quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O mundo sem elefantes. Incomoda muita gente?


por Redação da The Economist

Ambientalistas
tentam convencer consumidores chineses
 a não comprarem objetos feitos de marfim africano.

Foto: Reprodução/Internet


Ambientalistas usam novas táticas na luta contra caçadores ilegais

Os africanos veem os elefantes quase do mesmo jeito que os chineses veem Yao Ming, sua estrela do basquete gigante (2,29 metros).
Eles veem poder e majestade assim como gentileza e decência.
Isso faria com que Yao fosse um embaixador ideal para ambientalistas em defesa dos elefantes que desejam convencer os consumidores chineses a não comprarem objetos feitos de marfim africano a fim de reduzir a demanda por presas de elefantes manchadas de sangue.
Para a tranquilidade dos ambientalistas, Yao aceitou o trabalho. Ele é o rosto de uma ambiciosa nova campanha voltada para chineses ricos que procura gerar interesse a respeito da fauna silvestre africana – em seu habitat natural e não como objetos de decoração expostos em salas de estar.
Tendo se aposentado recentemente do basquete profissional nos EUA, Yao apresentará um documentário produzido por chineses sobre a vida silvestre africana e estampará fotos em outdoors, bem como se reunirá com funcionários públicos chineses por todo o país.
Em um serviço de utilidade pública a ser transmitido em dezembro, ele afirma que “quando as compras param, a matança também pode parar”.

A demanda por marfim africano,
e com isso a taxa de morte de elefantes, aumentou pronunciadamente nos últimos quatro anos, principalmente devido ao aumento da riqueza na China.
O número de mortes causadas
por caçadores ilegais registradas no Quênia mais que duplicou e é possível que o número verdadeiro seja ainda mais alto, uma vez que muitos elefantes são caçados em áreas remotas, afirma Douglas-Hamilton, fundador da Save the Elephants uma ONG queniana.

Agir no convencimento dos compradores é uma mudança para os ambientalistas.
Nas décadas passadas eles se concentraram em auxiliar os governos africanos a combaterem os caçadores ilegais.
Mas a inadequação das forças de proteção da fauna silvestre nacionais os fez ampliar sua campanha para a demanda – e ignorância – asiática.
“Muitos chineses nem sabem que elefantes são mortos ou que nem todo o marfim tem como fonte mortes naturais”, afirma Peter Knight da WildAid, uma ONG americana que opera na China.

* Publicado originalmente na revista The Economist e retirado do site Opinião e Notícia.
(Opinião e Notícia)

216 comentários:

  1. 3º1 Samantha de Mello. nº29.

    Sem duvida é horrível toda essa matança de elefantes somente para a produção e venda de produtos derivados do marfim, esses animais são cassados e mortos com o fito de servir de obra de arte em casas chinesas, é desumano esse tipo de atitude, pois, essas pessoas que apreciam as obras derivadas dos elefantes deveria ter consciência de que é bem mais bonito admirar um animal vivo e em seu habitat do que mata-lo e pendura-lo na parede.
    É admirável a atitude do jogador de basquete chines que, em defesa, dessa nobre causa se juntou a ONG's para diminuir ou aniquilar essa matança, os chineses que compram essas peças feitas de marfim deveriam se inspirar em seu ídolo e por fim a essa saga dos elefantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o verbo caçar no sentido empregado deste texto - Caçar um animal - grafa-se com ç! esxiste sim a flexão cassar! no entanto aplica-se á cassação política!

      Excluir
  2. Respostas
    1. ok! detalhe este "ha" no inicio de seu texto esta grafado erroneamente! caberia aí, simplesmente A.

      Excluir
  3. 3º1 João Vinicius nº34


    O marfim sempre foi um material muito apreciado em todo o mundo, mas principalmente na China. Local onde o comércio de produtos fabricados com o marfim é extremamente movimentado, e na maioria dos casos os consumidores não tem conhecimento da origem do material que estão adquirindo.
    Usar Yao Ming como símbolo da campanha é tão óbvio que chega a ser ridículo. Felizmente, o jogador está colaborando com a campanha, e em breve estará em vários outdoors do país, e dando entrevistas para tentar reverter a situação.
    Acredito que nos tempos de hoje, onde a mídia domina o mundo, os meios mais fáceis e eficientes de se resolver um problema desses, é utilizando uma grande personalidade da mídia.

    ResponderExcluir
  4. nome:anderson oliveira da silva n°03 serie:3°1

    na minha opiniao pra ter que para essas mortes de elefantes parar, nao so os chineses mas tanbem outros paises tinham que parar de conprar objetos feitos pela pele dos elefantes e presas dele,que serve para enfeitar casas de muitas pessoas e ate lugares para ser adimirar.apesar de tudo o unico causador de tudo iso pra proteger os elefantes dos caçadores anbientais e o chines yao ming que conparou o jeito dele de ser com o do elefante apesar que os dois sao muitos grandes e espertos,entao esse e o unico modo de preserva a vida desses animais que sao uns dos maiores do mundo.

    ResponderExcluir
  5. 3°1 Aline N°01

    O Texto trata da campanha de conscientização para que o chineses não compre mais marfim africano. E para ajudar na luta com os caçadores ilegais, foi convidado o Chineses Yao Ming o jogador de basquete de 2,39 m e estrela de seu país, ele é comparado ao elefante por seu tamanho, poder, decência, majestade. Ou seja era perfeito pra representar essa campanha já que o elefante e Yao são considerados "os maiores seres" de seus países.

    ResponderExcluir
  6. 3°1 Monique silva N°:26
    Os ambientalistas estão tentando acabar com a morte dos elefantes na áfrica do sul,os caçadores ilegais de elefantes matam o animal para pegar o seu marfim que vale muito dinheiro no exterior,e é vendido principalmente na Ásia.Os ambientalistas convidaram o jogador de basquete YAO MING para ser o embaixador da ONG para proteger os elefantes,eles o convidaram por uma estratégia,porque ele é um ídolo para os chineses ele é uma personalidade muito importante lá,assim como os elefantes são na áfrica.E talvez com isso os chineses podem parar de comprar o marfim ilegal e muitos que compram esse marfim não sabem que para tê-lo um elefante tem que morrer.

    ResponderExcluir
  7. Maria Carolina Nº24 3º1

    Os ambientalistas se referem ao elefante como algo grandioso, e que assim como todos os outros animais deve ser preservado e não ser retirado-lhe a vida, ainda menos por pura futilidade dos mais bem sucedidos na China.Yao,ex jogador de basquete, muito bem respeitado por todos em seu pais, será o principal alicerce para que a campanha dê certo e atinja o público alvo. Este é o princípio para que a matança deixe de ocorrer, se não houver compradores, não haverá a necessidade da caça ilegal e a mortalidade de animais indefesos diminuirá.

    ResponderExcluir
  8. Denys Ursulino nº10 3º1

    esse assunto sobre as mortes de elefantes em troca de marfim é muito polêmica, é uma grande judiação tudo isso. Na África o elefante é um simbolo, quando se fala em África logo se lembra em elefantes as pessoas deveriam dar mais valor a esse animal, por isso Yao Ming foi escolhido para ajudar nessa luta. pois na china ele é muito querido é um símbolo gigante assim como o elefante. o elefante é um símbolo mais não é respeitado como deveria.

    ResponderExcluir
  9. Bruna Freire - nº06 3°1
    A propaganda usa como forma divulgação do tema um icone do basquete chines Yao Ming que tenta chamar a atenção dos chineses para caça ilegal dos animais. O intuito dos preservadores dessa causa é alertar os compradores de marfim que não sabem sobre a extinção dos elefantes. Estima – se que a causa ganhe força e repercussão com o apoio do jogador de basquete e esperamos que eo elefantes não sejam extintos por caprichos dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Rodrigues de Oliveira, n°23, serie 3°1
    Na minha opinião os elefantes não devia deixa de existir, porque se agente cuidar e tratar qualquer animal bem, ele fica comportado e tambem se algumas pessoas de cada páis fazer igual o chapones fez pra proteger os elefantes, o mundo não ia ser assim. Mais agente tem que ver que o elefante não faz nada pra ninguem,principalmente de circos que são muito lindos de ver a apresentação, é por isso q na minha opinião nao so como ele o elefantes tem que continuar existindo, como os outros tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus! "...os elefantes não deviam..."! - país - erros vários de concordância!!!

