quarta-feira, 10 de outubro de 2012

3 EM Reta Final de 2012 bimestre 4 Sociologia Prof Claudio Correa


A coisificação do Homem e a humanização das coisas



Ter, 22 de Maio de 2012 13:58
Escrito por Major Monteiro

Gabrielle Krystine Virgínia Rodrigues Silva*





Entende-se por “coisificação” um processo no qual cada um dos elementos da vida social perde seu valor essencial e passa a ser avaliada apenas como “coisa”, ou seja, quanto a sua utilidade, quanto a sua capacidade de satisfazer certos interesses.
As pessoas se coisificam porque precisam se oferecer num mercado que está em busca da melhor oferta.
Uma cena do filme Tempos modernos, de Charles Chaplin, retrata bem essa situação: o protagonista fica espremido entre as engrenagens das máquinas numa indústria. Representativa do contexto da Revolução Industrial, a cena na verdade é uma crítica bem elaborada.
A “coisificação” é retratada como a necessidade do Homem de se transformar em ou ser melhor do que as máquinas para não ser substituído pelo aparato de tecnologia.
Mas, atualmente, a coisificação está sendo a transformação das pessoas em coisas.
Corpos sarados, roupas de grifes famosas, carros do ano.
Mentes vazias, egocentrismo, preconceitos, narcisismo, futilidade e excesso.
O valor moral está sendo substituído pelo valor material.
As pessoas estão sendo vendidas como uma propaganda da vida e, assim, o mais importante torna-se o que você tem ao invés do que o que você é.
Primordial é não deixarmos o que possuímos nos possuir, não deixarmos a aparência sufocar a essência.



Aluna do 3º Ano, Turma 303. O texto foi produzido após atividade interdisciplinar (apresentação do filme Tempos modernos, de Charles Chaplin) envolvendo as disciplinas: Filosofia, Sociologia, Literatura e Redação.

87 comentários:

  1. 3°1 Ana Paula N° 02

    No texto a aluna Gabrielle argumenta que o homem e as maquinas estão trocando de papeis, pois o homem esta tendo que se transformar e ser melhor que as maquinas para não ser substituído por elas.
    Atualmente o ser humano esta se "coisificando", ou seja, mudando a sua personalidade e se escondendo atrás de roupas de grifes, carros caros, etc. Os valores morais estão sendo trocados pelos materiais, e as pessoas estão valendo o que tem e não o que são.



    ResponderExcluir
  2. 3º1 - Pedro Cerebel - nº27

    Eu entendi do texto que nosso mundo está cada vez pior, as pessoas de hoje em dia não querem ser o que são, querem ser o que não são, querem ter mais do que podem ter, o ser humano está perdendo a humildade, só querem corpos sarados, roupas de grife, carros do ano etc, e com isso surge om preconceito, surge narcisismo, egocentrismo etc.Essa é a realidade do mundo pessoas querendo ser melhores que máquinas, querem ter o que nao pode ter.

    ResponderExcluir
  3. 3º1 - Jefferson Camargo - Nº 14

    No texto acima vem mostrando os valores humano de hoje em dia, pessoas estão se "tornando" maquinas, estão permitindo que seus objetos os possuam, o texto deixa bem claro o ponto de vista da aluna Gabrille, ela diz: " transformação das pessoas em coisas.
    Corpos sarados, roupas de grifes famosas, carros do ano.
    Mentes vazias, egocentrismo, preconceitos, narcisismo, futilidade e excesso.
    O valor moral está sendo substituído pelo valor material."
    Pessoas estão sendo submetidas a se evoluir rapidamente para poder acompanhar a tecnologia, antes as safras de cana eram feitas com a força bruta, utilizavam foiças,facões,facas... objetos de corte manual. Já hoje em dia o mesmo trabalho é feito através de maquinas que são operadas por humanos!

