segunda-feira, 6 de abril de 2015

Linchamento Materia adicional para as 1ªs Séries do Pozzi Sociologia - aProf. Claudio Correa

Linchamento

s.m. Trucidamento de alguém pela multidão enfurecida. (Este processo sumário de julgamento e execução é originário dos Estados Unidos da América e conhecido como "lei de Lynch".)

"Em 60 anos, um milhão de brasileiros participaram de linchamentos"

José de Souza Martins é doutor em sociologia e pesquisador do tema dos linchamentos no Brasil, uma investigação que leva há mais de 40 anos. Em seu último levantamento para o livro Linchamentos: a justiça popular no Brasil, que será publicado pela Editora Contexto no começo do ano que vem, o professor já aposentado calcula que "nos últimos 60 anos, um milhão de brasileiros participaram de linchamentos". Em uma entrevista pelo telefone, explicou algumas das razões pelas quais os justiceiros aumentaram sua atuação no país, em sua maioria, "motivados por estupros de crianças e incestos", explica.
Pergunta. Os linchamentos que vemos na Argentina e acompanhamos no Brasil desde fevereiro, quando o caso do rapaz preso a um poste em Botafogo, no Rio de Janeiro, apareceu em vários meios de comunicação, é uma bola de neve?
Resposta. Eu não estou acompanhando os casos na Argentina, mas certamente não é um caso isolado no Brasil, acontece em várias partes do mundo, como a África. No entanto, o Brasil é o país que mais lincha no mundo, e posso afirmar isso pelo material da minha pesquisa, nos últimos 40 anos. Existem linchamentos e tentativas de linchamentos. O caso do Rio, é uma modalidade de tentativa de linchamento, que há três anos atrás eram três ou quatro por semana, mas que depois das manifestações de junho, passou a uma média de uma tentativa por dia. Hoje estamos a mais de uma tentativa de linchamento diária.
P. E quais são as razões para esse aumento? As pessoas repetem os atos que são transmitidos pelos meios? Atuam por conta própria?
R. As causas são várias. O linchamento é sempre uma reação defensiva da sociedade contra o aumento da insegurança e da violência. Mesmo que haja violência e brutalidade no linchamento, se trata de uma reação autodefensiva, mesmo que seja injusta.
P. E quais são as motivações? Existe alguma constante?
R. As multidões geralmente reagem contra estupro de crianças e incesto. Os roubos pesam menos na decisão de linchar, não que sejam insignificantes, mas 3/4 dos linchamentos são motivados por crimes contra a pessoa. Meu cálculo, que fiz para o livro Linchamentos: a justiça popular no Brasil, é que nos últimos 60 anos um milhão de brasileiros participaram de linchamentos.
P. Dos casos que o senhor acompanhou, existe algum índice de impunidade sobre esses linchamentos?
R. Não existe o crime de linchamento. Fica difícil de utilizar os registros policiais para saber se está aumentando ou diminuindo, justamente por isso. Os que se veem envolvidos acabam sendo processados, mas existe o atenuante de crime de grupo. O Código Penal costuma ser benevolente nestes casos e raras vezes a polícia consegue incriminar. É muito difícil identificar as pessoas que cometem esses atos bárbaros.

46 comentários:

  1. 1ª1 - Letícia Garcia - n°25 - O Linchamento só ocorre porque o governo é débil e nao consegue punir todos . As características de um linchador são bem visiveis , uma delas é que ele nao contem dentro de si os valores bem fundamentados ou seja ,amor , carinho , juízo ,respeito perante as pessoas , etc . Ocorre tambem grande discriminaçao por conta da raça e classe social , ou seja , os pobres e negros se cometem uma grande inflação a probabilidade de serem linchados é grande . E as pessoas só se tornam linchadores porque querem e não porque são obrigados .

    ResponderExcluir
  2. 1°1 - Juliene Felix - n°24 - O linchamento é sempre uma reação defensiva da sociedade contra o aumento da insegurança e da violência.Então vemos que o linchamento ocorre , por causa do governo ser débil e não ter as leis para punir a grande parte dos criminoso.O linchado que mais irá sofrer o linchamento são os pobre e os negros por conta da grande discriminação que ocorre no nosso pais como a raça e a classe social , ou seja se um negro comete o mesmo crime que uma pessoa branca , poderá ser linchado com mais crueldade.Vemos que os linchadores são pessoas que não tem valores dentro de si mesmo , ou seja não tem amor , carinho , solidariedade , e também que eles são da classe média ou então da alta sociedade . Resumindo quem pratica o linchamento são pessoas frias , que não tem o mínimo de juízo.

