quarta-feira, 22 de agosto de 2012

1º Ano EM - Etapa II Por que Somos Diferentes? Determinismo geográfico e determinismo biológico

No sentido científico,
 o Determinismo geográfico é a concepção
segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente
 a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações
de causa e efeito que se estabeleceriam
na interação natureza/homem.
Mas, como esse tipo de pensamento já existe desde a Antiguidade Clássica, o mais correto é designá-lo pela expressão determinismo ambiental, posto que a geografia só se constituiu como ciência no século XIX.

No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica, de início, por alguns seguidores de Friedrich Ratzel, o que acabou por lhe render a fama imerecida de "pai do determinismo geográfico". Mas a verdade é que esses seguidores simplificaram e exageraram a visão de Ratzel sobre as influências do ambiente sobre a história até o ponto de distorcê-la.
 

Foi o caso da geógrafa norte-americana Ellen Churchill Semple (aluna de Ratzel na Universidade de Leipzig), que atribuía os preceitos da religião budista à suposta "lassidão" que seria própria das populações que habitam regiões quentes e úmidas. Outros discípulos do determinismo afirmavam que um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades impostas pela natureza.
Seria esse o caso dos povos que habitam regiões onde os invernos são muito rigorosos, já que isso os obrigaria a trabalhar e armazenar muita comida para atravessar essa estação.

Desse modo, haveria uma explicação para o desenvolvimento das sociedades européias, que não tiveram grandes dificuldades em subjugar os povos tropicais, mais indolentes e atrasados, teoria que justificou o expansionismo neocolonial entre o fim do século XIX e o início do século XX. Essas idéias seriam, mais tarde, aproveitadas pelos cientistas da Alemanha Nazista.

Apesar disso, seria errado concluir que o determinismo ambiental é uma ideologia criada pelas classes dominantes europeias para justificar o colonialismo.
Na verdade, a tese de que as condições ambientais determinam em larga medida os processos históricos era muito bem aceita entre teóricos ligados à esquerda política durante o século XIX e primeira metade do século XX.
Prova disso é que o próprio Karl Marx, que nunca foi um determinista, chegou a dizer que o capitalismo surgiu na Europa por causa das condições edáficas do continente, conforme a seguinte passagem:


"Uma natureza pródiga demais 'retém o homem pela mão como uma criança sob tutela'; ela o impede de se desenvolver ao não fazer com que seu desenvolvimento seja uma necessidade de natureza. A pátria do capital não se encontra sob o clima dos trópicos, em meio a uma vegetação luxuriante, mas na zona temperada. Não é a diversidade absoluta do solo, mas sobretudo a diversidade de suas qualidades químicas, de sua composição geológica, de sua configuração física, e a variedade de seus produtos naturais que formam a base natural da divisão social do trabalho e que excitam o homem, em razão das condições multiformes ao meio em que se encontra situado, a multiplicar suas necessidades, suas faculdades, seus meios e modos de trabalho"

E ainda há outros exemplos disso, como o geógrafo anarquista Élisée Reclus - cujas afirmações acerca das influências da natureza sobre o homem eram mais categóricas do que as de Ratzel e o teórico marxista Gueorgui Plekhanov, que influenciou o também marxista Caio Prado Júnior.
De fato, tanto Plekhanov quanto Prado Júnior afirmavam que a economia deriva das condições naturais. Esse é um dos pressupostos utilizados por Prado Júnior para estabelecer a diferença entre colônias de povoamento e colônias de exploração, sendo as primeiras próprias das regiões de clima temperado da América do Norte e as segundas localizadas nas regiões de clima tropical

Determinismo Biológico
Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos.
Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.
O melhor exemplo é de uma xinguana que vai morar numa família de elite, citada em um livro de Roque Laraia chamado " Cultura:
Um conceito antropológico?", em Ipanema no RJ. neste caso ela mudará seus hábitos desde que inserida na nova família antes dos sete anos.
Os Seres Humanos se diferenciam anatomica e fisiológicamente pelo diformiso sexual.
Qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.
Muitas atividades atribuídas as mulheres em uma determinada cultura, podem ser atribuídas aos homens em outra.