    ResponderExcluir
  4. 3º1 João Carlos nº 18

    É retratada como a necessidade do Homem de se transformar em ou ser melhor do que as máquinas, já não conseguimos viver sem celular, computador, internet e outros poderosos recursos tecnológicos. Queiramos ou não, eles transformaram o mundo durante o século 20 e ingressaram no século 21 com uma velocidade espantosa. Hoje em dia todo o mundo não consegui viver sem aparelho nenhum.

    ResponderExcluir
  5. 3°1 Aline Santos n°01

    Com certeza,hoje em dia as pessoas estão dando mais importância, as "futilidade", do que o que realmente importa. O caráter, o sentimentos das pessoas, afinal não é o que temos que importa, e sim o que somos e o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Caroline leite lopes n°: 8 série:3°1 tudo o que é relatado no texto, mostra que nossa realidade é critica e decadente. Nós nos desvalorizamos de tal forma que tratamos objetos com respeito e seres humanos com desrespeito. Priorizamos as aparências e descartamos os valores e carater.

    ResponderExcluir
  7. 3º1. Samantha de Mello. Nº29.

    Do meu ponto de vista a autora retrata claramente o cotidiano atual,as pessoas cada vez mais querem melhorar para conquistar mais espaço no mundo, mas ao em vez desse aumento ser positivo ele está se tornando negativo pois as pessoas estão acumulando bens materiais para mostra-los, tentando conquistar ao próximo pelo que possui em vez de pelo que realmente é!

    ResponderExcluir
  8. 3º1-Marcelo Rodrigues de Oliveira-nº23-comentário:"Eu entendei que os valores que as pessoas tinha, não valia de nada e que tinha um filme chamado, tempos modernos. que foi feito por Charles Chaplin. E era um filme mudo que mostrava que as pessoas era melhor que maquinas, mais pra não precisarem substituir as maquinas, eles começaram a usar as ideia das pessoas e com isso foi sendo criado carros do ano e roupa de grifes famosas.

    ResponderExcluir
  9. 3°1 Lucas Mirarchi n° 22

    o texto fala sobre o ser humano de hoje,que esta sendo muito Fútil,dando importância as coisas materiais e não ao que realmente importa. está se desvalorizando. Esta trocando a si mesmo por coisa materiais.

    ResponderExcluir
  10. 3°1 Mateus Adriano Pires n°25

    Podemos entender sobre "coisificação", quando algo ou alguma coisa perde seu valor essencial, enfim por isso que no mundo de hoje em dia que a humanidade esta perdendo seu valor para as coisas fúteis.

    ResponderExcluir
  11. 3°1 Bruna Cristina Marrafon n°05

    Hoje em dia, principalmente nas industrias os homens estão sendo substituídos por maquinas, e os que não foram substituídos ainda, dão o melhor de si, para conseguir fazer o trabalho das mesmas.
    Atualmente as pessoas estão sendo julgadas pelo o que usam, gostam, ou fazem, isto é, são discriminadas, pelo o que tem, ou até mesmo pelo o que não tem, quando na verdade o que mais importa é o que elas são.

    ResponderExcluir
  12. 3°1 LARISSA SOBRAL N° 19

    Atualmente a sociedade esta mais interligada em satisfazer suas vontades e fazendo o que bem quiserem da vida, gastando tempo com futilidades e não dando valor a si mesmo, desmoralizando-se ‘’não existe mais ética’’ no mundo contemporâneo.
    O caráter agora é formado pelo dinheiro e não pela suas qualidades, a amizade é por algum interesse não tem mais sinceridade. Vivemos em um mundo em que, a falsidade é o topo da pirâmide e o preconceito a base!
    Portanto não deixe este monstro que podemos chamar de ‘’ coisificação ‘’ tomar conta de si e de seu caráter. O conhecimento é que enriquece o homem e edifica sua casa e sua vida.

    ResponderExcluir
  13. 3°1 JÉSSICA ALVES N°16
    NA MINHA OPINIÃO,DAQUI A ALGUNS ANOS AS MÁQUINAS IRÃO SUBSTITUIR AS PESSOAS NOS TRABALHOS,MAS PARA AS MÁQUINAS FUNCIONAREM PRECISA-SE CLARO DE UMA PESSOA MANOBRANDO,PORQUE SE NÃO O TRABALHO FICA PARADO E O SERVIÇO NÃO RENDE,NO FILME TEMPOS MODERNOS LÁ ERA MUITA ESCRAVIDÃO,O CHARLES CHAPLIN DE TANTO TRABALHAR ELE FICAVA COM UNS PIRIPAQUES,DE TANTO TRABALHAR EM UM DETERMINADO SERVIÇO, E NÃO TINHA JEITO TINHA QUE TRABALHAR.NOS TEMPOS DE AGORA A COISA MUDOU PORQUE O TRABALHO ESCRAVO ACABOU.

    ResponderExcluir
  14. 3°1 Maria Carolina n°24

    Ultimamente pessoas andam sendo classificadas por seus feitos, pelo que se submetem a fazer para benefício de outras, nada mais importa, pessoas são trocadas por objetos, são substituídas facilmente por qualquer nota de dez reais, pelo que é melhor e mais qualificado, valores são perdidos e encontrados em futilidades que acreditam ser melhores. Máquinas são mais importantes que seres humanos, elas fazem o que eles querem.

    ResponderExcluir
  15. 3°1 Elisandra Ribeiro n°11

    cada dia que passa ás pessoas vão ignorando o que é realmente por dentro e querem se mostra pelo que são por fora,as pessoa estão deixando a aparência dominar o egoismo e mais e mais o preconceitos um pelo outro todos são seres humanos e cada um deveria respeitar o que a outra pessoa é e o que ela pensa cada um tendo sua opinião sem serem julgados.
    Todos só pensam em usar roupa d grife para querer ser maior que o outro para mostra que tem dinheiro carros do ano.

    ResponderExcluir
  16. 3º1 Jhennifer Bertanha Nº 17

    Em um mundo onde as coisas materiais tem mais importância do que o bom senso e o caráter, onde as pessoas amam as coisas e usam as pessoas para serem bem vistas perante a sociedade, onde pessoas são substituídas pela tecnologia, a futilidade,o pré-conceito e egocentrismo estão cada vez mais notáveis. A mídia cria um mundo fantasioso onde todas são perfeitos e a população encima desses fatos impostos criam mundos ilusionistas e que geram uma realidade totalmente hipócrita que julga que o ter é mais importante do que o ser

    ResponderExcluir
  17. 3°1 jenifer lais n°15
    hoje em dia as pessoas estão mais preocupado de fazer a vontade das pessoas,pra tem uma vida ex:''centro das atenções'' não da valor em si mesmo não se respeito no mundo contemporâneo também o caráter uma mascara formada por dinheiro e amizade por muito interesse

    ResponderExcluir
  18. 3º1 Denys Ursulino Nº 10
    estamos vivendo em um mundo onde as coisas perderam seu valor as pessoas não as mesmas de antigamente os valores se perderam, as pessoas se transformaram ao longo do tempo. As pessoas se interessam mais pelo valor material do que pelo valor moral. As pessoas só se preocupam com que os outros vão achar e não são oque elas realmente são. ninguém respeita ninguém. Racismo, preconceito destroem nossa vida. Ou seja querendo ou não estamos sendo tratados como "coisa" como uma coisa material

    ResponderExcluir
  19. 3°1 - Monique - N°26
    o texto fala sobre a "coisificação" que se trata da necessidade que o homem tem de querer fazer seu trabalho melhor que as máquinas para que não o substituam pela tecnologia.Mas como o texto diz, atualmente as pessoas estão usando a "coisificação" para si próprio como querer ficar melhor que o outro,transformar seu próprio corpo,usar roupas de grife e etc.E passa a ser uma pessoa que na verdade não é ela própria ou seja ela prefere agradar outras pessoas do que a si própria.