      Excluir
  11. 3º1 João Carlos Campos Nº 18

    O Jogador de Basquete Yao Ming, esta NE uma campanha para com que os chineses não comprarem objetos feitos de marfim africano, afim de reduzir alguns elefantes machucados e manchados de sangue, com isso a taxa de morte de elefantes, aumentou pronunciadamente nos últimos quatro anos e Muitos chineses nem sabem que elefantes são mortos ou que nem todo o marfim tem como fonte mortes.

    ResponderExcluir
  12. 3°1 LARISSA SOBRAL N ° 19

    Os elefantes são os animais que apresenta maior estrutura óssea por seu tamanho, para cancelar a venda dos marfins que seria necessario exterminar os elefantes eles planejaram uma campanha que, um jogador de basquete que também tem seu tamanho bastante evoluido, portanto fizeram isso para conscientizar as pessoas de que tirar a vida de um anmal é como tirar uma arvore do seu habitat.








    ResponderExcluir
  13. 3°1 Jéssica Alves N°:16
    Os caçadores ilegais estão matando as espécies “elefantes” para pegarem os marfins e venderem para os chineses e ganhar muito dinheiro com isso.Na minha opinião isso é contra a lei,porque o elefante é um animal que deve ser protegido e não ser morto para pegarem as coisas mais valiosas que ele tem.Porque o que importa no elefante para os caçadores é o marfim e eles só o matam para isso.Na minha opinião isso é um absurdo porque não tem nenhuma lei para impedir isto e se existe não tem a capacidade de resolver este problema que possa acabar com esses caçadores de elefantes,um animal tão bonito nas mãos dos criminosos.

    ResponderExcluir
  14. Caroline Leite n°08 3°1
    ha extinção de animais já não uma tem sido vista como uma situação adversa pois sua caça ilegal tem se propagado significavelmente e os muitos argumentos usados pelos poucos defensores da causa tem surtido pouco efeito pois os caçadores não se intimidam com as leis. Um argumento usado pelos defensores é usar um ícone chines ( conhecido pela sua grande estatura) que aceitou ser a “cara” desse novo projeto que tem por intuito salvar esses elefantes. Vamos tomar esse exemplo para nossas vidas e nos unir contra essas matanças expondo nossas opiniões em forma de protesto.

    ResponderExcluir
  15. 3°1 Lucas Mirarchi N°22
    O texto fala de uma campanha promovida para conscientização contra o consumo do Marfim africano na China,nessa campanha foi convidado o jogador Yao Ming que é comparado ao elefante devido ao seu tamanho ou seja perfeito para campanha já que o jogador e considerado "grande" pelos Chineses assim como os Africanos pesam dos elefantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
  16. Pedro Cerebel 27 3º1

    Os caçadores matam elefantes para que possa obter marfim que são os dentes dos elefantes o texto está comparando os elefantes com o jogador de basquete Yao Ming, por ser muito grande e fizeram uma proposta a esse jogador para fazer uma campanha contra essa matança onde eles procuram gerar interesse a respeito da fauna silvestre africana em seu habitat natural e não como objetos de decoração.

    ResponderExcluir
  17. 3º1 Jhennifer Bertanha nº17

    O texto tem como objetivo informar sobre como os elefantes são animais vistos como preciosos, gentis e decentes na África, enquanto na China o que é considerado precioso é o marfim extraído dos elefantes para fabricação de objetos feitos a base do marfim aumentando a riqueza da China e gerando então uma intensa matança dos elefantes.
    Devido esses fatos Yao Ming, uma estrela do basquete, se conscientizou e aceitou o pedido dos ambientalistas para ser um símbolo afim de conscientizar a população através de documentários sobre a vida silvestre africana e diminuir a matança alertando sobre a importância dos animais permanecerem em seu habitat natural. Atitude essa que foi de extrema sabedoria, uma vez que um astro é capaz de mudar muitas idéias e influenciar a mente de muitas pessoas beneficamente.

    ResponderExcluir
  18. Bruna Marrafon 05 3°1

    O texto fala sobre a matança dos elefantes na África, para pegar o marfim e fazer produtos de diversas formas. Devido, pediram ao Yao Ming que fizesse uma campanha na China, para que os chineses não comprassem esses materiais. Assim acaba a venda, e com isso não haverá mais matança, acabando com a produção.
    Portanto, isso tem que acabar o mais rápido possível, já que qualquer assim os elefantes, como qualquer outro animal, merece ser tratado com respeito.

    ResponderExcluir
  19. Bianca Soares n° 04 3°1

    Yao Ming é uma propaganda perfeita por ser um ícone do basquete chinês e por ter um tamanho incomum pois tenta chamar a atenção dos chineses para a caça ilegal dos animais .
    Yao defenderá a vida silvestre africana e com isso estampará fotos em outdoors, bem como se reunirá com funcionários público°s chineses por todo o país .
    Isso ajudará na fauna silvestre africana pois os chineses procuraram interesse no seu habitat natural e não em objetos como decoração !!!!

    ResponderExcluir
  20. 3º1 Mateus Adriano nº25

    De acordo com o texto, a metáfora ou a comparação Chineses e Africanos , pode ser citada no seguinte aspecto, em que os Chineses idolatram o famoso jogador de basquete Yao Ming, e os Africanos adoram os elefantes por sua grandeza e exuberância, mas esse animal sofre por caça ilegal.
    Mas enfim, conclui-se que a comparação vale por, Yao Ming ajuda na ong no combate para diminuir a caça ilegal , isso ajuda por o jogador ser famoso e um grande astro muito reconhecido e chama muito a atenção.

    ResponderExcluir
  21. 3º1 Wellington G. Rodrigues
    O texto relata de forma não tão clara, a relação entre o comércio do marfim na China, e a matança de elefantes na Africa. Os produtos fabricados com o marfim dos elefantes, são muito procurados na China, enquanto na África, estes quase não são encontrados, pois lá, os elefantes são considerados preciosos, quase que um símbolo nacional. Enquanto na China, seu símbolo nacional é o jogador de basquete conhecido mundialmente, Yao Ming, que foi convidado para participar da campanha de conscientização dos chineses, tentando convencê-los a não comprarem mais nenhum produto feito de marfim. Acho esta uma grande idéia, usar um símbolo nacional para proteger outro.

    ResponderExcluir
  22. William Solano Santos nº24 3°3
    Ambientalistas estão arrumando técnicas para acabar com as matanças desses elefantes na africa. Os africanos veem os elefantes como os chineses veem o jogador gigante de basquete de 2,29 de altura. E esse ambientalistas resolveram pegar esses jogador para abrir a campanha e dizer aos chineses para não comprar mais essas mercadorias africanas.

    ResponderExcluir
  23. Lucas Wellington n° 17 3°3


    A matança de elefantes é grande na África, e para os africanos eles são vistos quase como estrelas.
    Deveria ter uma lei contra a exportação de animais desse tipo, porque a maior causa da matança desses animais é dos chineses que gostam de expor como decoração em suas residências.
    Com Yao ajuda bastante ira conscientizar algumas pessoas,só que com a riqueza da China os caçadores ilegais vai ser mais alto.
    “Muitos Chineses nem sabem que elefantes são mortos ou que nem todo o marfim tem como fonte mortes naturais”.
    A matança tem que acabar pois o elefante é um animal magnifico e sua imagem caracteriza a África junto com os outros animais que ali habitam.


    ResponderExcluir
  24. 3º3 Karina Silva Nº 15

    De acordo com o texto, os africanos estão querendo convencer os chineses a não comprarem o marfim africano, muitos chineses nem sabem que elefantes são mortos ou que nem todo o marfim tem como fonte mortes naturais. E eles estão fazendo uma campanha com um jogador de basquete famoso contra a fauna silvestre.
    Fazendo esta campanha as pessoas podem se conscientizar e parar de comprar esses produtos, pois se tiver menos compras também terá menos matança.

    ResponderExcluir
  25. 3°3 Eslley DIAS FERNANDES n°06

    O texto tem como objetivo informar sobre como os elefantes são animais vistos como preciosos, gentis e decentes na África.
    Na minha opinião isso é um absurdo porque não tem nenhuma lei para impedir isto e se existe não tem a capacidade de resolver este problema que possa acabar com esses caçadores de elefantes.

    ResponderExcluir
  26. 3°3 Driele Dias N° 05

    O texto fala sobre a matança dos elefantes, os africanos querem que os chineses parem de comprar marfim africano, pois está havendo muita matança de elefantes através de caçadores ilegais. E para tentar acabar com essa situação eles estão fazendo uma campanha com um jogador de basquete para conscientizar as pessoas sobre o caso, e não comprarem mais o marfim.

