quarta-feira, 24 de outubro de 2012

3º EM Sociologia etapa 2 o papel transformador de esperança e da utopia

De a cordo com o texto na Pagina 19, do caderno do aluno sob  título: " O Papel transformador da esperança e da utopia" proceda:

 - Leitura;
 - análise;
 - produção de texto crítico por meio de um comentário;
 - postar no campo:" comentários" do blog iniciando assim...
3º ano ____ + seu nome + seu nº para avaliação imediata constando de no mínimo (cinco) 05 linhas:

66 comentários:

  1. Aline Santos N°01 Serie 3°1

    O texto fala sobre um homem que lutou sua vida inteira, para mudar tudo o que ele acreditava ser errado. E a lutar por seus direitos, mostrar o que realmente era justo, ao mundo. Criou varias comunidades, uma delas onde pregava a resistências da dominação. Ou seja queria provar que todos tem o mesmo direito a pesar de todas as diferenças.

    ResponderExcluir
  2. 3º1 Jefferson Camargo Nº 14

    O texto da pagina 19 vem falando sobre a luta de Mohandas Karamchand Gandhi pelos direitos dos Indianos que viviam na África Sul. Essa sensibilidade de Gandhi para as questões sociais foi despertada em uma viajem de trem, onde um sujeito o descriminou por ter uma cor mais escora que a do mesmo.
    Gandhi começo a levar uma vida fora da sociedade de tal forma que ele mesmo "fabricava" suas próprias roupas, ele fundou uma comunidade autônoma os que ali residiam deveriam juntar abster-se de carne,sexo e álcool, ali ele pregava a resistência a dominação e o boicote aos produtos britânicos.

    ResponderExcluir
  3. nome:anderson oliveira da silva n:03 serie:3°1

    Gandhi iniciou na africa do sul sua luta pela melhoria de vida dos indianos que ali viviam.na africa do sul nenhum indiano podia possuir terras,e era ainda obrigado a pagar uma taxa de residencia so por serem indianos.essa luta que começou pela indignaçao com as condiçoes de vida dos indianos na africa do sul e continuou na india,tornando a forma da utopia trasformadora.
    Por gandhi ter feito tudo isso pelos indios e os outros povos ele passou a ser chamado ainda em vida de mahatma,ou seja de grande alma;

    ResponderExcluir
  4. 3º1 João Carlos Campos nº18

    Gandhi lutou a sua vida inteira, pelos atos certos, começou a realizar trabalhos manuais onde ele por ser ser vegetariano começou a fazer jejuns. onde foram usados como forma de convencimentos em seus protestos não violentos, portanto ele queria provar o mesmo a todas as diferenças.

    ResponderExcluir
  5. 3º1. Samantha de Mello. nº29.

    O texto fala sobre a luta de Gandhi, para construir uma sociedade melhor. Ele influenciou muitas pessoas com seus pensamentos de melhoria, também houveram muitas criticas por suas ações, porem todas estas são admiráveis, ele lutava por causas nobres e dava o seu melhor para conseguir que os indianos tivessem melhores condições de vida, defendia seu povo que era descriminado, humilhado e maltratado.Tentou trazer liberdade, transformação e boa convivência, trouxe a muitos uma nova forma de viver, de pensar e de agir!

    ResponderExcluir
  6. 3º1 João Vinicius C. Souza Nº34


    Desde os tempos mais remotos há discriminação entre as pessoas,e a maioria de nós parece não se importar com isso desde que não nos afete, mas existem aqueles que se importam e fazem tudo que podem para mudar esta situação, e a história de Gandhi é um exemplo perfeito disso. Um homem formado em Direito na Inglaterra, culto e inteligente que teve seus olhos abertos para as questões sociais da vida quando fora tratado como se fosse uma pessoa inferior na primeira classe de um trem, apenas pela cor de sua pele.
    A vida de Gandhi nos ensina que devemos não devemos escolher as pessoas pela cor da pele ou pela classe social, e sim, pelo que as pessoas são por dentro. Cabe a nós nos importar hoje, com as desigualdades e discriminações que não ocorrem apenas na Índia, mas sim em todo o mundo. Muitos podem achar que Gandhi não conseguiu realizar seus planos, mas sem ele, o mundo que conhecemos hoje seria um pouco menos igualitário.

