terça-feira, 6 de novembro de 2012

3º ano EM Semana de 05 à 09 de novembro.



De acordo com o texto das páginas 25 e 26 do Caderno do Aluno Volume 4
Proceda:
- Leitura do texto
- Análise do texto
- produção de um novo texto crítico por meio de um comentário

Lembrando que texto crítico Não é resumo!!! Terceiro anistas!!!!!!

- postar no campo comentários do blog iniciando assim
3º ano ____ + seu nome + seu número
( nesta mesma ordem necessáriamente)
para avaliação imediata constando de no mínimo (cinco) 10 linhas:

110 comentários:

  1. 3°1 clever da silva santos n°09

    Esse texto aborda a uniao do povo contra o governo,se eles não revogasse algumas leis ligadas ao apartheid. O lider de tais boicotes era mandela que viajou o pais a recrutando varios voluntarios começaram cantando e gritando por liberdade, com o passar do tempo jah mais de 8 mil manifestantes estavam presos.ao final de 1952 o total de membros do partido havia passado de 20 mil a 100 mil.A carta de liberdade de 1955 era um documento que não so os negros mas pessoas de varias etnias,escreveram como um documento que oficializava a indiganação deles com a situação.esse documento foi lido em varias linguas e resultou em uniao de varios congressos,em 1956 mandela foi preso e condenado a pena de morte mas a repercusao de sua prisao e jugamento fizeram ele se libertado,em 1961 ele foio declarado inocente,em 1962 foi preso mas uma vez e condenado a perpetua em 1964.so foi liberto em 11 de fevereiro de 1990 depois de 27 de prisao por ordem de FREDERIC DE KLERK mandela já tinha seus 71 anos em 1994 assim pode assumir a presidencia do pais na 1° eleição multirracial da afriaca do sul .

    ResponderExcluir
  2. 3°1 lucas mirachi n°22

    O texto fala que o povo era contra o gover, O lider era nelson mandela que viajou o pais a recrutando varios voluntarios , com o passar dos anos 8 mil manifestantes estavam presos. Isso se tornou uma carta de liberdade era um documento que não so os negros mas indianos e dissidentes brancos elesescreveram um documento que falava sobre indiganação deles.esse documento foi lido em varias linguas e resultou em uniao de varios congressos, mandela foi preso e condenado a pena de morte mas a repercusao de sua prisao e jugamento fizeram ele se libertado, ele foi declarado inocente,depois foi preso mas uma vez e condenado a perpetua em 1964.so foi liberto em 11 de fevereiro de 1990 depois de 27 de prisao mandela já tinha seus 71 anos em 1994 assim pode ser eleito a presidencia do pais na 1° eleição multirracial da afriaca do sul .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandela! nome próprio deve ser grafado com letra maiúscula! África também, outras várias palavras estão escritas erroneamente, seu texto Lucas, é um resumo e não um texto crítico, como pedi. N intenção esta apenas um pouco melhor que de seu parceiro...

      Excluir
  3. 3° 1 LARISSA SOBRAL N°19

    Como podemos ver, Nelson Madela queria apenas dar liberdade para as pessoas que eram impostas ao sofrimento, brigava com o governo para que eles cancelassem varias leis induzidas no apartheid a população negra entre outras etnias ainda eram mantidos sem direito algum. O foco de Madela era Liberdade uma coisa difícil que era de se negociar com a minoria branca, então, por ato de coragem induziram a alguns voluntários a praticarem uma campanha que gritavam por liberdade; Pra nós vermos que ponto que podemos chegar com a prisão social em que a política nos remete. A liberdade foi declarada para estes povos que não tiveram privilégios na vida passada, hoje há liberdade para tudo...tudo não cada ser tem um limite determinado pelo governo.

    ResponderExcluir
  4. 3°1 JÉSSICA ALVES N°16 Nelson Mandela era a favor dos negros e ele queria que a lei do APARTHEID fosse suspensa para dar liberdade ao seu povo,iniciou uma campanha que era cantando e gritando que não deu muito certo,por conta desse passe que era obrigatório todos terem inclusive os negros,porque se não tivesse iria para a cadeia,com esse propósito de tirar esse passe Nelson Mandela foi condenado a morte pelos brancos,naquela época tudo era diferente quem comandava era os brancos,e os negros não tinham voz pra nada e o que os negros tinham que fazer e o único jeito é obedecer as leis dos brancos,que agora não vale nada,e agora Nelson Mandela é presidente da África do sul.

    ResponderExcluir
  5. Mandela! nome próprio deve ser grafado com letra maiúscula! África também, outras várias palavras estão escritas erroneamente, seu texto Klever, é um resumo e não um texto crítico, como pedi.

    ResponderExcluir
  6. 3º1. Samantha de Mello. nº29.

    Pessoalmente acho que o texto expõe a situação politica e social da Africa do Sul, mostra o quanto o povo era injustiçado, o governo declara leis que eram 'contra' os cidadãos, que só prejudicavam o avanço populacional, os negros e os brancos eram diferenciados como animais, os locais onde os negros podiam frequentar eram delimitados, e ainda havia condições para que pudessem frequenta-los, por causa desses e outros discriminamentos o CNA liderou uma revolta popular contra algumas leis, sem violência, onde o povo lutava por liberdade. Apesar de as leis não terem sido desfeitas, o povo adquiriu esperança de que poderia construir um lugar melhor para se viver. A Carta da Liberdade foi um documento apoiado por varias etnias que encorajou ainda mais o povo a lutar para construir uma pátria melhor.

    ResponderExcluir
  7. Denys Nº10 3º1

    Nos tempos de escravidão, Mandela era contra a lei apharteid e lutava contra isso, induzia os negros a ser contra isso viajava pelo mundo recrutando voluntários, realizava campanhas, mais na época os negros não tinha voz pra nada, tempos depois Mandela foi condenado a prisão perpétua.

    ResponderExcluir
  8. 3º1 Maria Carolina Nº24

    Nelson Mandela foi mais um dos líderes ao combate das diferenças ocorridas na África contra os negros, á procura de uma sociedade igualitária, seu incentivo e iniciativa fez com que todos aqueles que se sentiam injustiçados começassem a lutar e a se reerguer, buscando por seus sonhos e ideais.
    Foram usados materiais para que fosse revertidas a situação, tais como a carta da liberdade muito importante para que fosse possível a chegada de suas opiniões ao poder maior, tanto do povo africano como indiano, e de todos aqueles que não concordavam com tal feito, porém Mandela sempre se mantinha “refém” de condenações que o impossibilitava de continuar, mesmo assim, após ser inocentado, e preso novamente, consegue por fim torna-se presidente.

    ResponderExcluir
  9. 3º1 Jefferson Camargo Nº14

    Em 1952 Nelson Mandela início uma campanha de boicote a legislação das leis ligadas ao apartheid. Mandela viajou pelo para recrutar voluntários a estratégia de Mandela era não violência e de aceitar o sofrimento sem retaliação.Aqui vem nos mostrando que se o povo se unir e lutar por aquilo que nós queremos a possibilidade de nossa união resultar em coisas positivas são grandes,um grande exemplo foi Nelson Mandela que luto pelo seu povo e foi preso mais de duas vezes, sendo que uma das prisões estipulada para ele foi a condenação a morte e outra foi a prisão perpétua.Em 1990 com 71 anos de idade Mandela foi solto da prisão e 1994 foi eleito presidente do país na primeira eleição multirracial da África do Sul.

    ResponderExcluir
  10. Pedro Cerebel n°27 3°1

    Nelson Mandela era contra a lei do passe, e por isso ele viajou pelo mundo a procura de voluntários para iniciar uma campanha para a liberdade. Mas como naquela época os negros não podiam falar, nao tinham autoridade nenhuma ele foi preso condenado a prisão perpétua.Só foi libertado em 11 de fevereiro de 1990 quando ja tinha 71 anos.Em 1994 foi eleito presidente da África do Sul.

    ResponderExcluir
  11. 3° 1 JENIFER LAIS N°15



    O TEXTOS FALA QUE NELSON MANDELA BRIGAVA COM O GOVERNO POR LIBERDADE ,MAIS A CARTA DE LEBERDADE EM PUBLICO E NELSON VIVEM DA CADEIA COMPLETAMENTE SUA VIDA INTEIRA .
    MAIS PARA ALEGRIA DE NELSON MANDELA SE –ELEIGEU PARA PRESIDENTE E GANHOU COMO PRESIDENTE DO PAÍS DA AFRICA DO SUL.

    ResponderExcluir
  12. 3º1 Bruna Marrafon Nº5

    O texto retrata o que seria a parte mais difícil da vida de Mandela, quando ele criou um partido de oposição
    ao governo opressor da África. Para isso, viajou pelo país buscando voluntários para a campanha cantando e gritando
    por liberdade, campanha esta que se espalhou pelo país, mas foi contida pela polícia. Houve muita luta, e ainda assim parecia não haver mais esperanças, quando Mandela foi preso e condenado a morte, então, graças a repercurssão de sua prisão foi libertado. Mas não era o bastante, quando em 1962 foi preso novamente e mantido preso por pouco mais de 27 anos. Em 1991, finalmente foi liberto, e então na primeira eleição multirracial foi eleito presidente do país. O que nos faz acreditar que mesmo que demore, ainda há justiça neste mundo.

    ResponderExcluir
  13. 3º1 João Vinicius Nº 34


    A opressão em solo africano foi poderosamente efetiva por diversos anos, anos esses em que Mandela lutou bravamente contra a injustiça e desigualdade social. Suas idéias se alastraram por todo o território da África do Sul, angariando diversos voluntários na luta contra o apartheid, mas, infelizmente, grande maioria destes protestos foram calados e contidos pela polícia. Mesmo com tantos problemas e dificuldades, e sem nenhuma certeza de que as coisas dariam certo um dia, Nelson Mandela manteve-se firme e coerente com seus objetivos, sempre motivando seus seguidores, e mostrando o quão bons eram seus ideais. Depois de ser preso duas vezes e condenado à pena de morte; passados pouco mais de 27 anos dentro da cadeia, ele pode finalmente ser livre e ser eleito na primeira eleição multirracial em seu país. Foram necessários muitos anos, mas creio que daquele dia em diante, todos passaram a acreditar um pouco mais na justiça de um país que em outra época fora tão injusto.

    ResponderExcluir
  14. 3º1 Bruna Freire nº 6


    Mandela foi preso e condenado ao começar uma campanha por liberdade em 1952 em busca de leis ligadas ao apartheid , ele queria mostrar o potencial do povo Sul Africano e estabelecer entre eles a possibilidade de uma sociedade igualitária. Em 1956 Nelson Mandela foi preso novamente e foi decidido condenar ele por traição, mas a repercussão internacional de sua prisão serviram par que ele fosse libertado da prisão. Mas em 1964 foi novamente preso e condenado a prisão perpetua. Mandela foi libertado em 1990 e em 1994 ele foi eleito presidente do país na primeira eleição multirracial da África do Sul.

    ResponderExcluir
  15. 3°1 monique silva N°:26
    Em 1952 aconteceu a campanha de desafio,que era um protesto contra a lei do passe que foi uma lei que era extremamente severa principalmente contra a população negra da áfrica.Nesse protesto Nelson Mandela era o líder e ele viajou pelo país africano em busca de pessoas para o ajudarem,esse protesto era sem violência eles apenas queriam a liberdade da população principalmente dos negros que eram escravos em seu próprio país em pleno século XX.Foram várias pessoas em busca de uma sociedade igualitária e muitas delas foram presas por isso,as pessoas estavam cansadas de seguirem essas leis duras e resolveram correr atrás de seus direitos.Nelson Mandela foi preso várias vezes por apenas querer ser respeitado igual a toda a população branca,mas depois de um certo tempo ele foi solto e foi eleito presidente do país.

    ResponderExcluir
  16. 3°1Ana Paula,N°02

    O texto relata a luta de Nelson Mandela no apartheid por meio de campanhas que reuniu mais de 8 mil pessoas.Foi preso, mas não desistiu,em 1952 o numero de membros do partido havia passado de 20 mil para 100 mil. Atraves dele as pessoas começaram a lutar por meio de ações por seus sonhos, a carta da liberdade é um exemplo, escrita por negros e ate indianos, foi lida em varias línguas ao publico, mas no segundo dia de reunião do congresso, policiais armados subiram ao palco e confiscaram o material usado.
    Em 1956 Mandela foi preso novamente e ele quase foi condenado a morte, mas tempos depois ele foi novamente preso e condenado a prisão perpetua. Ficou preso por 27 anos e liberto pelo presidente da época e em 1994 foi eleito presidente do pais, na 1° eleição multirracial.
    O esforço de Mandela não foi em vão mesmo com tudo que ele teve que sofrer, pelas injustiças, mas ele venceu e tornou-se o presidente do pais que ele lutou para ser livre do preconceito.

    ResponderExcluir
  17. 3º1 Jhennifer Bertanha nº17

    Mandela criou leis e incentivou os demais com a ajuda de voluntários de toda a África, a qual tinham como objetivos a busca por liberdade e igualdade, porém, mesmo a lei espalhando-se rapidamente por todo o país os policiais não a aceitaram, e a conseqüência desses fatos resultou na prisão de Mandela por duas vezes e a condenação a prisão perpetua. Vale ressaltar que toda essa luta e desobediência de Nelson Mandela tinha um objetivo único, acabar com a dor e o sofrimento direcionados ao povo negro e possibilitá-los o direito de liberdade.Nelson foi uma contribuição para ocorrer a igualdade no mundo e um exemplo de superação de quem um dia foi vitima de racismo e hoje é um símbolo respeitado mundialmente. Ser eleito da África foi um ato mais do que justo e merecido.

    ResponderExcluir
  18. 3°3 matheus terra de santana n°25

    mandela viajou pelo pais recrutando voluntarios para q podesse acabar com aquelas leis que oprimiam o povo africano pois o povo africano estava sendo fortemente oprimido com a lei do passe e varias outras leis ligadas ao apartheid; O partido no começo tinha 20 mil partipantes e logo depois esse numero subiu para 100 mil, o modo que eles encontraram de manisfestacao e nao violencia foi sair cantando e gritando por liberdade em seis meses mais de 8 mil manifestantes haviam sido presos , mandela foi preso e condenado na tentativa de conter os prtestos mas nao adiantou muito, os protestos continuaram e mandela foi julgado e declarado inocente ele copntinuou seus protesto nao só em nome do povo africano mas em nome de todos aqueles que eram oprimidos por aquelas lei, no julgamento mas depois foi preso novamente dessa vez ele ficou preso até seus 71 anos e foi solto e na primeira eleiçao multirracial da africa do sul ele foi declarado pridente do país

    ResponderExcluir
  19. Guilherme nº08 3º3

    Nelson Mandela queria apenas dar liberdade para as pessoas que eram impostas ao sofrimento. Brigava com o governo para ajudar os negros,criou assim uma campanha com voluntários, cantando e gritando por liberdade. E a sua principal ''missão'' era que fosse suspensa a lei do APARTHEID para que desse liberdade ao seu povo.
    Nelson Mandela foi condenado a morte por crime de traição. Naquela época tudo era diferente quem comandava era os brancos,e os negros não tinham voz pra nada. Mandela hoje é um simbolo respeitado mundialmente,como um exemplo de quem foi vitima de racismo.

    ResponderExcluir
  20. 3°3 jhonatan damacena n°11
    conserteza Nelson Mandela foi o maior dos líderes ao combate das diferenças ocorridas na África contra os negros,buscando sempre uma sociedade igual para todos, quando viram oque mandela estava fazendo para buscar os seus direitos como um cidadão fez com que todos aqueles que se sentiam injustiçados e oprimidos começassem a lutar e a se reerguer, buscando por seus sonhos(justiça e liberdade) e ideais.
    o maior feito de mandela foi a carta de liberdade,esse foi o passo principal para que tudo se tornase possivel a chegada de suas ideias e opiniões ao poder q estava superior a todos,mais tinham aqueles que não aceitavam tal feito, porém Mandela sempre se mantinha prisoneiros de condenações que o impossibilitava de continuar, mesmo assim, após ser inocentado, e preso novamente,mais apesar de todos os obistaculos consegue por fim torna-se presidente.assim tornace possivel todos os seus planos,q foram sendo concretizados.

    ResponderExcluir
  21. 3°3 William Solano n°24
    os conselheiros declararam que se não revogasse ligadas ao apartheid o partido iniciaria uma campanha boicote á legislação.Mandela viajou recrutando voluntários. a estratégia era não ter violência. Em 1952 iniciaram uma campanha cantando e gritando por liberdade ms foi retida pela policia. Mandela foi preso e teve que ficar afastado de johannesburgo por 2 anos.
    A carta de liberdade escrita pela população negra e indiana e ate dissidente de brancos escreveram como documento, e foram lida por varias línguas foi resultado de reuniões em vários congressos. Durante o congresso do povo a carta de liberdade foi lida por 3 mil delegados em publico,todos seus itens foi aprovado por aclamação. Em 1956, as autoridades prenderam Nelson Mandela e decidiram condena-lo a morte por traição. No entanto a repercussão internacional serviu para que libertassem seu líder. O julgamento durou 5 anos e em 1961 foi declarado inocente.Aos 71 foi eleito presidente racial da africa

    ResponderExcluir
  22. ‎3°3 Thaina Mayara Martins N°22 Mandela foi mais um dos líderes ao combate das diferenças ocorridas na África contra os negros. Ele criou leis para incentivar os demais com a ajuda de voluntários de toda a África. Em sua luta foram usados materiais para que fosse revertidas a situação, tais como a carta da liberdade muito importante para que fosse possível a chegada de suas opiniões ao poder maior.

