranhamento - matéria de Sociologia para os alunos do 1º ano do Ensino Médio

Estranhamento
 
Estranhamento é o ato de estranhar no sentido de admiração, de espanto diante de algo que não se conhece ou não se espera; por achar estranho, ao perceber (alguém ou algo) diferente do que se conhece ou o do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma; por surpreender-se, assombrar-se em função do desconhecimento de algo que acontecia há muito tempo; por sentir-se incomodado ou ter sensação de incômodo diante de diante de um fato novo ou de uma nova realidade; por não se conformar com alguma coisa ou com a situação em que se vive; não se acomodar; rejeitar.

Estranhar é portanto, espantar-se, é não achar normal, não se conformar, ter uma sensação de insatisfação e de explicações que não se conhecia.
Estranhamento é espanto, relutância, resistência.
Estranhamento é uma sensação de incômodo, mas agradável incômodo – vontade de saber mais e entender tudo – sendo, pois, uma forma superior de duvidar.
Ferramenta essencial do ceticismo.

Estranhar situações conhecidas, inclusive aquelas que fazem parte da experiência de vida do observador, é uma condição necessária às Ciências Sociais para ultrapassar – ir além- interpretações marcadas pelo senso comum, e cumprir os objetivos de análise sistemática da realidade.





13 comentários:

  1. 2°1 NOME:leonardo sanches santos-AULA DE SOCIOLOGIA

    estranhar é um ato da vida voçê se sente encomodado quando se estranha quando voçê percebe que uma pessoa ta olhando para voçê certamente voçê vai estranhar essa pessoa voçê vai querer saber vai ficar curioso,espantado,nervoso,e voçê não seria de esperar que isso seria de se acontecer isso é um senso comum pode acontecer a qualquer hora

    ResponderExcluir
  2. 2°1 Gabriel otavio Sociologia

    Quando falamos em estranhar, a primeira coisa que nos vem a cabeça é de que se trata de algo desconhecido. Por ser desconhecido, nos desperta a curiosidade de conhecer sobre o "estranho". Portanto, desconhecer, é ter curiosidade sobre algo e querer descobrir diferentes coisas.

    ResponderExcluir
  3. 2º1 Thaina Haflinger

    Estranhar é espantar-se, não se conformar, ter uma sensação de insatisfação.
    Estranhamento é o ato de estranhar no sentido de admiração, de espanto diante de algo que não se conhece ou não se espera!
    Também é uma forma de incômodo!

    ResponderExcluir
  4. 2º1 Maria Milena

    O estranhamento nos leva a sermos mais observadores, e nos impulsiona a buscar respostas sobre algo de diferente que chame nossa atenção.
    As respostas, muitas vezes, podem nos surpreender!

    ResponderExcluir
  5. 2º1 Amanda Bomfim
    Na minha opinião tem várias maneiras de explicar o estranhamento como: estranhar situações conhecidas, é ato de estranhar no sentido de admiração, espanto, sensação de incômodo, e também achar pessoas estranhas.

    ResponderExcluir
  6. 2º1 Eluana Antunes
    Na minha opinião o ato estranhar no sentido de admiração de espanto diante de algo que não se conhece ou não se espera algo que acontecia , e pode se sentir um pouco incomodado...

    ResponderExcluir
  7. Gabryel Henrique Santos Carvalho 2º1 Sociologia

    O estranhamento é normal no dia-a-dia da humanidade,ver algo diferente ou ver uma ação que não conhecem, algo diferente é estranho para humanidade, sempre é, a humanidade esta tão presa ao um modo de viver, a um tal cotidiano que ao ver algo que não se encaixa há sua convivência, é estranho,mas na verdade as pessoas inventaram o estranhamento como uma desculpa para explicar o que elas não conseguem explicar, é para elas não falarem que para elas falta conhecimento!!!!

    ResponderExcluir
  8. rafael 2º1 estranhamento e normal e aquela que faz parte d experienciade de vida e normal acontese isto e quando alguem fala diferente ae vocÊ fica espantado com medo e nervoso ae a primeira coisa que vem na cabeça e de que se trata de algo desconhecido

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...