    ResponderExcluir
  27. 1°05 Mirelle Klein n°17


    Na minha opinião isso é um absurdo porque não tem nenhuma lei para impedir isto e se existe não tem a capacidade de resolver este problema que possa acabar com esses caçadores de elefantes.
    Portanto, isso tem que acabar o mais rápido possível, já que qualquer assim os elefantes, como qualquer outro animal, merece ser tratado com respeito.

    ResponderExcluir
  28. 1°5 Paula Cristiele Araujo Dias Nº19
    Os chineses são consumidores do marfim africano (material produzido através da morte de um elefante).
    O texto fala que os ambientalistas americanos estão tentando fazer uma campanha usando um símbolo chinês que é o jogador de basquete citado no texto para conscientizar os consumidores chineses a não comprarem o marfim Africano, porque diminuindo a demanda de compras, sucessivamente diminuirá o numero de mortes dos elefantes que são um animais com grande valor para os Africanos .
    Os cientistas foram muito felizes na escolha de um atleta que tem uma boa influencia sobre os chineses,pois as pessoas prestarão atenção no que ele diz,e pensaram muito na hora de comprar esse tipo de material que somente é feito para decoração de estabelecimentos e tem pouca utilidade.
    Na minha opinião o correto era ser proibida a produção do marfim,pois não acho ele um produto tão útil a ponto de sacrificar a vida de um ser vivo,mas papel da sociedade é se conscientizar e promover campanhas como essas,para extinguir a morte de animais,incluindo os elefantes.

    ResponderExcluir
  29. 1°5 Karolayne G. N°13

    Na minha opinião é horrível essa matança de elefantes somente para vendas de produtos variados do marfim.
    Ambientalistas usam táticas na luta contra caçadores ilegais,vão agir também no convencimento dos compradores séria já um bom começo para o fim dessa matança.
    Está na hora das pessoas deixarem o especialismo de lado e se tocar que os animais também tem direito de viver.

    ResponderExcluir
  30. 1°5 jesica maria da silva N°10

    Os caçadores ilegais de elefantes matam o animal só por causa do dinheiro,que o valor no exterior é muito alto.Na china esse comerçio é muito grande,o numero de mortos é alto e com o passar do tempo a tendençia é so almentar,esses caçadores devem ser punidos e pegar uma prisão muito longa.

    ResponderExcluir
  31. 1º5 Rodrigo Almeida nº23

    O Texto está querendo conscientizar os chineses a não comprarem o marfim Africano que por causa disso a maioria dos chineses não sabem que com isso eles estão matando muitos elefantes, e com isso estão fazendo uma campanha pra acabar com a matança dos elefantes.

    ResponderExcluir
  32. 1°5 Alexandro Lourencio Felix n°3
    Ha realmente eu acho um absurdo, todo essa matança ilegal só pra pratica e venda de marfim,que nem o texto diz mesmo, “Quando as compras param, a matança também pode parar”.Por isso eles estão fazendo um campanha com um jogador de basquete para conscientizar as pessoas sobre a vida silvestre na Africa e assim parar com a caça ilegal de elefantes.

    ResponderExcluir
  33. 1°5 Gabriela n°08

    Os ambientalistas tentam por sua vez convencer os chineses a não comprarem objetos feitos de marfim africano , pois quando a matança parar ; as compras também param.Pois convencer consumidores é uma mudança para os ambientalistas.Entretanto muitos chineses não sabem que elefantes são mortos.

    ResponderExcluir
  34. 1º5-thayna galette-31
    As mortes de elefantes já vem a muito tempo acontecendo mais agora a matança aumentou muito mais.Não é justo tirar a vida de um podre animal que não faz mal nem mesmo a uma formiga. Tirar a vida de um animal assim é como matar a pessoa que você mais ama. Os chineses já são ricos por inventar os celulares e agora ficam matando animais indefesos para aproveitar e utilizar o marfim...devemos pensar antes de agir ,antes de usar uma coisa que não é feito adequadamente. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então..."Não é justo tirar a vida de um podre animal" ? Se ele ainda estiver fresco pode? rsrsr Me perdoe,pela brincadeira, mas por favor! Leia antes de publicar Já pensou que o mundo todo vai ver que vc escreve este tipo de coisa?

      Excluir
  35. 1°5 Nayra n°18
    Lendo esse texto pode compreende que os Africanos estão querendo convencer os Chineses a pararem de comprar objetos de marfim para que a matança de elefantes por caçadores ilegais venha parar.E sendo assim,fizeram uma campanha com o jogador de basquete para conscientizar as pessoas a não comprarem o marfim, pois quanto menos marfim, menos sera a matança.

    ResponderExcluir
  36. Mikaella Bruna N°16

    Não deveria acontecer isso com os elefantes, apoio a campanha dos Africanos para parar a compra de marfim na China. Não deveríamos matar os elefantes para o nosso consumo, só pra satisfazer nosso desejo de ter algum de valor. Temos que tratar bem todos os tipos de animais.

    ResponderExcluir
  37. 1°5 Talita Reis n°27
    O texto fala sobre a matança de elefantes na África, para a produção de produtos derivados do marfim . No meu ponto de vista isso é um absurdo e desumano pois o elefante assim como qualquer outro animal deve ser livre. Admirável foi a atitude do jogador de basquete chinês que defendeu essa causa e se juntou a ong's para diminuir essa matança .

    ResponderExcluir
  38. 1°5 Beatriz Caroline Franco n°4
    O texto fala sobre a matança dos elefantes na áfrica e fala também que os chineses compram,o texto diz que muitos chineses nem sabem que os elefantes são mortos,ou que nem todo o marfim tem como fonte a morte natural.
    Com todas essas matanças Yao Ming,uma estrela do basquete,se conscientizou e aceitou o pedido dos ambientalistas para ser um símbolo afim de conscientizar a população através de documentários sobre a vida silvestre africana e diminuir a matança alertando sobre a importância dos animais permanecerem em seu ambiente natural.

    ResponderExcluir
  39. 1°5 Tascila Garcia Maciel N°28

    Os caçadores matam os elefantes para venderem para os Chineses,e ganhar muito dinheiro.
    Deveria ter uma lei contra a exportação de animais desse tipo.
    Portanto isso tem que acabar,os elefantes e outro animais merecem repeito.

    ResponderExcluir
  40. 1º5 Rodrigo Almeida nº23

    Isso é um cumulo matar os animais pra extração de marfim, ainda mais os elefantes na região da Africa do Sul para a compra dos chineses, os ambientalistas se juntaram e fizeram uma ong, e o jogador Chinês Yao Ming fez questão de ajudar a Ong eu acho isso admirável , se mais pessoas juntasse a ong poderia acabar rapidamente com essas matanças.

    ResponderExcluir
  41. 1°5 Renato H. N°22

    O jogador Yao Ming esta fazendo o certo, ele deve conversar com os chineses, por causa da caça ilegais,ele vai ajuda os animais silvestres africanos.
    Também é errado os chineses não ficarem sabendo que os elefantes são mortos pois os elefantes também tem direito a vida!!!!















































    ResponderExcluir
  42. 1º5 Joicy Leticia Nº12
    Na minha opinião eu acho errado matar os elefantes, para produção de venda derivadas do marfim.
    O elefante é uma especie de animal muito bonito, tem sentimento. Os elefantes tem que viver para ter uma família.Agora tem chineses que apreciam as obras derivadas dos elefantes em quadros mortos.Fito servir de obra, eu acho errado isso.Eu não acho certo matar o elefante pro isso eu sou contra a não matar os elefantes, para conscientizar as pessoas a não comprarem marfim!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. 1º2 Stefany nº31
    O texto diz sobre a venda de derivados de marfim na na china . Bom isso é horrível por que tem caçadores que matam elefantes para poder exportar esse marfim para a china esses negociantes n sabem o mal que estão fazendo para esses elefantes pois eles são seres vivos também . Mais o mais impressionante é que foi a atitude do jogador de basquete chinês que defendeu essa causa e se juntou a ONG para diminuir essa matança de elefantes isso foi muito nobre de sua parte gostei muito .

    ResponderExcluir
  45. 1º2 Samuel Elias nº30

    ao ler esse texto percebi que muita gente mata os animais por causa de dinheiro, principalmente os elefantes.Em minha opinião esses caçadores deviam ser presos e pegar uma boa punição, eu gostaria que essa matança ilegal de elefantes venha a parar um dia devemos pensar antes de agir e pensar também nas consequências.

