terça-feira, 30 de outubro de 2012

3º ano EM O Contexto da África do Sul no ínicio do século XX"

De a cordo com o texto na Pagina 24 do caderno do aluno Volume 4 sob título 
 O Contexto da África do Sul no ínicio do século XX,
proceda


- Leitura

- Análise

- produção de texto crítico por meio de um comentário

- postar no campo comentários do blog iniciando assim

3º ano ____ + seu nome + seu número ( nesta mesma ordem necessáriamente)

para avaliação imediata constando de no mínimo (cinco) 05 linhas:

82 comentários:

  1. 3°1 Aline Santos n°01

    O texto nos mostra uma realidade bem diferente da Africa de hoje, onde os negros eram a maioria, mais eram tratados de forma totalmente desigual pelos brancos. Um exemplo disso era que até para andar pelas ruas era exigidos passaportes, e quem na tivesse poderia perder seus empregos ou até serem presos. Até o casamentos entre negros e brancos eram proibidos. Ou seja os negros sofriam preconceito em sua própria terra!

    ResponderExcluir
  2. 3º1 Jefferson Camargo Nº14

    Aqui no texto vem mostrando para a gente que ao contrario do Brasil, que seus nativos (Índios) foram dizimados, na África, tinha uma situação mais dramática, pois a maioria de seus moradores eram Africanos negros que viviam pelo jugo de Africanos brancos (minoria).
    Para que isso fosse agregado na sociedade Africana havia uma legislação que segregava negros de outros grupos étnicos.
    O ato de essa lei ter sido estipulada na África expulsou os negros de suas casas e estabeleceu que eles devessem morar em áreas "especiais", 87% dos territórios ficaram para os Africanos brancos e apenas 13% dos territórios ficaram para os Africanos Negros. A partir do momento que se foi estipulado as leis do Passe, negros tinham sua movimentação restringida, pois negros só podiam transitar pelo país com uma espécie de passaporte.
    Essas leis só foram "banidas" depois que Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul e iniciou o processo de fim desse regime!

    ResponderExcluir
  3. 3º1 João Carlos Campos N° 18

    Os negros podiam entrar em suas cidades somente para trabalhar e não podiam entrar com suas familías e tinha que deixar elas na reserva, e uns autores fala que Apartheid se iniciou no ano de 1913 e outras diziam em 1948,
    e tudo se iniciou quando o Nelson Mandela foi eleito a ser prefeito.

    ResponderExcluir
  4. 3º Ano 1, João Vinicius, nº 34

    Há muitas diferenças entre o Brasil e a Africa do Sul, mas entre todas as diferenças, a maior foi com relação ao número de nativos. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, povoaram as novas terras com pessoas de seu país, da mesma raça. Na Áfica do Sul por outro lado, foi mantida como maioria os nativos, que eram escravizados e forçados a sofrer regimes que os mantinham separados de pessoas brancas, separados quase que literalmente, eram obrigados a viver em áreas específicas para negros, áreas estas que ficavam mal localizadas por serem afastadas dos grandes centros, enquanto os brancos ocupavam a maior parte das terras e viviam bem localizados. Negros e brancos também não podiam ter relações sexuais antes de se casarem, até que foi fundada uma lei que proibia o envolvimento inter-racial. Só em 1990 que o país pode conhecer um pouco do que muitos chamam de igualdade, mas ainda assim, podemos ver que estão dando passos de bebê em direção a um mundo que talvez os garanta mais liberdade para serem eles mesmos, e terem orgulho de seu país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde vc diz"...até que foi fundada uma lei que..." o correto é : " até que foi aprovada uma lei." Leis não são fundadas são votadas e sancionadas em caso positivo ou vetadas em caso contrário.

      Excluir
  5. 3°1 Bruna Marrafon n°05

    Dentre a população da África estão os brancos e negros, sendo que os negros sofriam uma certa descriminação, pois era separados dos outros grupos. Foi então criado uma lei, na qual separava os brancos dos negros, entre essas leis foi criada a Lei do Passe, que restringia a movimentação dos negros pelo país, e os mesmos utilizavam um passaporte para se movimentar de um lugar para o outro, e para conseguir trabalho. Sem isso, era impossível viver ali, já que a qualquer momento um branco podia pedir o passaporte do negro, e se ele não estivesse com ele, poderia perder o emprego ou até mesmo ser preso.Chegamos a conclusão que o preconceito começou muito cedo a África, e de uma forma devastadora foi dominando todo o mundo, o que infelizmente é horrível para nossa população. A cor, raça, sexo, religião é indiferente, o que separa uma pessoa boa da ruim, é o caráter, amor, e sua personalidade.Espero que isso um dia possa mudar, que as diferenças sejam de menos valor entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  6. 3º1 clever da silva santos nº09

    o texto fala sobre a africa de antigamente onde os negros eram maioria ate a chega dos brancos onde tais negros foram submetidos a saírem de suas terras,casas, família ainda por cima os brancos criaram a lei do passe onde negros não podia anda sem passaporte poderiam ser presos e ate perder seu empregos.a mudança disso tudo só ocorreu em 1990 quando Mandela foi eleito presidente e assim inicio o fim do regime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nomes próprios devem ser grafados com letra maiúscula. África e não africa!

