quarta-feira, 31 de março de 2010

Rock'n Roll e Filosofia


Só no Café Filosófico


Publicado: Terça-feira, 30 de março de 2010

por Guilherme Martins


Confira a programação e os temas!


A CPFL Cultura em Sorocaba retoma no dia 9 de abril, às 19 horas, a programação do Café Filosófico CPFL com a série Rockfilosofia, que tem curadoria da filósofa Marcia Tiburi e do músico Fernando Chuí.
Trata-se de uma série de quatro encontros acerca da ponte conceitual - e estética - possível entre o rock e a filosofia, traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as correntes filosóficas ao longo da história.
A filosofia foi bem traduzida pelo rock no imaginário adolescente do século XX, à medida que as bandas e suas canções compõem um verdadeiro roteiro da tentativa jovem de fazer sentido, de contornar o vazio providenciado pela vida nas cidades grandes, na sociedade digital e globalizada, na sociedade do espetáculo. “É claro que o rock também é resultado direto da sociedade do espetáculo mas, ao mesmo tempo, é aquilo que vem denunciar os abusos dos preconceitos desta mesma sociedade. Busca-se a afinidade entre os músicos e os filósofos em uma comparação ao mesmo tempo séria e divertida”, adiantam os curadores. “O objetivo da série é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com o espírito do tempo, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude”.
Marcia Tiburi é professora da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. É autora de vários livros de filosofia e literatura, entre eles, Filosofia em Comum, pela editora Record. É colunista da revista Cult e participante do Programa Saia Justa, do canal GNT.
Fernando Chuí é desenhista, músico e poeta. Artista plástico de formação, realizou os discos Feito a Mão e Nunca Vi Mandacaru, e lançará ainda neste ano seu terceiro álbum, Oâça Rock. Chuí busca mesclar seus trabalhos em obras híbridas de música, literatura e artes visuais. É mestre pela UNESP em artes visuais e divulga também seus desenhos e textos no blog
www.fernandochui.blogspot.com.
O Café Filosófico CPFL em Sorocaba é realizado no Auditório da CPFL Piratininga, localizado na avenida Armando Pannunzio, 1555 - Jardim Romilda. A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade de 90 lugares). Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.
Programação
> 9 de abril – 19 horas“Rock and Roll – A invenção da adolescência entre a indústria e a angústia cultural: Chuck Berry e Elvis Presley”Com Marcia Tiburi e Fernando Chuí
> 16 de abril – 19 horas“Para uma metafísica do rock: Bob Dylan, Frank Zappa e Gilles Deleuze”Com Daniel Lins, filósofo
> 23 de abril – 19 horasRock and Roll e as Drogas: Psicodelia, Beatles e Jimmy Hendrix”Com Fernando Chuí, músico> 30 de abril – 19 horas“Radiohead e Flusser: a lírica do homem máquina”Com Marcia Tiburi, filósofa
Tags:
rock, filosofia, radiohead, elvis presley, bob dylan

Nenhum comentário:

Postar um comentário