    ResponderExcluir
  46. 1°2 Gabriel N°9

    Matar elefantes para vender marfim é uma vergonha para o ser humano, e uma covardia. O ser humano se acha superior aos outros animais, mas na verdade, somos a pior raça que existe, egoístas, gananciosos, covardes, destruidores. Os elefantes não tem culpa de nossa ganancia, e se pensarmos bem,marfim é só um dente, nós damos um valor a isso, mas na natureza não tem valor. Tudo isso é voltado para o dinheiro, a pior droga que o ser humano pode se viciar.

    ResponderExcluir
  47. China!cuidado Stefany! Atenção na escrita e antes do post, leia novamente! ok!!

    ResponderExcluir
  48. 1°2 Leonardo Camargo n°21
    Realmente um absurdo! Seres humanos que não tem sentimentos, que matam e destroem tudo que vêem pela sua frente.Em busca de poder,dinheiro,fama matam sem dó,sem piedade.No caso acima se trata da matança de elefantes, um animal considerado dócil e mesmo assim são explorados, mortos apenas por dinheiro.Uma vez ouvi que o homem é capaz de tudo por dinheiro,passa por cima das pessoas e de tudo que está em seu caminho, pois é, eu não acreditava nisso, mais, depois de ler esse texto e ver do que ele é capaz, eu acredito, o homem é capaz de tudo por dinheiro!

    ResponderExcluir
  49. 1º2 Isaac nº13

    Sou completamente contra a esse ato,pois não sei o porque vivem matando animais atoa,animais também são seres vivos.
    Não sei o que á nesses homens que vivem acabando com o nosso planeta,pois não precisamos matar seres para sobreviver, pois Deus já nos deu o suficiente para sobreviver.Com tudo isso posso fazer uma pergunta:se você fosse um animal, você gostaria que matassem você sem causa alguma,as vezes eu acho que eles matam animais somente pelo motivo de dinheiro.

    ResponderExcluir
  50. 1°2 Nome:Raiane N°29

    Na minha opinião os animais não deviam ser mortos para sustentar o luxo de muitas pessoas!Pois eles são indefessos apesar do tamanho...não acho certo as pessoa comprarem coisas derivada do marfim,mesmo sabendo que pra isso teve que sacrificar a vida de um animal...achei muito interessante o que o jogador de basquete fez defendeu a ONG e juntou-se a ela pra defender os elefantes!

    ResponderExcluir
  51. 1º2 Joyce Nº19
    Eu acho que os elefantes não merece morrer assim,são animais mas é uma vida também que não merece morrer dessa maneira.
    Pode se vê no texto que o numero de mortes por caçadores ilegais mais que duplicou,isso realmente é um absurdo que pessoas estão preocupada só com o dinheiro e não pensam nos animais.

    ResponderExcluir
  52. 1°2 Jessica Laney n° 18

    A forma como se faz e as taticas para poder possuir o marfim é ilegal. Deve existir outra maneira para que esse tipo de mateiral possa ser encontrado, matar elefantes, um animal inteligente, dócil e lindo, nao é a melhor maneira, mas sim a mais facil, o ser humano não esta preocupado com a natureza e nem com os sentimentos das pessoas e dos animais, mas esta preocupado em pensar menos, preocupado em trabalhar menos, não se importando com o resultado e muito menos com a consequência, mas esta preocupado na sua acomodação.
    A preocupação de Yao com a vida silvestre africana e muito importante porque quanto mais a sociedade souber a verdade, mais se importarão em defende-los. E quando todos pararem de comprar este material, os caçadores irão parar de matar essas almas inocentes.

    ResponderExcluir
  53. 1º2 Audrey nº03

    O marfim é muito utilizado devido fins lucrativos e pela elegância que os objetos traz. Entretanto, devemos nos perguntar: O marfim vale mais que a vida de um elefante?
    Eu creio que não; Nem todo o dinheiro do mundo vale mais que uma vida. Um elefante gracioso não é digno de uma morte pretensiosa; a brutalidade contra esse animal apresenta somente como a vaidade humana é cruel quando referente à riquezas.
    Desejo com todo entusiasmo, por fim, que a ideia da campanha dê bons resultados e obtenha ótimos frutos.

    ResponderExcluir
  54. 1º2 Evandro Nº8

    O texto trata-se de uma campanha de conscientização para os chineses não compre mais marfim africano.
    Os ambientalistas se referem ao elefante como algo grandioso, e que assim como a todos os outros animais deve ser preservados.

    ResponderExcluir
  55. 1°2 Lucas da SIlva N°36
    A compra do marfim de elefantes e um costume de pessoas ricas e vaidosas que dizem que isto as deixa mais elegantes e para isso matam milhares de elefantes da Africa para retirar seu marfim acabando assim pouco a pouco com os animais do local,alem de ser um verdadeiro massacre com essses animais e pensando nisso umam ONG dos Estados Unidos foi atras de caçadores ilegais pois este tipo de masssacre deve parar e que por sua vez a população da China que é um dos paises que mais esportam o marfim devem acabar com este costume.E por final este tipo de comércio ilegal deveria acabar pois isto não acomtesse somente com os elefantes mais com a maioria dos animais de pelagem valiosos.

    ResponderExcluir
  56. 1º2 lucas Alves nº23

    Eu acho errado matar os elefantes por que eles são uma espécie muito importante do nosso planeta.
    Realmente um absurdo! Seres humanos que não tem sentimentos, que matam e destroem tudo que vêem pela sua frente.
    ainda matam os elefantes pra fazer extração de marfim, pra vender pro chineses

    ResponderExcluir
  57. 1º2 Gabriele nº10

    A brutalidade contra os elefantes pela posse do marfim é absurda, nos últimos quatro anos, como diz o texto, aumentou as caças ilegais, uma crueldade que não tem tamanho, creio que um dia isso possa ter um fim. Isso não passa de uma vaidade humana,um desejo pretensioso de lucrar alto a custas de outras vidas.

    ResponderExcluir
  58. 1°2 Gustavo Panseri n°12
    O texto relata de forma não tão clara, a relação entre o comércio do marfim na China, e a matança de elefantes na Africa.Os ambientalistas se referem ao elefante como algo grandioso, e que assim como todos os outros animais deve ser preservado e não ser retirado-lhe a vida, para fabricar produtos derivados do marfim para serem vendidos na China!

    ResponderExcluir
  59. 1°2 André N°35

    Para mim matar elefantes para decorar sua casa é um grande ato de covardia do ser humano, agente tem tantas coisas e estamos querendo cada vez mais, e não paramos por ai, o ser humano passa por cima de tudo e de todos para conseguir algo, não respeita a ninguém. Nossa ganancia vai acabar com nosso planeta e com tudo que gostamos e amamos, devemos pensar melhor sobre nossos atos.

    ResponderExcluir
  60. 1º2 Ygor nº34
    Na minha opinião, a caçada ilegal de animais na África, no Quênia,já virou caso comum pois ninguém age com providência, para a proteção desses animais.O mundo todo deve saber disto,sobre essa matança de animais,inclusive a do Elefante , pois se soubesse todos os países, com certeza ajudariam a combater a esse crime.
    Portanto a ganância do homem é maior do que a solidariedade, pois matando elefantes se enriquece o seu país.

    ResponderExcluir
  61. 1°2 nome:Marcela.k n°24


    O texto se trata da grande matança de elefantes,para a produção de marfim, e a luta dos africanos para convencer os chineses a pararem com a compra, com a ajuda da estrela do basquete Yao Ming,que saiu nas campanhas de conscientização.
    Mas eu acho um absurdo que isso ainda não tenha acabado, e como no texto diz que há muitos chineses que não sabem da origem ilegal desse produto,na minha opinião deveria haver muito mais campanhas informativas,para alertar essas pessoas da realidade,mas se mesmo assim continuarem com a compra e a venda desse produto de forma ilegal,aí sera pura ignorância,desamor e vaidade da parte dessas pessoas!

    ResponderExcluir
  62. 1°2 Aldemir n°01

    Os elefantes nao deveriam ser mortos para transformar em objetos decorativos na sala de estar de uma pessoa, nao esta correto uma pessoa comprar este objeto que veio de um animal vivo, mas acabou sendo morto por caçadores para trazer o marfim aos comerciantes e vender, as pessoas tem que ter em mente que este material veio de um animal saudavel, tem que ser contra a este tipo de ato, um animal totalmente inofensivo a qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  63. 1º2 Rafaela Nº37
    Eu acho tudo isso um absurdo porque não é justo fica matando animais silvestre para fazer objetos de marfim.Pois eles também tem vida.
    Tudo isso mais acontece pelo dinheiro as pessoas não percebe que eles também fazem parte do nosso mundo,e cada vez mais aumenta os numero de elefantes mortes até onde o nosso pais vai.

