quarta-feira, 29 de agosto de 2012

1º ano EE Prof. Paulo Chaves - Atividade de Sociologia Prof. Claudio

Com base nos textos  ja estudados anteriormente, escreva um texto dissertaivo explicando o que é o determinismo biológico e o determinismo geográfico e quais os problemas de cada uma dessas posturas:

53 comentários:

  1. 1°5 Talita Reis n°27
    O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. São explicações existentes desde a Antigüidade, do tipo das formuladas por Pollio, Ibn Khaldun, Bodin e outros, como vimos anteriormente.
    Estas teorias, que foram desenvolvidas principalmente por geógrafos no final do século XIX e no início do século XX, ganharam uma grande popularidade. Exemplo significativo desse tipo de pensamento pode ser encontrado em Huntington, em seu livro Civilization and Climate (1915), no qual formula uma relação entre a latitude e os centros de civilização, considerando o clima como um fator importante na dinâmica do progresso.
    Determinismo biológico Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. Temos como exemplo disso os é que a localização de um povo é condicionada pelos traços culturais.

    ResponderExcluir
  2. 1°5 jessica maria n°10

    O determinismo geográfico pode ser definido como a postura segundo a qual se acredita que as diferenças de ambiente físico condicionam totalmente a diversidade cultural.

    O determinismo biológico,segundo a qual as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais.
    A diferença de um pro outro é que o determinismo
    geográfico fala do ambiente físico,e o biológico fala de diferenças genéticas.

    ResponderExcluir
  3. 1°5 gabriela de lima camargo n°08
    Determinismo Biológico
    Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos. Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado. O melhor exemplo é de uma xinguana que vai morar numa família de elite, citada em um livro de Roque Laraia chamado " Cultura: Um conceito antropológico?", em Ipanema no RJ. neste caso ela mudará seus hábitos desde que inserida na nova família antes dos sete anos. Os Seres Humanos se diferenciam anatomica e fisiológicamente pelo diformiso sexual. Qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica. Muitas atividades atribuídas as mulheres em uma determinada cultura, podem ser atribuídas aos homens em outra.
    *Determinismo Geográfico
    Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. As diferentes culturas existentes não podem ser explicadas por caráter biológico ou geográfico, mas pelo conhecimento cultural que é passado ao indivíduo.

    ResponderExcluir
  4. 1º5 Rodrigo Almeida Rocha De Sousa N°23
    o Determinismo biológico : Através do comportamento biológico , através de culturas de diferentes povos individual ou coletivaA soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja, dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado. E a Finalidade o fim ou o proposito do Estado é o "bem comum", entendido como conjunto de todas as condições de vida social.
    Determinismo Geográfico :a concepção
    segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente
    a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações
    de causa e efeito que se estabeleceriam
    na interação natureza/homem.

    ResponderExcluir
  5. 1°5 kAROLAYNE GABRIELLE N°13

    Determinismo biológico:
    Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte.

    Determinismo geográfico:
    No sentido científico, o Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. Mas, como esse tipo de pensamento já existe desde a Antiguidade Clássica, o mais correto é designá-lo pela expressão determinismo ambiental, posto que a geografia só se constituiu como ciência no século XIX.
    No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico". Mas a verdade é que esses seguidores simplificaram e exageraram a visão de Ratzel sobre as influências do ambiente sobre a história até o ponto de distorcê-la.

    ResponderExcluir
  6. 1°5 Micaela Bruna Da Silva N°16
    Determinismo biológico: É as características culturais de povos que podem ser de culturas individuais ou coletivas. Que são influenciadas ou desenvolvimento tecnológico, uso do raciocínio e comportamentos psicológicos.
    Determinismo geográfico: É a concepção que define o meio ambiente ou influencia a fisiologia e psicologia humana, assim possível explicar a historia dos povos.

    ResponderExcluir
  7. 1º5 DIANA Jandoso Nº:7


    Os textos são interessantes, pois falam sobre vários assuntos como este sobre Uma natureza pródiga demais que 'retém o homem pela mão como uma criança sob tutela'; ela o impede de se desenvolver ao não fazer com que seu desenvolvimento seja uma necessidade de natureza. Fala também sobre o determinismo Biológico em que Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos;
    Mas Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura.
    Qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.
    Muitas atividades atribuídas as mulheres em uma determinada cultura, podem ser atribuídas aos homens em outra.