    ResponderExcluir
  7. 3°ano1 Ana Paula N°02

    Gandhi foi um grande personagem na india, pois pertencia á subcasta dos vaixas (mercadores e agricultores) que era uma classe social boa, mas mesmo assim se importava com os pobres e defendia os indianos menos favorecidos em meio a sociedade desigual. Seu ponto de vista era de uma sociedade com liberdade e igualdade, tanto racial quanto social (um exemplo disso é etnias e o sistema de castas). Não fazia justiça lutando com armas, mas sim com palavras e seu proprio jeito de viver se privando de varias coisas.

    ResponderExcluir
  8. 3°1 Mateus Pires n°25

    De acordo com o texto, Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar, na Índia, em 2 de outro de 1869. Era conhecido ou é conhecido por Gandhi, foi um homem que lutou pelos diretos da igualdade em seu país, e consequentimente ao contrariar a lei foi várias vezes preso intencionalmente.
    No entanto, o que chamava a atenção enquanto estava preso era por fazer jejuns de seus protestos não violentos.
    Enfim, foi assassinado por um radical hinduh, no qual ele lutava literalmente pela transformação da sociedade Indiana.

    ResponderExcluir
  9. 3°1 BIANCA C. SOARES n°04

    Mahatma Gandhi foi um homem esplendor , pois lutou pela liberdade de seu pais e tbm com muita vontade ajudou a população a acabar com as “castas”, sendo assim deixando a população igualmente e sem diferenças!
    Apesar de anos de sua morte , ele ainda nos ensina como lidar com dificuldades fazendo-nos pensar como agir e também lutar para ter uma vida agradável .

    ResponderExcluir
  10. 3º1 Larissa Sobral N°19

    Gandhi foi um grande defensor das questões raciais e sociais, que seu objetivo era conseguir igualdade e liberdade entre as etnias.
    Homem que expressou personalidade iniciativa e motivadora e possui um unico foco ''JUSTIÇA''.
    Realizou diversas ações de justiça movidas não com armas, mais sim, com atitudes e palavras sábias.
    O verdadeiro homem é aquele que usa de sua sabedoria e não do seu orgulho!

    ResponderExcluir
  11. 3º1 Lucas Mirarchi n°22
    O testo vêem falando sobre Gandhi, que se formou em direito e chegou a morar na África do sul, e lá inicio sua luta pela melhoria da vida dos Indianos.
    Ele defendia a convivência pacífica entre hindus e muçulmanos e lutava por igualdade por achar que todos deviam ter o mesmo direito.
    Enfim, ganhou o nome de mahatma ou grande alma por sua abnegação e ajuda ao próximo.

    ResponderExcluir
  12. Caroline Leite Lopes n°08 série:3°1

    Gandhi teve Sua luta pacífica através da Satyagraha, o caminho da verdade, a não violência, além de trazer para a Índia a independência política.
    Gandhi foi assassinado no dia 30 de janeiro de 1948 por um hindu fanático que não o aceitava . Gandhi dedicou sua vida há cuidar dos direitos dos outros e por isso, devemos urgentemente recordar a herança do Mahatma Gandhi e atualizá-la para nós e para toda a humanidade.

    ResponderExcluir
  13. Bruna Freire nº06 série: 3º1
    Utopia é um lugar perfeito, imaginário.
    A história de Gandhi retrata de forma real a trajetória de um dos maiores pensadores, ele usava o poder da palavra como um meio de Revolução. (Um idealizador e um fundador do moderno Estado indiano e influente defensor da não agressão e a forma não violenta de protestar, conhecida pelo nome de Satyagraha).
    Tais caminhos percorridos seguiam um padrão único a Busca pela Verdade ou o Caminho da Verdade, verdades essas que desde aquela época todos já sabiam, só que duvidavam da mesma, do amor, da força que tais sentimentos exercem sobre a multidão.
    A sua conduta é única e mesmo não sendo nenhum pensador, um formador de opinião, um líder, ela sempre servirá de exemplo para milhares de pessoas. Muitas vezes pensamos que não, mas quase sempre as pessoas prestam atenção em nós!

    ResponderExcluir
  14. 3º1 Jhennifer Bertanha nº17
    Nascido em 2 de outubro de 1869 Gandhi, formou-se em direito na Inglaterra e lutou pela melhoria de vida dos indianos na Índia onde começou a dar inicio a sua profissão, onde sentira-se comovido com a situação desfavorável em que se encontravam e o preconceito que enfrentavam. Essa iniciativa de ajudar os indianos deu-se ao fato dele mesmo ter sofrido preconceito durante uma viagem de trem, onde foi vitima de preconceito devido sua cor.
    Algumas obras incentivaram as idéias de Gandhi que com o decorrer do tempo ficou conhecido como um defensor dos direitos humanos contra a discriminação na África.
    Fundou comunidades e fazia questão de desobedecer leis para mostrar a injustiça que eram impostas. Foi também um defensor do fim intocabilidade dos dos dalits, que eram considerados como filhos de Deus por Gandhi. Em 1948 Gandhi foi assassinado por um radical hindu. Portanto pode-se concluir que a história de Gandhi é uma forma de mostrar que revoluções podem ser feitas com o intuito de modificar toda uma sociedade.

    ResponderExcluir
  15. 3°1 Bruna Marrafon n°05
    Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, casou-se aos 13 anos, e viveu com sua esposa até o final de sua vida. O “revolucionário” formou-se em Direito na Inglaterra, onde exerceu a profissão na África do Sul, durante um certo período de sua vida, lutando por melhores condições de vida dos indianos. A descriminação de Gandhi, começou numa viajem de trem, onde uma pessoa branca, fez com que ele se retira-se do seu lugar, devido sua cor. Ao se recusar a sair do trem, Gandhi foi jogado para fora. Gandhi, acreditava que a busca por bens materiais atrapalharia a realização de sua utopia, então com menos de 40 anos, Gandhi fez o voto de castidade que manteve por toda sua vida. Gandhi, fazia os trabalhos de casa, e começou a confeccionar suas próprias roupas. Gandhi, era vegetariano, e isso o ajudou na forma de convencimento em seus protestos não violentos.Na Índia Gandhi, fundou uma comunidade no qual todos não comiam carne, tomavam álcool, ou praticava sexo. Gandhi, envolveu-se em muitas brigas, e fazia de tudo para ser preso, por assim, mostrava justiça. Ele foi defensor do fim dos intocáveis, que eram considerados como filhos de Deus por Gandhi.Concluímos que Gandhi só queria mudar a historia dos índios e negros que sofriam descriminação.

    ResponderExcluir
  16. 3°1-Marcelo Rodrigues-n°23
    -analise=
    Eu entendi de acordo com leitor, que o texto fala sobre uma homem que ajudava a Àfrica do sul e ele caso com 13 anos e viveu mais de 60 anos com sua esposa.
    Mais dai tinha uma lei que tinha, que as pessoas não podia fica na rua depois das 21 horas e eram obrigados viverem em guetos, sem ter terras e os indianos eram obrigados a pagar taxas e com isso
    foi indo ate o final.

    ResponderExcluir
  17. 3º1 Wellington G. Rodrigues Nº 31

    Se há alguma lição que podemos tirar da história de Gandhi é que na vida devemos sempre lutar
    contra a violência e injustiças do governo sem usar a violência.
    Mahatma Gandhi era alguém que tinha estudo e uma boa condição financeira, mas ainda assim
    abriu mão de tudo isso para viver uma vida em prol dos menos favorecidos

    ResponderExcluir
  18. 3°1 monique N°:26
    Gandhi nasceu na índia e se casou aos 13 anos de idade porque esse era um costume na índia,e viveu com ela por mais de 60 anos até ela morrer.
    Ele se formou em direito na inglaterra e lá ele exerceu sua profissão.Muitos indianos iam para a áfrica do sul em busca de uma boa vida mas na verdade eles sofriam muito por ir pra lá.Gandhi também sofreu com o preconceito e essa foi uma das causas que fez ele lutar pelos direitos humanos e outras coisas.Ele também era contra a violêncoia ele sempre fazia seus protestos sem usar a violência.

    ResponderExcluir
  19. 3°2 Guilherme Batistela n°19

    O texto nos diz uma lição de vida, pois Gandhi depois que foi humilhado em um trem por ser negro , começou a lutar por seus direitos , contra a violencia e contra a injustiça das leis , ele sempre lutou pela liberdade da India , e nos mostrou que nao importa se a pessoa é negra ela terá sempre os mesmos direitos de qualquer pessoa. e Gandhi conseguiu o que queria e foi chamado de Mahatma Gandhi que significa "Grande Alma".

    ResponderExcluir
  20. 3°2 Matheus Teixeira Carlos nº25

    Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, na índia pertencendo a uma família de baixíssima casta, foi formado em direito , ele lutou pelo povo que imigrou para a áfrica do sul em busca de melhores condições de vidas e sofriam preconceito. Ele retornou a índia e morreu assassinado por um radical hindu.