    ResponderExcluir
  64. 1°3 - Mirelle - N°27

    Está falando sobre elefantes e os casos em que eles são mortos ou exterminados, só para pegarem o marfim que são as presas dele. Os chineses disseram que o jogador de basquete Yao Ming que pelas caracteristicas parecida com a de um Elefante poderia fazer uma campanha para parar com a matança de elefantes em todo o país pois ele para os chineses é como um idolo pois pareçe com um elefante. Yao Ming como esta aposentado foi chamado para fazer a campanha que vai chamar a atenção sobre a fauna silvestre africana, ele apresentara um documentário feito por chineses nessa campanha. Segundo ele quando pararem de comprar vai parar assim a matança, o numero de mortes causadas por caçadores duplicou é possível que o número verdadeiro seja ainda mais alto, muitos deles são caçados em áreas remotas que são bem longe da civilização ou de qualquer outro lugar. Concluindo as vezes a falta de recursso que faz com que isso contribui com a caça de elefantes na fauna, e os chineses não sabem ao certo se a morte dos elefantes é devido a morte natural ou a caça.

    ResponderExcluir
  65. 1°3 - Jefferson - N°12

    O texto mostra claramente que caçadores ilegais, exterminam elefantes para poder ficar com os dentes que é o próprio marfim. Material aproveitado para ser produzido brincos, anéis, pulseiras, entre outras. Para isso chineses disseram que o ex jogador de basquete Yao Ming ja aposentado poderia ajuda muito com a diminuição de exterminio através de uma campanha publicitaria, ja que o elefante é visto como um ídolo como o ex jogador. Isso fez com que Yao Ming aceitasse o trabalho para a surpressa de todos, muitos elefantes são caçados em regiões distantes e muitos chineses não sabem ao certo se o motivo das mortes é ao certo natural ou por causa da caça. Para concluir isso elefantes não devem ser mortos para simplesmente satisfazer o desejo humano por coisas novas dentro dos seus bens materiais.

    ResponderExcluir
  66. 1º3 Luise Parizi Nº23

    O fato de vários elefantes morrerem para a fabricação de objetos de marfim é grave. Aliás o número de caçadores ilegais é cada vez maior e, tudo isso por dinheiro. Porém, tal matança só ocorre pois há muitas pessoas dispostas a comprar tais objetos.
    O que está faltando nessa sociedade é a conscientização de que elas podem viver bem sem precisar ter objetos, especificamente feitos de marfim em suas casas.
    Procuro saber onde se encontra a ética dessa sociedade ambiciosa? Querem apenas o próprio bem, mas se esquecem dos outros seres vivos existentes ao seu redor. Apenas deixam de lado qualquer preocupação sobre viver bem, sem ser a deles mesmos.
    Isso tudo é apenas questão de luxo, pois a necessidade de matar elefantes para obter objetos de marfim, não existe.

    ResponderExcluir
  67. 1º3 Renan Vasconcellos nº33

    O texto se trata da grande matança de elefantes, para a produção de marfim, e a luta dos africanos para convenser os chineses a pararem a compra.
    O mundo todo deve saber disto sobre essa matança de animais. eu acho que os elefantes não deveriam ser mortos para vender esses objetos que veio de um ser vivo, as pessoas estão cada vez mais louca obcecadas por dinheiro e matam os animais sem pensar duas vezes. É Injustiça com esses animais inoscentes,esses criminosos deveriam ser presos, e ser muito torturados, só pra saber, o tanto que esses elefantes sofrem antes de morrer.

    ResponderExcluir
  68. 1º3 Heloisa nº 7

    Ambientalistas estam lutando e fazendo de tudo para não ocorrer mais mortes de elefantes ,
    que são muito procurados para produzir materiais de marfim .
    Concerteza se a compra parar de ser efetuada , eles não matariam os elefantes .
    Os chineses que respeitam muito os animais e que veem ele como um giganti que tem aproximadamente 2,25 metros .
    O governo antigamente auxiliava com os africanos para combater os caçadores , quando falam o nome ELEFANTE os africanos vem eles como majestade .
    Os chineses são muito inocêntes eles não sabem que os elevantes não tem mortes naturais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza; gigante; além das palavras grafadas erroneamente, a confusão de idéias é preocupante!
      Dedique-se mais pelo seu bem!

      Excluir
  69. 1°3 mateus henrique n°26

    A matança dos elefantes é uma pratica criminosa e egoísta, matar os animais só para a produção de marfim...
    as ONGs estão com toda a razão de querer proteger os elefantes, eles também tem uma vida e não merecem ser mortos por causa do egoismo, ambição e crueldade de alguns seres humanos.
    se pararmos de comprar objetos produzidos com o marfim talves acabemos com a matança de elefantes.
    temos que parar de matar os animais pois um dia eles podem entrar em extinção como muitos outro já entraram.
    um mundo sem animais seria muito mais sem graça, imagine ir no zoológico e não ter animais para ver ou fazer uma excursão ao safári e não ter o que admirar.

    ResponderExcluir
  70. 1º3 thayane n° 37

    Na minha opinião é errado sacrificarem esses animais inocêntes para fazerem materiais de marfim .
    Os casadores são todos ilegais e só prejudicam os elefantes que para os chineses são um jogador de basquete por eles, atingirem um tamanho enorme exemplo : eles podem atingir 2,25 metros ou mais ,
    eles pesam toneladas e são muito engrandecidos pra os africanos que ajudam o governador para combater essa ação ilegal .
    E são considerados mejestades e são muito cobiçado pelos caçadores pela sua beleza .

    ResponderExcluir
  71. 1°3 Gabrielly Fernanda n°06

    Os caçadores ilegais de elefantes os sacrificam para retirarem o marfim de suas presas, podendo assim fabricar objetos feitos de marfim africano.
    Os chineses muitas vezes acreditam que os elefantes tem uma morte natural, sendo que na verdade eles são sacrificados.
    Na minha opinião todas as pessoas deveriam parar de comprar os objetos feitos de marfim, porque dessa forma os elefantes podem parar de serem sacrificados.
    Na África o elefante é considerado uma majestade, por isso o governo se auxiliou com os africanos para poderem combater os caçadores ilegais.

    ResponderExcluir
  72. 1º3 Raphael Fagundes Nº31

    Primeiramente quero dizer que é ridículo o que esses caçadores ilegais fazem, sacrificando elefantes com o intuito de retirar a matéria prima marfim (do dente do elefante). Isso do ponto de vista da sociologia, pode se dizer que é muita falta de ética e respeito com os animais e até mesmo com a sociedade, que como dito no texto muitas vezes os chineses compram os derivados do marfim sem saber que vários elefantes tiveram que morrer para a fabricação dos produtos.
    Para mim o principal causador é quem compra o marfim dos caçadores ilegais, pois assim eles incentivam ainda mais essa prática ilegal.
    Outra análise que gostaria de fazer levando em conta o pensamento sociológico é simplesmente não só uma análise como também uma questão a ser discuta: Nós precisamos mesmo disso? A resposta certamente é não. Ninguém vai morrer nem sentir tanta falta assim se não obter os produtos derivados do marfim, e sacrificar animais para ter a matéria prima! Desnecessário...
    O que os chineses estão tentando fazer com a publicidade relacionada ao ex jogador de basquete e ídolo na China, Yao Ming, é muito interessante tentando conscientizar os chineses a não comprarem mais o marfim, a fim de que os pobres elefantes parem de ser sacrificados para extração da matéria, uma atitude considerada por mim muito gananciosa, intolerante e incoerente.

    ResponderExcluir
  73. 1°03 Janaína Doivana nº10
    Os elefantes para os chineses e para os africanso são as estrela do bsquete gigante o número de mortos esta
    aumentando.
    Caçadores ilegais matam para conseguir marfins áfricanos , ambientalistas estão tentando uma tática
    para a luta contra os caçadores ilegais com ajuda de Yao que esta produzindo uma campanha voltada para chineses ricos
    para que elefantes fiquem em seus habitat natural e não como um objeto de decoração expostos em um sala de estar.
    Muitos chineses não sabem que elefantes são mortos ou que nem todo marfim tem como fonte morte natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. africanso? menina! que confusão! Vamos refazer tudo com maior atenção por favor!

