quarta-feira, 23 de março de 2011

Para os Alunos Do 2º - E. M. Da EE Paulo Chaves - Continuação do Tema Diversidade da População Brasileira




SAMBA E ROCK & ROLL


*POR PROF. CLAUDIO CORREA

A REVISTA DE HISTORIA DA BIBLIOTECA NACIONAL,  EM SEU 6º ANO. DESENVOLVEU NO MÊS DE MARÇO O TEMA COMPARATIVO ENTRE BRASIL E EUA.
DENTRO DESTE CONTEXTO O  PROFESSOR MARCOS A. PAMPLONA REALIZA UMA VIAGEM TEMPORAL PELA QUESTÃO RACIAL NA AMÉRICA COMPARANDO LITERALMENTE COMO NOSSOS PRIMOS DO NORTE DO CONTINENTE RESOLVERAM A QUESTÃO DO ESCRAVISMO E COMO NÓS NOS COMPORTAMOS A ESSE RESPEITO.

OS IMPÉRIOS EUROPEUS QUE COLONIZARAM TANTO LÁ, QTO CÁ, DESPEJARAM UM ENORME CONTINGENTE DE AFRICANOS PELO TRÁFICO NEGREIRO AO LONGO DO SÉCULO 15 AO 19, ALGO COMO 400 MIL PARA O NORTE NA AMERICA INGLESA, 1,6 MILHÃO PARA A AMERICA ESPANHOLA E 3,6 MILHÕES PARA A AMERICA PORTUGUESA!

DENTRO DO CONTEXTO REPUBLICANO PARA O QUAL TODAS AS COLÔNIAS ACABARAM POR MIGRAR POLITICA E ADMINISTRATIVAMENTE AS METAMORFOSES QUE SE SEGUIRAM CRIARAM GRAVES IMPASSES.

COMO NOS ESTADOS UNIDOS, JÁ QUE A PRÓPRIA IDÉIA DE REPUBLICA PREGA UMA IDÉIA DE IGUALDADE POLITICA E CONDENA, POR PRINCÍPIO, A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE GENTE E A MANUTENÇÃO DE PRIVILÉGIOS.

- MUITO BONITO, MAS TEORIA E PRÁTICA... PORÉM NA MAIORIA DOS CASOS HISTÓRICOS SÃO DIFERENTES - 

NA PRÁTICA OS ESTADOS UNIDOS TEVE DE CONVIVER COM A EXPLORAÇÃO DOS CATIVOS.
ARRANJOS POLITICOS SUTIS FORAM EXPRESSOS ENTRE OS ESTADOS LIVRES E OS ESCRAVISTAS NA CONSTITUIÇÃO AMERICANA DE 1787.

CONSIDEREI A MAIS “INTERESSANTE”, DIGAMOS ASSIM, A MAIS CONHECIDA DELAS QUE É A CLAUSULA DOS TRÊS QUINTOS, SEGUNDO A QUAL OS ESCRAVOS – NUMEROSOS NOS ESTADOS DO SUL - APESAR DE SEREM PROPRIEDADE, PODERIAM SER CONTADOS COMO PESSOAS.

CADA ESCRAVO VALIA
"TRÊS QUINTOS DE UM HOMEM BRANCO”, PARA EFEITO DE COBRANÇA DE IMPOSTOS E DE REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO.

A TENSÃO ENTRE ESCRAVISTAS E ABOLUCIONISTAS AUMENTOU ALGUMAS DÉCADAS DEPOIS E TOMOU AS RUAS COMO REVOLTA ANTIABOLUCIONISTA EM 1830, NAS PRINCIPAIS CIDADES DO NORTE.
ANTES DISSO, EM 1780 E ATÉ 1790, UMA GRANDE CAMPANHA DESENVOLVIDA EM AMBOS OS LADOS DO OCEANO ATLANTICO ASOCIOU O TRÁFICO NEGREIRO AO QUE NOS DIAS DE HOJE É CHAMADO DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

LIDERADA PELOS QUAKERS – ISSO MESMO COMO AQUELE SUJEITO QUE ILUSTRA A EMBALAGEM DA AVEIA – BRITÂNICOS E POR OUTRAS ORGANIZAÇÕES ABOLICIONISTAS, A CAMPANHA ERA FAZER GUERRA CONTRA O TRÁFICO E UM EMBATE CONTRA A MANUTENÇÃO DA ESCRAVIDÃO!

