terça-feira, 21 de julho de 2009

Historia do Rock Nacional - Câmbio Negro - Limeira

Atendendo ao pedido do meu amigo Janjão, poeta e revolucionário, vou contar um pouco da minha passagem por essa que me parece a banda mais "ovelha negra" da cidade de Limeira. Nos idos dos anos 80, de acordo com minhas preferencias musicais conheci um pórre de gente ligada ao rock & roll, minha passsagem pelo Cambio Negro deu-se após minha saida da banda de baile "Les Charman's" - que por maior que fosse meu amor pela música, precisava ganhar algum -$ - e da banda não saía quase nada! Apenas para não pecar pela falta de informação: Betão ( Gordo)na bateria, Donizette ( Bomba) na guitarra, Japa no baixo, depois o Cidão, Quincas no Saxofone, Ivan no trompete e eu cantando e fazendo os vocais tbm!!! diga-se de passagem fizemos muito baile bom na redondeza! O baterista o Beto, foi pro Cambio Negro e posteriormente me chamou pra cantar com eles. Aformação naquele tempo ficou assim: Beto na bateria, Loice no contra baixo, Nando Lencione na Guitarra, Toco e eu Cau , os cantores; Ah! que tempos esses...pena que quase todas as histórias são impublicáveis, mas vamos lá...Foi nesse período que a banda produziu o disco de vinil Super Bandido, um barato, os shows então , bicho , dificilmente não saia uma briga - na banda ehehehehe. Boa parte das brigas de toda e qualquer banda repousa em causas como errar na hora de fazer um vocalize, baterista que demorou demais no solo, baixista com ciúme do guitarrista por que as garotas olham mais pra ele, um cantor acha que canta melhor que o outro, o outra ja acha que o inglês dele é melhor e assim por diante. Mas o que fica de bom são as lembranças positivas, nenhuma dessas pessoas jamais sairá da história da minha vida e vice - versa! o Loice faleceu inda há pouco tempo, mas durante esse espaço de tempo publicava um tablóide, O Toco ehehe...chegou a ser diretor de cultura e se denomina historiador dada a sua atividade na área, o Beto, bom...o Beto esteve em cana, e hoje me parece que comercializa automóveis, o Nando é responsável juridico da Câmara Municipal de Limeira, e eu fui estudar e sou sociólogo, professor e etc.... O Cãmbio Negro gravou outros dois trabalhos dos quais eu não participei por diversos motivos, um deles foi não ter sido convidado outro foi por arrebanhar gente que não era musico e dai é claro que o resultado ficou comprometido. Se ficar em duvida com o meu depoimento, é muito simples procure ouvir os trabalhos...a verdade é que as histórias criadas a partir da reunião de detrerminados grupos resulta muito mais importante que a produção musical, propriamente dita, é bem o caso do nosso C N.
Sei que existe banda homônima hoje, e sabíamaos que havia outra que não a de hoje, contemporânea do CN de Limeira. Mas isso não tem a menor importância...o que importa é a nossa história, o que fomos e nos trornamos, o que significamos para as gerqções que vieram, fomos referencia e exemplo, ora bom , ora mal. e como gosto não se discute! tivemos até mesmo fãns... olha só que barato, de uma forma ou de outra passamos a fazer parte da história da musica brasileira em especial da cidade de Limeira.

11 comentários:

  1. Cara, nós ficamos um bom tempo nos primeiros lugares nas rádios de Limeira. Era muito legal ouvir a sua música sendo tocada no rádio. O nosso show de divulgação do disco no Gran foi um sucesso, encheu de gente. Mas os caras eram pobres em todos os sentidos e isso foi o que fez com que a coisa não funcionasse. Papai era amigo da produtora Lucimara do programa Perdidos na Noita do Faustão e arranjou pra gente ir conversar com ela. Ela, então, nos colocou num show em São Paulo. Os caras ficavam brigando porque não tinham dinheiro para pagar (dividir) a gasolina para ir até São Paulo e achavam que estavam sendo explorados e acabaram brigando com a Lucimara que tinha avisado que o Casuza estava esperando seis meses para se apresentar no programa. Falta de visão. Falta de noção de que tocar num conjunto é um trabalho como outro qualquer (nesse sentido) que exige responsabilidade e sacrifício - e o patrão sempre manda né? Enfim, não nasci pra viver de música - acho que eu não tinha crédito espiritual suficiente - rsrsrsrsrsrs. Fica pra próxima.