    ResponderExcluir
  3. 1º2 - Sthefany Hergert - nº38 - O linchamento só ocorre porque a nossa lei é branda, a sociedade impõem esse ato em forma de lei como punição. Pois o governo é débil. Esse ato é praticado em sua grande maioria pela população da classe média, pois a mesma não tem muito conhecimento da lei. O linchador é aquela pessoa fria sem amor, carinho, solidariedade ao próximo, dos valores e juízos de si mesmo.

    ResponderExcluir
  4. 1º2 millena nº33 Eu entendi que o linchamento ocorre por causa do governo ser débil e não ter as leis para punir a grande parte dos criminosos. E muito difícil identifica as pessoas que cometem esses crimes bárbaros.

    ResponderExcluir
  5. 1°2 - Amanda Fischer - n°2 - Eu notei que o linchamento acontece em maior quantidade com pessoas de classe baixa e isso ocorre por causa de o governo ser débil.E na maioria das vezes não consegue identificar o criminoso pois são muitas pessoas envolvidas.

    ResponderExcluir
  6. 1°2 - Emanoelly Moraes - n°10
    Eu compreendi que o linchamento ocorre por causa do governo ser débil e a nossa lei ser pouco intensa, também resulta de preconceitos de longa data e práticas de discriminação que condicionaram as sociedades a aceitar esse tipo de violência como práticas normais de "justiça popular".

    ResponderExcluir
  7. 1°2-Indianara rodrigues -n°16
    Eu entendi que o linchamento ocorre por causa do governo ser débil ,o linchador é aquela pessoa fria,sem amor,carinho,solidariedade,os valores e juízos de si mesmo e também que eles são de classe média ou então da alta sociedade.
    Esse ato é praticado em uma grande maioria pela populaçao da classe média,é muito complicado e difícil identificar essas pessoas que cometem esses crimes.Também notei que ocorrem discriminaçoes por causa da raça e a classe social e,essas pessoas se tornam linchadores porque quis, ninguém as obrigou.

    ResponderExcluir
  8. 1º2 Mariane Zamoner - nº29 - O linchamento em meus conceitos , vem de um pré-conceito , pois as pessoas julgam o próximo sem saber o que acontece na vida dos outros ! E isso só acontece pois o nosso país não tem punições que sejam "de dar medo " em quem pratica esses crimes bárbaros, os linchadores só podem ser pessoas sem coração , porque não pensam no bem estar do próximo , não tentam ajudar , nem nada do tipo. O Brasil deveria ter leis muito mais rígidas para esses crimes que envolvem morte em geral. Mas as vezes não é nem questão de leis , e sim educação, criação de família, e o bem estar com sí próprio porque é claro , que quem comete um crime desse tipo deve estar muito mal com o próprio interior , quem comete esses crimes sim , deveria ser morto.

    ResponderExcluir
  9. 1°1 -Bárbara Valente n° 04
    O que eu entendo sobre o linchamento é que ele é um fruto de um estado débil, e o Brasil é que mais lincha no mundo e no código penal brasileiro não existe crime para o linchamento somente o homicídio.
    O linchamento é uma forma coletiva contra alguém que desenvolveu uma forma de comportamento antissocial.
    .E os linchados no Brasil de modo geral, os linchados são os urbanos e os mais pobres as vezes são linchados por roubar ou por outras coisas e elas são espancadas até a morte.

    ResponderExcluir
  10. 1°1 - Vitória Totolo - nº40
    Eu entendo que linchamento é um ato que ocorre quando a estrutura do Estado é débil. Pessoas que cometem tal ato são aquelas cuja referência social é frágil, entretanto,querem fazer justiça com as próprias mãos.

    ResponderExcluir
  11. 1°1- Rebeca Simplicio n° 35
    Ser um linchador é ter uma mente pequena e fria por querer ver e fazer uma pessoa sofrer para se satisfazer . Linchar uma pessoa é uma coisa horrível porque não se deve fazer uma pessoa sofrer só porque ela cometeu um erro pois todos nós estamos sujeitos a isso .

    ResponderExcluir
  12. 1°2 Ashiley Aliende - n°04
    Notei que o linchamento é uma maneira coletiva de se " vingar " de pessoas que cometeram estupros, roubos e etc... No Brasil não existe punição para o linchamento, por isso ocorrem os linchamentos e ninguém é detido, e nem se encontra essas pessoas. Ele ocorre em maior quantidade com pessoas negras e de classe baixa. O linchador em si não tem um perfil próprio.

    ResponderExcluir
  13. 1°2 Patrick Figueiredo
    Na minha opinião o linchamento e uma atitude rui

    ResponderExcluir
  14. ...................................................................................................................