    ResponderExcluir
  20. 3º1 Nome:Lucas De Siqueira Nº 21

    O mundo hoje em dia esta bem diferente do que o mundo de antigamente as pessoas estão totalmente mudadas estão dando mais valores as coisas materiais do que aos sentimentos...Estamos em uma era onde a tecnologia esta predominando e por causa dela e de varios outros fatores muitas coisas estão sendo esquecidas estamos Trocando iphones por corações,tablets por um sorriso ou por um abraço amigo e isso só tem a se extender cada dia mais!

    ResponderExcluir
  21. 3°3 breno .m mendes n°2

    bom no meu ponto de vista o texto retrata o dia a dia q esta cada vez mais nos levando ao consumismo q hj deixamos de lado oq somos pra sermos oq temos . nao damos mais valores em sinples gestos ou acões mais sim em objetos coisas e deichamos de lado oq realmente inporta q é ser verdadeiramente nos msm nao se esconder atraz de carros do ano roupas de griffe

    ResponderExcluir
  22. 3°3 William Solano Santos n°24
    No texto diz que as pessoas de hoje estão só pensando em bens materiais e não ligo pelo que você é.
    Só querem seu dinheiro e não querem saber de seus sentimentos.As maquinas tomaram conta de tudo estamos sendo trocado por tecnologias.


    ResponderExcluir
  23. 3º3 Rafaela Oliveira Nº 20

    No meu ponto de vista essas pessoas que inventam essas máquinas não pensam no mal que estão fazendo,pois os seres humanos nasceram para trabalhar,batalhar por aquilo que querem,não é justo substituir pessoas por materiais!

    ResponderExcluir
  24. 3º3 Guilherme C. de Oliveira Nº08

    Hoje em dia existe muitas vagas de serviço,mais falta gente qualificada para exercer a função, e com a tecnologia super avançada, pode ser que os seres humanos possam ser trocados por maquinas,pois o ser humano precisa ser superior a máquina para conseguir ficar com o cargo, pois a tecnologia não para e a cada dia que passa ela se desenvolve mais.
    Hoje em dia boa parte dos cidadães, não estão preocupados em estudar para crescer no conhecimento e se preocupam com coisas materiais.

    ResponderExcluir
  25. 3°3 Thaina Mayara n°22 A coisificação do Homem e a humanização das coisas Coisificação é o termo usado para as pessoas que perde a capacidade satisfazer as outras pessoas e começa a ser considerada como "coisa". A "coisificação" faz as pessoas quererem ser melhores que as próprias maquinas para não serem substituídas por maquinas, empresários troca a mão-de-obra por simples "maquinas" sem ao menos pensar que as pessoas precisam de trabalho para sustentar suas famílias, nos dias de hoje o que importa é o que você tem não o que você é.

    ResponderExcluir
  26. 3°3 Caroline Rodrigues n°03

    Na minha opinião usar maquinas só atrapalha o trabalho dos seres humanos,pois usando as máquinas os trabalhadores ficam sem emprego e os inventores das máquinas ficam no lucro,e eu acho isso muito errado!!

    ResponderExcluir
  27. 3º2 Jhonatas Antunes Fermino n°33

    Eu entendi do texto que nosso mundo está cada vez pior, as pessoas de hoje não liga pra saúde, só pensa em andar na moda, ter carro do ano como diz no texto. Muitas populações não se interessam nos estudos, e sim em bens materiais.
    fica a dica: Um homem com sucesso,é aquele que gasta menos do que ganha

    ResponderExcluir
  28. 3º2-Bruna Nayara B. de Almeida n°09
    Entende-se por "coisificação", coisas que as pessoas precisam oferecer num mercado que esta em busca da melhor oferta , quanto a sua utilidade , quanto a sua capacidade de satisfazer certos interesses .
    A coisificação nada mais é do que a necessidade do homem se transformar em ou ser melhor que as maquinas. O que apenas importa é deixar de se possuir por algo e transparecer sua propria essencia