      Excluir
  74. 1°3 Lucas Ormundo n°21

    “O mundo sem elefantes, incomoda muita gente ?”
    Esse titulo define um mundo como ele seria sem os elefantes. Essa matança dos elefantes da áfrica, fez com que Yao Ming, um ex-jogador de basquete , que jogava nos EUA. Ele ficou muito revoltado com essas grandes mortes dos elefantes na áfrica.
    Um grupo de pessoas pretendiam fazer uma campanha, mas não tinham meios de comunicação. Eles decidiram convidar Yao para fazer á campanha, pois ele era como se fosse uma majestade e de muita gentileza e decência.
    Yao aceitou fazer a campanha, com sua imagem nos outdoors, ele é o rosto muito conhecido e é voltado para os chineses ricos que procura gerar interesse a respeito da fauna silvestre africana.
    Com o marfim produzido pela presa dos elefantes, Yao convenceu os mercados chineses a não comprar esses marfins dos elefantes.
    “Quando as compras param, a matança também pode parar”

    ResponderExcluir
  75. 1º3 Sandra Felix nº35
    Ambientalistas lutam contra os caçadores ilegais ele fazem de tudo para que não ocorra mais mortes,
    isso é um abuso aos elefante,se eles pararem de comprar objetos feito de marfim certeza que a morte de elefantes
    acabaria sim.
    Para os chineses os elefantes são como as estrela do basquete gigantes, os chineses não sabem que os elefantes são mortos
    por caçadores ilegais;

    ResponderExcluir
  76. 1°3 Fábio Cardozo n°05

    Na minha opinião matar elefantes e utilizar o marfim de suas presas para fazer objetos é muito errado, pois não faz sentido algum em matar animais indefesos para fazer objetos, usá-los por alguns meses ou anos e jogar fora como se fosse nada. Pois estão tirando vidas que DEUS criou.
    Sei que com os marfins retirados dos animais é usado para fazer muitas coisas de uso do nosso dia-a-dia, por exemplo: chaveiros, brincos,e muitas coronhas de arma de fogo etc.
    Mas a pergunta é , será mesmo que realmente precisa de marfim de elefantes em todos os objetos que utilizamos? Claramente que não.
    Estou completamente do lado dos ambientalistas, no assunto de convencer os consumidores a não comprarem produtos feitos de marfim africano, agradeço a eles por pensar no bem dos animais indefesos, me faz pensar que esse mundo não está completamente perdido.

    ResponderExcluir
  77. 1º3 taina nº36 bom na minha opinaõ ,os elefantes africanos estaõ sendo muitos,procurados por casadores que querem arrancar as suas preças para fazer objetos como joias peças para salas e muitas outras coisas é muito raro encontrar elefantes africanos em selvas ,eles costuma ficar nas areas africanas,os chineses naõ sabem q os elefantes estaõ morrendo os caçadores ganham dinheros por matar eles entaõ eles naõ querem nem saber elrs so quer ganhar dinhero minha opiniaõ e essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atenção na grafia das palavras! parece que vcs tem muita pressa! atropelam o texto confundem as idéias!

      Excluir
  78. 1º03 Rafael Siva nº28
    A demanda por marfim africano é com isso a taxa de morte de elefantes e o aumento pronuncialmente nos últimos quatro anos principalmente devido ao aumento de mortes causadas.
    As tentativas de parar com a matança que não tem sido uma boa cartada levando em cinta as influencias de Yao minge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
  79. 1°3 regina nogueira n° 32
    no meu ponto de vista , os elefantes são mortos por causa do marfim , que para os caçadores são um objeto valioso e caro.
    o marfim é um objeto valioso poi, principalmente os ricos usam para enfeitar salas de jantar, sala e etc....
    e entre outras coisas que é usado.
    em quase todos as culturas o marfim é muito utilizado para os ricos quanto para os pobres .
    Os africanos por exemplo , são os que mais matam os elefantes , o numero de mortes ocorre por caçadores e duplicou ao passar dos anos.

    ResponderExcluir
  80. 1º3 Higor eduardo martins nº08

    Bom na minha opinião sobre esse texto que relata sobre a vida dois elefantes e seus predadores que só os casadores ilegais que utilizam uma tática super idiota par matar elefantes, para o procedimento de marfim.
    Essas pessoas q fazem isso não tem coração pois nos nem
    precisamos dessas coisas para nossa vida ou seja não é uma coisa importantíssima que vale a vida de um elefante
    Mas na grande verdade é que esses caçadores devia parar com esse tipo de matança somente para ranca a presa de elefantes para fabricar marfim q é utilizado para fazer bijuterias como: brincos,puseras argolas enfeites para salas e outras coisas.Simplesmente essas pessoas não tem coração para fazer isso com animais e pararem para pensar que todos nós temos direito a vida inclusive os animais.sabemos que muitas pessoas vivem desse trabalho ,mas a vida dum sere humano ou animal vale muito mais do que um simples marfim, pois os animais são como o ser humanos eles sentem , pensam, e até mesmo tem sentimentos .
    Pelo o que me parece um elefante ou seja a presa de um só elefante não deve dar bastante produto, ou seja não tem um grande rendimento para o produtor não sei na africa mas no brasil o elefante é uma rara especie de ser encontrada e não dão valor e ficam colocando em extinção essa especie , não só o elefante mas muitos outros animais
    Essa é minha opinião , os africanos deviam para com essa matança ou os chineses parar de comprar presas para esse tipo de fabricação.

    ResponderExcluir
  81. 1º3 Igor Gabriel Nº09
    As mortes dos elefantes tem sido muito preocupantes, e essas mortes são causadas pelos rebeldes que querem o marfim para vender para os chineses, tentando convencer os chineses de que isso é errado e prejudicial a todos o que é fato, os ambientalistas nomearam como embaixador Yao Ming uma estrela do basquete que é para os chineses o que os elefantes são para os africanos.
    Mas o grande problema é que nem todos se importam com elefantes morrendo, para alguns o que importa é o luxo, mas na verdade o luxo é o que menos importa pois a sociedade esta sendo enganada, a sociedade esta doente, pois ela já não se importa a ponto de parar de comprar, não digo a todos da sociedade mas aqueles que não se importam de onde vem o produto, deveríamos nos impor mais em questão da matança e do mercado negro, deveríamos parar de olhar o exterior apara aderir mais qualidades para o interior de cada um, devemos lutar pelo o que é nosso devemos lutar pela fauna africana ou qualquer outra que correr algum risco pois devemos dar valor ao que Deus nos dá então lutemos para não cairmos no sistema devemos lutar para o nosso mundo não perder o verdadeiro sentido.

    ResponderExcluir
  82. Na minha opinião a demanda por marfim africano,e com isso a taxa de morte de elefantes,aumentou pronunciadamente nos últimos quatro anos,principalmente devido ao aumento da riqueza na China.O número de mortes causadas por caçadores ilegais registradas no Quênia mais que duplicou e é possível que o número verdadeiro seja ainda mais alto,uma vez que muitos elefantes são caçados em áreas remotas, afirma Douglas-Hamilton,fundador da Save the Elephants uma ONG queniana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhm... reproduziu fragmentos do texto original! grande coisa! igual a sua nota...

      Excluir
  83. 1°2 Rafael Ferreira n°27
    O texto fala sobre o comércio do marfim na China, e a sua relação com a matança de elefantes na África. E para a retirada do marfim os caçadores matam os elefantes, sem mais nem menos, retirando apenas as suas presas e deixando todo o resto de seu corpo a se decompor no ar livre.
    Usar o grande jogador de basquete Yao Ming, que é um ídolo dos chineses, como o rosto de uma campanha que procura gerar interesse a respeito da fauna silvestre africana, foi com certeza uma "jogada" excelente, pois assim os fans de Yao podem se conscientizar de que, como diz no texto, "nem todo o marfim tem como fonte mortes naturais", ou seja, muitos elefantes são mortos apenas para satisfazer o gosto de algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  84. 1º2 Brenda nº04
    Acho ridículo esse ato de matar animais pra exposição, por simplesmente achar bonito.Os Chineses citados no texto deveriam achar bonita a vida desses animais e não querer matar só por ganancia e vaidade.
    O ato do jogador de basquete, é muito bonito devido a admiração que este é para o povo chinês com certeza vai servir de exemplo para denunciar e acabar este ato tão cruel.

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°2 leonardo s estelari n°22

      Na minha opinião a demanda por marfim africano, e com isso a taxa de morte de elefantes,aumentou pronunciadamente nos últimos quatro anos,principalmente devido ao aumento da riqueza na China. O número de mortes causadas por caçadores ilegais registradas no Quênia mais que duplicou e é possível que o número verdadeiro seja ainda mais alto,uma vez que muitos elefantes são caçados em áreas remotas,afirma Douglas-Hamilton,fundador da Save the Elephants uma ONG queniana.

      Excluir
  86. 1º2 Larissa Nº20
    Pra mim agir no convencimento dos compradores é uma mudança para os ambientalistas,mas a inadequação das forças de proteção da fauna silvestre nacionais deveria ser mais rugidas pois esses caçadores deveria deixar os elefantes em paz...coitados eles não fizeram nada para ter que morrer na mão dos caçador.Tipo o número de elefantes mortos causados por caçadores ilegais registradas no Quênia mais que duplicou e é possível que o número verdadeiro seja ainda mais alto.Para concluir eu acho que os caçadores deveria para com a matança e os chineses parar de comprar esses tipos de presas para a fabricação de objetos valiozos.

    ResponderExcluir
  87. 1º2 Douglas Rafael Volpato n°6
    Como o titulo mostra o que esta acontecendo,estam matando elefantes para apenas pegar o seu marfim,esse marfim tirado dos elefantes na Africa é levado até a China e com isso vendido por contrabandista para pessoas que ali reside, e sem saber de onde e qual foi o processo de retiração desse marfim eles acabam comprando algo ilegal e acima de tudo financiando um massacre.
    E com essa proliferação da venda do marfim ilegal a China tomou a decisão junto com a ONG Save the Elephants e com a ajuda do maior atleta da China Yao criaram uma campanha pra que não compre o marfim ilegal, com isso eles podem acabar com o contrabando e com as mortes de elefantes na Africa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs retiração! o verbo retirar ganhou nova flexão! rsrsrsrsrs seria cômico não fosse trágico!

      Excluir
  88. 1º2 Jeferson Mateus nº16

    Em minha minha opinião, que a matança de elefantes para a retiração de suas presas(o marfim), para o seu uso na fabricação de outros produtos para a comercialização em outros países é uma tremenda besteira.As pessoas estão cada vez mais gananciosas a ponto de matar qualquer criatura ou fazerem qualquer coisa que possa lhes render alguma forma de lucro, e isso é fato.mais o problema que o texto realça e é a grande verdade é que os compradores não estão nem ai se essa especie está em extinção ou não ai aparece a falta de consiencia do ser humano e vai ser assim até acontecer o que o próprio texto diz:quando pararem de comprar, acaba a matança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ai! de novo! devem ser colegas de parquinho! retiração de novo! Onde é que vamos parar?!

      Excluir
  89. 1º2 Alison nº02
    O texto relata a crueldade dos caçadores ilegais na africa que matam elefantes proporcionalmente para exportar marfim para a china e a china assim enriquecendo a custas da africa .Além de ser uma barbaridade com esses pobres elefantes a africa fica sem seus animais mais preciosos os elefantes . Mais o que foi mais marcante foi o fato de um jogador de basquete ter a vontade de ajudar a ONG a combater e defender essa causa de defessa a os elefantes e eu espero que isso aconteça pois n gostaria de ver novamente um foto com essa que está no texto de um pobre anima estar ali morto quando ele poderia está vivo e sadio bom adorei a ação desse jogador

    ResponderExcluir
  90. 3º3 Joyce Kelly

    O texto fala sobre a matança dos elefantes.O que os chineses estão tentando fazer com a publicidade relacionada ao ex jogador de basquete e ídolo na China, Yao Ming, é muito interessante tentando conscientizar os chineses a não comprarem mais o marfimos.Os chineses compram os derivados do marfim sem saber que vários elefantes tiveram que morrer para a fabricação dos produtos.Acho que todos os animais tem direito de ser bem tratados e nao maltratos como a maiorias deles são.

    ResponderExcluir
  91. 3º3 Jaqueline Amaro Nº:10

    Pois eu acho isso uma coisa muito desonesta matar animais, principalmente elefantes que é um animal lindo.
    Apesar dessas pessoas matarem para a produção de vendas de produtos derivados do marfim.
    Pois eu achei uma coisa muito legal que o Jogador de Basquete Chines, que em defesa dessa nobre causa que fez em juntar as ONG's para diminuir ou aniquilar essa matança.
    Com os que os chineses que compram essas peças feitas de marfim.

    ResponderExcluir
  92. 3°4/18/Ramon santos Hordt

    Eu acho isso uma tremenda covardia com os animais nao so com elefantes mas com varios animais que sao mortos em vao para serem explorados tendo suas peles, ossos, e outros orgaos vendidos e tudo isso para o que?
    para o ser humano lucrar emcima de uma criatura que nao teve a chance de se defender nem de argumentar contra expondo sua opiniao sobre isso.

    ResponderExcluir
  93. 3º4 william Nº23

    hoje em dia esta morrendo muito elefante para fazer antiguidade para casas e por isso estão aparecendo muito muito caçadores ilegal Mais o que foi mais marcante foi o fato de um jogador de basquete ter a vontade de ajudar a ONG a combater e defender essa causa de defessa a os elefantes e eu espero que isso aconteça pois n gostaria de ver novamente um foto com essa que está no texto de um pobre anima estar ali morto quando ele poderia está vivo e sadio bom adorei a ação desse jogador.

    ResponderExcluir
  94. 3º4 Anderson Nº02
    Esses animais são cassados e mortos com o fito de servir de obra de arte em casas chinesas, é desumano esse tipo de atitude, pois, essas pessoas que apreciam as obras derivadas dos elefantes deveria ter consciência de que é bem mais bonito admirar um animal vivo e em seu habitat do que mata-lo e pendura-lo na parede.
    O Jogador de Basquete Chines, que em defesa dessa nobre causa que fez em juntar as ONG's para diminuir ou aniquilar essa matança.

    ResponderExcluir
  95. 3°4 andriel n°03

    Eu acho isso um absurdo com os animais
    esses caçadores ilegais que fazem isso
    que deveriam morrer se eles continuar
    assim daqui uns dias os elefantes estaran
    em extinção por isso eles tem tomar uma
    providencia urgente.

    ResponderExcluir
  96. 3º4 Lucas A . Nº11

    E Normalmente se depararmos com pessoas imprudentes . Muitos so pensam em si mesmo , e boa parte no dinheiro .
    este fato que acontece envolvendo grandes países e de certos seus "ídolos" e muito interessante . pois o elefante é um animal muito importante na cadeia animal .
    Providencias rigorosas devem ser tomadas , pelas pessoas de preservação e de cuidado próprio desse animal . e punições muitos severas para estes caçadores ilegais .
    OS Chineses devem se conscientizar que muita morte esta acontecendo para o "luxo" de algumas pessoas .
    O elefante é um ser vivo que tem o seu significado para os admiradores . e também o direito a vida !

    ResponderExcluir
  97. 3°4 Alex n°01

    Os africanos veem os elefantes quase do mesmo jeito que os chineses veem o jogador de basquete Yao Ming,os ambientalistas fizeram essa proposta para Yao para convencer os consumidores chineses a não comprarem objetos feitos de marfim para reduzir a o comércio de presas de elefantes.
    Yao apresentará um documentário produzido por chineses sobre a vida africana que mostrará fotos de elefantes.
    A compra por marfim,aumentou a morte de elefantes, aumentou demais nos últimos quatro anos.
    “Muitos chineses nem sabem que elefantes são mortos ou que nem todo o marfim tem como fonte mortes naturais”, afirma Peter Knight da WildAid, uma ONG americana que opera na China.

    ResponderExcluir
  98. 3º4 thiago nº21
    Em minha opinião matar elefantes só para obter o marfim é uma fata de respeito sem dimensão!E as pessoas que compram
    só para enfeitar sua casa não tem o minimo de interesse com a natureza e não procuram saber se a matança de elefantes são legais ou ilegais .
    Ainda bem que há pessoas que se preocupam com os elefantes essas pessoas são os pesquisadores que dedicam -se a vida toda pensando no bem estar dos animais !
    E falam em documentarios a crueldade que caçadores fazem com elefantes pensando apenas no dinheiro que irão ganhar !Para que diminua esse mar de sangue tem de haver uma maior fiscalização e as punições tanto para os caçadores quanto pra quem compra o marfim seja mais rigorosa ! mais apenas isso não basta os seres humanos tem de se conscientizar que oque eles estão fazendo é errado e algo tem que mudar !
    Pois se não for assim daqui alguns anos os elefantes sumirão do mapa !