Referências1.↑ Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia, v.6), p. 72


2.↑ Karl Marx. Das kapital, p. 1006, citado por Luciana Lima Martins. A natureza da paisagem em Friedrich Ratzel. In: V Congresso Brasileiro de Geógrafos, 1994. Curitiba. Resumos. Curitiba: AGB, 1994

3.↑ Paul Claval. Evolución de la geografía humana. Barcelona: Oikos-tau, 1974, p. 54

4.↑ Jorge Caldeira. História do Brasil com empreendedores. 1. ed. São Paulo: Mameluco, 2009, p. 131

5.↑ Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia, v.6), p. 108

6.↑ Ian Morris. O triunfo do Ocidente. História Viva, São Paulo, ano VIII, n. 90, mar. 2011, p. 56

36 comentários:

  1. 1°5 KAROLAYNE N°13

    Achei interessante,pois no texto fala da formação da geográfia ciêntifica e o determismo ambiental que foi utilizado como perspectiva teórico-metadológica.É interessante também a parte que comenta do Determinismo geográfico que é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana.Essas duas partes do texto foi a que me chamou mais a tenção, mais resuminto todo texto é bem interençante e eu concordo com as coisas que falam nele!

    ResponderExcluir
  2. 1°5 Aschiley Beatriz n°34

    Na minha opinião eu não diria que a sociedade está acabando, mas os seres humanos estão se tornando cada vez mais individualistas, só pensam no seu róprio bem e esquecem do bem coletivo.
    Pelo fato do determinismo geográfico influenciar na cultura de um povo, consequentemente seus principios e valores serão diferentes uns dos outros, mas de cada membro da sociedade se esforçar para recuperar esses valores, com certeza a moral e a ética voltarão a ser o princípio, ou seja, o fator principal para se viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  3. 1°5 gabriela camargo n° 08

    Essas diferenças geram muitos conflitos na sociedade , acredito que o que mais nos influencie seja o determinismo biologico. Porém todos tentamos conviver pacificamente sem agredir o próximo, cada ser humano tem que ter responsabilidade por seus proprios atos , embora muitas pessoas não pensem nas consequencias. O fato de sermos diferentes significa que vamos gerar cada vez mais conflitos para a sociedade, mas disser que ela está acabando é algo muito forte. A cultura de cada lugar tambem faz parte dessa influencia, mais isso nao é capaz de determinar uma sociedade melhor nem pior.

    ResponderExcluir
  4. 1°5 jessica maria n°10

    a minha opinião cada pessoa é única de acordo com todos os fatores, ela pode ser diferente pois nasceu diferente ou por causa do local onde vive.
    Tanto que durante nossas vidas, podemos mudar nossa postura e caracteristicas pessoais pois vivemos com pessoas que nos apresentam idéias e opiniões que nos fazem pensar no que fazemos hoje.

    ResponderExcluir
  5. 1°5 Talita Reis n°27
    Gostei da parte que comenta do Determinismo geográficos, que é a concepção,segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a pisicologia humana . Esse texto é muito interessante pois aprendi e compreendi coisas que não sábia .

    ResponderExcluir
  6. 1°5 Rodrigo Almeida n°23 :O determinismo geográfico foi um conceito expresso pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, em sua obra Antropogeografia. O Determinismo Biológico que É acreditar que o fator biológico que determina, em primeiro lugar, a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político.

    ResponderExcluir
  7. Mostra cientificamente que a sociedade é diferentes. Independentemente de sua cultura, hábitos, costumes, somos iguais em algumas coisas mesmo a ciência dizendo que não. Amo ser diferente das pessoas, pois posso conhece-las e aprender coisas novas. Todos somos diferentes de um jeito único de ser, não precisamos ser iguais pra entender o outro.

    ResponderExcluir
  8. 1º2 Isaac nº13
    achei muito interessante em saber sobre o determinismo biológico, e em saber que é o fator biológico determina-se em primeiro lugar.

    No processo de formação da geografia científica, o determinismo ambiental foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica.

    ResponderExcluir
  9. 1º2 lucas A. nº23
    Mostra cientificamente que a sociedade é diferentes. Independentemente de sua cultura, hábitos, costumes, somos iguais em algumas coisas mesmo a ciência dizendo que não.

