quarta-feira, 24 de outubro de 2012

1º EM Sociologia Raça ou Etnia?

De a cordo com o texto na Pagina 11, do caderno do aluno sob título: " Raça ou Etnia?" proceda:

- Leitura;
- análise;
- produção de texto crítico por meio de um comentário;
- postar no campo:" comentários" do blog iniciando assim...
1º ano ____ + seu nome + seu nº para avaliação imediata constando de no mínimo (cinco) 05 linhas:

59 comentários:

  1. 1°5 Samara n° 24
    Bom para começo de conversa eu entendi que nunca devemos desprezar uma ao outro pois nao importa a cor deles ou seja nao importa se ele seje ,negro,moreno aisatico ou claro ,ou beje nao importa sempre trate eles com educaçao,com carinho porque somos iguais uns aos outros

    ResponderExcluir
  2. 1°5 Talita Reis N°27

    RAÇA refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utililzado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas.
    ETNIA refere-se ao âmbito cultural - um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reclamam para sí uma estrutura social, política e um território.

    ResponderExcluir
  3. 1º5 Rodrigo Almeida nº23

    É um Texto falando sobre raça ou etnia.
    Raça é um palavra que é usada pra definir uma pessoa que cujas marcas fisicas são considerada, mas não pra definir seu caráter, Etnia ou etnico é uma palavra que defini o que é pelas significativas sobre sua marcva cultural de um grupo socialmente conhecido

    ResponderExcluir
  4. 1°5 Krolayne G. N°13

    Raça : agrupamento natural de indivíduos que apresentam um conjunto comum de caracteres hereditários, tais como a cor da pele, os traços do rosto, o tipo de cabelo, etc., que definem variações dentro da mesma espécie.
    Etnia : conjunto de indivíduos que, podendo pertencer a raças e a nações diferentes, estão unidos por uma cultura e, particularmente, por uma língua comuns.

    ResponderExcluir
  5. 1°5 Paula Cristiele Araujo Dias 19

    O texto apresenta um questionamento sobre raça e etnia,de acordo com o texto o termo raça começou a ser defendido no século XIX pelos cientistas.Porém na definição de acordo com a biologia,raça pode ser descrita como grupo de pessoas diferentes dentro de uma mesma espécie.
    O texto apresenta dados que podem constatar que não existe raça humana e sim etnias.
    Concordo com a idéia defendida no texto,pois, nós seres humanos não somos tão diferentes a ponto de sermos classificados como raças distintas,acho uma boa classificação em relação aos animais porem na espécie humana podemos classificar como etnia.Concordo também que somos diferentes e devemos nos respeitar pois apesar das diferenças,não se deve existir preconceito entre as diversas etnias.

    ResponderExcluir
  6. 1°5 joicy n°12
    Para de começo de conversa ,cada um tam cor diferente ,se é preto ,branco ,amarelo,latino etc, isso nao ke saber ke samos perfeito ou nao ,o que inporta é que temos que respeita uns aos outros ,e ama ao seu procimo para que possa se amada tanbem ,que for seu inimigo ame tanbem ,obrigada pela portunidade eu gostei muito dessa materia sobre o rascismo.

    ResponderExcluir
  7. 1°5 Beatriz Caroline Franco n°04.


    A raça biologicamente,é a tipologia e classificação das especies vivas que habitam o solo de nosso planeta,inclui a tipologia geral dos seres humanos.
    Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais.
    A diferença entre raça e etnia,é que etnia também compreende os fatores culturais,como a nacionalidade,religião,língua e as tradições,enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos,como cor de pele,constituição física,estatura...

    ResponderExcluir
  8. 1º5 micaela bruna nº16

    Raça é uma coisa física que é definida por cor e aparência que são consideradas com bastante significado. Etnino é um grupo de pessoas que a cultura é considerada significativa socialmente, que são diferentes que alguns termos.

    ResponderExcluir
  9. 1º5 Alexandro lourencio felix nº3

    Raça tem relação aos genes de seres humanos de mesma características genéticas.
    Etnia tem relação com os aspectos e características culturais de um povo.
    do pouco que sei e me atualizei nos últimos instantes, raça tem a ver com a cor propriamente dita: branca, negra, amarela ou indígena. Tem aspectos biológicos envolvidos.
    Já a etnia envolve aspectos culturais, lingüísticos e somáticos.

