terça-feira, 24 de julho de 2012

Amelia Earhart homenageada com um google doodle 115 anos depois do nascimento

Terça-feira, 24 Julho 2012 

Amelia Earhart, pioneira na aviação dos EUA, é hoje alvo de uma homenagem com um google doodle, no dia do 115.º aniversário. Amelia Earhart foi distinguida com o prémio ‘The Distinguished Flying Cross’, por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.

Amelia Earhart notabilizou-se na aeronáutica, onde estabeleceu diversos recordes, mas também escreveu livos que relatam as experiências que viveu nos céus. Amelia criou diversas organizações para mulheres que pretendiam pilotar, no âmbito de outro projeto de vida: Amelia Earhart foi uma acérrima defensora das mulheres. Hoje, 115 anos depois do seu nascimento, é homenageada com um google doodle.

Nasceu em Atchison, Kansas, a 24 de julho de 1897. Amelia Earhart viria a ser dada como desaparecida a 2 de julho de 1937, no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto realizava um voo à volta do mundo. Durante os seus quase 40 anos de vida, Amelia estabeleceu diversos recordes, escreveu livros e fez dos direitos da mulher a sua luta. Earhart viria a ser declarada morta a 5 de janeiro de 1939.

Filha de Samuel Earhart e Amelia Otis Earhart, Amelia Mary Earhart nasceu em Atchison, Kansas. Amelia herdou o espírito aventureiro das crianças da família Earhart e dedicou-se, na infância, àquilo a que hoje se chamaria de desportos radicais, descendo encostas em trenós, por exemplo. A homenageada de 24 de julho com um google doodle construiu com o tio Earhart uma rampa que simulava uma montanha-russa.

Aos 11 anos, Amelia viu pela primeira vez algo parecido com um avião, numa Feira Estadual de Iowa, em Des Moines.

Amelia Earhart foi vítima do alcoolismo do seu pai, cuja dependência deixou a família em circunstâncias difíceis. A sua personalidade estava a ser moldada, numa altura em que é levada para Chicago. Amelia conclui o curso no Hyde Park High School, em 1916.

Nesta altura, Earhart visita uma feira aérea, em Toronto, onde assiste a uma exibição de um piloto da I Guerra Mundial. Soube-se mais tarde que o piloto fez uma aproximação das duas jovens que estavam a assistir ao espetáculo, para as assustar. "Acredito que aquele pequeno avião vermelho me disse algo, quando se aproximou", diria Amelia, anos mais tarde.

Em 1920, visita um espaço de aeronáutica onde Frank Hawks (piloto que se tornaria famoso) proporciona-lhe uma viagem que mudaria a vida de Amelia Earhart. “Descobri que precisava de voar”, disse, sendo que todos os empregos que teve serviram para juntar dinheiro para aulas de voo, que Amelia começa em 1921.

Amelia Earhart compra um biplano Kinner amarelo em segunda-mão e começa a sua saga de recordes… Em 22 de outubro de 1922, Earhart voou a uma altitude de 14 mil pés, batendo um recorde mundial: foi a primeira mulher a fazê-lo. A 15 de maio de 1923, Earhart torna-se a 16.ª mulher a conseguir uma licença de voo da Fédération Aéronautique Internationale. E em 1927, a homenageada com um doodle acumula 500 horas de voo.

Até que Amy Phipps Guest, uma socialite americana, manifesta vontade em tornar-se a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico. No entanto, percebe os perigos da viagem e desiste, mas tenta procurar uma jovem com coragem para cumprir essa viagem. Amelia Earhart participara numa viagem idêntica, mas não pilotou. No entanto, disse Amelia, “talvez um dia o faça sozinha”. E parte para a aventura.

O primeiro voo a solo, de longa distância, ocorre em agosto de 1928, sendo que Earhart torna-se na primeira mulher a efetuar um voo (sozinha) de ida e volta, na América do Norte. Em 1931, Amelia Earhart bate outro recorde mundial, de altitude, atingindo os 18 415 pés.

Já nesta altura Earhart liga-se à causa das mulheres, defendendo as mulheres-piloto. Em 1934, a corrida ‘Bendix Trophy’ baniu as mulheres, sendo que Ameila se recusa a voar, na corrida de abertura, extracompetição.

Aos 34 anos, a 20 de maio de 1932, Earhart partiu de Harbour Grace, Terra Nova, para voar para Paris. Catorze horas e 56 minutos depois, num voo com fortes ventos do norte, gelo e problemas mecânicos, Amelia Earhart pousou em Culmore, Irlanda do Norte. Um agricultor pergunta-lhe de onde voava. A resposta: “Da América”. No local, nasce um museu em memória de Amelia: o Amelia Earhart Centre".

Amelia Earhart torna-se na primeira mulher a efetuar um voo sozinha, sem escalas, através do Atlântico e é distinguida com diversoas prémios, entre os quais o ‘Distinguished Flying Cross’, do Congresso dos EUA, a ‘Cruz de Cavaleiro’, do governo francês, e a ‘Medalha de Ouro’, da National Geographic Society.

Entre 1930 e 1935, Amelia bateu sete recordes de velocidade e distância para mulheres, até que define uma nova meta: um voo mundial. Em julho de 1936, recebe um Lockheed 10E Electra e iniciou o projeto, que implicaria o mais longo voo, com 47 mil quilómetros, em voos repartidos.

A 17 de março de 1937, Amelia Earhart e a sua equipa efetuam a primeira parte do voo, de Oakland (Califórnia) até Honolulu (Hawai). A viagem é retomada três dias depois de Luke Field mas uma falha técnica provoca o cancelamento do voo.

Em 2 de julho de 1937, Earhart e Noonan descolaram de Lae, no avião carregado, com destino à Ilha Howland, mas a aproximação não foi bem sucedida e perde-se o contacto com os pilotos.


Começam as buscas por Amelia e Noonan, que prosseguiriam até 19 de julho de 1937. Outras buscas da Marinha foram levadas a cabo, à procura dos pilotos, sem sucesso. Nenhum vestígio do Electra ou dos pilotos foi encontrado.

Amelia Earhart – que hoje é homenageada com um google doodle – desaparecia, deixando um legado de mulher carismática, persistente, corajosa. Amelia é recorrentemente lembrada como um ícone.
Hoje, no 115.º aniversário do seu nascimento, é lembrada com um Google doodle

37 comentários:

  1. 3º4 Bruna Gonçalves
    A Amelia é o tipo de mulher que marcou a historia no mundo. A atitude dela foi uma das primeiras atitudes que mostrariam ao mundo e principalmente aos homens que mulheres também são capazes de atitudes e coisas que homens fazem.

    ResponderExcluir
  2. 3°3 amanda vieira
    gostei muito do texto de uma mulher guerreira, batalhadora e corajosa sendo a primeira mulher a pilotar um aviao

    ResponderExcluir
  3. 3°3 Giovana Campioto

    Corajosa ao entrar em uma profissão de riscos e também mostrou ao mundo que as mulheres podem fazer de tudo .

    Parabéns Amelia

    ResponderExcluir
  4. André Resende 3°3
    Amelia, foi uma grande mulher, pois foi a primeira mulher a pilotar um avião

    ResponderExcluir
  5. 3°3 Mariela....Amélia foi uma grande mulher , demonstrou ao mundo que independente do sexo ou qualquer tipo de preconceito pode-se chegar onde se quer e com muito sucesso podendo também entrar para a história.

    ResponderExcluir
  6. 3°3 Amanda....Amélia foi uma grande mulher , demonstrou ao mundo que independente do sexo ou qualquer tipo de preconceito pode-se chegar onde se quer e com muito sucesso podendo também entrar para a história.

    ResponderExcluir
  7. leonardo rangel albertin 3°3
    grande mulher corajosa sendo a primeira a pilotar um avião

    ResponderExcluir
  8. 3°3 Renan felipe dos santos
    Pedro henrique rodrigues

    parabéns a Amelia Earhart voce marcou a história da aviação.

    ResponderExcluir
  9. 3°3 Jessica Karoline

    Parabens,mostrou que as mulheres também são capazes

    ResponderExcluir
  10. 3º3 Amanda Tainá e Bianca Bronzatto
    Nada mais justo que essa homenagem à primeira mulher que vôou sozinha o Oceano Atlântico!Devido não ser nada comum acontecimentos como esse... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. 3º4 Ediene de Paula
    Amélia foi uma das protagonistas que alavancou as oportunidades para que as mulheres pudessem entrar nessa carreira.Uma mulher que deve ser homenageada pois foi por ela que outras mulheres foram se interessando por essa profissão

    ResponderExcluir
  12. 3º1 Mariane , Bom eu me identifiquei bastante com a História da Amelia Earhart. Por ser uma mulher e pela força e dedicação dela atingir um ''alvo'' buscar se qualificar numa profissão que lhe trazia um bem estar. E por ser a primeira Mulher a travesar o Oceano Atlântico, adorei o esforço e a dedicação !