    ResponderExcluir
  10. 1°2 Gabriele n°10
    Achei muito interessante, pois entendi que o fator biologico é que determina a especie humana, e o fator geografico influencia na fisiologia e na psicologia humana.Simplesmente adorei.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante o texto, que fala que a ciência vê a sociedade como diferente,eu concordo pois ninguém é igual a ninguém, mas temos que respeitar uns aos outros.

    Brenda nº04 1º2

    ResponderExcluir
  12. Andre nº35 1º2
    achei muito interessante o texto pois fala da sociedade diferenciada e como cada um tem uma cultura tudo diferente do outro mas acho que devemos respeitar a todos independente de sua cor,costume,etc...

    ResponderExcluir
  13. Audrey, nº03 1º2
    O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Enquanto o determinismo biológico é acreditar que o fator biológico que determina, em primeiro lugar, a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político. Achei interessante esse texto, pois pude observar que a ciência vê a sociedade diferente, e tudo a nossa volta além do fator biológico pode influenciar na nossa cultura.

    ResponderExcluir
  14. Jessica Laney Nº 18 1º2

    Na minha opinião a sociedade não esta se acabando eles sp estão pensando em sim mesmo e deixando de no bem dos outros, que essas diferenças geram muitos conflitos, todos devem ser responsáveis pelos seus próprios atos mesmo que as consequências seja duras.

    ResponderExcluir
  15. 1º2 Leonardo nº22
    O determinismo biológico e geográfico influencia tanto na cultura tanto no jeito de ser e do convívio humano.
    Gostei desse texto.

    ResponderExcluir
  16. 1º2 Stefany nº31
    Bom eu adorei esse texto pois fala sobre sentido científico e sobre sociedades européias bom aprendi muitas coisa uma delas é que ah religião budista à suposta "lassidão" que seria própria das populações que habitam regiões quentes e úmidas bom gostei muito e vou levar comigo esse ponto de vista sobre o sentido cientifico

    ResponderExcluir
  17. Aldemir n°1 1°2

    Eu achei muito interessante o texto, que relata a diferenca da sociedade.É interesante que a ciencia nos vê de forma diferente, se nao houve diferença tudo seria monótono, ficaria muito sem graça, por isso a população tem diferentes costumes, gostos e habitos.

    ResponderExcluir
  18. 1º2 Gustavo Resende nº12

    Na minha opinião, cada um tem a sua cultura diferente e por isso varios problemas e brigas sao gerados, a diferença por entre culturas geralmente e um problema pois com essa diferença as pessoas se sentem maltratadas gerando então conflitos, por isso cada um deve ser responsável pelos seus atos.

    ResponderExcluir
  19. 1º2 Leonardo Camargo nº21
    Um texto que trata de um assunto que causa certa polêmica... fatores considerados simples como: diferenças físicas, culturais, de raça, social, político são usados para diferenciar as pessoas... na minha opinião um erro em usar esse conceito pois somos todos iguais independentemente de raça, cultura... ao em vez de buscarmos explicações para nos diferenciarmos deveríamos buscar soluções para nos unir como uma só população que somos

    ResponderExcluir
  20. 1°2 Marcela n°24

    Achei muito interessante,o que eu li, segundo o texto a cultura das pessoas são influenciadas por varias coisas como pela genética, pelo aprendizado... cada pessoa cresce e aprendi a viver segundo a sua cultura ou seja o jeito que ensinaram ela a ver o mundo... cada cultura tem suas diferenças, mas isso não impede que sejamos iguais... enfim, são coisas importante que esse texto nos transmite.

    ResponderExcluir
  21. 1°2 - Rafael - n°27
    Achei o texto muito bom pois fala sobre um assunto que é muito interessante o determinismo geográfico que considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. E o determinismo biológico que acredita que é o fator biológico que determina a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, cultural, o estetico e o político.