    ResponderExcluir
  10. thayna galette-31-1º5
    raça ou etnia é as misturas de pessoas tanto pelo cor dos olhos quanto pelo tom da pele :branco,negro,etc.Essas pessoas compartilham culturas,origem e historias.
    Essas pessoas não tem desigualdade elas respeitam e não ligam para com que as pessoas falam.todos somos iguais não pelo exterior mais pelo jeito de pensar mesmo que tem pessoas que mudam a forma de pensar.

    ResponderExcluir
  11. 1°5 Alessandra Guimarães n°2


    A raça está relacionado ao âmbito biológico, as diferenças decaracterísticas físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular.
    Raça é quando se atenta para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e formato dos corpos,tom dos olhos,genética,etc...
    Etnia está relacionado ao âmbito da cultura,os modos de viver,costumes,afinidades linguísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia.

    ResponderExcluir
  12. Mirelle Klein n°17 1°05
    RAÇA:refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utililzado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.
    ETNIA:refere-se ao âmbito cultural - um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reclamam para sí uma estrutura social, política e um território.

    ResponderExcluir
  13. Raphaella franco-21-1º5
    Raça ou etnia é a mistura das pessoas quanto pela pele quanto pela raça.
    Ninguém é diferente dos outros, não pela cor da pele mais pelo q pensamos a respeito dos outro.A pessoa tanto sendo branca ou negra não muda em nada pois todos somos iguais e temos a mesma compacidade, a capacidade de ser um ser humano bondoso.

    ResponderExcluir
  14. 1° 5 Nayra Nathalia dos Santos 18
    Segundo o texto lido e analisado podemos observar que o autor defende a tese de que a raça humana não existe , pois para ele não existe grupos humanos geneticamente tão diferenciado a ponte de afirmar que existe sim raças humanas. Porém em minha opinião, existe sim porque somos diferentes em vários aspectos como a cor da pele ,olhos , tipos de cabelos, altura, modo de falar, vestuário e outros.

    ResponderExcluir
  15. Stephan n°35 1°05

    A raça biologicamente,é a tipologia e classificação das especies vivas que habitam o solo de nosso planeta,inclui a tipologia geral dos seres humanos.
    Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais.

    ResponderExcluir
  16. 1° 5 Yasmin Santos 33
    Segundo o texto lido e analisado podemos observar que o autor defende a tese de que a raça humana não existe , pois para ele não existe grupos humanos geneticamente tão diferenciado a ponte de afirmar que existe sim raças humanas. Porém em minha opinião, existe sim porque somos diferentes em vários aspectos como a cor da pele ,olhos , tipos de cabelos, altura, modo de falar, vestuário e outros. . A intolerância para sinais de diversidade como cor da pele, religião, hábitos de vida e lugar de origem contínua a causar problemas para milhões de pessoas. E nem por isso devemos tratar pessoas diferentes por suas raças, culturas ou até mesmo por suas etnias . Pois por mais que somos diferentes, temo que ter respeito sobre todos , não se importando com raça , língua ou cor ..

    ResponderExcluir
  17. 1°5 Tascila n°28

    Uma etnia ou grupo étnico é em um sentido amplo uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e genéticas.

    Raça é um conceito que tem sido associado ao de etnia. Porém etnia compreende os fatores culturais (nacionalidade, afiliacão tribal, religiosa,língua ou tradições) e biológicos de um grupo humano, raça específicamente alude aos fatores morfológicos distintivos desses grupos humanos (cor de pele, compleição física, estatura, traço faciais, etc.)

    ResponderExcluir
  18. 1°5 jessica maria da silva n°10

    Raça Bem, não iremos nos deter muito ao surgimento da distinção dos seres-humanos por raças. Esta foi uma construção histórica para subjugar e justificar tal dominação das “raças superiores”.

    Etnia é um grupo de pessoas que se diferenciam das demais por afinidades culturais, históricas, lingüísticas, morfológicas...

    ResponderExcluir
  19. 1º5 --> Diana --> 07

    raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de acordo com suas características genéticas ou fenotípicas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.
    Uma etnia ou um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.

    ResponderExcluir
  20. 1º2 Larissa Nº20
    Eu acho que na prática, há mais ou menos 85% da diversidade genética humana fica no interior da população...pra mim nem deveria haver esse tipo de problema na raça humana, iso é um absurdo.Hoje em dia com o desenvolvimento de genética, eu sei que as diferenças entre grupos humanos variam de 5% entre a população oriundas do mesmo continente a 15% entre populaçãode continentes diferentes.

    ResponderExcluir
  21. 1º02 Leonardo Camargo n° 21
    Como diz o autor, não existem raças humanas, apesar da diferença de pele, olhos.O conceito de raça pode ser considerado "ultrapassado" já que foi usado a muito tempo atrás, após a Segunda Guerra Mundial como uma forma de discriminação e posteriormente banida pela biologia.Na minha opinião eu não acredito em diferentes raças, já que acredito que não é só porque temos cores,formas físicas e atos diferentes não somos iguais.Como ouvi uma vez, sendo negro ou branco por dentro corre o mesmo sangue vermelho.

    ResponderExcluir
  22. 1º2 Raiane Nº29

    No meu ponto de vista não deveria ter desigualdade entre raças e etnias,pois não e a cor da pele,olho,cabelo que nos tornaram mais importantes e nem vão nos diferencia entres os outros seres humanos pois todos nos somos feitos de carne e osso.

    ResponderExcluir
  23. 1°2 Lucas da Silva n°37
    A diferença entre raça e etnia:
    A raça e uma diferença entre pessoas em um mesmo grupo como por exemplo a forma de seu corpo e variações na sua forma de falar,e ate mesmo em sua personalidade.Mas pode se referir a um grupo de pessoas de um mesmo lugar e com um formato igual como por exemplo;
    japoneses com olhos puxados,indianos de cabelos mais ou menos lisos.Etnia:refere-se a cor de pele de cada pessoa como negros,brancos,pardos,dependendo da região aonde esta pessoa nasceu.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Marcela.k n° 24 1°2

    Segundo o autor do texto as raças humanas não existem, pois geneticamente não somos tão diferentes.
    Mas em minha opinião existem sim raças humanas,pois existem cores diferentes de pele,olhos puxados,ou mais redondos,em algumas regiões se predomina mais o cabelo liso em outras o cabelo crespo, etc.Cada país tem uma raça e uma cultura... sendo assim,eu acho que existem diferenças,nas sociedades mesmo nós sendo tão iguais.


    ResponderExcluir
  25. 1º2 Audrey nº03

    Raça e etnia estão inversamente ligadas na sociedade; enquanto a raça define a pessoa pelas características físicas, a etnia aborda aspectos ancestrais, valores, religião, língua e etc. independentemente da cor do cabelo ou da pele da pessoa, por exemplo. Ou seja, estamos presentes em uma raça definida pelo nosso físico e em um, ou mais, grupos étnicos que se baseiam em âmbitos culturais, basicamente.

    ResponderExcluir
  26. 1º2 Jeferson mateus nº16

    Nesse texto o autor da uma introdução falando sobre uma foto de varias crianças de "Raças" diferentes.percebemos também que ele defende a tese que não haveria raças humanas.
    Uma raça é uma categoria de pessoas cuja as marcas físicas são diferentes,ou seja,pessoas diferenciadas pela sua aparência física cor da pele, dos olhos, pais de origem, cabelos, etc.
    Já a etnia é um grupo de pessoas que se diferenciam por suas qualidades e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  27. 1°02 Leonardo Estelari n°22
    O conceito de raça pode ser considerado uma forma errada de tentar diferenciar os seres humanos.
    Como diz o texto até a biologia baniu este termo depois da segunda guerra mundial,onde era usado como uma forma de preconceito.

    ResponderExcluir
  28. 1°2 Gabriel N°9

    Acho que não podemos dividir os seres humanos em raças, pois somos da mesma espécie. Tudo bem que não fazemos as mesmas coisas, não temos a mesma cor de pele, de cabelo, olhos, mas fazemos parte do mesmo grupo. Existem vários tipos diferentes de cachorros, mas eles continuam sendo cachorros mesmo sendo diferentes, e com outras espécies também é a mesma coisa, como os pássaros e os gatos.

    ResponderExcluir
  29. nome: rafaela n°36 1°2

    para começo de conversa não importa raça cor da pele , do cabelo e dos olhos.
    Agente só não pode ter preconceito com ninguém e nem uma pessoa,diferente, pois ninguém é igual a ninguem.
    pois seja plano moral , estético, físico ou intelectual todo mundo é igual ,muitos racistas pode se manisfesta de duas formas : pelo preconceito e pela discriminação.

    ResponderExcluir
  30. 1º2 Wilher n°33
    Texto relata sobre Raça tem relação aos genes de seres humanos de mesma características genéticas.Muitas pessoas jugam seu próximo.Pois por mais que somos diferentes, temo que ter respeito sobre todos , não se importando com raça , língua ou cor e a cor dos olhos ,ao tipo de cabelo .