    ResponderExcluir
  8. 1º5 Paula Cristiele Araujo Dias Nº19
    Alexandro Lourencio Felix Nº03

    Nessa situação de aprendizagem estamos estudando sobre o ‘’carater culturalmente construido da humanidade”.
    No seu desenvolvimento o ser humano utiliza das sua culturas que são : seus hábitos,costumes,maneiras de agir, sentir viver e até ,morrer.Isso está ligado ao determinismo biologico que tem a ver com a inflencia de comportamentos geneticos e culturais.Se um comportamento é considerado natural para uma sociedade e não para outra,isso significa que ele não é natural, e sim cultural.
    O determinismo geográfico explica tudo atravez da natureza e ambiente.Acredita que o desenvolvimento do ser humano pode ser influenciado pelo ambiente ,e que a natureza altera a maneira como a ser humano vive.Ele se baseia no que é natural que é o que faz parte da natureza humana, compartilhado por todos os seres humanos.
    Na minha opinião o determinismo biologico é o que tem mais influencia sobre o desenvolvimento dos seres humanos pois ele esta diretamente ligado com a nossa cultura e o que aprendemos com os nossos familiares na socialização primaria.

    ResponderExcluir
  9. 1°2 Marcela.k n°24

    Determinismo geográfico:é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.

    Determinismo biológico: É acreditar que o fator biológico que determina, em primeiro lugar, a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político. Por exemplo, no determinismo cultural o ser humano age e pensa segundo a sua cultura. Neste caso, o biológico fica em segundo plano.

    ResponderExcluir
  10. 1º2 Jessica Laney nº18
    essa situacao de aprendizagem e interessante pois destaca o carater pessoal de uma pessoa: seus habitos, suas maneiras, e seus costumes. E tudo isso esta ligado ao determinismo biológico. Se um costume seu nao e aceito por outra sociedade, voce nao e considerado natural mas cultural. Mas os comportamentos geneticos e biológicos nao influenciam em sua cultura. Atividades podem ser aplicadas às mulheres em uma cultura que tambem pode ser aplicada ao homem em outra. E através da natureza que o determinismo geográfico e explicado, a natureza modifica a maneira em que o homem vive, alterando o seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  11. 1º2 Jeferson mateus nº16

    o determismo geografico se explica tudo atraves do ambiente.No texto eu entendo que ele se baseia no desenvolvimento do homem é influenciado pela natureza que ele vive entre outros seres humanos.
    Determismo biologico na minha opiniao esse é o que nos forma pois tem um conceito real pois fala de nossa cultura é formada com que aprendemos no dia a dia que inclusive nos dá ou nos deu quando eramos pequenos em que tivemos nossos primeiros contatos com as sociedades, como nas escolas primarias.

    ResponderExcluir
  12. 1º2 Brenda 04
    Determinismo Biológico e Geográfico

    Determinismo geográfico, é a explicação dos acontecimentos e fatos através da interação do homem com a natureza, a natureza pode sim influenciar os seres humanos em seus hábitos, por exemplo um determinado grupo de pessoas que vivem em constante harmonia com o ambiente vai se diferenciar daquele que são mais ligados ao determinismo biológico que é a influência dos comportamentos genéticos na vida do individuo.
    Para mim o que mais influência é o determinismo Biológico, pois o individuo está na fase de aprender e formar o seu caráter,e as suas características culturais serão obtidas através do convívio genético.

    ResponderExcluir
  13. 1º2 Gabriele nº10

    O determinismo geografico é o que define a fisiologia e a psicologia humana, que pode ser definido como a postura segundo qual se acredita que a diferença do recinto físico condiciona a diversidade cultural.
    Os atos e os costumes são simbolos da vida que pode sofrer influencias como por exemplo as nossas roupas, ao clima e alimentos.
    Os povos são influenciados por caracteristicas geograficas e pelos comportamentos geneticos, mesmo sabendo que existe cultura individual e coletiva. Portanto o meio físico pode persuadir o homem em seus custumes, mas não regulariza totalmente.