      Excluir
  7. 3°1 Ana Paula N°2

    O texto fala sobre a África no inicio do século XX, onde apesar de a maioria da população ser negra não tinha direitos a comprar terras e tinham que trabalhar por mão de obra barata, só podiam transitar pela cidade negros que tinham passe e era proibido o casamento entre brancos e negros ou seja eles não eram livres em seu próprio pais, eram "escravos do preconceito".

    ResponderExcluir
  8. 3º1 Jhennifer Bertanha nº17

    A maioria da população da África era constituída por africanos sendo a minoria brancos, uma vez que havia uma legislação que separava os negros de outros grupos, o que designou uma política ainda mais preconceituosa em relação aos mesmos. Através do ato das terras nativas estipulou-se a separação de terras sendo que a minoria dos brancos ficaram com um maior pedaço e os africanos com o restante, e eram proibidos de procurar terras fora do lugar designado. Havia também a Lei do Passe que ‘’controlava’’ os passos dos negros , que só podiam se locomover com a presença desse passaporte que os limitavam completamente. Além de tudo os negros eram proibidos de relacionar-se afetivamente com pessoas brancas. E esse preconceito e essa separação que haviam entre raças só teve fim quando Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul, mas infelizmente ainda nos dias de hoje é perceptível a discriminação e o julgamento de pessoas pelo tom da pele.

    ResponderExcluir
  9. 3°1 Monique nº 26

    Na áfrica no início do século XX a minoria da população que eram os brancos mandavam na maioria da população que era negra. Em 1948 por causa de algumas leis surgiu o apartheid e isso ajudou a estabelecer uma política mais segregacionista entre negros e grupos considerados não brancos. Com o ato das terras Nativas os negros foram expulsos de suas casas e foi estabelecido que eles deveriam morar em áreas "especiais" que era pequenas áreas no território africano e a minoria que eram os brancos ficaram com a maior parte do território.E os negros eram proibidos de fazerem várias coisas,teve também a lei do passe que proibia a movimentação dos negros então com isso foram obrigados a ter um passaporte para poderem visitar seu próprio país, e sem esse passaporte eles não podiam nem trabalhar eles tinham que andar sempre com o item e se não tivesse poderia ser preso e até perder o seu emprego. Eram também proibidos relações sexuais entre brancos e negros se não fossem casados,e mais tarde foi proibida o casamento entre negros e brancos e surgiu várias outras leis.O apartheid terminou no final da década de 1990,porque Nelson Mandela foi eleito o presidente da áfrica do Sul e por causa dele que acabou todo esse caos na áfrica,Nelson foi a liberdade para os negros que sofriam muito em seu próprio país.

    ResponderExcluir
  10. 3°1 welliton césar Nº32

    Os negros só podiam entrar em suas cidades para trabalhar,eles não tinham direito de nada,nem ao menos para plantar as coisas.O racismo era tanto que não podiam negros fazerem sexo com bracos.
    Mas em 1990 o Nelson Mandela foi eleito presidente e da Africa do sul e iniciou o processo de fim desse regime. Então graças a ele os negros ganharão o direito igual a de todos os outros.

    ResponderExcluir
  11. 3°1 JÉSSICA ALVES MARTINS Nº 16
    NO BRASIL ERA AO CONTRARIO DA AFRICA DO SUL PORQUE CUJA A POPULAÇÃO INDÍGENA FOI DIZIMADAS EM CONSEQUÊNCIA DE MUITAS GUERRAS QUE HAVIA NAQUELA ÉPOCA,E OS POVOS BRANCOS ERAM MINORIA.OS NEGROS ERAM PROIBIDOS DE TER RELAÇÕES SEXUAIS COM AS PESSOAS BRANCAS,ANTES DO CASAMENTO ESSA ERA A LEI DELES.E SURGIU UMA LEI DO PASSE QUE SE OS NEGROS NÃO TIVESSEM PASSAPORTE ELES ERAM PRESOS OU ATE PERDER O EMPREGO.EM 1949 FOI PROIBIDOS OS CASAMENTOS DE NEGROS COM BRANCOS E COM UM TEMPO DEPOIS A RELAÇÃO ENTRE UM NEGRO E UM BRANCO ERA PROIBIDOS.COM O ATO DA TERRA NATIVA OS NEGROS ERAM OBRIGADOS A SAIR DAS SUAS PRÓPRIAS CASAS E MORAR EM UM TERRITÓRIO ESPECIAL E COM ISSO OS BRANCOS FICOU CO A MAIOR PARTE DO LOCAL VAMOS DIZER "DIGNO" E OS NEGROS COM UMA MINORIA DE PARDE QUE SOBROU.OS NEGROS ERAM OBRIGADOS A SAIR DA SUA CIDADES E DEIXAR SUAS FAMÍLIAS PARA FAZER LONGAS JORNADAS DE IDA E VOLTA DO TRABALHO E ELES TINHAM QUE LEVAR SEU PASSAPORTE AONDE ELES FOSSEM.EU ACHO ISSO UM ABSURDO PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS SÓ QUE INFELIZMENTE NO TEXTO ELES SÓ PENSAM NAS CLASSES SOCIAS E SE TEM PELE BRANCA SE TIVER TEM IMPORTÂNCIA,SE NÃO FOR É TRATADO COMO UM LIXO.

    ResponderExcluir
  12. 3°1 BIANCA SOARES n°04

    Atualmente podemos observar que a Africa não é mais como antigamente , pois graças a Nelson Mandela que lutou livremente pelo seu país . Acabando com o regime de Aparheid no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. Muitos negros sofreram antes da ação de Mandela , eram discriminados e forçados a deixar suas familias para trabalhar .

    ResponderExcluir
  13. 3°1-Marcelo Rodrigues-N°23-Análise: Eu entendi que no texto falar que ao invez países como o Brasil, tinha um população indigina da Àfrica que foi drasticamente dizimada, que a população negras era submetidos ao jugo de uma minoria branca.Mais com isso teve uma lei q comeco que era chamada ato das terras nativas e com isso as pessoas eram obrigadas a morar em lugares especiais.
    E dai esses lugares era dentro de território sil-americano,que foi dividido a população brancas com 87% do território e os negros com 13%.Mais com isso teve um homem chamado Nelson Mandela e ele foi eleito o presidente da Àfrica do Sul, dai ele conseguiu por um fim nesse regime.

    ResponderExcluir
  14. 3º1. Samantha de Mello. Nº29.

    Do meu ponto de vista, além da crueldade que os negros sofreram, perdendo seus direitos e terras, é com certeza uma forma de racismo, pois os negros eram impedidos de ter relações com os branco, a não ser trabalhistas, os negros eram submetidos violentamente a deixar suas famílias e trabalhar, além de só poder frequentar as terras que por direito eram suas com um tipo de passaporte.

    ResponderExcluir
  15. 3°1 jenifer laisn°15
    Na áfrica os negros era escravo não tinha direito de propriedade para plantar os negros era obrigado ter passaporte pra trabalhar pra fora .
    Os negros não podia ter contatos com os brancos. Nelson consegui ser eleito prefeito da áfrica e os negros conseguiu ter direito de terra e ser humano diguino.

    ResponderExcluir
  16. 3°1 Pedro Cerebel nº 27

    O texto fala sobre negros que sofriamm preconceito em seu proprio país. Não são respeitados em lugar nenhum . Desde 1927 negros não podiam ter relações sexuais antes do matrimônio com brancos.Até hoje é assim ninguem os respeitam, são rodeados de pessoas preconceituosas que só os isolam e isso é uma pena.Mas esse preconceito diminuiu muito com o decorrer do tempo, principalmente com Nelson Mandela presidente da Africa do Sul um homem que merece respeito e a gratidão de todos, por que se não fosse esse homem o preconceito hoje seria muito pior.

    ResponderExcluir
  17. 3º1 Nome: Wellington Rodrigues, nº 31

    No ínicio do século XX, a população da África era composta por negros que eram dominados pela minoria branca. Que os exilaram em pequenos territórios afastados de cidade, quando os negros estavam na cidade eles eram obrigados a carregar passaporte, pois se fossem vistos sem, poderiam ser presos. Além disso não eram permitidas as relações inter-raciais

    ResponderExcluir
  18. 3°1 Larissa Sobral n°:19
    O negros e outras etnias sempre foram segregadas dos brancos, hoje é que tudo está mais humanizado. A liberdade era algo difícil de se conquistar empunhavam leis como Apartheid que proibia basicamente tudo na Africa do Sul, incrível um ser humano proibir o outro de viver a vida. Portanto mesmo com toda a humilhação que os negro passaram ele nunca deixaram de serem humanos, e conquistaram cargos altos dentre o mercado de trabalho. Hoje a era esta mais moderna e melhor digamos com pouca ética mais tudo é por igual.

    ResponderExcluir
  19. 3º1 Elizandra nº11

    Na áfrica a maioria da população era os negros e a minoria eram os brancos e mesmo assim eram os brancos que mandavam nos negros.Nesse tempo surgiram leis duras principalmente contra os negros foi por isso que começou a apartheid que na verdade isso só serviu para estabelecer uma política bem mas pesada a relação entre negros e brancos.Uma das leis que foi o ato das terras nativas expulsou os negros dos seus próprios lares e foi denominado que eles deveriam morar em áreas “especiais” que na verdade eram pequenos territórios na áfrica e a minoria que eram os brancos ficaram com a maior parte do território e os africanos negros também eram proibidos de fazerem várias coisas .E a lei do passe proibia a população negra de viajarem e ate mesmo de trabalharem sem um passaporte que eles eram obrigados a ter e sem esse passaporte ele poderiam perder o emprego e até serem presos eram também proibidos relações sexuais entre brancos e negros a partir de um tempo foi proibido o casamento entre diferentes raças o apartheid só teve fim com o vitorioso Nelson Mandela que foi eleito na época presidente do pais foi por causa dele que teve o fim das leis duras contra negros em seu próprio país.