    ResponderExcluir
  29. 3º2 Ed Carlos nº14
    Na minha opiniao a moda os estilos que estão invadindo nossos tempos modernos vai mudando o estilo de cada pessoa seu modo de pensar por exempro vou comprar esta roupa pq ta na moda ou mudar minha aparência para ser reconhecido como uma pessoa de bem na nossa sociedade que a cada dia vai mudando com novos estilos, o que mais sufoca o ser humano e deixar seu valor moral que e presioso ser substituído pelo material, os seus bens matérias vão fazendo mudanças em seus próprios modos de agir em sociedade, nada vai mudar o que vc e na realidade.

    ResponderExcluir
  30. O texto acima nos mostra a realidade de hoje onde infelizmente as pessoas são trocadas por máquinas, pois assim a empresa reduz o pagamento de mão de obra para seus funcionários e apenas paga a manutenção da máquina. Para isso não acontecer o homem deve provar que é melhor que uma máquina programada para exercer a mesma função que ele e isso o faz se tornar uma coisa qualquer que se esconde em em materiais e não em qualidade, assim são julgados pelo o que possui e não pelo o que ele realmente é.

    ResponderExcluir
  31. 3°2 BRUNA MARCELLA DOS SANTOS FERNANDES N°07

    O TEXTO ACIMA TRATA-SE DE UM PROCESSO QUE VEM OCORRENDO NO NOSSO COTIDIANO,O SER HUMANO ESTÁ SENDO TROCADO POR MÁQUINAS E PERDENDO SEU VALOR , UMA VEZ QUE ESTÁ SENDO SUBSTIMADO A CAPACIDADE DOS MESMOS.PORTANTO ESTAMOS NOS TORNANDO “COISAS” INSIGNIFICANTES , QUE NÃO TEM NENHUM VALOR . ISSO OCORRE DEVIDO A NECESSIDADE DE UMA SOCIEDADE QUE VEM BUSCANDO SEMPRE O QUE É MELHOR E MAIS PRÁTICO PARA CADA UM.A TECNOLOGIA ESTÁ TOMANDO SEU POSTO E O HOMEM PERDENDO SEU CONTEÚDO.

    ResponderExcluir
  32. Nome:Thais Meira Nº32 serie: 3º2

    O texto retrata que na sociedade em que vivemos as pessoas estão querendo ser o que não são muitas pessoas vêem apenas as aparências e esquecem o caráter do próximo.Muitas coisas matérias sem mostrar o seu próprio valor.Algo que podemos observar é que os homens estão sendo trocados por maquinas dentro das empresas.Hoje em dia nos tempos modernos as coisas estão mudadas e tende a piorar.

    ResponderExcluir
  33. 3°2 Igor Henrique Cardoso da Silva N° 20

    Hoje em dia as pessoas trocaram tudo , pelas maquinas, a revolução humana foi cada vez crescendo mais, primeiro carruagens por carros , depois a invenção do século o computador, com ele tudo ficou mais facil , apenas umn click e você já esta em lojas , comprando oque quiser , sem sair de casa, na parte industrial oque era feito um trabalho braçal , agora a maquina faz tudo o processo e o ser humano fica parado só esperando acabar o processo, as pessoas estão amando as coisas e usando as pessoas , como diz a autora do texto as pessoas estão sendo ''vendidas''

    ResponderExcluir
  34. 3º2 Moriel n°26

    A aluna relata que as pessoas estão-se coisificando, pois estão comprando coisas fúteis, só por poder falar que comprou para os outros. Elas estão-se coisificando por se sentirem obrigados pelo mercado para não serem substituídos pelas maquinas como a aluna comentou da cena do filme do Charles Chaplin. E nesta época a coisificação é corpos sarados, roupas de marcas e etc.

