sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Raul, anos setenta e oitenta, a ditadura e o Caves Bar...

Devido ao cartaz que acabei de ver do tema “ Toca Raul” para o Canções A Lacarte, recente, me vieram a mente letras do impagável Raul dos Santos Seixas, baiano de nascimento, roqueiro por ideologia, musico por convicção e teimosia, brasileiro consciente e inteligente, drogado e bêbado...ufa!

Nas canções do Raul li coisas do tipo...” sonho que se sonha só...é só um sonho que se sonha só... mas sonho que se sonha junto é realidade...” que trata da relação de cumplicidade de saberes necessários ao estabelecimento da realidade e seus padrões de reconhecimento da sanidade.

Outra pérola é aquela canção "Sessão das Dez", um melodrama setentista cheio do clima mexicano( inclusive bem definido pela metaleira de sopro) das canções tipo Evaldo Braga, um cantor de estilo muito próprio e popular nesta década. Pois é...Mosca na Sopa, onde Raul dando uma de inseto nojento, diz que não adianta vir detetizar pois tão logo ele se vai vem outra em seu lugar...

Metáfora que dá asas as questões do pessoal de esquerda contrários a repressão militar imposta no período anterior e que só acabaria ainda, no posterior. Raul ainda fez canções sublimes e ternas como "Ângela", "Babe hoje ce faz quinze anos", "How could I no", a emblemática "Na beira do pantanal", onde num folk do Mississipi, ele declara ter matado a mulher que amava com punhal e jogado o corpo no rio, mas ciente que vai pagar na prisão pela transgressão!

Como podem perceber, de Raul Seixas, tenho muitas lembrança, não que eu tenha matado alguém...rsrs! 

Pois bem, também toquei muita música do Raul!

Nos bares noturnos que preservam o som ao vivo, sempre se ouve o jargão popular apelando: “ toca Raul” - ainda me lembro de uma mocinha ruiva, bem magrelinha, que nem seios parecia ter e que viria a ser minha cunhada Marta Helena que gritava assim: “ Cau Toca Beatles Cau”....rsrs, , no Caves Bar, barzinho muito, muito, muito bacana que existiu nos anos 80 nos porões do antigo hotel Jóia, bem no centro da cidade de Limeira, atrás do Fórum Spencer Vampré.

Lá neste underground limeirense nunca igualado, em temática, freqüência, musica, clima e como “point ” onde Raul era uma coisa normal!  Toquei também muito Neil Young, Bob Dylan, Stones, America, Beto Guedes, Milton Nascimento, Zé Ramalho, Brilho, Barão Vermelho, e mais um porre de canções de todo tipo de musica boa...



27 comentários:

  1. 1º4 - Amanda Freire Pompeu.
    Sua opinião sobre o Raul é muito significante e muito legal. Vejo que nos anos passados era tudo muito interesante, pois havia mais união, fico imaginando a alegria entre os povos! Sinceramente, gostaria de ter nascido nos anos 80, pois a malandragem de hoje em dia não era tanta. Havia mais respeito entre as pessoas e consigo mesmo. Hoje em dia, fico horrizada com as músicas sem sentido ou desvalorizando si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Amanda! em tempo, essa nostalgia de uma geração com relação a outra é bastante comum! eu gostaria de ter vivido os anos 50 do século 20! rsrsrsr, Mas posso dizer que vc possue clareza de idéias e boa escrita para dissertar sobre as mesmas, vai se dar bem na minha disciplina!!!

      Excluir
  2. 1º4 - Filipe Alves da Silva Campos
    O Raul foi um cara verdadeiro em suas palavras e ações. Em minha opinião, A maioria das musicas de hoje em dia não tem sentido no que falam, só fala de mulheres, prostituição, drogas e outras baixarias.

    ResponderExcluir
  3. 1º4-Layane Martins Magalhães
    Bom eu não conheço muito sobre Raul dos Santos Seixas e nem do século 20"o tempo da ditadura militar".Mais com o texto do professor Claudio eu pudi perceber que o século 20 era muito diferente,pois nessa época tinha musicas de significados implicidos para criticar a ditadura não só o Raul mas tanbem :Chico Buarque,Caetano Veloso entre outros.E tanbem os bares hoje em dia não tocam mais musicas com significados tão importantes como as dos séculos passados!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Layane! que estava com receio de escrever, por que não estava entendendo a proposta! Cumpriu a tarefa e escreveu muito bem! Parabéns garota! Apenas cuidado quando for produção de Texto para não escorregar no Português! Sei que as vezes os dedos não ajudam muito e noutras é o teclado que não colabora, mas, atenção é necessária!
      Por hoje Layane...parabéns pela clareza e expressão!

      Excluir
  4. 1º4 Mateus Antonio Alves Pedrosa : Seu texto está muito legal,pois fala sobre o grande cantor Raul dos Santos Seixa,e comenta sobre suas grandes música.

    ResponderExcluir
  5. 1º4 - João Pedro Felipe

    Gostei do seu texto, pois fala sobre Raul e os tempos passados, décadas que infelizmente não pude conhecer. Raul Seixas era muito corajoso, pois suas canções eram muito criticas e nisso relatava sua opinião das falhas do mundo vivido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Captou a essência do texto!ok! mas pode melhorar e tenho certeza que vai! bom treino!

      Excluir
  6. 1°3 gabriel a opinião sobre raul foi muito boa.Antes era normal escutar uma musica como raul seixas,mamonas assasinas mas agora tem gente que fala que é museu mas as musicas são as melhores prefiro ouvir raul ou rock classicos do que funk,rap,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok Gabriel! neste momento de treinar como fazer postagens vc se saiu bem!obrigado!

      Excluir
  7. 1º4 - Beatriz Correa Balieiro Salvador

    Admirei seu texto com o seu jeito de se expressar sobre o passado. Vejo que hoje em dia tudo mudou seja nas roupas, modo de falar, estilos musicais entre outros. Prefiro o tempo de antigamente pois não existia os tipos de musicas que existe hoje, musicas baixas,sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Beatriz, mandou bem! escrevendo direitinho se expressando bem e com clareza! vc também vai se dar bem em minha disciplina! parabéns por hoje!

      Excluir
  8. 1º3 Lucas alves

    as canções de Raul seixas eram muito importantes.
    Nas canções do Raul li coisas do tipo...” sonho que se sonha só...é só um sonho que se sonha só... mas sonho que se sonha junto é realidade...”

    pra mim este pedaço da letra dessa musica é muito importante por que ela nos ensina uma coisa sobre os nossos sonhos e avida de Raul seixas.

    ResponderExcluir
  9. 1°3-Matheus germano naves
    na minha opinião no anos 80 a musica era mais extrovertida e mais agitada queria q esse tempo voutace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha! Atenção na escrita Matheus! tudo bem que hoje estamos treinando como postar para utilizar no futuro! mas nossa língua deve ser respeitada! mais atenção! conversas de chat, são uma coisa, produção de texto dentro da minha disciplina é outra coisa! nossas postagens são vista por milhares de pessoas que devem ler , entender o que escrevemos! por favor!

      Excluir
  10. 1º4 - Amanda Freire Pompeu.
    Sua opinião sobre o Raul é muito significante e muito legal. Vejo que nos anos passados era tudo muito interesante, pois havia mais união, fico imaginando a alegria entre os povos! Sinceramente, gostaria de ter nascido nos anos 80, pois a malandragem de hoje em dia não era tanta. Havia mais respeito entre as pessoas e consigo mesmo. Hoje em dia, fico horrizada com as músicas sem sentido ou desvalorizando si mesmo.

    ResponderExcluir
  11. 1°3-guilherme Giovani de souza
    na minha opinião os jovens mudaram muito em comparação aos anos 80 ate os dias atuais de hoje,as musicas eram bem mais divertidas,as modas também mudou totalmente.

    ResponderExcluir
  12. 1º3-Wellington: lendo este texto, que fala sobre raul, nos persebemos que fala sobre augumas parte da vida dele, e ate parese que mais que ele estava dando um entre vista, em tão nos persebemos que ele gostava de jogar futebol, e ele gostava de cantar. Lendo o texto eu li uma parte q o texto afirma que ele matou a mulher dele; e esse é o meu resumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... talvez com mai tempo, uma maior compreensão sobre o texto...por hj... tudo bem

      Excluir
  13. 1°3 leonardo minha opinião sobre raul e que ele foi um rapaz exemplar suas musicas são muitas boas ainda sim,prefiro suas musicas do que esses funk que só falam baixarias suas canções relata muito de suas opiniões,isto que fazia as pessoas na quela tempo sentir suas musicas.

    ResponderExcluir
  14. 1º3 gustavo henrique das neves.
    na minha opiniao havia mais união, fico imaginando a alegria entre os povos,o rau seixas e as mensagens dele era,” sonho que se sonha só...é só um sonho que se sonha ” mais Raul era uma pessoa normal mais ele tinha un porre letra de todo tipo de musica boa.

    ResponderExcluir
  15. 1º3vinicius eu goste proque ele fala sobre Raul e os tempos passados,décadas que foi lebrada pelo professor de sociologia e agora ele foi um bom cantor Raul Seixao

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...