    ResponderExcluir
  15. 1ano2 gabriel de carvalho N12 na minha opinião o linchamento tem dois lados o bom e o ruim pq o ruim e q eles matam o acusado e o bom e q els mataram pq ele fez algo de errado

    ResponderExcluir
  16. 1°1 Samara n°36
    Linchamento pra mim é uma forma horrivel de se vingar com alguém que fez algum tipo de crime pois essa pessoa que praticou um crime vai ter suas consequencias, pessoas que fazem linchamentos são pessoas imaturas, frias, sem juizo, sem consiencia. Linchamento na minha opinião devia ser crime pois cade vez mais esta aumentando os casos de linchamentos pois as pessoas praticam porque sabem que não serão presos, linchamento é muito errado e cruel.

    ResponderExcluir
  17. 1 ano 2-Gabriela de Carvalho V.-n·14
    O que eu entendi em relação ao linchamento é que ele acontece quando a estrutura Estatal é débil, ele é um ato que não tem um criminoso principal, porém só é cometido com pessoas que cometeram crimes imperdoáveis pela população.
    Na minha opinião a justiça deveria resolver os casos e punir de maneira menos "dolorosa" que o linchamento, de forma que a punição fosse "proporcional" ao crime cometido.

    ResponderExcluir
  18. Antony M.Nicolau n-03 serie:1ano1
    O que eu entendi foi que o linchamento é uma auto-defesa, mesmo que seja injusta ou cruel isso ocorre pois nossa estrutura Estatal e débil esse crime e um ato cometido por varias pessoas que são maioria da classe media ou baixa.
    Esse crime e uma ação contra o linchado que deve ter cometido um crime imperdoável tipo um estrupo sobre uma criança .Mais ai eu acho que as pessoas nao tem que se meter quem deve cuida disso e a Justiça

    ResponderExcluir
  19. 1 ano 2- Nº01- Aline Lange
    Linchamento é um fenômeno que ocorre na sociedade de uma forma coletiva para punição contra alguém que cometeu algum tipo de ''crime'' envolvendo criança, jovens ou relação sexual com a vitima. Este tipo crime ocorre diariamente pois no Brasil não existe uma justiça que puni o criminoso da forma que deviria (sendo preso). Eu particularmente não concordo com esse tipo de atitude que a sociedade vem tomando perante este assunto, pois ninguém tem o direto de matar ou machucar qual quer pessoa. As pessoas que tomam essa atitude de agredir ou até matar, só fazem isso por que sabem que não vão ser presos pois não tem como descobrir quem foi o culpado por que geralmente eles fazem isso com um grande número de pessoas.

    ResponderExcluir
  20. 1 ano 2- Júlia Cristina da Costa - n°19
    Eu entendi que o linchamento é uma ação defensiva da sociedade contra um crime cometido contra alguém, como estupro, já no caso de roubo é mais difícil. Não há uma punição para linchamento pois não é possível identificar um culpado.

    ResponderExcluir
  21. 1°1-Rafaela C Muller-n°34
    O linchamento é uma reação defensiva da sociedade contra o aumento da insegurança e da violência, ou seja, ocorre pelo governo ser débil e não ter leis necessárias para punir os criminosos.
    Por ainda ter a discriminação de raças e de classes sociais, a probabilidade de um pobre e/ou um negro ser linchado é maior e com muito mais violência do que em uma pessoa rica e/ou branca.
    Os linchadores são fáceis de se identificar.São elas pessoas sem valores bem fundados, sem amor, sem carinhos, sem respeito, sem juízo e, na maioria das vezes de classe média ou da alta sociedade.
    Pessoas que lincham são pessoas frias e que precisam da dor dos outros para se sentirem bem.

    ResponderExcluir
  22. 1°1-Leticya Sthal-n°26
    Os linchamentos acontecem por conta de o governo ser débil e não conseguir punir todos os criminosos.
    Normalmente são linchados pobres e negros por conta da discriminação social e de classes sociais onde a violência tende a ser maior do que em uma pessoa branca e rica.
    Quem comete esse crime são pessoas que não tem amor, respeito ao próximo, valores dentro de si, etc. As pessoas se tornam linchadoras porque querem, por serem frias.
    Isso é uma coisa totalmente errada, porque não podemos fazer justiça com nossas próprias mãos.