    ResponderExcluir
  35. 3°2 Guilherme Batistela nº19
    Eu entendi que ela quis nos dizer que a gente mesmo vai nos “Coisificando” com as modas que o mundo vai lançando, seu eu sou forte, sarado eu sou descolado na sociedade,se eu usar roupas de marcas eu chamo a atenção onde vou , e acabo deixando de lado meu caráter.
    Ou seja, as coisas que o cidadão tem acaba por dizer quem ele é, ou seja, as coisas materiais hoje em dia mostram o valor da pessoa o que na verdade é pura “moda” , você realmente mostra o seu valor sendo você mesmo independentemente de você ser rico ou pobre , forte ou não , você é quem você é através do seu caráter.

    ResponderExcluir
  36. 3°2 Francielle Santos N°: 15

    No texto a Aluna gabriela relata um assunto proposto que atualmente as máquinas estão valendo muito mais que os homens de hoje em dia, porem, as maquinas tem muito mais conhecimentos das coisas do que alguns homens de atualmente .
    Que tambem as pessoas de hoje em dia so pensam em roupas chiks, em carros caros, e em bens materias, e isso faz com que as pessoas deixam a inteligência atrapalhar os conhecimentos próprios e pessoais de cada um deles .

    ResponderExcluir
  37. 3°2 joão paulo oliveira da silva n°23

    Entendo que as pessoas querem ficar melhores do que maquinas mais não ligam para o que esta acontecendo e mesmo a procura de melhorar seu trabalho com elas apenas não conseguem viver sem elas.

    ResponderExcluir
  38. 3º2 Nathália de Lima nº28

    Entende-se que na sociedade atual, as pessoas estão se deixando influenciar pelas necessidades do mercado, estão trocando sua dignidade, sua humildade por carros do ano, corpos sarados...
    As pessoas estão se portando como objetos exibindo todo seu valor material mas se esquecendo do seu valor ético.

    ResponderExcluir
  39. 3º2 Patricia Araujo Borges n°34

    Atualmente as pessoas dão valor há coisas fúteis e esquecem o lado humano. A cada dia nós seres humanos passamos por desafios nos quais devemos mostrar que somos capazes. O texto retrata que " o Homem " vai perdendo seu valor diante das máquinas, pois a tecnologia do mundo vem demonstrando que somos incapazes para a sociedade , que nos excluem no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  40. 3°2 Matheus Teixeira n°25

    Com desenvolvimento do mundo e a invenção de novas tecnologias, pessoas passam a viver em torno delas , muitas vezes se matam de tanto trabalhar se submetem a muitas coisas humilhantes, empregos estressantes que prejudicam a saude, tudo isso para possuir algo ,que esta na moda que é coisa passageira, e vivendo dessa forma automaticamente deixa de lado os principais valores da humanidade.

    ResponderExcluir
  41. 3°2 Talita N°30
    Eu entendi que as pessoas estão indo muito por tendencias e modas e estão esquecendo de viver oq realmente importa oque elas querem pra sua vida como saúde, estudo , amor e respeito com as outras pessoas e sim só sabem em pensar,e que estamos vivendo em um mundo onde tudo perdeu seu valor,onde coisas importantes são deixadas pra tras simplesmente porque foi trocada por alguma tecnologia.
    Enfim as pessoas estão esquecendo de viver sua vida, de ser "Feliz" por alguns simples objetos de valor!

    ResponderExcluir
  42. 3°2 Jaqueline de Souza Lima n°22


    O texto diz que a tecnologia esta sendo tendo mais prioridades.Hoje em dia as pessoas estão sendo trocadas por máquinas, pois assim a empresa reduz o pagamento de mão de obra para seus funcionários e apenas paga a manutenção das máquinas que são mais praticas para trabalhar.Podemos observar que na sociedade os empresários e proprietários estão procurando sempre achar algo útil e mais pratico para sua prioridade, o que nos leva a ser cada vez mais insignificantes, por falta de uma sociedade que viva em união.