    ResponderExcluir
  13. 3º1 Felipe Henrique
    Amelia Earhart foi a pessoa que mudou o mundo da aviação pra sempre abrindo as portas tambem para futuramente as mulheres terem o mesmo direito de seguir a carrera de piloto.Para conseguir pilotar um avião ela teve que batalhar muito para um dia atravessar o atlântico sozinha com suas próprias mãos sem precisar da ajuda de um homem.
    Se não fosse por ela dificilmente teríamos mulheres pilotando um avião nos dias de hoje,ainda não temos mulheres pilotas no m,esmo número que os homens mas poderemos ter futuramente.

    ResponderExcluir
  14. Gustavo Godoy 3°1 - Dificil ver mulheres que fizeram oq ela fez nessa época, tempos em que as mulheres nao tinham muitos direitos, enfim, uma mulher de personalidade forte e corajosa!

    ResponderExcluir
  15. 3°1Wesley Henrique
    Amélia foi a primeira mulher a cruzar o Atlântico isso deixa as mulheres com a auto estima la no auto acho q foi bom ela ter sido homenageada...parabéns

    ResponderExcluir
  16. Amélia earhart foi homenageada nos eua pelos 115 aniversário e foi a primeira mulher batalhadora guerreira que conseguiu pilotar um dos aviões onde demostrou que não podemos ter preconceito .

    ResponderExcluir
  17. 3º1 Cínthia Maria E Isabela Maria..
    Earhart foi a primeira mulher a receber a ''the distinguished Flyin Cross, condecoração dada por ter cido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano atlântico. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre a sua experiência de voo,e foi essencial na formação de organizações para mulher que desejavam pilotar.Amélia desapareceu no oceano pacífico perto da Ilha Howland , Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu ate hoje fascinam as pessoas.
    Parabens!!!!!!! Earheart

    ResponderExcluir
  18. 3°1 lucas ferreira silva.
    Amelia Earhart foi pioneira na aviação dos EUA, é hoje alvo de uma homenagem com um google doodle, no dia do 115.º aniversário. Amelia Earhart foi distinguida com o prémio,The Distinguished Flying Cross’, por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.Nasceu em Atchison, Kansas, a 24 de julho de 1897. ela deu de desaparecida dia 2 de julho de 1937 no oceano pacifico Ilha Howland.
    Filha de Samuel Earhart e Amelia Otis Earhart,
    ela comprou um biplano Kinner amarelo em segunda-mão e começa a sua saga de recordes.
    O primeiro voo a solo, de longa distância, ocorre em agosto de 1928, sendo que Earhart torna-se na primeira mulher a efetuar um voo (sozinha) de ida e volta, na América do Norte.
    Mais em ela bate outro recorde mundial, de altitude, atingindo os 18 415 pés.
    No ano, 1930 e 1935, Amelia bateu sete recordes de velocidade e distância para mulheres, até que define uma nova meta: um voo mundial.
    No dia 17 de março de 1937, Amelia Earhart e a sua equipa efetuam a primeira parte do voo, de (Califórnia) até Honolulu (Hawai). A viagem é retomada três dias depois de Luke Field mas uma falha técnica provoca o cancelamento do voo.
    Em 2 de julho de 1937, Earhart e Noonan descolaram de Lae, no avião carregado, com destino à Ilha Howland, mas a aproximação não foi bem sucedida e perde-se o contacto com os pilotos.
    E então começaram as busca pelos os pilotos mais não teve sucesso,nenhum vestígio do Electra ou dos pilotos foi encontrado.
    Amelia Earhart – que hoje é homenageada, desaparecia, deixando um legado de mulher carismática, persistente, corajosa. Amelia é recorrentemente lembrada como um ícone.
    Hoje o aniversário do seu nascimento, é lembrada...

    ResponderExcluir
  19. 3°1 -Gislaine Santos

    Amelia Earhart motivou uma mulher muito esforçada a onde na aeronáutica aonde venceu vários recorde e escreveu uma livro sobre a experiência que esteve até ao céu.

    ResponderExcluir
  20. 2.4 Renato.
    Muito bom ....
    Parabéns a Amelia Earhart...

    ResponderExcluir
  21. 2°4 Aparecido
    Earhart foi a primeira mulher a receber a ''the distinguished Flyin Cross, condecoração dada por ter cido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano atlântico. Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre a sua experiência de voo,e foi essencial na formação de organizações para mulher que desejavam pilotar.Amélia desapareceu no oceano pacífico perto da Ilha Howland , Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu ate hoje fascinam as pessoas.
    Parabens!!!!!!! Earheart

    ResponderExcluir
  22. 2º4.Amelia earhart foi uma grande mulher que mudou o pensamenro do mundo de que só os homens podiam fazer coisas por eles consideradas difíceis,fez isso com seu voo sobre o atlântico....resumindo elal foi uma grande mulher que mereçe ser lembrada!

    ResponderExcluir
  23. 2°4 Elisama Medeiros Soares

    Achei interessante, por ela ter sido a primeira mulher a voar sozinha pelo oceano atlântico. E pela garra que ela tinha, e persistência de correr atrás, de seus objetivos, e querer conquistar. E admiro ela também por ter tanta coragem em fazer vôos pra tão longe e ainda sozinha. Achei muito legal este texto. Deu pra saber bastante dessa mulher batalhadora, corajosa e persistente,

    ResponderExcluir
  24. 2.4 renan
    Amelia Earhart foi a pessoa que mudou o mundo da aviação pra sempre abrindo as portas tambem para futuramente as mulheres terem o mesmo direito de seguir a carrera de piloto.Para conseguir pilotar um avião ela teve que batalhar muito para um dia atravessar o atlântico sozinha com suas próprias mãos sem precisar da ajuda de um homem.
    Se não fosse por ela dificilmente teríamos mulheres pilotando um avião nos dias de hoje,ainda não temos mulheres pilotas no m,esmo número que os homens mas poderemos ter futuramente.

    ResponderExcluir
  25. 2º4-Deivison Fonseca Nascimento
    Amelia foi muito guerreira ao encarar uma profissão que só os homens praticavam.É um exemplo de uma pessoa batalhadora

    ResponderExcluir
  26. 2º4-Alexandre Ap De Souza
    Amelia earhart foi uma grande mulher que mudou o pensamenro do mundo de que só os homens podiam fazer coisas por eles consideradas difíceis,fez isso com seu voo sobre o atlântico....resumindo elal foi uma grande mulher que mereçe ser lembrada!

    ResponderExcluir
  27. 2º4-Bruna Nonato.

    Amelia Earhart foi uma das maiores pioneiras no aeronáutica americana, homenageada pelo google doodle, um exemplo de conquistas e luta, através de anos e anos de desejos e conquistas, na busca implacável de realizar seus sonhos, mais que uma desafiante das possíveis criticas, uma desafiadora da vida, Amelia nos toma como exemplo que sempre será possível a realização de sonhos, desejos, e determinação, desde que sempre haja, luta e perseverança na busca daquilo que se deseja.

    ResponderExcluir
  28. 2°4 Gabriele
    A vida desta mulher é um exemplo para todos, pois quis mostrar ao mundo a sua paixão e também que todos somos iguais(homens e mulheres).Foi uma mulher que marcou o mundo, visto que foi corajosa, guerreira, e uma grande mulher que venceu todo preconceito.

    ResponderExcluir
  29. 2°4 rafaela
    Gostei muito desse texto, Amélia marcou sua história no mundo, ela é uma mulher guerreira , corajosa e batalhadora. Sendo a primeira mulher a pilotar um avião.

    ResponderExcluir
  30. 2°4 Giane Leandra da Silva.
    Achei muito interessante a história dela, porque ela foi uma mulher determinada pois seguiu seu sonho sem se importar com o que as pessoas iriam falar, ela é um exemplo de coragem e um exemplo para todas as mulheres pois ela mostrou que era capaz de voar.

    ResponderExcluir
  31. 2º4 Beatriz Freitas
    Amelia Earhart desde de pequena sempre foi uma menina aventurara e quando viu o primeiro avião ela se apaixonou,ela foi uma mulher muito corajosa, pois ela foi a primeira a mulher a voar sozinha sobre o oceano atlântico,e por causa disso ela recebeu o premio ''The Distinguished Flyin Cross'' Ela escreveu livros contando a sua experiencia, e isso ajudo varias mulheres que queriam voar.Foi declarada como morta no dia 5 de janeiro de 1939.Foi uma pena ela ter morrido tão nova, e não pode ter mais aventuras!

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...