    ResponderExcluir
  20. Kelvin Barbosa de Lima n°16 3°3 Na africa a grande guerra entre negros e brencos começou muito cedo e essa guerra particular provocou o famoso apartheid que provocou a piora entre os negros e brancos.
    Os negros foram obrigados a deixarem a suas residencias e pertences para lugares menores e deixando suas terras para os brancos . qualquer relação entre branco e negro se nao fosse de patrao para empregado nao era permitido . O tal pesadelo negro teve fim quando Nelson Mandela se tornou presidente e pos fim as criticas e preconceitos contra os negros na propria africa onde a maioria são negro...

    ResponderExcluir
  21. 3°3 matheus terra de santana n°25

    na africa os negros eram descriminados e eram submetidos ao julgo da minoria branca, os brancos impuseram a lei do passe e o ato das terras nativas q o negros eram expulsos de suas terras e eram obrigados a viver em locais "especias" q eram penas reservas ja a lei do passe restringia a movimentacao da populacao negra eles eram obrigados a ter um tipon de passaporte para poder transitar pelos pais sem serem presos ou perderem seus empregos. Desde 1927 eram proibidas relacoes sexuais entre negros e brancos fora do casamento e em 1949 foi proibido o casamento entre negros e brancos e logo depois toda relacao intersexuais foram proibidas, esse era o modo q os brancos fizeram para menosprezar os negros e conseguirem mao de obra barata.

    ResponderExcluir
  22. 3°3 Thaina Mayara Martins n°22 Mesmo na Africa a maioria dá população sendo negros, os brancos ainda tinha uma certa autoridade sobre os negros, com o surgimento de lei O ato das terras nativas, os negros eram obrigados a morar em pequenas reservas dentro do território sul-africano, e os brancos habitavam 87% do território,já a lei do passe livre que impediam os negros de transitar pelas cidades e de viajar. Em 1927, foi proibido relações sexuais entre os negros e brancos.

    ResponderExcluir
  23. 3°3 breno .m mendes n°2
    bom antigamente a africa era conposta por mais negro e mesmo assim eram escravizados por a minoria de brancos que mesmo sendo poucos dominavão a africa
    começou uma politica na africa q apenas serviu para estabecer uma lei bem mais pesada dos brancos sobre os negros.e assim criando varias formas de repreendelos com, fasendo com que eles tivesem que morar em pequenas ares estabelecidas nada mais é que pequenas reservas dentro do território sul áfricano assim a minoria branca ficando com 87% do território áfricano
    eram poucos os negros q podiao morar na cidade e para poderem circular pela cidade tinha q ter uma especie de permiçaão se nao poderiao ser presos ou perder seu enprego
    isso so teve fim, com o nelson mandela que foi eleito e por causa dele q teve fim as leis duras contra os negros em seu país

    ResponderExcluir
  24. 3º3 Jaqueline Amaro Nº10
    Pois pelo o que eu entendi que fala na África antigamente as coisas por lá era bem diferente como agora, antes os Negros não podiam nem ter relações com pessoas de origem diferente de pele branca.
    Agora as coisas mudaram, antes eles não podiam nem se quer se casar, e ter relações sexuais, com pessoas branca pelo simples fato deles serem negros.
    Se não acabavam perdendo seu próprio emprego ou acabavam sendo mortos no País em que viviam.
    Isto era racismo e preconceito uma coisa que não se pode mais ter.

    ResponderExcluir
  25. 3º3-Joyce nº13
    Os negros era proibidos a se relacionar com os brancos,e também os africanos negros era proibidos de comprar terras para que não tivessem uma vida normal,e hoje em dia ainda existe preconceitos com os negros e as pessoas ainda não os respeita, sempre os ofendem com apelidos de baixo calão praticando bulling....

    ResponderExcluir
  26. 3°3 LUCAS WELLINGTON N°17
    A MAIORIA DA ÁFRICA ERA CONSTITUÍDA DE AFRICANOS NEGROS COMANDADOS POR BRANCO, OS NEGROS E ÉTNICOS FORAM SEGRENGADOS,E OS NEGROS INJUSTAMENTE FORAM EXPULSOS DE SUAS CASAS PARA MORAR EM RESERVAS. NA ÁFRICA COM A LEI DE APARTHEID PROIBIA OS NEGROS A VIVER A VIDA. E DE TRANSITAR PELA CIDADE SEM O PASSAPORTE. E FIM DEPOIS QUE NELSON MANDELA FOI ELEITO O PRESIDENTE DA ÁFRICA DA SUL INICIOU O PROCESSO DO REGIME DE APARTHEID

    ResponderExcluir
  27. Guilherme C. de Oliveira Nº08 3º3

    Na Africa do Sul a maioria da população eram negros,e a minoria era brancos,que mesmo com a grande diferença eles mandavam...
    os negros eram obrigados a deixar suas famílias na reserva(local designado para os negros)para irem trabalhar.foi designada uma lei,que fazia com que os negros tivessem passaporte para poder transitar pelo país.
    Com o mandado do presidente Nelson Mandela,inicio o processo de fim de um regime,que foi aberto em 1949 proibindo o casamento entre negros e brancos,e toda relação inter-racial sexual.
    concluímos que A cor, raça, sexo, religião é indiferente, o que separa uma pessoa boa da ruim, é o caráter, amor, e sua personalidade,todos temos direitos iguais,o sangue que corre na veia de um branco também esta correndo na de uma pessoa negra.

