quinta-feira, 9 de maio de 2013

Biblioteca: Banco Mundial disponibiliza acervo virtual gratuito


Biblioteca: Banco Mundial disponibiliza acervo virtual gratuito.





Através do site do Open Knowledge Repository (Repositório  de Conhecimento Aberto, em português), é possível escolher e fazer o download gratuito de qualquer pesquisa e produção do Banco Mundial.
Desde julho de 2012 o acervo da instituição está disponível através da licença Creative Commons. A biblioteca virtual possui mais de dois mil livros, artigos, relatórios e documentos de pesquisa.
“Conhecimento é poder. Tornar nosso conhecimento amplamente e prontamente disponível vai dar às pessoas mais recursos para que encontrem soluções para os problemas do mundo”, declarou em nota o presidente do Banco Mundial, Roberto B. Zoellick.
As publicações estão sob a licença CC BY, do Creative Commons, que permite o reuso, remix e redistribuição de conteúdos, mesmo com finalidade comercial, desde que seja dado o crédito ao autor.
A expectativa agora é de que as versões em papel de trabalhos do Banco Mundial também sejam licenciadas em Criative Commons. 
O Repositório já dispõe de livros e documentos desde 2009, em várias áreas e de vários lugares do mundo, incluindo textos do World Development Report, dois jornais do Banco Mundial, o World Bank Economic Review (WBER) e o World Bank Research Observer (WBRO).
* Publicado originalmente no site EcoD. 
(EcoD) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário