terça-feira, 25 de maio de 2010

Cartoon é coisa antiga !!! século XIX !!!! Na França !!!

HISTÓRIA

Pessoal, meu eterno interesse em cultura, perpassa por todas as sua variáveis e esta questão das origens dos cartoons me despertou uma curiosidade especial. Motivada pelo Salão de Humor de Limeira.
Pois, bem, vejam em minhas pesquisas, que encontrei este site angolano especialista no assunto e que desencava a historicidade sobre o tema, mesmo que em português de Portugal.
Veja , acesse, e confira!!!
Para que não restem mais dúvidas, afinal de especuladores o inferno esta repleto" ehehe ouvi dizer...

Aqueles que pensam que a Banda desenhada e o Cartoon são formas de arte recentes, ou que, no melhor dos casos, remontam ao princípio do século XX, estão enganados. A coisa veio sendo cozinhada desde há séculos , e no século 18, lá para 1820, a banda desenhada foi tomando forma e personalidade próprias.

Nesta labuta, constam os nomes de um suíço, de um alemão e de vários franceses. Isso ainda em mil oitocentos e tal.
Mas foram os kaméricas (sempre eles!) que, em finais do sec. XIX (em 1895) deram o retoque final naquilo que lá no país deles ficaria para sempre conhecido como “comics”.
Na Europa franco-belga chamaram-lhe Bande Dessinée (BD) e os portugueses adaptaram a expressão francesa para Banda Desenhada.
Resta a expressão algo redutora Histórias em quadradinhos.
Os brasileiros, entretanto, trataram de transformar os quadradinhos em quadrinhos (o que não melhorou grande coisa) e assim apelidaram-na de Histórias em Quadrinhos.
Entretanto, quando a Banda Desenhada começou a ser apreciada e considerada como objecto de estudo, surgiu o pomposo nome de Literatura de Expressão Gráfica. Fino, não?

Mas eu aqui, avilos e avilas, Mankiko – o imbumbável, o próprio, não me meto nessa maka! Até porque não moro neste bairro. Os especialistas que se entendam.

Acompanhemos então a história, por agora até 1929.

A PRÉ-HISTÓRIA (1820 a 1892)


Fonte:
http://www.netangola.com/mankiko/historia_da_bd.htm




MUSEU




Cartoons, Histórias, Artigos, Livros, Revistas...
Aqui você encontrará material de BD que nunca pensou ver antes.

Escolha abaixo a categoria que pretende ver, e terá acesso a todo o material divulgado e guardado em nosso banco de dados sobre banda desenhada Nacional e Internacional.

BD Nacional BD Internacional
Álbuns BD, Angola 1970, BD Angolana, ...
Clique aqui para listar BD Nacional Agente SecretoX-9, Almanaque O Mosquito, Black e Mortimer, ...
Clique aqui para listar BD Internacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...