    ResponderExcluir
  28. 3º3 Karina Silva Nº15

    Antigamente os Negros eles eram maltratados pelas pessoas de seus Países, eles não podiam ter relações com pessoas de pele Branca, tinham que ter passaporte porque se não corriam risco de serem presos ou perder o seu próprio emprego.
    Depois foi proibido de vez casamentos de Brancos e Negros e toda a relação inter-racial sexual passou a ser proibida!
    Não é justo discriminar os Negros só pela sua cor de pele, a gente tem que ver o que a pessoa é por dentro e não por fora!

    ResponderExcluir
  29. 3°3 jhonatan damacena n°11
    meu pensamento e q as leis de antigamente eram rígidas de mais e um insulto para todos os negros.
    pois pelo motivo dos negros serem a maioria assim mesmo eram dominados pelos brancos... simplesmente por falta de ensino,assim deichando os brancos serem superiores a eles.
    o fato dos negros terem sido barrados de ter qualquer contato físico ou mesmo emocional com um branco era uma coisa terrível...E isso para os brancos AINDA não era o suficiente,eles queriam tiram muito mais dos negros como por exemplo o direito dos negros conseguirem fazer o plantio em suas terras ...
    para cortar conversa tudo as leis e a escravidão dos negros eram um absurdo e um derespeito.

    ResponderExcluir
  30. 3º2 Francielle Freitas nº16

    Ao contrário do Brasil, no inicio do século XX,A população da África era submetida aos brancos que eram a minoria.
    O preconceito e a discriminação com os africanos negros era enorme que foi submetida a apenas 13% de território para morar enquanto os brancos 87%.
    Nao tinham livre acesso ao território todo tinham uma especie de passaporte para transportar pelo pais, e os negros podiam entrar nas cidades para trabalhar.
    Também foi proibida relações sexuais entre negros e brancos.
    O apartheid só terminou no final da década de 1990, depois que Nelson Mandela foi eleito o Presidente da África do Sul, um dos momentos mais importantes da história do país.

    ResponderExcluir
  31. 3°2 Muriel Berg Delfino

    O apartheid mostra que os negros não sofreram somente com a escravidão , a Europa como a muito tempo é um pais rico se aproveita de sua riqueza e inteligência para invadir países pobres e escravizar o povo, mas na verdade o apartheid é uma pagina virada que como muitas outras tem uma grande “mancha”, temos que olhar para ele como exemplo para que os erros do presente sejam corrigidos e que al contrario do que vemos hoje o mundo possa ser livre e igualitário.

    ResponderExcluir
  32. 3°2 Nome:Thais Meira Oliveira N:32

    Observei neste texto o quanto os negros sofriam racismo no inicio do século XX.Nesta época os brancos eram considerados superiores e os negros sofriam com condições injustas.Alem de perderem seus territórios os braços ficavam com 87% de território e os negros com apenas 13%,puro racismo.Isso não era uma vida digna,ter que deixar famílias e ainda enfrentar um trabalho escravo.Não podia haver matrimonio entre negros e brancos,uma coisa muito insignificante.No final da década de 1990,Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul,um grande homem que conseguiu iniciar o fim desse ato de racismo,gerando uma melhora de vida aos negros.

    ResponderExcluir
  33. Moriel Nº26 3º2
    Na África do Sul os negros eram a maior parte da sociedade, e os brancos eram a menor parte mas mandavam.
    Os negros acabavam sendo obrigados a trabalharem para os brancos por não poderem plantarem em seu próprio território por não terem espaço pra plantio.Assim iam a pé para o trabalho e nesses casos os lugares que eles trabalhavam eram muito longe e levavam horas e horas para chegar.
    E também eram proibidos de transarem com qualquer pessoas que fosse branca, pois os brancos não queriam que suas raças se mistura-se e isso foi proibido por muito tempo e acabaram proibido qualquer relação sexual de todas as raças ou seja ninguém mais podia transar com ou pessoa se ela não fosse da mesma raça que desejada.
    Depois lançaram vários tipos de leis segregacionista.isso só foi acabar no final da década de 1990, depois que Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul e deu inicio ao fim desse Regime.