    ResponderExcluir

  23. 3°3 Afonso Isaque M.S.P n°01
    Lucas wellington n°17

    Nelson Mandela iniciou uma campanha na Africa do Sul em 1952 (CNA) "Os dirigentes do conselho Nacional," ligada apartheid, que tinha como base lutar a favor da liberdade, igualdade e contra o preconceito.
    Em 1956, as autoridades prenderam Nelson e decidiram condená-lo á morte por crime de traição. No entando, a repercussão internacional de sua prisão e de seu julgamento serviram para que o líder fosse libertado. O julgamento durou aproximadamente cinco anos e, e, 1961, ele foi declarado inocente. Mas, em 1962, foi novamente preso e condenado à prisão perpéua em 1964. 11 de fevereiro por ordem de Frederic de Klerk, o presidente na época. no final de tudo Mandela foi eleito presidente na primeira eleição multirracial da Àfrica do Sul

    ResponderExcluir
  24. 3°2 Francielle dos Santos n° 15
    O texto relata uma luta que Nelson Mandela por meio de algumas campanhas que uniu a maioria da população. infelismente Nelson Mandela acabou sendo preso mais mesmo assim não desistiu da sua luta. Por um grande tempo Nelson Mandela foi passado por uma luta aonde mais de 20 mil para 100 mil, e assim através de Nelson Mandela os povos ao redor dele começaram a lutar também pelos seus direitos. Porem, a carta da liberdade nada mais é do que , uma liberdade por negros ou ate menos Italianos.
    Por outro lado também em 1956 foi preso novamente e dessa vez ele foi quase considerado a morte,Ficou preso por mais ou menos 27 anos e foi liberto pelo eleito a presidente do país.
    Mas Nelson mesmo assim não desistiu da luta e continuou lutando pela liberdade.

    ResponderExcluir
  25. 3°2 IGOR HENRIQUE C. SILVA N°20

    Nelson Mandela é o ex presidente da África do Sul e considerado até hoje como sendo o principal representante do movimento "antiapartheid" refere-se à implantação de uma política de segregação racial desenvolvida na África do Sul, essa foi elaborada pela descendência direta dos pioneiros que colonizaram o continente africano, europeu, dos quais se destacam os holandeses, franceses e alemães. Como na altura Mandela envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos. Essa a é a principal razão pela qual ele é tão lembrado hoje, mas além disso ele é um grande homem, muito bom, generoso, ele foi preso varias vezes e não teve medo de perder a vida ele se importava com o seu povo , não importa o que aconteceria com ele, ou com toda a nação ele queria a paz em todos , sem buscar a violência ,guerras , nada disso. Depois de tudo ocorrido com mandato de prisão , pena de morte etc.; em 1990 foi liberado e 1994 foi eleito presidente da África

    ResponderExcluir
  26. Jaqueline de Souza Lima n°22 3°2
    Nelson Mandela,considerado líder,um homem com vários objetivo que constituiu uma operação que desafiava a lei.Com estratégias propôs uma campanha sem violência e sofrimento,assim achando voluntários que com ele sai nas ruas gritando a liberdade. Injustamente por movimentar uma multidão de manifestantes considerado como traidor foi condenado a prisão.Ele na época tentava defender povos que não portava documento oficializando suas existência.Um homem de coragem foi indiciado culpado de todo jeito ,nesta época o que importava era a aparência política que mesmo parecendo firme não estava tão concreta,a cada pessoa que assumia o julgamento de Mandela dava uma sentença, mais tarde depois de ter sido preso e solto varias vezes apareceu um presidente firme na época e definiu a liberdade de Mandela ele já tinha 79 anos mais em 19994 consegui de fato Liderar a áfrica do Sul sendo presidente.Mandela foi um grande homem pois com garra sem medo do que poderia lhe acontecer ele lutou e manifestou , conseguindo a tão querida carta de Liberdade para o povo não considerado que não tinha carta de existência.

    ResponderExcluir
  27. 3º2 Moriel nº26
    O texto relata que o povo foi contra o governo, para revogarem as leis ligadas ao apartheid.
    Mandela era a favor dos negros serem livres e tentava isso de vários modos. Ele iniciou uma campanha ao decorrer da campanha muitos foram presos, Mandela foi preso e obrigado a fica afastado da cidade de Johanesburgo e não participar de reuniões políticas e isso não adianto de nada pois nenhuma lei foi revogada.
    em 55 fizeram uma Carta de Liberdade para os negros e indianos e etc. E vários congressos leram a Carta e todos seus requisitos foram aprovados por reclamação. Mandela preso novamente após algumas décadas por traição e condenado a morte e após 5 anos ele foi declarado como inocente e alguns anos após ser livre foi preso novamente e condenado a perpetua e foi liberado quando Frederic De Klerk foi presidente.Mandela foi o primeiro presidente negro na Africa do sul

    ResponderExcluir
  28. 3°2 Guilherme Batistela n°19

    Devido a injustiça em solo africano Nelson Mandela membro do CNA liderou uma campanha que ia contras as leis do Apartheid,em pouco ele conseguiu agregar em sua campanha muitas pessoas,essa campanha não era violenta,apesar de todas as vezes que iam contra o Apartheid eles eram contidos por policiais , mais Nelson Mandela nunca desistiu de lutar pela justiça dos direitos iguais , mesmo com todas as dificuldades mesmo sendo preso Nelson Mandela não desistiu e só após 27 anos de batalha ele conseguiu o seu Objetivo e se tornou presidente , e no meu ponto de vista tudo isso que aconteceu foi pra mostrar para o povo Africano que sempre há uma esperança de lutar pela justiça e vencer.

    ResponderExcluir
  29. Matheus Teixeira n°25 3°2

    A campanha de desafio de 1952 tornou-se um movimento que desafiava a lei do Passe.
    Ela foi iniciada com cantos e gritos por liberdade, e durou seis meses, ao final dela tinha mais de oito mil protestantes na cadeia inclusive Mandela, o movimento aparentemente não teve resultados, mas mostrou a força do povo sul-africano, no final de 1952 o partido cresceu de 20 mil para 100 mil membros.
    A carta da liberdade defendia os negros e indianos ela foi lida em vários idiomas e em publico, todos seus itens foram aprovados por aclamação.
    Em 1956 Mandela foi preso e condenado a morte por traição, ele foi libertado em 1961 foi declarado inocente , e em 1962 preso novamente por prisão perpetua, foi solto em 1990, e em 1994 foi eleito presidente da Africa do Sul.