    ResponderExcluir
  2. Mas a melhor banda que eu toquei em Limeira foi o Jardins Elétricos com o Tuco (um baita baterista) e o Júnior (um baixista eficiente e disciplinado). Quem quise dar u'a olhada: www.myspace.com/fernandolens (músicas compostas atualmente no Sonar e fotos de quase todas as épocas ou http://www.youtube.com/user/fernandolencioni (vídeos do nosso ultimo show em 1991 no ítalo)
    Nando Lencioni

    ResponderExcluir
  3. Muito Legal, eu sou filha do Loyce, e me lembro um pouco de tudo isso... Eu era bem criança.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá filha do Loyce! se vc quiser me add no face vai ser um prazer trocar informações com vc sobre estas histórias de minha passagem pela banda de seu pai!

      Excluir
  4. Aqui estou eu haa Roberto (Betão) até hoje me chamam de Beto Batera, eu me sinto muito feliz por fazer parte da melhor formação, da Banda Cambio Negro, que Bateram la no meu portão, vi Loyce e Toco e disseram " Pega a Bateria e Vamos Tocar, porque é so você que pode tocar conosco"! Eu Fui e Deu Certo a Formação, a inicial que contava comigo na Bateria, o Loyce no contra-baixo, o toco Vocalista, Fernando guitarra, canhoteiro danado, sei lá ele falo que tocou em uma melhor banda ai, sei lá pra mim a melhor que ele tocou foi conosco, Cambio Negro, é um Marco para o Rock and' Roll essa Banda, Todos os Shows que fizemos, praticamente todos os clubes de Limeira até São Paulo, Lotados, Alias eu Tenho todos os Recortes de Jornais e Revistas, O Clipe da Globo eu não tenho, quem tem é o Toco Poque a Musica So Soon, Composição do Toco, é em Inglês. Bom eu Gravei com a Banda 3 Lps na Epoca, vim de uma Formação de Banda de Bailes, e acompanhando alguns artistas também em

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temporadas... Tenho muita Saudade do que se passou pela amizade, que sempre tive com os 3 outros componentes amigos meus da Banda Cambio Negro... Infelizmente um ja se partiu para sua Jornada com Certeza com DEUS, pois Sempre foi temente, Bom, Atualmente, Alias de fato estive Preso, devido ao uso de Droga, Somente Cocaína Trafico... ee Hum... Então continuando, vi o Fernando por volta de 6 meses atrás, nos encontramos ali perto do cartório, e estava eu com meu Filho Jefferson, que o Conheceu naquele dia, e não tenho visto o Toco, Vocalista, Eduardo que me disse, vou fazer um Livro Beto, e Fez e foi bem sucedido, Parabéns hoje Cidadão do Mundo, Gente Boa o Toco, Quando na ocasião fez parte da secretaria da cultura, fiz varios shows na Praça, o Toco falou " Vai la e faz o Show" e por 3 vezes fiz ! E pra minha satisfação foram muitas pessoas lá curtir o show, ao meu lado o Baixista a Primeira Vez Dalba, e o baterista Lemão da vila queiroz, bom Baterista pra caramba, a Segunda Vez o Baixista Junior que ja vinha tocando comigo a algum tempo em uma banda de Reggae que Formei

      Excluir
    2. chamada Big Reggae, Exelente Musico, exelente Pessoa, Estimo Muito o Junior, o Baterista na epoca foi convidado por mim, era o Baterista do Jabacule o Ricardinho, deu pra ele leva... E que a Praia e meio diferente muita divergência musical da minha parte pois naquele dias estava tocando guitarra e o vocal meu também, e a Variação enorme de Ritmos em Meu Repertorio, enfim ja falei de mais pòw.
      Tenho 3 Filhos homens e 2 filhas, sendo os 3 filhos meus todos Musicos, o mais novo ja com 21 Jefferson, Baixista espetaculo, Curti Jazz e instrumental, baita Baixista, Barbaridade eu to falando porque conheço de musica, e modesta a parte Everton com 27 anos Muito Bom baterista, Usa uma Ludwig...Enjoadão, Instrumento caro, mais ta bom... Belo Instrumento, e Alan que e o meu filho do Meio pela Idade 25 anos Tecladista, Toca Violão também, alias Everton e Jefferson Também tocam Violão, com dois Filhos fiz mais um Grupo, desta Vez