    ResponderExcluir
  22. 1º2 Alison nº02
    Eu achei muito intereçante o começo do texto que diz que. No sentido científico,
    o Determinismo geográfico é a concepção
    segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente.
    essa pralavra determinismo e muito importante para nossa sociedade principalmente nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  23. 1º2 Wilher Gustavo 1º2

    Achei muito interessante em saber sobre o determinismo biologico, pois entendi que o fator biologico e o que determina a especie humana

    ResponderExcluir
  24. 1º2 Ygor nº34
    Eu achei muito interessante pois eu entendi que no sentido científico,
    O determinismo geográfico é a concepção
    segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente
    a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações
    de causa e efeito que se estabeleceriam
    na interação natureza/homem.

    ResponderExcluir
  25. 1º2 Joyce Lopes nº19

    Eu achei muito importante que mostra a diferença das outras pessoas,cada região tem sua cultura e seus modos de viverem e de ser...
    por isso importante as informações transmitidas.

    ResponderExcluir
  26. 1º5 Paula Cristiele Araujo Dias Nº19
    Alexandro Lourencio Felix Nº03

    Nessa situação de aprendizagem estamos estudando sobre o ‘’carater culturalmente construido da humanidade”.
    No seu desenvolvimento o ser humano utiliza das sua culturas que são : seus hábitos,costumes,maneiras de agir, sentir viver e até ,morrer.Isso está ligado ao determinismo biologico que tem a ver com a inflencia de comportamentos geneticos e culturais.Se um comportamento é considerado natural para uma sociedade e não para outra,isso significa que ele não é natural, e sim cultural.
    O determinismo geográfico explica tudo atravez da natureza e ambiente.Acredita que o desenvolvimento do ser humano pode ser influenciado pelo ambiente ,e que a natureza altera a maneira como a ser humano vive.Ele se baseia no que é natural que é o que faz parte da natureza humana, compartilhado por todos os seres humanos.
    Na minha opinião o determinismo biologico é o que tem mais influencia sobre o desenvolvimento dos seres humanos pois ele esta diretamente ligado com a nossa cultura e o que aprendemos com os nossos familiares na socialização primaria.

    ResponderExcluir
  27. 1º3 - Fabio Nº05

    O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Enquanto o determinismo biológico é acreditar que o fator biológico que determina, em primeiro lugar, a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político. Achei interessante esse texto, pois pude observar que a ciência vê a sociedade diferente, e tudo a nossa volta além do fator biológico pode influenciar na nossa cultura.

    ResponderExcluir
  28. 2º4 - Alexandre Aparecido De Sousa Junior
    Acredito que ser individualistas como o texto menciona não leva o mundo a lugar algum, mas é aberto um caminho para aqueles que não apenas se dedicam a si mas também ao próximo.....unindo forças para um mundo melhor e mais inteligente!

    ResponderExcluir
  29. 2 4 Euziane Santos

    eu gostei da parte que fala sobre a psicicologia humana que fala sobre o modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações axei muito interesante ,sobre esse asunto psicicologia humana

    ResponderExcluir
  30. 2º4 Bruna J.A.D.Nonato.

    Ao longo do texto foi possível analisar e absorver a informação de que, o ser humano tem a imensa capacidade de se misturar ao lugar, situação, e atitude necesarias.Ficou claro, que uma determinada civilização, se formava a partir de critérios, que envolviam desde ambiente, a cultura de povos já existentes, e que os meios culturais, estéticos e políticos seriam variáveis de acordo com o povo, e local envolvido, que seria necessaria uma adaptação, tanto da condição ambiental quando social.

    ResponderExcluir
  31. 2º nome: mateus ventura de melo eu achei tudo iso muito interesante por que se as pessoas es tiver no lugar delas la tras muitas nao iria quere ficar la não foi nada facio elas superar tudo iso e tem tão bem cada pessoas tem sua
    propia relegião humana

    ResponderExcluir
  32. 2°4 Deivison Fonseca Nascimento
    O texto é interessante pois explica a possível relação entre a região geográfica e o modo de vida em que os habitantes terão.

    ResponderExcluir
  33. 2º4 Elisama Medeiros Soares
    Achei bem interessante esse texto. Pois relata que somos diferentes, e que temos culturas diferentes.
    Gostei da parte que fala que : "Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos".

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...