    ResponderExcluir
  14. 1º2 Gustavo Panseri nº12
    o determinismo geográfico utiliza da natureza para ser explicado, com isso o desenvolvimento humano e modificado junto com a sua maneira de viver já o determinismo biológico destaca o caráter cultural do ser humano, suas atitudes, seu modo de viver, seus costumes, seus hábitos e seus maneiras de agir.

    ResponderExcluir
  15. 1°2 léo estelari n°22
    na minha opiniao falam sobre vários assuntos como este sobre Uma natureza pródiga demais que retém o homem pela mão como uma criança sob tutela

    ResponderExcluir
  16. 1°2 Aldemir n°01

    O Determinismo Biológico
    A cultura dos povos é influenciados pelo comportamento genético, mesmo sabendo que tem a cultura coletiva e individual, são essas algumas cateterísticas do determinismo biológico, mas também existem outras,que são desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio e comportamento psicológico.
    Determinismo Geográfica
    É a concepção no qual a natureza influencia fortemente a psicologia e a filosofia do ser humano, sendo "possivel explicar a historio dos povos em relações de causa e efeito".
    Ambos, apresenta um texto explicando a cultura, habitos e costumes do ser humano, tendo uma visao diferente da outra,e mudando o jeito de explicar este fato.

    ResponderExcluir
  17. 1º2 Audrey nº03

    O determinismo biológico é determinado por fatores hereditários, ou seja, características de um individuo, fruto dos genes.
    O Geográfico por sua vez, seria a causa de mudanças de acordo com o ambiente, ou seja, as caracteristicas do individuo seriam determindas pelo ambiente em que vive, por exemplo, frio ou calor. Essas caracteristicas ambientais forçam o individuo a se adaptar e com isso se modificar.
    Destarte, a diversidade cultural é influenciada por tudo que nos envolve. Seja o ambiente, o clima, áreas geográficas diferentes (determinismo geográfico), comportamentos genéticos e características corporais (determinismo biológico) intervem na postura, nos costumes, alimentos, vestimentas, recursos psicológicos e no senso comum. Portanto, assim concluo que o que nos diferencia é tudo o que ora nos compõe ora nos envolve.

    ResponderExcluir
  18. 1º4 Daniel Silvio nº8 : o Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana.
    Determinismo Biológico
    Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos.
    Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.

    ResponderExcluir
  19. 1º4 Laíza Fernanda nº17.

    Um texto que se trata de um assunto que causa uma certa polemica.Porém muito interessante pois acredito oque mais nos influencia seja o determinismo biológico

    ResponderExcluir
  20. 1º4 Patricia rodrigues nº24

    Um texto que se trata de um assunto que causa uma certa polemica.Porém muito interessante pois acredito oque mais nos influencia seja o determinismo biológico.
    Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.

    ResponderExcluir
  21. 1º4 Renner nº26 :O determinismo geográfico utiliza da natureza para ser explicado,ja
    o determinismo biológico destaca o caráter cultural do ser humano, suas atitudes, seu modo de viver, seus costumes, seus hábitos e seus maneiras de agir.

    ResponderExcluir
  22. 1º4 Wadison A. nº:33

    O contexto do que foi lido separa 2 grupos, os "Determinismo Biológico e o Determinismo Geográfico"
    O Determinismo biológico é definido pelas pessoas que por ex: Branco, Negro, Pardo, alimentação roupas e rotina dentre outras coisas que se define o individuo.
    Ja o Determinismo Geografico é a região em que a pessoa mora ex: os que moram no extremo norte do planeta usam blusas pois o frio é muito grande mas pra quem mora nas regiões tropicais usam mais roupas soltas entre outras diferenças.

    ResponderExcluir
  23. 1º4 João Vitor nº37

    O determinismo geográfico é aquele que usa da natureza em que vive pra diferenciar as pessoas, ja o Determinismo Biológico é aquele que diferencia pela suas aparências fisica, cultural entre outros que vem do genes da pessoa no caso

    ResponderExcluir
  24. 1º4 Amanda B. nº02
    O determinismo geográfico pode ser definido como a postura segundo a qual se acredita que as diferenças de ambiente físico condicionam totalmente a diversidade cultural.
    o Determinismo biológico : Através do comportamento biológico , através de culturas de diferentes povos individual ou coletiva
    soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto,
    ou seja, dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado.

    ResponderExcluir
  25. 1º4 Allan Milo nº01
    o Determinismo biológico : Através do comportamento biológico , através de culturas de diferentes povos individual ou coletiva
    soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja,
    dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado.
    Determinismo biológico: É acreditar que o fator biológico que determina, em primeiro lugar, a espécie humana,
    negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político. Por exemplo, no determinismo cultural o ser humano age e pensa segundo a sua cultura.
    Neste caso, o biológico fica em segundo plano.

    ResponderExcluir
  26. 1°3 Mirelle n°27

    No texto ha dois assuntos tratados que são o Determinismo Biológico e o Determinismo Geográfico.
    O determinismo geográfico surgiu como conseqüência de uma época em que as interferências do homem nos aspectos naturais eram muito mais reduzidas do que hoje em dia e serviu, também como uma justificativa científica para a relação de domínio entre os países temperados e os países tropicais.
    Agora o determinismo Biológico são as pessoas que tem habitos, são as classes sociais negras, brancas, amarelas etc..

    ResponderExcluir
  27. 1º3 Luise - Nº23
    Determinismo geográfico é o conceito que define ou influencia a mente de uma pessoa, de modo que seria possível explicar a relação de causa e efeito na interação entre os homens com a natureza, ou vice e versa.
    Determinismo biológico é o conceito que define quando algumas das características da cultura de alguns povos são influenciadas pelo meio em que ela vive. Sabendo que existe cultura individual e coletiva. Há algumas outras características são influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico. Porém, existem comportamentos que não influenciam-se na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.


    ResponderExcluir
  28. 1º3 Heloisa nº07

    No sentido científico,
    o Determinismo geográfico é a concepção
    segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente
    a fisiologia e a psicologia humana,

    Determinismo Biológico
    Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva.

    ResponderExcluir
  29. 1º3 Higor nº 08

    O determinismo geografíco influencia mudanças de acordo com o local, posiçao geografica, clima; esses fatores acabam "obrigando" o indivíduo a se modificar de acordo com as necessidades que tem.
    Determinismo Biológico
    O determinismo biológico são as características de cada um, determinados pela genética.
    Deste modo é possivel concluir que vários fatores influenciam a cultura de um indivíduo, tanto o ambiente em que vive(local, clima e pessoas com quem vive), quanto a própria genética de cada um; por isso que somos diferentes, vivemos de modo diferente.

    ResponderExcluir
  30. 1°3 Carlos n° 03

    Essas diferenças geram muitos conflitos na sociedade , acredito que o que mais nos influencie seja o determinismo biologico.
    Na minha opinião o determinismo biologico é o que tem mais influencia sobre o desenvolvimento dos seres humanos pois ele esta diretamente ligado com a nossa cultura e o que aprendemos com os nossos familiares na socialização primaria.

    ResponderExcluir
  31. 1º3 Thayane nº37

    Determinismo biológico é através do comportamento da pessoa o modo de agir de pensar os seus costumes e manias .
    Determinismo geografico é o que define a fisiologia e a psicologia humana ,com isso o desenvolvimento humano e modificado junto com a sua maneira de viver .

    ResponderExcluir
  32. 1º3 - LEONARDO Nº16

    Determinismo que o geográfico meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
    No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico".
    Seria esse o caso dos povos que habitam regiões onde os invernos são muito rigorosos, já que isso os obrigaria a trabalhar e armazenar muita comida para atravessar essa estação.
    Prova disso é que o próprio Karl Marx, que nunca foi um determinista, chegou a dizer que o capitalismo surgiu na Europa por causa das condições edáficas.1º 3 - LEONARDO Nº 16

    Determinismo que o geográfico meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
    No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico".
    Seria esse o caso dos povos que habitam regiões onde os invernos são muito rigorosos, já que isso os obrigaria a trabalhar e armazenar muita comida para atravessar essa estação.
    Prova disso é que o próprio Karl Marx, que nunca foi um determinista, chegou a dizer que o capitalismo surgiu na Europa por causa das condições edáficas.