    ResponderExcluir
  21. 3º2 Francielle Freitas nº16 3º2

    Gandhi foi um líder indiano que lutou contra a colonização da Índia utilizando métodos de não violência, ele não concordava em se submeter e estava disposto a dar até a vida se necessário, Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica, colocando em prática a política de desobediência civil.

    ResponderExcluir
  22. 3°2- Bruna Nayara n°09
    Gandhi firmou-se como um grande defensor dos direitos humanos.Se manifestava através de protestos não violentos como forma de convencimento,com seu retorno á Indía fundou comunidades autossuficientes e autônomas , assim sendo eternizado como "Mahatma" grande alma afim de acabar com a descriminação.

    ResponderExcluir
  23. 3°2 Paulo Henrique n°29

    o texto nos transmite uma liçao de vida,superaçao e luta pois gandhi lutou para obter uma condiçao de vida melhor,porque seu país,india era muito dificíl de viver pois os povos de seu psís viviam em miséria e tinha muito preconceito entre tantas essas coisas ele fez muitos protestos,para obter seus direitos.

    ResponderExcluir
  24. 3°2 João Paulo n°23

    O texto fala de um homem que lutava pelos seus direitos, pois na época em que vivia,o preconceito,as injustiças e a violência estava reinando contra seu povo,então,Gandhi decidiu modificar sua vida em prol dos necessitados e passou a ter uma vida exemplar e simples para provar seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  25. 3°2 Francielle Santos N°:15
    Gandhi nasceu na índia e se casou aos 13 anos de idade, porque esse era um costume na índia,e viveu com ela por mais de 60 anos até falecer. Gandhi foi um grande defensor das raciais e sociais, que seu objetivo era conseguir igualdade e liberdade .
    Ele expressou personalidade iniciativa e motivadora e possui um unico proposito que era ''JUSTIÇA''.
    Realizou diversas ações de justiça movidas não com armas, mais com atitudes e palavras que ele usava.
    O verdadeiro homem é aquele que usa sua sabedoria um grande sucesso e com seus proprios costumes, e assim Gandhi Foi um otimo exemplo para a nossa sociedade .

    ResponderExcluir
  26. 3º2 Muriel Berg Delfino Nº27

    Gandhi era um pacifista ou seja lutava por sua ideologia sem utilizar de violência, ele estudou advocacia e lia muitos livros talvez por isso ele se importava mais com a liberdade e felicidade do povo do que com seu próprio bem estar, antes e depois de Gandhi existiram alguns homens que fizeram tanta diferença quanto ele e esses homens são os que apesar de todos os problemas mantêm nossa sociedade em ordem para que todos possam cada vês mais ter igualdade.

    ResponderExcluir
  27. 3º2 Caroline nº: 12
    Gandhi foi defensor dos direitos humanos e foi contra a discriminação,casou-se aos 13 anos,que era costume na Índia, e foi assassinado em 1948.Foi também um defensor do fim da intocabilidade, pois os considerava filhos de Deus depois de sua ações passou a ser chamado em vida por Mahatma ou seja,"grande alma".

    ResponderExcluir
  28. 3°2 Patricia Araujo Borges n°34

    Gandhi foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha, ele ajudou a libertar a Índia do governo britânico, inspirando outros povos coloniais a trabalhar pelas suas próprias independências e em última análise para o desmantelamento do Império Britânico e sua substituição pela Comunidade Britânica

    ResponderExcluir
  29. 3º2 Bruna Fernandes nº07
    O texto relata por quais situações Gandhi passou por lutar pelos direitos dos indianos.Onde os mesmos passavam fome, miséria e também por preconceito pelo simples motivo de serem imigrantes, após Gandhi ter passo por um constrangimento em uma viagem de trem foi onde começou a sua luta contra a desigualdade social, pela melhor condição de vida dos indianos que residiam na Africa do Sul, tomando forma de utopia.

    ResponderExcluir
  30. 3º2 Nathalia de Lima nº28
    O texto relata como foi a luta de Gandhi pelo direito dos indianos, contando como foi que começou essa “guerra” contra a sociedade, onde durante uma de suas viagens foi expulso de um trem pelo fato de que um homem branco se recusou a viajar ao lado de um homem moreno. Depois desse absurdo foi que Gandhi começou sua luta contra a descriminação e maus tratos que os indianos viviam, ele era completamente contra descriminação lutando em prol da igualdade social.