    ResponderExcluir
  34. 3°2 IGOR HENRIQUE C. SILVA N°20


    É um racismo que eles tinham , era uma forma horrível que eles eram tratados com essa lei do apartheid. Eram obrigados a exercer outras funções , morar em lugares que não queriam e perdendo outros direitos , enquanto isso o tal “branco” podia fazer oque quiser , sorte era de quem nascia branco. Mais graças a Nelson Mandela tudo isso foi mudado. No início dos anos 1990, a política do apartheid cedeu às pressões e começou a ser reduzida. Em 1994, realizaram-se as primeiras eleições multirraciais da país, elegendo-se para presidente Nelson Mandela, o mais famoso líder da resistência contra o apartheid.

    ResponderExcluir
  35. 3º2 Caroline nº12

    Em 1913, começou um movimento chamado "apartheid", onde surgiu leis que separam negros de brancos. Na África, existia uma minoria de brancos, e depois dessa nova lei, os brancos se tornaram donos da maior parte da África, e os negros ficaram com apenas 13% do território, onde eram proibidos de comprar terras e ter qualquer tipo de relação com brancos. Como vimos neste texto, os negros não sofreram apenas com a escravidão, mas também com a discriminação racial e desigual como ser humano, e isso só foi acabar quando foi eleito um homem negro à presidencia, e colocando fim ao regime na década de 1990.

    ResponderExcluir
  36. 3º2 BRUNA FERNANDES N°7
    Até hoje negros sofrem descriminação racial , a população desde antigamente julgam e separam as pessoas de cor e raça diferentes em grupos étnicos ,o texto nos transmite informações de como era a situação de negros na áfrica do sul.Eles não tinham os mesmo direitos dos branco que ali residiam e que eram minoria.Foram obrigados a morar em lugares distantes , não podiam comprar terras fora da área que lhes fossem determinadas, contudo não podiam produzir , levando a mão de obra barata.Todo esse regime dado o nome de apartheid, que só terminou no final da década de 90, com o novo presidente Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  37. 3°2 Gleicielle n°:18
    O Apartheid é um regime discriminatório, que causou muitos problemas na região onde foi implantado, esse regime transformou-se o foco de revoltas e o centro de preocupações de grandes potencias, pois a África foi divida em dois territórios em que 87% seja da minoria (a parte das pessoas brancas) e o restante o da maioria (a parte das pessoas negras), isso era uma forma de mostrar soberania da raça branca sobre a negra, e também uma forma de insultar o povo negro pois eles eram a maioria e mesmo assim eram obrigados a abandonar sua casa e sua vida.Com o mandato de Nelson Mandela, foi aberto em 1949 um regime que proibia o casamento entre negros e brancos e qualquer tipo de relação inter-racial. Ainda bem que o Apartheid teve seu fim e agora tanto na África como em qualquer outro lugar os negros devem ser tratados com os mesmos direitos que os brancos,pois cor da pele não define o seu caráter.

    ResponderExcluir
  38. 3º2 Talita Rodrigues nº30

    Na África havia uma legislação que segregava negros, eles não tinham, direito nem de viajar direito fora e por dentro do país, o ato das terras nativas expulsou os negros de suas casas e estabeleceu que eles deveriam morar em áreas especiais que eram pequenas reservas dentro de um território da Africa do Sul .Eles tinham 13 % de territorio enquanto os brancos 87%. Eles também era, impedidos de comprar terras fora desse espaço que moram , o que impedia que os agricultores tivessem seu espaço para trabalhar e cultivar.
    No ano de 1927, eram proibidos relações sexuais entre negros e brancos, em 1949 foram tambem proibido o casamento enter eles e logo depois da relação inter-racial passou a ser proibida.

    ResponderExcluir
  39. 3º2 Paulo Henrique n°29

    Antigamente na África os povos brancos era minoria,mais mesmo assim eles dominavam grande parte do território negro,os brancos dividiram o território,e só uma pequena parte foi dada aos negros nesta parte não podiam plantar,nem vende – lá e nem comprar terras fora deste local, mais depois de Nelson Mandela as coisas passaram a ser diferentes,apesar de não ser um país totalmente livre a África da passos para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  40. 3º 2 Gabriela de Oliveira nº 17
    No século XX a África passava por uma situação de preconceito onde negros eram maioria, porem viviam em domínio de brancos que mantinham quase todos os direitos. Era muito visível a forma como praticavam o preconceito onde até mesmo governos desenvolviam leis que beneficiavam os brancos consequentemente trazendo prejuízos ao negros.
    O tempo passou, mais o preconceito ainda existe em nossa sociedade, porem praticada de forma diferente pois não é algo tão visível como antigamente. Atos de exclusão de pessoa negras em nossa sociedade acontecem com frequência.
    Independente de cor todos nos somos iguais o preconceito é uma falta de ética que parte de pessoas que acreditam ser superior umas as outras.