    ResponderExcluir
  43. 3º2 Douglas Donato Estrafati nº13
    no texto acima descreve os pequenos valores que o homem se auto determina em relação ao desenvolvimento que uma maquina obtêm.
    O homem sempre vai ter que vencer a superação da tecnologia , para sempre ter um emprego garantido , pois se não sera substituido pelas maquinas.
    o ser humano da muito valor em bens materiais e deixam-se faltar pela essencia.

    ResponderExcluir
  44. 3°2 Tamires Marcela N°: 31

    O texto retrata de como a nossa sociedade vem se desenvolvendo no nosso ramo de trabalho, pois as firmas estão cada vem mais exigentes pois procuram pessoas que tenham um máximo de conhecimento possível.
    Mas as pesoas hoje em dia não estão se enteressando muito pelos estudos pois para eles ganhar um salário mínimo já está bom, isso vem fazendo com que a nossa sociedade fique cada vez mais pior, pois o Brasil tem muitas vagas de trabalhos para serem operadas mas o que falta é mão de obra especializada, de que adianta ter várias tecnologias se nós não as usamos para o nosso próprio conhecimento .

    ResponderExcluir
  45. 3°2 Francielle n°16
    O ser humano dentro do individualismo vem perdendo a capacidade de se ver como ser social,percebe-se como a cada dia que passa mais e mais as pesssoas se tratam como mercadoria!

    ResponderExcluir
  46. 3º Caio Teixeira nº11

    O texto fala sobre a coisificação ou seja o homem está perdendo seu valor, a aparencia , o status social vale mais que o caracter. As pessoas estão esquecendo que nós não somos, nossas roupas, nosso carro, as pessoas nos tempos de hoje determinam os outros a partir do que elas tem.
    Temos que nos esforçar, para mostrar nosso valor, porque a partir do momento em que você perde seus valores, a sociedade perde seu interesse em nós, e nos substituem como objeto, coisas

    ResponderExcluir
  47. pamela caroline n:19 sere: 3;3.
    no texto a aluna grabriela diz que as pessoas estao se transformando em coisas, como corpos sarados, roupas de grife famosa, carro do ano. mentes vazias, egocentrismo, preconceito, narcismo, fitilidade e excesso. o valor moral esta sendo substituido pelo valor material e argumentos que o homem e a maquina estao trocando de papeis, pois o homem esta se transformando em ser melhor que as maquinas..

    ResponderExcluir
  48. 3°2 Ana Carolina n° 03

    As pessoas vestem mascaras, se "vendem" por pouco, fazem de tudo para conseguir sucesso e mais usam a forma mais fácil para atingir o objetivo desejado, são manipuladas e tratadas como maquinas, deixam de lado seu caráter, seus conceitos e opiniões para se dobrarem ao comodismo e as facilidades que o se sujeitar a tudo, oferece.

    ResponderExcluir
  49. nome:joyce n°13 3°3
    hoje em dia as pessoas se importa mas com coisas materias, corpo sarado, roupas de grife. O mundo de hoje esta diferente o valor moral esta sendo substituido pelo valor material e as pessoas querem srem aquilos que elas nao sao.E o argumento de que o homem vai ser substituido por uma maquina acho errado pois o ser humano foi feito para viver e lutar para uma vida melhor..

    ResponderExcluir
  50. 3°3 Michelly Elihara n°18
    Preconceito,porque existir preconceito?
    Todos nós somos de um mesmo mundo,tivemos um mesmo processo de crescimento e desenvolvimento físico,e oque nos diferencia uns dos outros, é o modo de criação ,sejam brancos ,negros, pardos ou amarelos, somos todos iguais, e temos direitos e deveres iguais,ou seja existe uma raça apenas, somos todos "SERES HUMANOS".

    ResponderExcluir
  51. 3°3 Rafaela n°20

    preconceito é algo que não vai acabar nunca,pois as pessoas não se importam; elas deveriam ter mais consciência de seus atos,pois somos iguais em tudo,e não vai ser cor ou classe social que vae mudar alguém.

    ResponderExcluir
  52. 3°2 Tamires Marcela Matos nº:31

    No ano de 1913, surgiu a lei do apartheid por meio da legislação, do Ato das Terras ativas mas que só poderia ser utilizada no ano de 1948. Com a chegada dessa lei na África, os europeus tomaram uma grande porcentagem do território africano, deixando os negros com uma pequena porcentagem.
    Mas no ano de 1990 com a chegada de Nelson Mandela na presidencia ,iniciou se o fim do processo apartheid , pois os europeus não poderiam mais escravisa-los .
    Mas se nós olharmos para o nosso dia-a-dia vamos deparar com muitos preconceitos em alguns países , pois um dos países que geram mais preconceitos é o Brasil , pois o povo brasileiro são os mais preconceitosos.
    O preconceito não é gerado só por causa da pele , mais com pessoas deficientes e gordinhas o que chamamos de bullyng hoje em dia ,se nós brasileiros continuarmos com todo esse preconceito, onde é que nosso país vai parar desse jeito!

    ResponderExcluir
  53. 3°4 LARISSA MELO N°09

    O TEXTO ACIMA TRATA-SE DE UMA TECNOLOGIA QUE VEM SE SUBSTIMANDO A CADA DIA QUE PASSA, O HOMEN ESTÁ PERDENDO SEU VALOR E ESTAMOS SE TORNANDO "COISAS" SEM VALORES ALGUM MUITAS EMPRESAS CONCERTEZA VÃO PREFERIR MAQUINAS DO QUE UM FUNCIONARIO POIS ASSIM O PAGAMENTO REDUZ E APENAS VAI TER CUSTO COM A MANUNTENÇÃO, A TECNOLOGIA ESTA TOMANDO SEU POSTO E PESSOAS O PERDENDO O SEU VALO.

    ResponderExcluir
  54. 3°4 Rosângela Felix n°20
    O texto fala sobre a "coisificação" que se trata da necessidade que o homem tem de querer fazer seu trabalho melhor que as máquinas para que não o substituam pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  55. 3°4 Ludmila da silva santos n°13

    Com desenvolvimento do mundo e a invenção de novas tecnologias, pessoas passam a viver em torno delas , muitas vezes se matam de tanto trabalhar se submetem a muitas coisas humilhantes, empregos estressantes que prejudicam a saúde, tudo isso para possuir algo ,que esta na moda que é coisa passageira, e vivendo dessa forma automaticamente deixa de lado os principais valores da humanidade.

    ResponderExcluir
  56. 3º4 Fernanda Argolo de Souza nº26

    O texto fala da necessidade do homem querer melhorar cada vez mais para superar a máquina e se desvalorizam dando mais valor nas coisas materias do que no valor moral.

    ResponderExcluir
  57. 3°4 Alex n°01

    Coisificação é um processo no qual cada um dos elementos da vida perde seu valor real e passa a ser avaliada apenas como “coisa”, ou seja, quanto a sua utilidade, quanto a sua capacidade de satisfazer certos interesses.
    As pessoas se coisificam porque precisam se oferecer num mercado que está em busca da melhor oferta.
    O filme Tempos modernos, de Charles Chaplin, mostra bem um exemplo para essas situação: o protagonista fica entre as engrenagens das máquinas numa indústria.
    A “coisificação” mostra como a necessidade do Homem de se transformar ou ser melhor do que as máquinas para não ser substituído pelo desempenho da tecnologia.
    Mas, atualmente, a coisificação está sendo a transformação das pessoas em coisas.
    Corpos sarados, roupas de grifes famosas, carros do ano.
    O valor moral está sendo esquecido e substituído pelo valor material.
    As pessoas estão sendo compradas com as propagandas da vida e, assim, aconteçe hoje o mais importante é o que você tem a vez do que o que você é realmente .

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...