    ResponderExcluir
  30. Francielle Freitas nº 16 3º2

    Nelson Mandela foi e é considerado até hoje um símbolo e herói da resistência contra o governo racista na África do Sul. Mandela foi um dos líderes sul-africanos que combateu o apartheid naquele país, ficou durante muitos anos presos e quando finalmente libertado em 1994, Mandela se elegeu como o primeiro Presidente negro da história sul africana, um dos fatos mais importantes de sua vida, e elegeu o seu sucessor, o ex-vice-presidente Thabo Mbeki. Nelson Mandela é considerado um dos maiores nomes da história.





































    ResponderExcluir
  31. 3°2 Tamires Marcela Matos n° 31
    O texto relata que Mandela um dos dirigentes do Conselho Nacional Africano , declarou que se o governo não revogasse as leis ligadas ao apartheid, iniciariam uma campanha de boicote à legislação , a estratégia de Mandela era de não gerar violência, pois só queria direitos iguais para todos.
    Como o governo não revogou nenhuma das leis, o povo sul Africano iniciaram a sua campanha, o que foi um fracasso, pois 8 mil manifestantes foram presos entre eles estava Nelson Mandela.
    No ano de 1955 Mandela escreveu um documento exigindo os mesmos direitos dos dissidentes brancos, o documento foi lido por 3 mil delegados que aprovaram o seu pedido e no ano de 1994 foi eleito presidente do país, na primeira eleição multirracional.

    ResponderExcluir
  32. 3°2 Caio Fracelino Teixeira N°11

    Numa África cheia de repressão, preconceito , e desigualdade social , um homem , determinado a mudar o jeito do país surgiu , para motivar um povo desacreditado.
    Nelson Mandela lutou contra o repressão e a desigualdade , recrutando seguidores ao redor de seu país , Mandela começou a dar esperança e um sonho de liberdade ao povo , com suas excelentes idéias contra o Apartheid.Se manteve firme e determinado mesmo sabendo que provavelmente nada daquilo serviria de alguma coisa. Ele juntamente com o povo promoveu muitos protestos , vários discursos que aumentaram a determinação do povo de se libertar. Preso algumas vezes, condenado a morte e a prisão perpetua, Mandela passou 27 anos de sua vida na cadeia, libertado em 1990 por ordem de Frederic De Klerk, o presidente da época. Mandela na primeira eleição multirracial da África do Sul. Dando ainda mais a esperança de um pouco de justiça no país.

    ResponderExcluir
  33. Talita n°30 3°2

    Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.Ele também costumava dizer uma frase " A luta é minha vida" resume sua existência.Ele era desde jovem influenciado pelo exemplos de seu pai e por outras pessoas que marcaram a sua vida,ele passou a dedicar sua vida á luta e contra ao racismo e todas as injustiças contra a população negra de seu país .. ele também era o fundador da Liga Jovem do Congresso Nacional Africano que em 1994 uma tragédia que foi adotada anos mais tarde pelo Congresso na luta contra o apartheid. Sem perder a força e a crença nos seus ideais, inclusive nos 28 anos em que esteve preso (1962-1990), acusado de sabotagem e luta armada contra o governo ele sempre esteve do lado da população.

    ResponderExcluir
  34. Thais Meira N°32 3°2
    O cara que lutou pela liberdade de sua sociedade seu nome Nelson Mandela.Ele buscava o bem querer dos povos que não tinham carta de identidade.Nelson Mandela era o líder e viajou pela a África em busca de voluntários para ajudar na sua campanha de estratégia não violenta sem sofrimento julgando a liberdade.Acabou sendo preso tentando estabelecer uma medida proporcional para todos tentando uma sociedade igual.Conseguindo a carta de liberdade que oficializava a existência dos não considerados.Na época a política se mostrava firme tentando manter ele preso ou acusando de traição depois de ter sido preso varias vezes e solto pela política injusta existente após 27 anos presos conseguiu ser solto e ter sua primeira eleição liderando a África do Sul.Essa política injusta só pensava na aparência mais Mandela consegui mostrar o certo Ele foi um dos grandes líder que já existiu que lutou pelo povo sem amparo.

    ResponderExcluir
  35. 3°2 BRUNA FERNANDES N°07
    Nelson Mandela foi quem criou a lei do passe, ligada ao apartheid , que tinha como objetivo a não violência e de aceitar o sofrimento sem retaliação , a busca pela liberdade e igualdade social.em suas viagens buscou voluntários ,teve resultados positivos e sua lei se espalhou, porém os políticos não aceitaram e acabou levando Mandela por diversas vezes a prisão .A campanha então foi um fracasso , foram rejeitadas todas as leis.Contudo conseguiram mostra o potências da áfrica do sul , alimentando a esperança e o sonho de ter uma sociedade onde todos se respeitam e se aceitam.

    ResponderExcluir
  36. 3º2 Douglas Donato Estrafati Nº13
    O território Africano era muito severo, Mandela lutou muito pela desigualdade social e a injustiça, desafiando as leis recrutou varias pessoas para um protesto que mais para frente iria revolucionar o pais .
    Mandela foi preso varias vezes, 27 anos de sua vida ele passou na prisão , mas a carta da liberdade que ele escreveu revolucionou não só a África do Sul , mas vários outros países aplicando sua leis .Logo apos que saiu da prisão foi declarado presidente da África do Sul.

    ResponderExcluir
  37. 3°2 Paulo Henrique n°29

    o texto aborda,a historia de Nelson mandela,que lutou pelos direitos da Africa do sul mandela viajou pelo país buscando voluntarios,para lutar pelos seus direitos e por liberdade,logo essa notícia se espalhou pelo país inteiro,mais foi logo contido pela policia.Enfim todos os manifestantes foram presos,que eram mais de 8 mil pessoas, e Mandela também foi preso e condenado a se afastar por dois anos de Johannesburgo e de nao participar de nenhuma reunaião politica.mas a repercussão internacional de sua prisão serviram par que ele fosse libertado da prisão. Mas em 1964 foi novamente preso e condenado a prisão perpetua. Mandela foi libertado em 1990 e em 1994 ele foi eleito presidente do país na primeira eleição multirracial da África do Sul.