    ResponderExcluir
  41. 3°2 Amanda Macedo Nº 02

    Em 1948 por causa de algumas leis surgiu o apartheid e isso ajudou a estabelecer uma política mais segregacionista entre negros e grupos considerados não brancos, os negros foram obrigados a viver em ares especiais, ou seja areas menores e inferiores à dos brancos. Também com a lei do Passe eram impedidos de transitar, para visitar o próprio país era necessário a utilização de passaporte, e aquele que não portasse o passaporte poderia ser preso e perde o emprego, foram proibidas também toda relação intra-racial. com o passar do tempo foram surgindo uma série de outras leis segregacionalistas. Graças a Nelson Mandela foi decretado o fim deste regime, unificando todos em uma mesma raça, porém o racismo ainda continua entre nós, apesar de isto ser um absurdo, sempre nos deparamos com situações racista em nosso dia a dia, vergonhoso para nós uma sociedade vivida em tempos como este permanecer presos em uma passado vergonhoso. Onde somente o que importa é a cor da pele, hoje estamos cometendo o mesmo erro do passado,julgando por raça,cor, crença, cultura...

    ResponderExcluir
  42. 3°2 Nome: Patricia Borges n°34
    Essa época do apartheid, foi marcada por um dos regimes mais discriminalista e cruéis do mundo. Foi vigorado na África do Sul em 1948, e durante esse tempo teve uma forte ligação com a politica; depois de anos o regime apartheid começou a perder a força, pois o presidente Mandela foi eleito, acabando assim com a " elite de brancos "

    ResponderExcluir
  43. 3°2 Bruna Veiga Gomes n:10



    Podemos ver que esse texto fala de uma coisa absurda que nos deparamos até hoje : o racismo.

    É uma falta de respeito os negros terem que se "desenvolver separadamente" dos brancos. Eles eram expulsos de sua própria casa e iam morar em pequenas reservas, deixavam sua família para ir trabalhar em lugares distantes e ainda o trabalho não era digno. Eram obrigados a andar com um passaporte , pois, se não estivessem com ele poderiam perder seu emprego e ser preso, além de tudo não podiam ter nenhum tipo de relacionamento com os brancos.No texto diz que isso terminou em 1990, mas na minha opinião isso ocorre em nosso meio até hoje de formas diferentes.

    Essa descriminação nunca poderia ter acontecido, porque todos nós somos iguais independente de raça, cor e religião. Temos que respeitar as diferenças, pois, a partir do momento que fizermos isso vamos nos tornar cidadãos bem melhores.

    ResponderExcluir
  44. 3°2 Bruna Nayara n°09
    O "apartheid" foi a política oficialmente usada para estabelecer um domínio de "desenvolvimento separado" entre a raça branca em relação aos negros e outros não brancos.
    Política essa que designou o puro racismo e preconceito, a introdução á um país onde os brancos eram os estranhos,mas que simplesmente ganhou posse do poder por anos.O regime só teve fim na década de 1990,depois que um presidente negro eleito ter o imposto o fim a tal regime,afim da liberdade como ser humano do negro.

    ResponderExcluir
  45. Jaqueline de Souza Lima n°22 3°2
    Pode se observar que o texto trata-se de racismo no inicio do século XX ,pois, na África do Sul a situação para a maioria da população era de africanos negros que eram julgados e sofriam racismo pelos brancos.Tudo começou com essa legislação "apartheid no ano de 1948, passou a ser usada oficialmente para um desenvolvimento separado que serviu para obter uma diferença de raças e ai já pode se notar a injustiça.
    Tiram os negros de sua terras tendo que morar em areas separadas e os proibindo de comprar tudo de fora dessas terras fazendo com que os brancos fossem mais superiores.
    Proibiu os negros ate de ter relacionamentos com brancos obrigando eles a usar passaporte para se identificar.
    Mas ainda bem que em 1990 Nelson Mandela foi eleito presidente da Africa do Sul e iniciou o fim desse regime livrando os negros desse tipo de constrangimento que é sofre de racismo.E o que eles passava eram uma grande injustiça.

    ResponderExcluir
  46. 3º2 Brenda D. Rodrigues nº06
    Após pasarem anos,mesmo nosso pais se atualizando os povos continuam com os mesmo costume de discriminar a raça negra.Desde sempre fora uma lei ser tudo separadamente negros de um lado, brancos de outro.por meio desse texto podemos ter uma pequena base de quão injusto o mundo que vivemos, eles não tinham os mesmos direitos que os brancos, não tinha ba sicamente direitos nenhum!eram obrigados a morar em lugares afastados, terras eles não tinham o direito de comprar se fosse fora de sua area, assim não podiam produzir,e seu serviço acabava sem valor.todos esses habitos foram nomeados de apartheid, e so foi possivel chegar ao fim com o novo governante.

    ResponderExcluir
  47. 3º2 Nathália de Lima nº28
    O assunto principal que é abordado neste texto nos mostra como era antigamente a relação social entre os negro e os brancos, que não se modificou muito até hoje. Ele traz relatos desde 1913 quando inventaram o apartheid que na verdade é "desenvolvimento separado" entre os brancos e os negros, onde os negro eram obrigados a morar em reservas com suas famílias, onde essas reservas era super lotadas.
    Os negros faziam longas jornada até o trabalho e na volta para casa também. Onde eles eram obrigados a possuir um "passe" que possibilitava o transporte entre o território dos brancos e até no seu próprio território, porque se fossem pegos sem esse passe poderiam ser presos e até perderem o emprego. Com o passar do tempo também foi proibida a relação sexual intra-racial onde Nelson Mandela se tornou presidente dando fim a este regime.