    ResponderExcluir
  31. Brenda D. Rodrigues 3º2

    Líder pacifista indiano,Principal personalidade da independência da Índia, seu nome verdadeiro é Mohandas Karamchand Gandhi. Mahatma significa “grande alma”. Forma-se em Direito em Londres e, em 1891, volta à Índia para praticar advocacia. Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia um movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Em 1922 organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado a seis anos, mas sai da prisão em 1924.
    ceita a divisão do país e atrai o ódio dos nacionalistas hindus. Um deles o mata a tiros no ano seguinte. Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.

    ResponderExcluir
  32. 3°2 Tamires Marcela n°31

    Na india, Gandhi lutou pelo preconceito racial e social, pois nao achava justo as pessoas das classes baixas serem humilhadas. se nos, pararmos para pensar na teoria de Gandhi, no nosso dia-a-dia, nos deparamos muito com preconceito pois as pessoas nao estao se importando, se estao ferindo ou nao sentimentos das pessoas, isso vem aumentando cada vez mais na nossa sociedade.
    No meu ponto de vista, nos deveriamos tratar todos iguais, pois Deus não nos escolhe de como nos somos for fora mais sim por dentro.




























































































































































    ResponderExcluir
  33. 3º 2 ANDRÉ LUIS DE SOUSA 04
    Uma história que fascinou aquele século,mudou centenas de pessoas que acreditaram em seu posicionamento,revolucionou o país da Índia.fundou comunidades que esperavam solucionar problemas e principalmente conseguiu a libertação da Índia.

    ResponderExcluir
  34. 3º2 Bruna Moreira Piloni Araujo, nº08
    Mohandas Karamchad Gandhi também conhecido como Mahatma Gandhi, pelo fato de ter uma "alma grande" e lutar não somente pela libertação da Índia do julgo inglês, mas também por ser a favor de uma profunda transformação da sociedade indiana.
    Vários livros influenciaram as ideias de Gandhi na construção de sua utopia por uma vida melhor em sociedade. Embora fosse formado em direto Gandhi não seguiu sua carreira por muito tempo, lutava por uma sociedade sem exclusão seja ela social, racial e por isso que ele lutou para o fim do sistemas de "castas". Além disso era contra qualquer tipo de violência, seus protestos eram realizidos pacificamente.

    ResponderExcluir
  35. 3°2 Gabriela de Oliveira n°17
    Mesmo depois de morto Gandhi é reconhecido mundialmente por seus feitos na sociedade indiana. Disposto a ajudar o próximo, ajudar a Índia a ganhar sua liberdade e transformar a sociedade indiana. Gandhi pode ser visto como um líder indiano que ganhou diversos seguidores passando por muitas dificuldades em sua vida Gandhi hoje é para nós um exemplo de homem.

    ResponderExcluir
  36. 3°2 Gleicielle Brito n°:18

    Gandhi foi um grande homem que sensibilizou seu povo a Desobediência Civil por meio da não violência, ao passar por um episódio de preconceito ele decidiu lutar pela melhoria das condições de vida na India, ele acreditava na Libertação da India e por isso teve várias ideias como por exemplo a de igualdade e valor para todo tipo e trabalho e a dignidade do trabalho manual das pessoas. Apesar de suas ideias serem ignoradas por todos ele teve um conceito de sociedade perfeita. Por ter sido um exemplo a todos é chamado de Mahatma "grande alma", que eu considero sem dúvida o melhor "apelido" dado a ele.

    ResponderExcluir
  37. 3°2 IGOR HENRIQUE C SILVA N° 20

    GHANDI TENTOU ACABAR COM A DESIGUALDADE RACIAL,SOCIAL E COM O OBJETIVO TINHA EM CONSEGUIR A IGUALDADE E A LIBERDADE SEM TRABALHAR COM QUALQUER TIPO DE VIOLENCIA . A BUSCA DA VERDADE, TAMBÉM ISPIROU GERAÇÕES DE ATIVISTAS DEMOCRATICOS A ANTI-RACISTAS, FREQUENTEMENTE GANDHI AFIRMAVA A SIMLICIDADE DE SEUS VALORES,DERIVADOS DA CRENÇA TRADICIONAL HINDU.

    ResponderExcluir
  38. Moriel Nº26 3º2



    No texto da pagina 19 do caderno do aluno fala sobre o os indianos e seus obstáculos para conseguirem seu lugar na sociedade.Gandhi iniciou na África do Sul sua luta contra todos que tinham preconceito contra os indianos, assim que conseguiu igualdade na África do sul ele partiu de volta para índia para continuar La o que avia começado na África do Sul.Chegando La ele recebeu o nome de mahatma ou seja grande alma

    ResponderExcluir
  39. Caio Teixeira Nº11 3º2

    O texto fala de Mohandas Karamehad Gandhi, mais conhecido como "Mahatma" Gandhi ele era um homem determinado a acabar com o preconceito na Índia,e acabar com as rivalidades.
    Ele se baseava na resistência não-violenta, desapegado a bem materiais fundou sua comunidade autonoma, como forma de protesto. Foi preso varias vezes por mostrar a realidade da sociedade, e tambem por ir contra as leis. Foi morto em 1948 por um radical hindu. Ele foi um homem inspirador e defensor das crenças de seu povo, foi um homem " exemplar ".

    ResponderExcluir
  40. Thais Meira Oliveira n°32 3°2

    GHANDI, um pacifista e um dos libertadores da Índia.Ele freqüentemente traduzindo o caminho da verdade inspirando gerações de ativistas democráticos e anti-racistas.Ajudou como pode a áfrica do sul lutando contra violências preconceitos e direito humanos.Sempre protestou contra a violência , tentou de tudo dentro do correto para mostrar o caminho certo querendo justiça para mudar a historia da descriminação , tendo sempre com ele suas obras de incentivo para iniciativa para liberta situações desconfortáveis e formar uma verdadeira sociedade.

    ResponderExcluir
  41. 3°2 Ana Carolina Voigt N° 03
    Gandhi foi capaz de abrir mão de seus interesses particulares, para lutar em prol da humanidade, tinha uma grande espiritualidade e tinha um grande talento político, usado como arma para libertar seu povo. Gandhi foi um pacifista convicto, que sempre pregou uma doutrina de “não violência”. Seu desejo era que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos, entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade. Suas frases e mensagem deixam claro a sua sabedoria e sua pureza interna, sua vida condiz com seu nome Mahatma: "Grande alma"!

    ResponderExcluir
  42. 3º2 marcio mendes nº24
    gandhi lutava para tentar mudar tudo aquilo que ele achava de errado.gandhi inicio sua tarefa na africa do sul ele lutou para acabar com a desigauldade entre a sociedade.gandhi tambem criou varias comunidades espalhadas pela india.suas mensagens era clara e sabia,por isso ele cndiz com um nome mahatam "grade alma"!

    ResponderExcluir
  43. Gandhi , um homem de principios que buscou sempre o caminho da verdade.Um
    homem que acreditava na libertação da india.
    Conhecido como a grande alma,ele era uma pessoa de simplecidade que buscava
    princi­pios e uma verdadeira formação de sociedade.
    Lutou contra a agressão,com uma forma não-violenta de protesto,como um meio de
    revolução,inspirando um protesto anti-racistas e sempre afirmando os valores da
    crença.Ele com sua inteligencia ajudou o povo de uma forma deficil de ser
    compliendida mas correta.Ja tendo passado por muitas umilhações em seu rumo, ele é
    um exemplo de vida que ganhou varios seguidores com seu modo de ajudar ao
    proximo lutando por todos tentando obter a igualdade social.

    ResponderExcluir
  44. 3º2 Douglas Donato Estrafati nº13
    Gandhi nasceu na índia em 1869, estudou direito na Inglaterra.
    Ele foi um homem que lutou muito pelo direito da civilização , marcado pela forma de protesto dele , que não usava agressão e sim uma forma de jejum , passando dias sem comer.
    Gandhi toda vez que desobedecia a lei nos protesto esperava ser prezo ,para mostrar para a população as injustiça que avia no pais .
    Uma das maiores lutas dele foi a libertação da índia em 1947, mais logo em seguida ele foi morto por um Radical Hindu em 1947.

    ResponderExcluir
  45. 3°4 Rosângela Felix n°20
    Gandhi lutou pelo preconceito racial e social,Criou varias comunidades, uma delas onde pregava a resistências da dominação. Ou seja queria provar que todos tem o mesmo direito a pesar de todas as diferenças.

    ResponderExcluir
  46. 3°4 Ludmila da silva santos n°13

    O texto nos transmite uma liçao de vida,superaçao e luta pois gandhi lutou para obter uma condiçao de vida melhor,porque seu país,india era muito dificíl de viver pois os povos de seu psís viviam em miséria e tinha muito preconceito entre tantas essas coisas ele fez muitos protestos,para obter seus direitos.

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...