    ResponderExcluir
  33. 1°3 rafael silva n°28

    Determinismo geográfico influencia fortemente
    a fisiologia e a psicoloNo processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográficogia humana.
    Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos.

    ResponderExcluir
  34. 1°3 Jefferson n° 12

    O determinismo geográfico explica tudo atraves da natureza e ambiente.O desenvolvimento humano pode ser influenciado pela natureza e altera a maneira de que o ser humano vive.Ele se baseia no que é e o que faz parte da natureza humana.

    ResponderExcluir
  35. 1º3 Lucas nº19

    entendi pelo texto que o fato de voce ser de uma cultura e mudar para uma totalmente diferente voce pode nao se acustumar com a outra cultura nao so por ser de outra cultura mas tambem pode ser por motivos geneticos ou seja de sua genetica pode nao se acustumar com outra cultura e entrar em comflito com outras pessoas ou com voce mesmo e se destruir por nao acustumar com outra cultura ou ate mesmo ser discriminado pelas pessoas desta outra cultura como sofrer bulyng na escola quando criança e ate ser discriminado em uma entrevista de emprego por nao ter se acustumado com a cultura de outros povos
    ou seja resumindo o motivo de mudar cultura pode atrapalhar uma vida pois ela póde nao se acustumar

    ResponderExcluir
  36. 1°3 thaina n°36

    Seria esse o caso dos povos que habitam regiões onde os invernos são muito rigorosos, já que isso os obrigaria a trabalhar e armazenar muita comida para atravessar essa estação.
    Qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.
    Muitas atividades atribuídas as mulheres em uma determinada cultura, podem ser atribuídas aos homens em outra.

    ResponderExcluir
  37. 1º3 janaína n°10

    O determinismo biológico :Através do comportamento biológico , através de culturas de diferentes povos individual ou coletiva
    soberania que deve ser entendida de duas formas como sinônimo de independência, como poder judiciário mais alto, ou seja,
    dentro dos limites jurídicos e territoriais do Estado.
    o determismo geografico: se explica tudo atraves do ambiente.No texto eu entendo que ele se baseia no desenvolvimento do homem é influenciado pela natureza que ele vive entre outros seres humanos.

    ResponderExcluir
  38. 1º3 Gabrielly nº06

    O determinismo biológico destaca as atitudes, as culturas , o modo de agir , o modo de pensar das pessoas.
    Já o determinismo geográfico é o que define a fisiologia e a psicologia humana, e utiliza a natureza para ser explicado.

    ResponderExcluir
  39. 1º3 sandra nº35

    Determinismo Geográfico:
    Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. As diferentes culturas existentes não podem ser explicadas por caráter biológico ou geográfico, mas pelo conhecimento cultural que é passado ao indivíduo.
    Deternimismo biológico: Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. Temos como exemplo disso os é que a localização de um povo é condicionada pelos traços culturais.

    ResponderExcluir
  40. 1°3 Raphael N°31‏

    o Texto tenta explicar basicamente como o ser humano 'e constituido ( cultura, costumes, estilo, etc ) mais de formas diferentes. Nele explica o que 'e determinismo geografico e determinismo biologico. Determinismo geografico segundo sua tese, dis que o ser humano 'e constituido e formado a partir da regiao em que ele vive, formando a partir disso sua cultura, estilo, modo de viver e podendo ser influenciado pela pelas condicoes climatica e a natureza em que vive. Ja o determinismo biologico fala que o ser humano forma seu jeito, carater, estilo atraves do meio em que vive, influenciado pelas pessoas que o cercam, formando assim uma cultura baseado nos familiares e pessoas que fazem parte de sua vida, e assim pode se dizer que o que 'e normal em uma sociedade pode nao ser em outra e issu forma uma cultura. Eu achei o texto muito interessante, pois nele tenta explicar como nos formamos gente, como e atraves do que adquirimos nossos costumes e cultura, porem determinismo biologico para mim 'e o modo mais correto de tentar explicar tais fatos, ja que no meu ponto de vista o que realmente nos influencia, sao as pessoas que nos cerca, mas nao deixo de lado a tese do determinsmo geografico ja que fas sentido sua ideia, mais conhecendo os dois 'e importante para meu conhecimento e aprendizado.

