quarta-feira, 13 de maio de 2015

Homenagem deste professor à este gênio incrível representante do gênero humano

Inge Lehmannb - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Inge Lehmann (Østerbro, Copenhage, 13 de maio de 1888 de   Copenhage, 21 de fevereiro de 1993) foi ma geodesista e sismologista dinamarquesa que descobriu a consistência do núcleo do planeta Terra. Através da análise de dados sísmicos, ela afirmou que o centro da Terra não era constituído apenas de material fundido como se acreditava até então, e que um núcleo interior não só existia como este possuía propriedades físicas diferentes das do núcleo externo. Esta afirmação foi logo aceita pelos sismologistas da época, já que na época não havia uma hipótese do porque que as ondas P criadas por terremotos, diminuíam sua aceleração quando alcançavam determinadas áreas do centro da Terra.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Prática de Trabalho de Campo com a 1ª Série 1 Exercício Descritivo técnica antropológica associada à Sociologia

Objetivo Habilidades: 
Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua capacidade de observação
da sociedade; desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral;
iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade; tornar o aluno consciente de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções.

O recurso metodológico para isso é dado pelo princípio do
estranhamento, ou seja, fazer com que o aluno perceba que o olhar da Sociologia para o objeto de sua análise é de estranhamento, de afastamento e de crítica com relação
a tudo que lhe aparece como natural, como verdadeiro e definitivo. 

Trata-se, portanto, de construir com o aluno uma atitude ou uma sensibilidade que lhe permita buscar
sempre uma explicação de como e por que os fenômenos sociais ocorrem, recusando sempre as explicações de que sempre foram assim ou devem ser assim. Dessa maneira, o
estranhamento é acompanhado da desnaturalização
do olhar.  



 Essa estratégia didática permite, a nosso ver, mostrar aos alunos que existem diferentes formas de conhecimento e que é a maneira específica como o sociólogo analisa a sociedade que lhe permite orientação sobre os conteúdos do volume construir um conhecimento científico a seu respeito.






 O ensino da Sociologia no Ensino Médio dar-se-á por meio do estranhamento, que é a atitude de distanciamento ante a realidade do aluno. Ou seja, ele será introduzido às preocupações sociológicas de compreensão da realidade a partir de uma reflexão sobre sua vida cotidiana.








A estratégia é introduzi-los no universo da
Sociologia de forma equilibrada, criativa e
lúdica. Os jovens estão nesse momento ingressando no Ensino Médio e isso deve ser levado em consideração. São propostas  atividades diversificadas, que dependem do conteúdo a ser trabalhado.


Antropologia: a ciência que procura a compreensão do outro, estabelece pontes entre culturas e povos.

Ciência Política: o estudo das relações de
poder.

Sociologia: a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade.



Alunos da 3ª2 em trabalho de construção do texto da atividade 2 Minha Vida No Futuro descrita na postagem anterior





 











Morfologia, Semântica e Sintaxe...nunca mais as confunda!

  Morfologia:  Descrição: A morfologia trata de um modo geral do estudo da estrutura e formação das palavras. Ao estudar morfologia, estudam...