quarta-feira, 22 de agosto de 2012

3º ano EM Etapa II Como os paises são governados: Formas de Governo

República

A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.[1] A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.
Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.


A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado.
Nicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17).
 Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo



Democracia

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.
Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções.
A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos


Ditadura

Ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.[1]

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados, e liberal caso contrário.

Ocorre, porém, que frequentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias.

O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via um golpe de estado



Monarquia

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (Normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social[1].

O monarca não detém sempre poderes ilimitados como muitas vezes é pensado. Muitas vezes, comumente hoje em dia, a Monarquia é Constitucional.

Apesar da Chefia do Estado hereditária ser a característica mais comum das monarquias, existem na história inumeros casos de monarquias electivas, tais como a do milenar Sacro Império Romano-Germânico, a República das Duas Nações(república aristocrática, precursor da ideia de Monarquia Constitucional), e os atuais Vaticano, Andorra, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Malásia, Suazilândia, não sendo consideradas repúblicas.

11 comentários:

  1. 3°2 Matheus n°25

    Republica-:Eu entendi que a população elege um representante que por maior numero de voto é eleito, e representa o povo por um tempo determinado.

    Democracia-:eu entendi que é um poder que esta nas mãos do povo

    Ditadura-: eu entendi que é um poder em que o povo não tem direito a opinar por nada, totalmente o oposto da democracia

    Monarquia-: eu entendi que é um poder em que o rei fica no poder até a morte, e quando ele morre seu herdeiro assume o trono.

    -3º2 Guilherme Batistela nº:19

    Republica-:Eu entendi que é um poder em que o povo elege um representante para brigar pelo direito do povo e esse representante é eleito por maio quantidade de voto.

    Democracia-:Eu entendi que é um poder que esta nas maos do povo e o povo tem influencia nas decisoes seja de forma direta ou indireta.

    Ditadura-:Eu entendi que é um poder onde o povo nao tem influencia nenhuma as decisoes sao todas tomadas pelo governo e o povo e obrigado a aceitar essas decisoes.

    Monarquia-:Eu entendi que é um poder que o Chefe fica no poder até a sua morte e esse chefe de estado é chamado de Rei e quando ocorre sua morte quem assume esse posto é seu herdeiro e isso é sucessivamente.

    ResponderExcluir
  2. 3º2 Moriel Nº26
    Republica
    Os presidentes são eleitos pelo voto secreto e livre dos cidadãos ou representantes da sociedade.
    Democracia
    E uma forma de governo em que o povo elege um representante para tomar decisões por eles.
    Ditadura
    Não e aberto ao povo para opinar nas decisões tomadas e um grupo de pessoas que tomam decisões por todos sem opinião de ninguém
    Monarquia
    E uma forma de governo em que invés de varias pessoas ter poder na sociedade e eleita uma pessoa e ela fica no cargo ate morre ou renuncia, e eles podem ser chamados de Reis ou Rainhas.

    ResponderExcluir
  3. 3°2 Igor Henrique n°20

    Republica= é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada, onde é comandada pelo seu presidente.

    Democracia=Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política, ou seja eleiçoes é a forma que mais se usa a democracia , com ela não é um cara só que escolhe , é o povo todo.

    Ditadura = pra mim é uma coisa do capeta , democratas, não é nada democratico , então nao tem justiça,governos onde não há participação popular.

    Monarquia = o monarca é o chefe , onde seu cargo só pode ser exonerado com a sua morte , oque com a vontade dele sair,O monarca não detém sempre poderes ilimitados como muitas vezes é pensado, como diz acima a monarquia é constitucional.

    ResponderExcluir
  4. 3º2 Marcio Nº24
    Republica
    Os presidentes são eleitos pelos cidadoas por voto livre e secreto
    Democracia
    E uma forma importante que os cidadoas usam para eleger um representante
    Ditadura
    Não e aberto ao povo para opinar nas decisões tomadas e um grupo de pessoas que tomam decisões para todos
    Monarquia
    E uma forma de governo em que invés de varias pessoas ter poder na sociedade e eleita uma pessoa e ela fica no cargo ate morre ou renuncia ou forma hereditaria

    ResponderExcluir
  5. 3°2 - Francielle dos Santos n° : 15

    Republica : Uma republica é formada de governos na qual uma pessoa responsavel, chamado de presidente é escolhido por votos, para ser chefe do estado .

    Democracia : O Governo do povo, na sociedade democratica, na maioria das pessoas decidem por votos, ate mesmo pela minoria dos votos, Tem pessoas que falam que nao temos igualdade, liberdade, liberalidade ...

    Ditadura : É um regime autoritario em que os poderes legislativo, executivo e judiciario esta na mao de uma pessoa unica que seria o chefe ( Prefeito da cidade ) .

    Monarquia : Forma de governo, que governa o estado (Chefe de estado) na maneira, e é totalmente separado de todos os outros membros do estado .

    ResponderExcluir
  6. 3°2 - Tamires Marcela n°: 31

    Republica : É quando o presidente, prefeito e os governadores se unem nas eleiçoes, para conseguir os votos de cada um dos eleitores .

    Democracia : Quando o governo toma decisoes importantes na politica, mas a decisao esta na mao do povo. Democracia pode existir na presidencia e na republica .

    Ditadura : Na ditadura os poderes legislativo, executivo e judiciario, eles nao tem o poder nenhum, pois na verdade o unico poder esta na mao do povo .

    Monarquia : Quando o governo é comandado por um unico chefe, e isso acontece em cada estado, ou seja os chefes sao os prefeitos .

    ResponderExcluir
  7. 3°2 João Paulo n° 23

    Republica: Um representante é eleito pelos cidadãos através do voto, para comandar o Estado em tempo limitado.

    Democracia: É quando as pessoas participam da condução do país, através do voto, com propostas e cabe aos representantes decidir o que vai acontecer.

    Ditadura: É quando o país é comandado, de forma restrita, sem a participação do povo.

    Monarquia: É uma forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário.

    ResponderExcluir
  8. 3°2 Ana Carolina Voigt n°03

    República:
    A república é governada por um representante ( presidente da república )que é eleito pelo povo através do voto secreto e fica 4 anos no poder, podendo prorrogar esse tempo, o governo republicano é aquele que conduz o país para o bem geral da população, sem priorizar seus interesses pessoais, infelizmente no Brasil a pratica é bem diferente da teoria, pois a maioria dos representantes querem se beneficiar de tudo que fazem.

    Democracia:
    É quando as pessoas podem participar da política no país de forma indireta como escolhendo nossos representantes através do voto, com a democracia temos liberdade de expressão e o direito de nos manifestar.
    "A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente".

    Ditadura:
    É o contrario de democracia. O governante ou grupo de pessoas comandam o país sozinhos, sem se preocupar com a opinião dos cidadãos, fazendo somente as suas vontades e conforme os seus interesses.

    Monarquia:
    É quando o rei que governa p país e o faz até morrer , passando o reinado hereditariamente.

    ResponderExcluir
  9. 3º1 Felipe Henrique da Silva Lima
    Democracia é a forma que o governo encontrou de o povo que é de fora opinar em alguma coisa elegendo o POLITICO que ele achar que vai ser o melhor para governar o seu pais.Desde a criação da democracia os paises que adotaram essa forma de governo tem ido bem melhor que antigamente em que quem tinha mais dinheiro mandava em praticamente tudo o que acontecia no seu pais.Hoje quem tem mais dinheiro ainda tem mais poder mais de uma forma mais próxima com os que tem menos dinheiro.

    ResponderExcluir
  10. 3º1 - Cínthia Maria Conceição Do Vale
    Resumo:

    Entende se nesse pequeno texto, as formas de governo o modelo institucional de administrar uma sociedade, a qual dessas se originam as praticas governamentais, a qual são as características de cada governante, por exemplo a monarquia e a república. E também as práticas governamentais: a democracia, o parlamentarismo, o absolutismo, o presidencialismo, etc

    ResponderExcluir
  11. 3°1 Gustavo Godoy Domingues

    As formas diferentes de governos e suas principais características, e aonde são importantes e aonde são prejudiciais!

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...