    ResponderExcluir
  41. samuel elias 1º2 nº30

    em minha opiniao eu acho Determinismo geografico segundo sua tese, dis que o ser humano 'e constituido e formado a partir da regiao em que ele vive, formando a partir disso sua cultura, estilo, modo de viver

    ResponderExcluir
  42. 1º2 Patricia n°25
    o determinismo geográfico é o que define a fisiologia, e a psicologia humana, que pode ser definido como postura segundo a qual se acredita que a diferença do recinto físico condicionam a diversidade cultural

    ResponderExcluir
  43. 1°2 André N°35

    Deternimismo biológico: Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. Temos como exemplo disso os é que a localização de um povo é condicionada pelos traços culturais.
    O Geográfico por sua vez, seria a causa de mudanças de acordo com o ambiente, ou seja, as caracteristicas do individuo seriam determindas pelo ambiente em que vive, por exemplo, frio ou calor. Essas caracteristicas ambientais forçam o individuo a se adaptar e com isso se modificar.
    Destarte, a diversidade cultural é influenciada por tudo que nos envolve. Seja o ambiente, o clima, áreas geográficas diferentes (determinismo geográfico), comportamentos genéticos e características corporais (determinismo biológico) intervem na postura, nos costumes, alimentos, vestimentas, recursos psicológicos e no senso comum. Portanto, assim concluo que o que nos diferencia é tudo o que ora nos compõe ora nos envolve.

    ResponderExcluir
  44. Gabriel 1°2 N°9

    Determinismo geográfico é o conceito que define o pensamento de uma pessoa, de modo que seria possível explicar a relação de causa na interação entre os homens com a natureza.
    Determinismo biológico é o conceito que define quando algumas das características da cultura de alguns povos são influenciadas pelo meio em que ela vive.

    ResponderExcluir
  45. 1º2 Douglas nº6

    O determinismo biológico é determinado por fatores hereditários, ou seja, características de um individuo, fruto dos genes.
    O Geográfico por sua vez, seria a causa de mudanças de acordo com o ambiente, ou seja, as caracteristicas do individuo seriam determindas pelo ambiente em que vive, por exemplo, frio ou calor. Essas caracteristicas ambientais forçam o individuo a se adaptar e com isso se modificar.
    Destarte, a diversidade cultural é influenciada por tudo que nos envolve. Seja o ambiente, o clima, áreas geográficas diferentes.

    ResponderExcluir
  46. Ygor, número:34 série:1º2
    Eu entendi que o determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. São explicações existentes desde a antigüidade, do tipo das formuladas por Pollio, Ibn Khaldun, Bodin e outros, pelo eu vi no texto.Determinismo biológico: É acreditar que o fator biológico que determina o em primeiro lugar, a espécie humana,
    negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político.

    ResponderExcluir
  47. 1°02 alison n°02

    O determinismo geográfico pode ser definido como a postura segundo a qual se acredita que as diferenças de ambiente físico condicionam totalmente a diversidade cultural.O derminismo geografico onde vivemos ou seja o ambiente fisico.
    O determinismo biológico sao as pessoas de quauquer que seja a cor ou nacionalidade segundo o texto.

    ResponderExcluir
  48. Isaac nº13 1º2
    pelo o que eu entendi o determinismo biologico ,segundo a qual as diferenças genéticas determinam as diferenças culturaise além disso ele é determinado por fatores hereditários, ou seja, características de um individuo, fruto dos genes.
    Já o determinismo geográfico é é o conceito que define o pensamento de uma pessoa, de modo que seria possível explicar a relação de causa na interação entre os homens com a naturezapois pelo o que eu entendi cada um desses fatores tem seu objetivo e não o mesmo que o outro.

    ResponderExcluir
  49. esta matéria é muito interesante , porque é uma maneira de se estudar geografia pelo blogue do profesor CLAUDIO. alunos 6º1 lorena nº 20, leticia nº19 , beatriz nº02

    ResponderExcluir
  50. 6º1 lorena 20
    eu intendi que o brasil perde de latitudes para (estados unidos , dinamarca,)etc...

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...