      Excluir
    3. Gospel pois Me apeguei a Palavra e por ter tantos testemunhos a dar de Vida, Das Obras que DEUS fez em Minha Vida, tocou em meu coração em gravar mais hoje em dia um CD com 7 Louvores que pra mim me sinto muito feliz por Louvar o Nome de DEUS e de JESUS CRISTO este CD meu Filho Jefferson Participou no Contra baixo e tivemos também a colaboração do Tecladista Alexandro Pazoto, inclusive dono de Estudio Twister em Limeira, ja na outra Gravação que estava praticamente ao vivo com mais 4 outros louvores ineditos, foi gravado com Jefferson no Baixo e Everton na Bateria, meus Dois Filhos.
      O Grupo é:- GRUPO FORÇA DA FÉ₢

      Excluir
    4. Estivemos em Programas, Radio, TV Jornal de Limeira Programa Fatos e Noticias, e Ficamos muito Satisfeitos, O Louvor mais tocado em Radio foi escolhido este Louvor, Chama-se Navegar, mais particulamente gosto de Todos, Feitos com puro sentimento, do que sinto até hoje e Foi Distribuido a todos os amigos Musicos de Limeira, Inclusive tem um fato que eu acho que o CD já foi ate Para os USA, pois o Amigo Zé Coco, Stival Forte me disse que ia para a America Participar de um Concerto com uma Flautista Japonesa e me disse que levaria o CD para os USA, Fiquei muito Feliz, Ha... a Respeito do que trabalho realmente que Cau disse, que o Vi recentemente em uma Locadora de Video! É ramo de Motos, RC MOTOS e não de Carro, mais tudo bem... Tenho Também Junto com Meu Filho Jefferson Atualmente, uma Loja Referente ao Jogo de Traiding Card Game (Magic the Gathering) e também estou Feliz pois nossos negocios se expande por todo o Pais, Nossa Loja se Chama JJ Magic Card Game, quem Joga nos conheçe, mais nada Haver com musica, mais nossa pagina de Magic ja Foi Pedida por Muitos músicos do Brasil em Varias Regiões nossa Amizade, talvez com relação a musica também, o CD Deixo Claro aqui, não Foi Gravado com Fins Lucrativos, mais sim para Levar a

      Excluir
    5. Palavra para quem quer aceitar a Verdade, então hoje dia 22/05/2013, mais uma Vez Deixo um Grande Abraço a todos os Musicos que me conhecem e também aos que não me conhecem talvez só tenham ouvido falar de mim pela trajetoria tão grande nesta parte cultural da musica, foram 42 Anos Tocando acho que contribui para dar alegria as pessoas tocando o instrumento que eu mais gosto de tocar a Bateria, mas não abro mão também do violão ou da guitarra, pois Toquei por Muitos Anos, pois fiz muitos Shows e Sons por ai, de muito bom nivel musical junto com grande parceiro que tocou por muito tempo comigo, era só eu e ele mais quem viu e escutou, hâ não é mole não, a Gente Tocava Mesmo, com Alta Qualidade, Quem Viu e Ouviu Sabe, eu e o Parceiro tocando. Devido a Qualidade Harmônica e das musicas que interpretávamos, Esse Amigo é o Clarkson Baita de um Violonista e Guitarrista, Então é isso... Se eu For Citar Todos os Amigos musicos ficaria aqui nem sei quanto tempo, então mando um grande abraço a todos eles, cada um na sua musicalidade com seu instrumento são muitos musicos, abraço a todos, e quem quiser falar comigo é só pedir a amizade no Facebook ...
      (Jose Roberto Novato Coelho) < Face, que aceitarei com maior carinho, ok?! Abraço a todos e Saudações... DEUS abençoa a Todos Vocês; Amigos também quem se Achar Meu Inimigo, mais de Minha Parte não Tenho Inimigos, ok" Saudações mais uma Vez.

      Excluir
    6. Eu Roberto tenho, logico com certeza que Agradecer a Cau meu Amigo, Gente Muito Boa, Batalhador, por Ter Criado este Blog Muito Legal Mesmo, Cau Você sempre muito Criativo, Parabéns Pelo Blog e um Grande Abraço desse seu Velho Amigo Aqui Roberto, ok irmão...Tudo de Bom pra você e os seus, Você merece tudo o que você almeja em sua Vida, Sempre tenha o Positivismo e Fé irmão, Parabéns Mais uma Vez Saudações Minha e dos Meus, ok! Qualquer Hora a Gente se ve ok! Saudações...

      Excluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...