sexta-feira, 16 de março de 2012

Sociologia - A Metodologia é o estudo dos métodos - para esclarecer

A Metodologia é o estudo dos métodos
Ou então as etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Em Gestão de Projetos, existe a metodologia geral e a metodologia detalhada.
A metodologia pode ser dividida em vários métodos até chegar num determinado objetivo.
 
Conceito
Deve-se notar que a palavra metodologia é muitas vezes usada onde seria mais adequado usar método.
É um exemplo claro de inflation.
Por exemplo tomemos a frase "Já que os estudantes não estavam disponíveis para responder a pesquisa sobre o sucesso acadêmico, nós mudamos nossa metodologia e, em vez deles, utilizamos respostas dos instrutores".
Nesse caso, a metodologia (fazer pesquisa presumindo que isso fornece resultados confiáveis) não mudou.
O que mudou foi o método (perguntar a professores em vez de a estudantes).
 
O termo metodologia inclui os seguintes conceitos, em relação a uma disciplina particular ou campo de estudo:
 
1.coleção de teorias, conceitos e idéias;

2.estudo comparativo de diferentes enfoques;

3.crítica de um método individual.

Metodologia refere-se a mais do que um simples conjunto de métodos, mas sim refere-se aos fundamentos e pressupostos filosóficos que fundamentam um estudo particular.
É por isso que a literatura acadêmica geralmente inclui uma seção sobre a metodologia dos pesquisadores.
Esta seção faz mais do que delinear os métodos dos pesquisadores (como em "Realizamos uma pesquisa com 50 pessoas ao longo de um período de duas semanas e os resultados submetidos à análise estatística", etc), que poderia explicar o que os investigadores ' ontológica ou epistemológica são vistas.
 
Outra chave de uso de metodologia não se refere à pesquisa ou às técnicas de análise específica.
Isso muitas vezes refere-se a tudo e qualquer coisa que possa ser encapsulado por uma disciplina ou uma série de processos, atividades e tarefas.
Exemplos disto são encontrados em desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos e campos de processo de negócio.
Esse uso do termo é tipificado pelo contorno quem, o quê, onde, quando e porquê.
Na documentação dos processos que compõem a disciplina, que está sendo apoiado por "esta metodologia", que é onde iríamos encontrar os "métodos" ou processos.
Os processos em si são apenas uma parte da metodologia, juntamente com a identificação e uso das normas, políticas, normas, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...