    ResponderExcluir
  31. 1°2 Aldemir n°01
    Raça é um conceito que serve para diferenciar os seres humanos, como o cor de pele, a cor dos olhos, o tipo de cabelo entre outras caracteristicas que esta presente em varias pessoas assim formando um raça, é uma categoria de pessoas de caracteristicas fisicas.Etnia é composto de pessoas que tem marcas sociais cultural que são considerados siginificativas socialmente.Cada um ser humano tem sua raça, temos que respeita-lo mesmo que ele seje diferente de nos, somos diferentes por fora mas igual por dentro.

    ResponderExcluir
  32. 1°2 JOYCE.L N° 19

    é um texto que fala sobre raça e etnia.raça pode se afirmar que é a diferença das pessoas, cor de pele , cor de olhos, cabelos, a raça é a as características diferentes de cada ser humano.
    etnia diferem entre si em termos de religiões e valores.

    ResponderExcluir
  33. 1º2 Isaac nº13
    Pode-se observar que no mundo em que vivemos,existe vários tipos de raças como negros,brancos,pardos e mulatos.
    A respeito de raça e etnia pode-se dizer que, raça é uma categoria de pessoas cujas marcas físicas são consideradas socialmente significativas.
    Um grupo étnico é composto de pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideradas significativas socialmente,esse dois tipos de grupos estão socialmente ligados na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  34. 1º2 Gabriele nº10

    A etnia é um determinado grupo que tem a mesma cultura, valores, religiões etc. Já a raça é classificado por detalhes físicos semelhantes em ambas pessoas, como por exemplo, a cor do cabelo, dos olhos, do corpo e assim por diante.
    Assim, há pessoas de diversas raças em uma, ou mais, etnias na nossa sociedade, exemplificando: duas pessoas de cabelos de cores diferentes, isto é, raças assemelhantes, que participam da mesma religião.

    ResponderExcluir
  35. 1º2 Samuel Elias nº30

    Raça é uma categoria de pessoas diferentes pelas suas marcas físicas que muitas vezes são discriminadas pela sociedade por esses pequenos detalhes ex:cor da pele, traços de seu pais de origem,etc.
    A etnia são pessoas que diferenciam por suas diferenças sociais, ex: diferenças linguísticas, religiões, parentescos(Familiares ancestrais), entre outros.

    ResponderExcluir
  36. 1º2 Brenda nº04.

    A raça é a diversidade(diferença)de um individuo com os outros do seu grupo, enquanto etnia observa os indivíduos através de sua cultura, língua, religião, valores...Podemos ter cor, cabelo, vestimenta, origem diferentes, mas todos somos da mesma especie e não há motivos para nos considerar um estranho e nos isolar.

    ResponderExcluir
  37. 1°2 Ygor n°34
    Etnia o que podemos dizer que exite diferenças entre as pessoas como na Europa, como lá é muito pouco sol, são muito brancos, por isso existe essa diferença entre os continentes do mundo,o outro exemplo é na Àfrica, pois lá o sol é 10 vezes mais quente do que na Europa, por isso são mais escuros.No conteúdo da raça é o oposto da etnia, porque no Brasil são várias raças em uma nação só,como os japoneses e chineses que são a maior parte que imigraram o país.

    ResponderExcluir
  38. 1º4 Thais nº31

    Existem uma variedade entre os seres humanos no que diz respeito a cor da pele,a cor dos olhos,o tipo de cabelo ou até mesmo no jeito de se vestir,pois as pessoas tem que ver que elas não são perfeitas como parece.
    O preconceito é mostrado por meio de comportamento e modo de falar,nas atitudes e ações de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.

    ResponderExcluir
  39. 1º4 Patricia nº24

    Existe vários raças de pessoas tais como brancas, pardas,negros e índios. Uma raça é uma categoria de pessoas cujas marcas fisicas são consideradas socialmente significativas. Os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes valores e ancestralidade.

    ResponderExcluir
  40. 1º4 Luan Nº38

    RAÇA refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utililzado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. Concordo com a idéia defendida no texto,pois, nós seres humanos não somos tão diferentes a ponto de sermos classificados como raças distintas,acho uma boa classificação em relação aos animais porem na espécie humana podemos classificar como etnia.

    ResponderExcluir
  41. 1º5Raphael nº32
    Mauricio nº26
    massa seu blog Professor Claudio

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...