    ResponderExcluir
  38. 3°2 Gabriela de Oliveira n° 17
    Nelson Mandela foi um homem que teve como objetivo proporcionar uma sociedade igualitária para o povo Sul Africano. Um povo que só vivia através do sonho e da esperança.
    Em alguns momentos Mandela foi julgado sendo inocentado mais em diversas vezes chegou a ser condenado a prisão. Em algumas situações chegou ser condenado a morte. Mais nada disso impediu ele de lutar pelo seus sonhos e levar uma vida mais digna ao seu povo.
    São pessoas como Mandela que são exemplos para a nossa sociedade, que quando tem um objetivo por mais difícil que seja não desistem.

    ResponderExcluir
  39. 3°2 André luis de sousa n°4 Nelsom Mandela mostrou que o CNA era um representante das aspiraçoes do povo,foi preso,condenado de ficar afstado de Johannesburgo por dois anos e a não participar de reunioes politicas.Em 1956,as autoridades prenderam Nelson Mandela e decidiram condená-lo á morte por crime de traição e todo o seu projeto foi totalmente perseguido por lei.

    ResponderExcluir
  40. 3°2 Marcio mendes nº24
    o texto relata um povo que lutava por leis e direitos.Mandela viaja recrutando voluntários,sua estrategia não violência e de aceitar o sofrimento sem retaliação.Apos a carta de liberdade, Mandela foi condenado a morte por crime de traicao, seu jugamento durou 5 anos e foi considerado inocente,mas em 1962 foi novamente acusado novamente,perpetua,apos sua liberdade nelson Mandela foi eleito presidente da africa do sul

    ResponderExcluir
  41. Bruna Nayara n°09 Série:3°2

    O desafio para que revigorassem as leis foi mantida por um longo período,sendo Mandela o líder das manifestações .Sua posição diante a política fez com que se revoltassem por suas ideias defendidas. Atitude corajosa,que o impôs á frente de seus interesses e o do povo,lutando por liberdade e reivindicações. O negro que sofreu pelas suas conquistas e chegou á presidência
    do país reconhecida pelo povo por suas ações.

    ResponderExcluir
  42. 3º2 Bruna Moreira, nº 08.

    Não é a toa que a Campanha de 1952 conhecida como “ Campanha do Desafio” recebe esse nome, foi uma época de muito desafio para aqueles que lutavam contra o governo político da época . O texto vem falar de Nelson Mandela, um representante do Movimento contra a Lei do Passe (APARTHEID), onde seus manifestos eram realizados por voluntários que se sentiam indignados com o que estava acontecendo na África do Sul, e gritavam por liberdade. O Governo soberano começou a sentir o poder de quem se manifestava e de como a CNA (Conselho Nacional Africano) representava o povo africano, decidiu-se então prender Mandela. mas isso só deu inicio para que as pessoas começasse a lutar por seus sonhos.
    Em 1995 foi escrita a Carta da Liberdade, o suficiente para unir milhares de pessoas, porém foi interrompida pelas policias armadas.
    Depois de suas idas e vindas da cadeia, Mandela com 71 anos se torna Presidente da África do Sul.
    A iniciativa de Mandela fez com que todos abrissem seus olhos sobre o que ocorria na África, e foi o suficiente para que tomassem as suas iniciativas em busca de um país mais justo com todos.

    ResponderExcluir
  43. 3º2 Caroline dos Santos nº12

    Nelson Mandela foi um homem que lutou por leis e pela liberdade de seu povo, mas acabou não sendo reconhecido, e ficou preso por 27 anos. Apenas em 1994 que sua luta foi reconhecida de tal forma que ele se elegeu presidente da África do Sul.

    ResponderExcluir
  44. 3°2 ED carlos Múrcia n°4 Nelson Mandela era de um partido que iniciaria uma campanha de boicote a legislação,a estratégia era de não violencia e de aceitar o sofrimento sem retalhação,em 1952 por liberdade,em 1955 por meio de açoês Mandela tinha concretizado seu sonho com a carta da liberdade,em 1962 Mandela foi acusado por crime de traição e foi condenado a prisão perpetua,foi solto em 1990 homem que lutou pela liberdade da cor e da raça em seu país.

    ResponderExcluir
  45. 3° 02 Amanda Macedo Nº 02
    Nelson Mandela foi mais um ícone que defendeu sua origem representando os africanos defendia a raça negra, para criação de uma raça igualitária. Mandela imobilizou e incentivou a população prejudicada, abrindo seus olhos. Buscou defensores da lei que contribuíram para que a campanha tivesse resultado positivo, com tudo a campanha levou Mandela a diversas prisões a não aceitação das suas leis. Mas mostrou o potencial do povo africano na busca da igualdade social

    ResponderExcluir
  46. 3°2 João Paulo n°23

    Mandela foi um bravo lutador contra a injustiça e desigualdade social, mesmo com tantas dificuldades,Nelson Mandela mesmo sendo preso nunca desistia dos seus objetivo.1956 decidiram condenar Mandela por traição,seu julgamento durou cinco anos e foi inocentado mas foi preso novamente.Totalmente foi preso por 27 anos por todos seus protestos,o ultimo for preso pelo Frederic De Klerk,mas deu a volta por cima se tornando presidente da áfrica do sul.

    ResponderExcluir
  47. 3º2 Jhonatas Antunes Fermino nº 33

    Esse texto aborda a uniao do povo contra o governo,se eles não revogasse algumas leis ligadas ao apartheid. O lider de tais boicotes era mandela que viajou o pais a recrutando varios voluntarios começaram cantando e gritando por liberdade, com o passar do tempo jah mais de 8 mil manifestantes estavam presos.ao final de 1952 o total de membros do partido havia passado de 20 mil a 100 mil.A carta de liberdade de 1955 era um documento que não so os negros mas pessoas de varias etnias,escreveram como um documento que oficializava a indiganação deles com a situação.esse documento foi lido em varias linguas e resultou em uniao de varios congressos,em 1956 mandela foi preso e condenado a pena de morte mas a repercusao de sua prisao e jugamento fizeram ele se libertado,em 1961 ele foio declarado inocente,em 1962 foi preso mas uma vez e condenado a perpetua em 1964.so foi liberto em 11 de fevereiro de 1990 depois de 27 de prisao por ordem de FREDERIC DE KLERK mandela já tinha seus 71 anos em 1994 assim pode assumir a presidencia do pais na 1° eleição multirracial da afriaca do sul .

    ResponderExcluir
  48. 3°3 GABRIEL PRADO DA SILVA N°07
    Mandela foi quem lutou contra a desigualdade social e aceitação de povos como os negros e indianos.Conseguiu aliados para a campanha ligada ao apartheid mas não teve aceitação quanto as leis propostas , que acabou levando a ser preso por algumas vezes .Mas a sua luta resultou para alimentar o sonho de ter uma sociedade igual e cheia de esperanças.

    ResponderExcluir
  49. 3º2 Nathália de Lima nº28
    Nelson Mandela foi um dos maiores revolucionários que já existiu , representou os africanos defendendo suas origens para a criação de uma sociedade igualitária. Mandela mobilizou e incentivou a população prejudicada, abrindo seus olhos e mostrando realmente como estavam sendo tratados com indiferença. Graças ao seu esforço e iniciativa chegaram nas mãos cartas de liberdade, argumentando que brancos, negros ou qualquer outra raça poderiam viver com os mesmo direitos.
    Mandela foi considerado um traidor e por isso foi preso duas vezes injustamente e condenado á prisão perpetua, ficou vinte e sete anos preso e só foi liberado por ordem de Frederic De Klerk o presidente da época. Mandela deu a volta por cima e aos setenta e um anos foi eleito presidente da África do Sul em 1994, mostrando assim a força e a garra de seu povo de nunca desistir de seus objetivos.

    ResponderExcluir
  50. A união faz a força e a prova maior disso é a revolução causada pela CNA e o principal representante Nelson Mandela que reuniram cerca de 100 mil pessoas para lutarem a favor dos seus diretos. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais, quando os populares venceram o medo e começaram a se impor e a lutar ameaças, prisões, mortes ocorreram para tentar impedir a força de uma nação cansada da desigualdade.

    A repressão ficou para trás e deu lugar a coragem, força e determinação, após tantos problemas ocasionados pelos protestos feitos, após a condenação à morte e a prisão perpetua de Mandela, poderiam ter desanimado a ele e o povo, mais o sonho era maior que qualquer obstáculo, logo depois que foi declarado inocente e liberto pelo presidente da época, Mandela foi eleito presidente na primeira eleição multirracial.

    Todos colhem o que plantam, e esses foram os frutos colhidos por Mandela e o povo oprimido, de um plantio determinado e forte!

    ResponderExcluir
  51. 3°2 Gleicielle Brito n°18

    Na minha opinião o texto relata como era a realidade na África do Sul, a situação social e política do país na época. Mostra que os negros eram tratados de forma diferente, os locais onde os negros freqüentavam eram delimitados e havia algumas condições para poderem freqüentar tais locais. Com base nessa discriminação o CNA liderou uma revolta popular contra algumas leis, onde o povo lutava por sua liberdade. Como as leis não foram desfeitas, o povo acreditava na concretização de seus sonhos.A Carta da Liberdade foi o documento que encorajou ainda mais o povo, para construir uma pátria melhor.
    Nelson Mandela para mim foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, ele se tornou na África do Sul um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

    ResponderExcluir
  52. Rafaela n°20 3°3

    NELSON MANDELA foi um homem que teve como objetivo de proporcionar uma sociedade igualitária para o povo AFRICANO.Na minha opinião,NELSON foi preso varias vezes,más foi preso por ele ter lutado contra a desigualdade social,ele foi um dos politicos mais importante.

    ResponderExcluir
  53. Pamela Caroline n°19 3°3

    o texto relata um povo que lutava por leis e direitos.E vem falar de Nelson Mandela, um representante do Movimento contra a Lei do Passe, onde seus manifestos eram realizados por voluntários que se sentiam indignados com o que estava acontecendo na África do Sul, e gritavam por liberdade.Mandela deu a volta por cima e aos setenta e um anos foi eleito presidente da África do Sul em 1994, mostrando assim a força e a garra de seu povo de nunca desistir de seus objetivos.

    ResponderExcluir
  54. 3º3 Joyce Kelly nº13


    o texto aborda,a historia de Nelson mandela,que lutou pelos direitos da Africa do sul.Mostra que os negros eram tratados de forma diferente. Nelson Mandela para mim foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, ele se tornou na África do Sul um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

    ResponderExcluir
  55. Mandela foi condenado a se afastar-se de Johannesburgo e não participar das reunião políticas. A liberdade de 1955 era um documento que ate os dissidentes de brancos e indiano e principalmente a população negra se indignaram com a situação existente; A carta da liberdade foi o resultado da união de diversos congressos. Todos os itens da mesma foram aprovados por aclamação.

    ResponderExcluir
  56. 3º4 Ludmila da silva santos n°13 ....

    O texto fala que o povo era contra o gover, O lider era nelson mandela que viajou o pais a recrutando varios voluntarios ,objetivo único, acabar com a dor e o sofrimento direcionados ao povo negro e possibilitá-los o direito de liberdade .Nelson foi uma contribuição para ocorrer a igualdade no mundo e um exemplo de superação de quem um dia foi vitima de racismo e hoje é um símbolo respeitado mundialmente. Ser eleito da África foi um ato mais do que justo e merecido.

    ResponderExcluir
  57. 3°4 Rosângela Felix n°20
    O texto fala como os negros eram tratados de forma de ferente. Mandela foi um dos maiores revolucionários que já existiu foi ele quem lutou contra a desigualdade social e aceitação de povos como os negros e indianos.Conseguiu aliados para a campanha ligada ao apartheid mas não teve aceitação quanto as leis propostas , que acabou levando a ser preso por algumas vezes .Nelson Mandela para mim foi um dos mais importantes da política.São pessoas como Mandela que são exemplos para a nossa sociedade, que quando tem um objetivo por mais difícil que seja não desistem. Ele se tornou na África do Sul um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

    ResponderExcluir
  58. 3°4 Larissa melo n° 09

    A população indégena foi consequentimente dizimada em conseguencia de guerras pelos europeus, na africa, pois a maioria da população era africanos negros submetidos ao juro de uma minoria branca.
    O texto fala de um povo que lutava por seus direito na africa. Nelson Mandela, foi um dos homens muito importantes políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, ele se tornou na África do Sul um "heroi" internacional na defesa do povo.

    ResponderExcluir
  59. 3º4 july pereira nº08:A estratregia era de não violência e de aceitar o sofrimento sem retaliação.Em 1952 eles iniciaram a campanha e gritando por liberdade,logo ela se espalhou pelo;pais mas foi fortemente contida pela policia.havia começado em junho e ao final dela,em dezembro mais de 8mil,manifestantes estavam na cadeia.

    ResponderExcluir
  60. 3º4 nicolas braytiner nº 15

    nelson mandela que lutou pela população da africa ter o seus direitos para que todos os negros nao fossem tratados de forma diferentre como eram e tentou ser eleito varias vezes ate que em 1994 foi eleito como presidente
    antes de ser eleto elel lutou e foi presso por tentar mudar a desigualdade e para mim nelson mandelo foi umas da influencias melhores da politica da africa do sul .

    ResponderExcluir
  61. 3º4 Fernanda Argolo de Souza nº 26

    Nelson Mandela foi uma pessoa muito importante para a Africado Sul pois ele luto contra o preconceito sem uso de violência. Ele foi preso várias vezes e afastados das suas atividades politicas, mas mesmo assim ele conseguiu despertar muitas pessoa para continuar a lutar pela igualdade social.

    ResponderExcluir
  62. 3º4 William Nº23

    Ao final de 1952 o total de membros do partido havia passado de 20 mil a 100 mil.A carta de liberdade de 1955 era um documento que não so os negros mas pessoas de varias etnias,escreveram como um documento que oficializava a indiganação deles com a situação.esse documento foi lido em varias linguas e resultou em uniao de varios congressos,em 1956 mandela foi preso e condenado a pena de morte mas a repercusao de sua prisao e jugamento fizeram ele se libertado,em 1961 ele foio declarado inocente,em 1962 foi preso mas uma vez e condenado a perpetua em 1964.so foi liberto em 11 de fevereiro de 1990 depois de 27 de prisao por ordem de FREDERIC DE KLERK mandela já tinha seus 71 anos em 1994 assim pode assumir a presidencia do pais na 1° eleição multirracial da afriaca do sul.

    ResponderExcluir
  63. 3º4 Anderson Nº02

    Injustamente por movimentar uma multidão de manifestantes considerado como traidor foi condenado a prisão.Ele na época tentava defender povos que não portava documento oficializando suas existência.Um homem de coragem foi indiciado culpado de todo jeito ,nesta época o que importava era a aparência política que mesmo parecendo firme não estava tão concreta,a cada pessoa que assumia o julgamento de Mandela dava uma sentença, mais tarde depois de ter sido preso e solto varias vezes apareceu um presidente firme na época e definiu a liberdade de Mandela ele já tinha 79 anos mais em 19994 consegui de fato Liderar a áfrica do Sul sendo presidente.Mandela foi um grande homem pois com garra sem medo do que poderia lhe acontecer ele lutou e manifestou , conseguindo a tão querida carta de Liberdade para o povo não considerado que não tinha carta de existência.

    ResponderExcluir
  64. 3º4 Lucas A. nº11

    esse acontecimento de prisão por justiça e liberdade é uma verdadeira ver gora ! pois a igualdade social e racial sempre teria que existir ! ate porque todos os seres humanos independente de cor ou raça , tem a capacidade de exercer os mesmo trabalhos .
    A carta da liberdade defendia os negros e indianos ela foi lida em vários idiomas e em publico, todos seus itens foram aprovados por aclamação .
    ate que enfim a igualdade chegou

    ResponderExcluir
  65. 3°4 Alex n°01

    Esse texto mostra que a uniao do povo contra o governo,se eles não revogasse algumas leis ligadas ao apartheid.
    Ao final de 1952 o total de membros do partido havia passado de 20 mil a 100 mil.A carta de liberdade de 1955 era um documento que não so os negros mas pessoas,escreveram como um documento que oficializava a indiganação deles com a situação.esse documento foi lido em varias linguas e resultou em uniao de varios congressos,em 1956 mandela foi preso e condenado a pena de morte mas a repercusao de sua prisao e jugamento fizeram ele se libertado,em 1961 ele foio declarado inocente,em 1962 foi preso mas uma vez e condenado a perpetua em 1964.so foi liberto em 11 de fevereiro de 1990 depois de 27 de prisao por ordem de FREDERIC DE KLERK mandela já tinha seus 71 anos em 1994 assim pode assumir a presidencia do pais na 1° eleição multirracial da afriaca do sul .

    ResponderExcluir
  66. 3°4 Matheus Nº27
    Esse texto esta abordando a uniao do povo contra o governo,o lider de boicotes Nelson Mandela viajou o pais recrutando voluntarios q começaram cantando e gritar por liberdade,ele lutou pela população da Africa para ter os seus direitos para que os negros nao fossem tratados de forma diferente.
    Nelson foi muito importante nessa época pois ensinou a m lutar pelas desigualdades sociais lutar pelas injustiças e ensinou a muitos lutar pelos seus direitos

    ResponderExcluir
  67. 3°4 Douglas Henrique Germano n° 06

    O texto mostra a união das pessoas contra o governo, que tiveram como objetivo manifestar de forma não violenta a rebeldia e o boicote da população contra as leis injustas que expressavam a discriminação e a exclusão que a atingia. Nelson Mandela viajou recrutando voluntários, afirmando a política da não violência de aceitação do sofrimento sem retaliação. Ele foi preso diversas vezes, mas conseguiu mostrar o potencial da população para alcançar seus objetivos.
    E graças ao Nelson que as pessoas aprenderam a lutar a favor de seus direitos.

    ResponderExcluir
  68. 2º2 Leticia nº22
    Achei que esse texto foi muito legal e me mostrou que a união da pessoas contra o governo são ruins!

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...