    ResponderExcluir
  48. 3º2 Bruna Moreira nº 08

    O texto vem dizer de um regime conhecido como "apartheid" que ocorreu na África do Sul, onde no Ato das Terras Nativas expulsaram os negros de suas casas e fizeram os viver em pequenas reserva, onde dali só poderiam sair com um tipo de passaporte.
    No contexto histórico da humanidade sempre ouvimos a respeito do racismo e o texto nos faz perceber o quanto os brancos se sentiam superior, pois na Africa do sul a maioria das pessoas que ali residiam era negras. Não acho que essa comparação nos dias de hoje acabou, vejo isso nas cotas de universidades, todos temos a mesma capacidade, assim como todos nós temos os mesmos direitos.
    Enfim, todos têm o direito de ir e vir, talvez em 1913 não houvesse nada a respeito, mas é indignante para nós nos dias atuais aceitar que isso aconteça. Não é questão de lei, é questão de caráter e respeito, onde já se viu limitar os passos das pessoas, é difícil criticar uma época em que as leis favoreciam os brancos e uma época que designou o racismo e o preconceito e o pior em um país negro.

    ResponderExcluir
  49. 3º3 DRIELE TAMARIS DIAS Nº05

    No início do século XX, a população da África era composta por negros que eram dominados pela minoria branca. Os negros foram obrigados a deixar suas residências para ir morar em pequenas reservas deixando suas terras para os brancos. Em 1949 foi proibido o casamento entre negros e brancos e depois com o tempo a relação. Também surgiu a Lei do Passe onde sem esse passaporte eles eram presos e perdiam o emprego. Isso tudo só acabou em 1990 quando Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul e iniciou o fim do regime, Nelson foi a liberdade para os negros que sofriam em seu próprio país.

    ResponderExcluir
  50. 3° 2 Ana Carolina N° 03

    Desigualdade, preconceito racial, humilhação, prisões imerecidas e negros e outros grupos étnicos em busca da realização de um sonho: A liberdade!

    No século XX na África do Sul as situações enfrentadas por esse povo estavam cada vez pior foram isolados em um canto da África, não podiam ter nenhum tipo de relacionamento com os brancos, se não andassem com os documentos de identificação poderiam ser presos ou até perder o emprego. Uma realidade infeliz onde brancos se achavam melhores que negros, os submetendo e os tratando como se não existissem.

    Esse suplicio só acabou anos depois, com a entrada de Nelson Mandela na presidência, “acabando” com as divisões, trazendo a igualdade, uma igualdade mascarada pelo preconceito ainda existente nos corações dos brancos hipócritas.

    ResponderExcluir
  51. 3°4 Ludmila da silva santos n°13

    O texto vem dizer de um regime conhecido como "apartheid" que ocorreu na África do Sul, onde no Ato das Terras Nativas expulsaram os negros de suas casas e fizeram os viver em pequenas reserva, onde dali só poderiam sair com um tipo de passaporte.
    No contexto histórico da humanidade sempre ouvimos a respeito do racismo e o texto nos faz perceber o quanto os brancos se sentiam superior, pois na Africa do sul a maioria das pessoas que ali residiam era negras. Não acho que essa comparação nos dias de hoje acabou, vejo isso nas cotas de universidades, todos temos a mesma capacidade, assim como todos nós temos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  52. 3°4 Rosângela Felix n°20
    O Apartheid é um regime discriminatório, que causou muitos problemas na região onde foi implantado, esse regime transformou-se o foco de revoltas e o centro de preocupações de grandes potencias,pois a África foi divida em dois territórios em que 87% seja da minoria (a parte das pessoas brancas) e o restante o da maioria (a parte das pessoas negras).Ainda bem que o Apartheid teve seu fim e agora tanto na África como em qualquer outro lugar os negros devem ser tratados com os mesmos direitos que os brancos,pois cor da pele não define o seu caráter.

    ResponderExcluir
  53. 3º4 Lucas A. nº11

    Os negros só podiam entrar em suas cidades para trabalhar,eles não tinham direito de nada,nem ao menos para plantar as coisas.O racismo era tanto que não podiam negros fazerem sexo com bracos.
    Mas em 1990 o Nelson Mandela foi eleito presidente e da Africa do sul e iniciou o processo de fim desse regime. Então graças a ele os negros ganharão o direito igual a de todos os outros.

    ResponderExcluir
  54. 3°4 Matheus N°27
    No Sec.XX o preconceito ja exitia e ate os dias de hoje o Preconceito existe em nossa sociedade e esta crescendo cada vez mais os.
    Negros só podiam partir de suas cidades para outras se fosse para trabalhar não tinham direitos em nada , os Brancos sempre foram superiores aos Negros em todos os sentidos os negros eram a maioria e os brancos a minoria mesmo assim eram submetidos a essa minoria de brancos e prestavam serviços a eles mais depois q Nelson Mandela foi eleito a presidente se iniciou uma nova era para os negros com o fim desse regime

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...