O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotiza-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.
Carlitos, personagem principal interpetado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o temino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma saturação, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retonar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Em meio a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.
O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempe nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
Fonte: http://espacoparaideias.blogspot.com.br/2008/09/resenha-do-filme-tempos-modernos.html
2°1 Gabriel otavio Sociologia
ResponderExcluirÉ interessante que exista filmes como esse, criticando, pois assim, a venda que o governo coloca nos olhos das pessoas cairá, e assim a sociedade poderá enxergar o que realmente fazem.
Chaplin foi um exemplo de nao estava ipnotizado, e queria que as pessoas soubessem a verdade, por isso foi muito perseguido.
ok! cuidado na escrita! Hipnose e não ipnose!
Excluir2°1 NOME:leonardo sanches santos AULA: socilogia
ResponderExcluirachei um bom filme CHARLIE CHAPLIN foi um grande homem ele queria que todo o povo soube-se da verdade de que como o mundo era capitalista e industrial escravizaram eles e tambem escravizam ate o dia de hoje
boa Léo! ok!
Excluir2º1 Maria Milena
ResponderExcluirA modernidade tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado pode facilitar, e muito, a vida das pessoas, mais por outro lado, se bem analisado pode nos prejudicar em todos os âmbitos da nossa vida!
ok!
ExcluirPela primeira impressão do filme ache muito interessante e critico ao mesmo tempo,demostrando toda a verdade daquela época, com era o capitalismo, soube falar tudo sem dizer nada
ResponderExcluir...?
Excluir2º1 Thaina Haflinger
ResponderExcluirA modernidade na minha opinião, por um lado ajuda mais por outro prejudica, pois ela nos da oportunidades e muitas vezes ela mesmo nos tira!
ok!
Excluir6°1-nome:byanka victoria dovigo n°03
ResponderExcluiraprendi sobre os tempos modernos
2°3 Carolline farias
ResponderExcluiro filme fala sobre a rotina dos trabalhadores e como o serviço é repetitivo e que a vida se torna uma rotina e como o mundo é capitalista.
2°3 Beatriz Mayara
ResponderExcluirO filme tempos modernos, refere-se ao trabalho exaustivo que os trabalhadores da época do capitalismo são submetidos, pois com a crise de 29 todos tiveram que trabalhar mais para terem que sobreviver..
Luise Parizi e Mirelle Greve - 2º3
ResponderExcluirChales Chaplin interpreta Carlitos, um trabalhador que pode ser considerado "escravo" de seu trabalho, como a própria sinópse deixo claro ao dizer que ele comia ao mesmo tempo que fazia seu trabalho.
Pudemos perceber, que o filme quer mostrar de alguma forma como somos ou ficamos "escravos" de nossos serviços, constituindo assim um mundo capitalista, que nos obriga a exercer sempre as mesmas funções.
2°3 Alexandro lourencio felix
ResponderExcluirAchei muito interessante o resumo desse filme pois mostra que,Charles Chaplin queria transmitir pra pessoas uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escraviza
2° 3 Samara,Patricia
ResponderExcluirA historia mesmo sendo antiga fala a verdade sobre correria diaria,a poluição sonora ,as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego e a miseria
Lucas da Silva Carvalho 2°3
ResponderExcluirO texto se refere a Charles Chaplin que antes de sua carreira ele trabalhava essecivamente com maquinas e teve vários empregos antes de atingir a fama e passou por várias crises e se mudou para outra cidade para se livra do mesmo passou por problemas com a lei e em uma das prisões que esteve acabou se apaixonando e com tudo que passou ele agora pode ser considerado um revolucionário que mudou o capitalismo e mudou vários outros aspectos da sociedade com a fome e pobreza abrindo os olhos da sociedade para esses aspectos.
2º3 Raphaella Franco,Thayna Bueno
ResponderExcluirEmbora a história sendo antiga, ela se repete nos tempos de hoje.
2º3 Amanda, Yngrid e Rafaelly
ResponderExcluir2º3
ResponderExcluiro filme fala sobre a vida dos trabalhadores e como o mundo era capitalista . com isso o serviço se torna muito repetitivo
2º3 Paula Cristiele Araujo Dias
ResponderExcluirAchei muito interessante o resumo do filme,pois ele relata a realidade que vivemos ,um mundo capitalista e socialialista que torna as pessoas escravas do trabalho; Charlin Chaplin não se importou com a crise e foi a busca de um novo emprego,encararou a crise com bom humor e a teve como uma nova oportunidade.
2º3 Letícia Pinheiro Pantaleão
ResponderExcluirNatalia Pantaleão Pinheiro
Em nossa opinião. Chaplin foi um exemplo de não estava hipnotizado, e queria que as pessoas soubessem a verdade, por isso foi muito perseguido,como o mundo era capitalista e industrial escravizaram eles e tambem escravizam ate o dia de hoje.
Valeria M serie:2º3
ResponderExcluirÉ interesante pq o filme fala de uma realidade q acontece no nosso dia a dia idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempe nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
2º 3 - jessica de queiroz
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir