quarta-feira, 29 de agosto de 2012

3º Ano 29 de agosto de 2012 EE Prof. Paulo Chaves Atividade de Sociologia - Prof. Claudio

Leia a afirmação a seguir:
 " O Estado é o responsável pela organização e pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter as forças armadas ( exército, marinha, aeronáutica e força policial)e tem legitimidade ou autoridade para impor a ordem e pela força (monopólio legítimo do uso da força e coerção)".
Com base no que vc ja viu em sala de aula a respeito das características do Estado, desenvolva um texto dissertativo relacionando seu papel como responsável pelo controle e organização social com as noções de soberania e finalidade do Estado.

14 comentários:

  1. 3º1 João Carlos Campos nº 18


    O poder do Estado é um indivisível dentro dos limites do Estado, não reconhece nenhum outro superior ao seu. Na sociedade internacional de países, os Estados se reconhecem como iguais. Estas são as linhas mestras do ensino da disciplina de teoria geral do Estado.

    ResponderExcluir
  2. 3º1 Lucas Siqueira nº21

    As características apresentada relata muitas afirmações do Estado,sobre o poder judiciário e muitas outras coisas ligadas a sociedade. Todas as informações contidas relatam sobre o grupo de pessoas governadas de formas diferentes, pois existem varias formas de governos algumas mais rigorosas e outras menos mais todas são formas de governo sendo boas ou não ai vai do ponto de vista de cada um!

    ResponderExcluir
  3. 3º1 Samantha de Mello nº 29

    O Estado é uma instituição que obtém para si vários poderes, estes são indivisíveis. Essa instituição deve manter a organização social e politica em seu país.
    É uma sociedade formada pela população, tem um territória para identificar seus limites de interferência e soberania e tem um conjunto de entidades, que é o governo. Seu maior objetivo é o bem comum.

    ResponderExcluir
  4. 3°1 Maria Carolina N°24

    O Estado evidentemente é aquele que domina os elementos materiais de uma nação, que governa tendo poder e soberania para com seus governados, sendo ele composto por pessoas eleitas pela população, onde ocorre o voto. Todas estas pessoas são responsáveis por algo, fazendo parte de orgãos e entidades, podendo ser pela legislação, justiça, entre outros elementos necessários para o bem estar de todo um país.
    O Estado existe para o bem maior, impondo leis, respeitando os direitos de cada indivíduo e agindo contra impunidades e tudo que vá contra seus direitos e deveres, sendo assim, cada um também tem a obrigação de colaborar com oque lhe é imposto porém sem deixar de cobrar oque lhe é de direito.

    ResponderExcluir
  5. 3°1 Ana Paula N°02

    O Estado é responsável pela organização do Brasil. É ele quem controla a sociedade criando as leis que a população tem que obedecer para que ocorra tudo em ordem, ou seja, ele mantem a policia, aeronáutica, forças armadas e exercito.
    E são estas organizações que fazem estas leis serem cumpridas e tem o poder e autoridade de colocar ordem podendo utilizar a força se assim preciso for.

    ResponderExcluir
  6. 3º2 Bruna Fernandes nº 07
    O Estado é caracterizado por alguns elemento ditos como a nacionalidade que é baseado na ideia de nação que está intimamente ligada também a cultura de um povo. A soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja, dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado. E a Finalidade o fim ou o proposito do Estado é o "bem comum", entendido como conjunto de todas as condições de vida social.

    ResponderExcluir
  7. 3º2 Nathália nº28

    O Estado é caracterizado por alguns elemento ditos como a nacionalidade que é baseado na ideia de nação que está intimamente ligada também a cultura de um povo. A soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja, dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado. E a Finalidade o fim ou o proposito do Estado é o "bem comum", entendido como conjunto de todas as condições de vida social.

    ResponderExcluir
  8. 3º2 Moriel nº26

    O Estado e responsável por manter a ordem na sociedade e também responsável pelas forças armadas sendo: aeronáutica, marinha entre outras.

    ResponderExcluir
  9. 3ª2 Jaqueline de Souza n°22

    O Estado é Responsavel pelas organizações da sociedade.O lider do estado comanda e acompanha o que se passa nessa sociedade para alcançar o bem comum pra a sua população.

    ResponderExcluir
  10. 3º2 Marcio nº24

    O Estado é o responsável pela organização e pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter as forças armadas.A soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja, dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado. E a Finalidade o fim ou o proposito do Estado é o "bem comum", entendido como conjunto de todas as condições de vida social.

    ResponderExcluir
  11. 3°2 Caio Teixira n° 11

    O Estado foi criado para servir o povo, como uma ferramenta em que ajudaria o povo em suas necessidades administrativas, sociais, coletivas, e não ao contrário como se faz crer nos nossos dias. Então não é certo a sociedade ser controlado pelo Estado, pois o Estado foi criado para servi-lo, para que haja harmonia.
    Com a verdadeira finalidade do Estado seria dirigir a nação. A relação com o povo na criação do Estado é a escolha de quem vai " dirigir a nação " escolher o seus representantes através do voto.

    ResponderExcluir
  12. 3º1 João Vinicius C. Souza Nº34

    Pode-se dizer que o Estado foi criado para servir o povo, como uma ferramente que o ajudaria em suas necessidades de administração, sociais, coletivas, mas, o que vemos hoje, é o Estado agindo como uma grande indústria na qual o povo trabalha apenas para que o Estado cresça e lucre mais, e suas necessidades fiquem em segundo plano, quando as necessidades daqueles que governam são as primeiras. O Estado tem como função controlar o pais, e sua relação com o povo é apenas a do voto, da escolha do próximo que irá "dirigir" toda a nação, que trabalha sempre crendo num futuro onde trabalhem para eles e para seu bem, e não o contrário.

    ResponderExcluir
  13. 3°2 Thais Meira Oliveira N°32

    Estado é uma sociedade de pessoas chamada população,em determinado territorio,sob a autoridade de determinado governo,afim de alcançar determinado objetivo,o bem comun.
    É uma instituição organizada políticamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.

    ResponderExcluir
  14. 3°2 Ana Carolina n° 03

    O estado é o que tem sobre si a responsabilidade de coordenar, proteger, organizar e analisar o que é melhor para a nação,no aspecto físico e político, tem o controle de tudo nas mãos, e com o poder que tem, toma as decisões para o bem comum (na teoria, por que na realidade, só querem o bem para si).
    Como parte de uma nação, todos temos os nossos direitos e deveres para manter o bom andamento de nosso país.

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...