NESSA TOADA, O PARLAMENTO INGLÊS ABOLIU EM 1807 EM TODAS AS SUAS COLONIAS, MAS, NOS EUA, MUITOS ERAM OS DONOS DE ESCRAVOS CONTRA O TRÁFICO – TOMAS JEFERSON POR EXEMPLO – E SE FEZ DISTINÇÃO ENTRE DIREITO A PROPRIEDADE E AOS CATIVOS E O DIREITO À IMPORTAÇÃO POR TRÁFICO DE NEGROS TRANSATLÂNTICOS.

NA CONSTITUIÇÃO DE 1787 FICA ESTABELECIDO QUE A DATA ERA 1º DE JANEIRO DE 1808 PARA OFICIALMENTE SER INTERROMPIDA A ENTRADA DE NEGROS AFRICANOS NO PAÍS.

NO BRASIL APENAS EM 1831 FOI PROMULGADA A LEI PROIBINDO AO TRÁFICO COM PREVISÃO DE PENAS PESADAS AOS INFFRATORES, O QUE OBVIAMENTE NÃO OCORRIA. FATO QUE LEVOU A INGLATERRA A LEGISLAR DIRETAMENTE PARA O BRASIL. VEJAM SÓ A PETULÂNCIA, NÃO DO TEMA MAS SIM DA ATITUDE!

POR MEIO DA LEI BILL ABERDEEN, EM 1845, ELES ESTABELECERAM QUE A MARINHA BRITÂNICA PODERIA CAPTURAR EMBARCAÇÕES NEGREIRAS EM TODOS OS MARES, INCLUSIVE EM ÁGUAS TERRITORIAIS BRASILEIRAS, O QUE FOI VISTO É CLARO, COMO UMA VIOLAÇÃO Á SOBERANIA BRASILEIRA.

NOSSA DIPLOMACIA SOLUCIONOU A PENDENGA EM 1850, COM A CRIAÇÃO DA LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓZ, QUE EXTINGUIU O TRÁFICO E FIRMOU REGRAS PARA SUA REPRESSÃO.
MAS SOMENTE COM A CRIAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRA A ESCRAVIDÃO – 1880 1886 – É QUE SE AMPLIOU MAIS O FOSSO ENTRE ESCRAVISTAS E ABOLUCIONISTAS HAVENDO ASSIM UMA MAIOR MOBILIZAÇÃO POPULAR PELA ABOLIÇÃO SEM INDENIZAÇÕES DE MANEIRA IMEDIATA.

OFICIALMENTE ABOLIMOS A ESCRAVIDÃO EM 1888 COM O ATO DA PRINCESA ISABEL.

EM 1863 JÁ DECORRIDOS TRES ANOS DA GUERRA CIVIL AMERICANA, QUANDO OS ESTADOS DO SUL SE DESLIGARAM DA UNIÃO – O PRESIDENTE LINCONL PROCLAMOU UMA EMANCIPAÇÃO.
LIBERTOU OS ESCRAVOS APENAS NOS ESTADOS AINDA REVOLTOSOS E CRIOU UMA BAGUNÇA NAS LINHAS INIMIGAS.
DOIS ANOS MAIS TARDE COM A 13ª EMENDA FICOU DECRETADO O FIM DA ESCRAVIDÃO NO PAÍS COMO UM TODO, GARANTINDO 4 ACRES DE TERRA E 1 MULA A CADA LIBERTO, EM 1866.
 A 14ª EMENDA, DECRETOU TODOS OS NATURALIZADOS OU NASCIDOS SERIAM CONSIDERADOS AMERICANOS COM OS MESMOS DIREITOS A LIBERDADE E A PROPRIEDADE.
 A 15ª EMENDA EM 1868, DEFENDEU O DIREITO AO VOTO PARA TODOS OS CIDADÃOS ADULTOS, INDEPENDENTES DE COR, RAÇA OU CONDIÇÃO PRÉVIA DE SERVIDÃO.

A SITUAÇÃO NO BRASIL PÓS ABOLIÇÃO FOI BEM DIFERENTE.
NADA AFOI OFERTADO PELA MONARQUIA À MASSA DESORGANIZADA DE LIBERTOS, ALÉM DA LIBERDADE, NEM ESCOLAS, TERRAS, NEM GARANTIA DA CIDADANIA, MUITO MENOS O EXERCÍCIO DOS DIREITOS CIVIS E POLITICOS. OS REPUBLICANOS QUE ASSUMIRAM O PODER NO ANO SEGUINTE LAVARAM AS MÃOS SOBRE AS COISAS DO PASSADO.