    ResponderExcluir
  99. nomeºjuly pereira n 08:o texto relata as matanças dos elefantes na africa,os caçadores tomavam providencias rigorosas.os elefantes é um animal muito importante,as providencias e as puniçoes muitos severas para estes caçadores ilegais.os chineses porém deveriam concientizar que muita morte acontecendo para "luxos e riquezas"para as pessoas o elefantes tanto um ser vivo que o siginificado para alguns adimiradores e tambem o direito a vida.

    ResponderExcluir
  100. 3°3 Breno n°2
    Sem duvida toda essa matansa de elefantes por causa do marfim que e retirado deles e horrivel . os africanos veem os elefantes como o chines Yao Ming por isso decidirao xamalos pra ajudalos nessa campanha contra a ,matansa pelo marfim
    Em todo o mundo o marfim é sim muito apreciado mais na china isso ocorre mais pois la os produtos tem um giro maior nas vendas. muitos acabao comprando sem saber a origem deles sem saber que nem sempre eles vem de mortes naturais
    por isso You Ming ajudara com a campanha fasendo documentariios com baneers e e muito mais pra por um fim ou pelomenos conseguir diminuir as morte pois se diminuir as vendas as mortes tanbem diminuiram

    ResponderExcluir
  101. Yasmin Santos 33 1°5

    O texto nos relata que estes ambientalistas se refere ao elefante de algo extraordinário.Ainda mais por relações que os Chineses ficam tentando subir na vida por riquezas e acabam com a vida dum ser tão ingênuo . Em minha opinião o Marfim deveria ser algo de crime, pois não é utilizado para o bem de algo nenhum e sim para acabar com a vida de um ser vivo . Devemos para de pensar só em nosso bem e em riquezas, pois um dia tudo isso acaba, e já a vida não, vida é só uma e até os animais tem direito de telas sem direito que as pessoas tirem isso deles.

    ResponderExcluir
  102. ........................//////////////////?????????????????????????????????teste.................;;;;;;;;;;;;;;~~~~~~~~~~~~~~~~~~´´´´´´´´´´´´´´´´´-----------------0000000000009999999999999888888888777654321'

    ResponderExcluir
  103. Raiane N°29 1°2

    Na minha opinião os animais não deviam ser mortos para sustentar o luxo de muitas pessoas!Pois eles são indefessos apesar do tamanho...não acho certo as pessoa comprarem coisas derivada do marfim,mesmo sabendo que pra isso teve que sacrificar a vida de um animal.O que será que leva a pessoa a mantar os animais? difícil de responder pois os homens não pensa nas conseqüência antes de sair por ai matando animais que não podem lutar contra varias armas dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  104. 1º4 Renner n°26: Os africanos veem os elefantes com poder e majestade. Yao é um embaixador ambientalista que defende os elefantes, e ele quer convenser os chineses a nao comprarem mais o marfim, pois ele vem dos elefantes e para se ter o marfim é necessário rancalas do elefantes. Logo que as compras de marfim acabam as matanças tambem acabam. A demanda por marfim africano,e com isso a morte de elefantes, aumentou muito nos últimos anos,principalmente devido ao aumento da riqueza na China. Mais muitos chineses nao sabem que elefantes morrem e que nem todo o marfim vem de morte naturais.

    ResponderExcluir
  105. 1º4 Elise Nº 11
    Eu entendi que o texto fala sobre a morte dos elefantes para poder fazer marfim para os chineses, e muitos deles nem sabem que os elefantes são mortos para poder fazer isso. Eu acho isso um absurdo, pois os elefantes podem ficar em extinção.

    ResponderExcluir
  106. 1º4 Larissa P. Nº 19
    Eu entendi que o texto fala sobre a morte dos elefantes para poder fazer marfim para os chineses, e muitos deles nem sabem que os elefantes são mortos para poder fazer isso. Eu acho isso um absurdo, pois os elefantes podem ficar em extinção.

    ResponderExcluir
  107. nome: kamila nº15 1º4
    Na minha opinião eu acho que o numero de mortes causados por casadores ilegais registrados na quénia mais que duplicou e é possivel que o numero verdadeiro seja ainda mais alto
    Mas a inadequadação das forças de proteção da fauna silvestre nacionais os fes anpliar sua campanha para a demanda ...

    ResponderExcluir
  108. 1º4 Lucas Prado n°22: A morte de elefantes esta aumentando bastante devido o aumento de riquezas da China e a procura do marfim. Mas Yao um ambientalista, esta tentando convencer os chineses a pararem de comprar o marfim devido as mortes intensas dos elefantes. Mas só que muitos chineses nao tem o conhecimento de onde vem o marfim,nem todos sabem que vem dos elefantes,que são mortes naturais para se obter o marfim.

    ResponderExcluir
  109. 1°4 jaqueline N°14
    Yao e´um embaixador conhecido por ambialista por defender elefantes.Ele é contra chineses e africanos que tentam comprar objetos feitos de marfim a fim de reduzir a demanda por presas de elefantes.Com essa demanda de marfim africano a taxa de morte de elefante s esta ficando maiores teve o aumento nos ultimos quatro anos devido a riqueza da China.

    ResponderExcluir
  110. nome:Allan Milo nº01 1º4
    na minha opinião, sobre as mortes de elefantes em troca de marfim é muito polêmica, é uma grande judiação tudo isso. Na África o elefante é um simbolo, quando se fala em África logo se lembra em elefantes as pessoas deveriam dar mais valor a esse animal.o elefante é um símbolo mais não é respeitado como deveria.

    ResponderExcluir
  111. 1º4 Wadison nº 33
    O elefante africano, um dos animais mais belos do mundo que atrai olhares de todos em todo o lugar de onde se é visto tanto em seu habitat quanto em tvs, altidors entre outros, e por outro lado o marfin algo também belo, caro, e luxuoso , mas que por traz de tanta beleza tem uma brutalidade para chegar aos lares dos chineses que em pleno desenvolvimento, não entenderam que para o desenvolverem é necessario todo o mundo inclusive a natureza.
    O mais incrivel é que o ser o humano para ter consiência de seus atos é necessario algo em que eles se impiram no caso da China Yao Ming, para perceber como suas casas ficam belas o mundo fica pobre em beleza e atrativos naturais que é o elefante africano, entre outros animais em o mundo fecha os olhos por ambição, e quando tornar a abri- los não teram mais do que apreciar de belo na natureza.

    ResponderExcluir
  112. 1º4-Thainara Montoro nº 30
    Eu acho muito interessante essa mudança de tática dos ambientalistas. Se o objetivo for alcançado, terá muito mais resultado, pois impedir os caçadores seria uma tarefa quase impossível, já se os chineses forem conscientizados e convencidos a não comprar mais o marfim, os caçadores não teriam mais motivos para caçar pois não geraria mais lucros.

    ResponderExcluir
  113. 1/4 joão vitor n;37
    eu entendi que Africanos estão querendo convencer os Chineses a pararem de comprar objetos de marfim para que a matança de elefantes por caçadores ilegais venha parar.
    e comvencerão yao ming a fazer uma campanha para conscientizar as pessoas a não comprarem asses produtos para que a matança de elefantes acabem.
    na minha opinião esses caçadores teriam que ser presos e pagar pelo que fizeram.

    ResponderExcluir
  114. 1°4 ruan sousa n° 27
    O texto fala que os ambientalistas americanos estão tentando fazer uma campanha usando um símbolo chinês que é o jogador de basquete citado no texto para conscientizar os consumidores chineses a não comprarem o marfim Africano, porque diminuindo a demanda de compras, sucessivamente diminuirá o numero de mortes dos elefantes que são um animais com grande valor para os Africanos .
    na minha opinião não é certo matar elefantes por dinheiro por que ele também tem direito de viver como nos

    ResponderExcluir
  115. 1º4- Amanda Bomfim nº 02
    Eu não concordo com a ideia de matar elefantes para fazer objetos decorativos com o marfim. Os africanos são contra os chineses a compra objetos feitos de marfim africano. Eles veem poder e majestade assim como a gentileza e decência. Isso faria com que Yao fosse embaixador ideal para ambientalistas em defesa dos elefantes. Para tranquilidade dos ambientalistas Yao aceitou o trabalho.

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...