    ResponderExcluir
  23. 1°1- Nathália Ávila-n°32
    Em geral os linchamentos ocorrem por conta da autodefesa da sociedade pela falta de segurança e pelo aumento da violência, por conta de, o governo não ter leis necessárias para punir todos os criminosos.
    Os linchados sofrem muito por causa da discriminação de raças e de classes sociais.Sendo assim, uma pessoa negra e\ou pobre sofrerá muito mais do que uma pessoa branca e\ou rica.
    Os linchadores são pessoas sem amor, sem respeito, sem valores dentro de si, etc. São pessoas frias e na maiorias das vezes são de classe média e\ou classe alta.

    ResponderExcluir
  24. 1ª1 - Thays -nº39 - O linchamento é ocorrido pelo simples fato do governo ser débil, ou seja,tem dificuldade em tomar decisões. Os linchadores vem por meio do linchamento uma forma de justiça.
    O perfil do linchador tem dentre os requisitos falta de ética, carencia de valores e solidariedade.
    A Principal classe economica que lincha , pelos estudos é a classe média tendo também o título de mais cruel, além disso são racistas e discriminão a classe mais pobre.

    ResponderExcluir
  25. 1º1 - Brendow - Nº06 - O linchamento é o ato que pessoas se reunem para praticar uma injustiça contra a pessoa que cometeu algum crime. A probabilidade de pobres e negros serem linchados é maior, pois ocorre muita discriminação. Isso ocorre pois o governo do país é débil, ou seja , não da conta de punir todos os criminosos.

    ResponderExcluir
  26. 1ª1 - Flávia - Nº16 - Os linchamentos são cada vez mais frequentes nas cidades e no Brasil, isso acontece pois as pessoas acham-se no direito de '' fazer justiça'' com as próprias mãos mesmo sem saber o que acontece em sua real situação. Pessoas com esse perfil mostram ser agressivas e totalmente com um pensamento contrário a vida independente do motivo que as levou a fazer isto. Penso que deveria haver punições para esse tipo de caso, mas no Brasil é fato que não teremos justiça.

    ResponderExcluir
  27. 1ª1 - Naira - Nº 30 - O linchamento é uma forma da população fazer justiça com as próprias mãos. Os linchadores tem raiva e o nosso governo é débil, tem dificuldade para atender todos os casos, tem certa dificuldade em conseguir completar todas as demandas. Os casos tem aumentado nesses ultimos tempos, em 6 dias são realizados 5 casos de linchamentos. Linchamento é um crime altruísta ou seja crime com intenções sociais.

    ResponderExcluir
  28. 1ª1 - Nathalia G. - Nº33 - O linchamento é o ato de punição para uma pessoa que cometeu um tipo de crime e é feito por um grupo de pessoas. Em um linchamento ocorre muita discriminação pois quem tem a maior chance de ser linchado são os pobres e negros. É muito raro ver mulheres linchadoras mais sim mulheres sendo vítimas. Isso ocorre pois o governo do país é débil, ou seja, não consegue dar conta de todos os crimes práticados.

    ResponderExcluir
  29. 1ª1 - Gabrielle - Nº18 - O linchamento é o ato encontrado da população punir um ato que julga incorreto, e que não teve ou não terá uma punição adequada das autoridades. O linchador sempre esta acompanhado de demais individuos o linchamento nunca é ocorrido por poucos agressores pois eles não querem ser identificados.
    As principais caracteristicas do linchador é uma pessoa com poucos valores e falta de ética e cidadania, a maioria dos agressores são da classe média e tem preconceitos raciais e economicos.
    Ex: se uma pessoa branca e uma negra cometem o mesmo crime separadamente, o negro tem mais possibilidade de ser linchado .

    ResponderExcluir
  30. 1ª1 - Caroline - Nº09 - Eu entendi que o linchamento são varias pessoas contra alguém que desenvolveu uma forma anti-social. As pessoas mais linchadas são principalmente os pobres e negros.
    Os linchamentos são urbanos e ocorrem em bairros de perifería, porém há linchamentos no interior do país. Pessoas que lincham não tem amor por ninguém, nem por si mesmo.Se você tem valores bem fundados não irá participar de um linchamento.

    ResponderExcluir
  31. 1ª1 - Isabella - Nº21 - O linchamento é um fruto de uma sociedade, que só acontece quando a estrutura do estado é débil. Quando a pessoas é acusada de algo é espancada e as com consequencias mais graves (morte). Os linchadores são pessoas frias e que não tem valores e amor com a cidadania.

    ResponderExcluir
  32. 1ª1 - Érika - Nº14 - Pelo meu conceito, acho errado, como podemos dizer um ato de vandalismo o linchamento. Geralmente acontece por fatos de preconceitos sejam eles pela sexualidade da pessoa, pela cor e muitos outros fatos. As pessoas que tem um patamar mais alto são as que mais praticam o linchamento e no Brasil é um fato que não temos justiça e em geral é linchado o pobre, mas há varias exceções. Há uma porcentagem pequena superior de negros em relação a brancos.

    ResponderExcluir
  33. 1ª1 - Eduardo- Nº13 - O linchamento é praticado por cidadãos que acham errado delitos , crimes etc. Eu acho errado assaltar, matar, mas quem deve fazer justiça é o governo. E não quem não conhece as leis.

    ResponderExcluir
  34. 1ª1 - Julia - Nº23 - Pelo meu conceito eu acho errado o linchamento é um ato de vandalismo. O perfil de um linchador é pobre mas há varias exceções, se um branco e um negro cometer o mesmo crime provavelmente o negro será linchado. Isso ocorre pois o governo do país é débil e não tem conta de punir todos os crimes.

    ResponderExcluir
  35. 1ª1 - Maria J. - Nº27 - O linchamento é algo que ao meu ver é muito errado, não vejo porque os cidadãos se veêm no direito de punir e fazer vingança com as próprias mãos, e se o acusado for inocente fica a pergunta de por que isso acontece? Tudo bem que a justiça não toma atitudes justas , porém há outros meios de resolver essas coisas sem matar ninguém.

    ResponderExcluir
  36. 1ª1 - Alicia - nº01 - eu compreendi que o linchamento apesar de ocorrer em todo o mundo, no brasil ocorre com maior frequência. Por que não há segurança e a população em uma forma defensiva acaba cometendo o linchamentocompessoas que cometem crimes de estupro por exemplo; o linchamento é uma barbaridade.

    ResponderExcluir
  37. 1ª1 - nº08 - Bruna - O ato de linchar é a forma que algumas pessoas fazem como vingança ou modo de fazer justiça com as proprias mãos; a minha opinião é que um ato desse é errado pois não so ciodadãos que tem de fazer justiça;

    ResponderExcluir
  38. 1ª1 - nº07 - Bruna Graça - o linchamento é um crime altruista ou seja, um crime social com intenções sociais. é um homem de bem que sabe que esta cometendo um delito e não quer visibilidade;

    ResponderExcluir
  39. 1ª1 - Giovana - nº 19 - Linchamento na concepção da sociedade é uma justiça popular por conta de um governo débil que consiste em aplicar punições severas para o criminoso. É uma prática ilegal onde há punições mais intensas para negro e pobres.

    ResponderExcluir
  40. 1º1 - Gabriel Gomes - nº17 - Entendi que o linchamento é cometido sobre pessoas que cometem algum crime ou coisa parecida, que geralmente duram mais ou menos 10 minutos e que são utilizados máscaras para a não identificação. Grande parte dos linchados são negros e/ou de classe baixa, concluo que linchamento nada mais é que a justiça ser feita com suas próprias mãos sem se ter permissão ou autoridade para isso.

    ResponderExcluir
  41. 1º1 - Danilo do Nascimento nº 12 - Bom na minha opinião um linchamento ocorre quando a sociedade se revolta e quer justiça com as próprias mãos. E isso só acontece pois o governo é débil e não consegue punir a todos. No meu ponto de vista o linchamento vem trazendo um certo preconceito pois se um branco e um negro cometerem o mesmo crime as chances de um negro ser linchado são maiores.

    ResponderExcluir
  42. 1°1 - Ana Julia - N°2
    Entendi que linchamento é quando uma pessoa sozinha é agredida brutalmente por varias pessoas juntas e que a maioria que sofre esse tipo de atrocidade são pessoas pobres, negros e homossexuais.
    Os linchamentos na maioria das vezes são urbanos e ocorrem em bairros de periferias no interior do Pais onde a maioria que atua é de classe média.
    Porem no meu ponto de vista essa pratica de linchamento não ocorre só por preconceito e também pela não aceitação das escolhas ou opinião de outras pessoas por exemplo brigas entre torcidas de futebol, conflitos religiosos e políticos, ou seja: se uma pessoa não concorda com determinada opinião de um grupo de pessoas ela pode sofrer um linchamento por a maioria expressar opiniões opostas e estar em maior numero.

    ResponderExcluir
  43. 1°1 -Nathaly nº 31- .Entendi que o linchamento ocorre quando o governo é débil.O perfil de um linchador é uma pessoa sem amor,carinho,nem por si mesmo.No linchamento ocorre muito preconceito como; Se uma pessoa branca comete um crime vai ter sim uma punição ,mas se uma pessoa negra comete o mesmo crime a punição será pior.
    .Eu acho errado as pessoas quererem fazer justiça com as proprías mão, porque quem juga não é as pessoas e sim o juiz.

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...