DENTRO DESTE TEMA TÃO GRANDE EM SE TRATANDO DA FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO AMERICANA, NA QUAL NOS INSERIMOS, NÃO SERIA POSSIVEL DISSERTAR SOBRE SEM AUFERIR CERTOS NOMES TANTO DO NORTE QUANTO DO SUL DO CONTINENTE, RESULTADOS DESSE CALDEIRÃO MISCIGENADO A QUE PERTENCEMOS, NO INTUITO DE REFERENCIARMOS POR QUE ELES SÃO ASSIM E NÓS SOMOS ASSADOS?!

EM VISITA AO BRASIL NO MESMO FIM DE SEMANA EM QUE VOS ESCREVO ESSAS POUCAS LINHAS, BARAC OBAMA, NOME AFRO PARA O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO NORTE AMERICANO, CONSIDERADA ECONOMICAMENTE A MAIOR POTÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL, APESAR DO ANDOR DA CARRUAGEM DO INICIO DO SÉCULO XXI.
MAS ELES AINDA TEM O MARTIN LUTHER KING, O BB KING, O MALCON X, E COM CERTEZA UMA PORÇÃO DE OUTROS EPÍTETOS QUE NÁS NÃO CONHECEMOS DE NOME, NAS CIÊNCIAS, NA LITERATURA, NAS ARTES E AFINS.
TODOS RESULTADO DO DERRAME DE CATIVOS NEGROS AFRICANOS, QUE JÁ FOI VISTO, ASSOCIADO A UMA POSTURA RELIGIOSA MUITO FORTE E SÉRIA DOS COLONOS AMERICANOS PROTESTANTES, QUE COM SUAS FAMILIAS FORAM PARA O NORTE DA AMERICA SE ESTABELECER, FORMAR SUA NOVA CASA.
É ESSA A POSTURA QUE NOS DIFERE ENQUANTO RESULTADO, ENQUANTO POVO!

DO LADO DE BAIXO DO EQUADOR DA LINHA DO A FORMAÇÃO CATÓLICA DE CONTEMPLAÇÃO QUE SÓ DESPERTARIA COM A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NO FINAL DO SÉCULO XX. DEU ORIGEM A TIPOS MUITO IMPORTANTES TAMBÉM: PELÉ, PROFESSOR MILTON SANTOS, ÍCONE DA GEOGRAFIA MUNDIAL, NASCEU NEGRO BAHIANO E POBRE E POR SUAS PRÓPRIAS PERNAS, TERMINOU SUA VIDA ALAUREADOS PELOS FRANCESES DA SOURBONE! OU SEJA SE NÓS NÃO TEMOS UMA LISTA DE SUCESSOS PARA APRESENTAR, MAS TEMOS RESULTADOS SIM.

PONDO DE LADO APENAS UM POUCO DE LADO, A QUESTÃO DO NEGRO, E NÃO LHE NEGANDO NENHUM MILÉSIMO DE SUA INFLUÊNCIA SOCIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DO TIPO BRASILEIRO.

PARA ENCERRAR O ARTIGO, GOSTARIA DE ABRIR A DISCUSSÃO DA RELIGIÃO E MAIS AINDA DE COMO O PAPEL ASSUMIDO PELA RELIGIÃO LUSO ESPANHOLA TRAZIDA PARA AS AMÉRICAS PODE SER RESPONSABILIZADA PELA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM RELAÇÃO A RELIGIÃO ANGLO-SAXÔNICA TAMBÉM TRAZIDA PARA AMERICA NA PORÇÃO AO NORTE DA AMERICA PODE GERAR RESULTADO TÃO DÍSPARES.
TANTO COMO SAMBA E FEIJOADA DE UM LADO E ROCK AND ROLL E HAMBURGUER DO OUTRO LADO.

*PROFESSOR CLAUDIO CORREA É SOCIÓLOGO BACHAREL EM CIÊNCIAS SOCIAIS,
LICENCIADO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA, 
COM UM MESTRADO NÃO DEFENDIDO
NA GEOGRAFIA DA
 UNESP - RIO CLARO


Nenhum comentário:

Postar um comentário