quarta-feira, 5 de setembro de 2012

3º Ano 05 de setembro de 2012 E.E.Prof. Paulo Chaves - Disciplina de Sociologia

Então terceiro anistas!
Nestes tempos de renovação política, em que vocês, talvez,  achem que as coisas estão ruins.
Observem a letra da musica da banda Ultraje a Rigor. Origem São Paul. Gêneros Punk rock, rockabilly, hard rock, rock cômico.
Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início dos anos 80 em São Paulo.
Idealizada por Roger Rocha Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil devido aos hits "Inútil" e "Mim Quer Tocar".
Sua tarefa hoje terceiro anistas é proceder a leitura e a análise da letra da musica abaixo descrita e postar seu comentário a esse respeito. Veja bem,  o tema é contempórâneo, embora ja tenha quase 30 anos!
Ffale sobre os elementos que vc reconhece com sendo parte dos problemas brasileiros ainda hj, entre outros fatores perceptíveis enquanto cidadão crítico que vc é!
Bom trabalho!!!



Inútil           -       Ultraje a Rigor




A gente não sabemos, Escolher presidente


A gente não sabemos, Tomar conta da gente


A gente não sabemos, Nem escovar os dente


Tem gringo pensando, Que nóis é indigente...




"Inúteu"!


A gente somos "inúteu"!


"Inúteu"!


A gente somos "inúteu"!




A gente faz carro, E não sabe guiar


A gente faz trilho, E não tem trem prá botar


A gente faz filho, E não consegue criar


A gente pede grana, E não consegue pagar...




"Inúteu"! A gente somos "inúteu"!

"Inúteu"! A gente somos "inúteu"!

"Inúteu"! A gente somos "inúteu"!

"Inúteu"!A gente somos "inúteu"!

 "Inúteu"! A gente somos "inúteu"!


"Inúteu"! A gente somos "inúteu"!




A gente faz música, E não consegue cantar


A gente escreve livro, E não consegue publicar


A gente escreve peça, E não consegue encenar


A gente joga bola, E não consegue ganhar...




"Inúteu"! A gente somos "inúteu"!


"Inúteu"! A gente somos "inúteu



39 comentários:

  1. 3°1 jenifer lais N° 15

    na letra fala que nós mal sabemos se decidir, e estamos nas mãos de alguem que tem poder. Bom fala que temos algo em nossas mãos mais não sabemos controlar.

    ResponderExcluir
  2. 3°1 LARISSA SOBRAL N° 19

    DIZ QUE SOMOS INCAPAZES DE COMANDAR NOSSA PRÓPRIA VIDA, de criar um País melhor, para nós tanto faz quem ta no poder. SOMOS INÚTEIS. A pior natureza existente na terra.

    ResponderExcluir
  3. 3º1 João Carlos Campos nº18

    A Musica diz que todos nós somos inúteis, porque nós não conseguimos fazer nada, assim como diz (a gente joga bola, e não consegui ganhar), porque muitos não pensam em ganhar pois sim só na derrota por isso nós somos INÚTEIS.

    ResponderExcluir
  4. 3º1 João Vinicius C. Souza 34

    A música mostra claramente que os problemas no Brasil estão longe de serem resolvidos, podemos ver isso, pela forma como a música fala sobre política e economia, pois até hoje
    ainda temos problemas em escolher nossos representates e criar nossos filhos.
    As pessoas estão cada vez mais irresponsáveis, com relação a economia, investimentos,
    e principalmente educação. Não acredito que sejamos todos "Inúteu", mas sim ignorantes,
    pois nunca fomos instruidos corretamente, desde a escola vamos sendo influenciados
    e tratados como burros. O real problema é o povo que mantêm seus olhos fechados para
    assuntos importantes como esses, mas os abre para coisas que nao valem a pena.

    ResponderExcluir
  5. 3º1 Samantha de Mello. nº 29.

    A música fala basicamente sobre o povo e sobre suas atitudes, fala que o povo brasileiro toma atitudes sem ter em mente um proposito, faz escolhas sem pensar nas futuras consequencias, que é um povo pobre de cultura, social e politicamnte; a palavra inutil é escrita errado em referencia a esses fatos.E a letra ainda reflete o povo de hoje, que está se desnvolvendo cada vez menos.

    ResponderExcluir
  6. 3º1 Caroline Caetano nº7

    A musica faz referencia ao povo BRasileiro, que tem uma cultura pobre que nem sabe falar corretamente. As palavras na musica ja espressam isso. Fala tbm que o povo toma decisões sem pensar se vai ser bom ou ruim, sem dar a minima, em questão a isso

    ResponderExcluir
  7. 3°1 anderson oliveira da silva n°03

    a letra da musica fala que nos nao sabemos de nada,nem mesmo escolher presidente e que as pessoas que nao sao do nosso pais os gringos eles pensam que nos somos indigentes.eles falam que nos sabemos fazer coisas inacreditavel, mas nao sabemos manusear as coisas que criamos, por isso que chamam a gente de inutel.


    ResponderExcluir
  8. 3°1 Ana Paula N°02

    Com base no que temos tratado em sala de aula e de acordo com a letra da musica, apesar do que acontece no Brasil como por exemplo tantos políticos corruptos, os brasileiros ainda insistem em colocar no poder pessoas dessa índole, muitos depois reclamam que eles roubam os cofres públicos sendo que são eles próprios que os colocam para governar e administrar o dinheiro da população, é por isso que a banda nomeia a população brasileira como inúteis e não é um assunto atual porque a musica é dos anos 80 isso quer dizer que naquela época já existia a corrupção.

    ResponderExcluir
  9. 3º1 Maria Carolina V. S. Dias N°24

    Já se foram trinta anos e podemos dizer que quase nada mudou, o país continua com problemas agravantes em sua administração e as pessoas não mudaram seus pensamentos com relação ao que realmente importa, e no final tudo acaba novamente em "pizza".

    Oque mais me chama atenção na letra, é exatamente o ponto em que diz oque transmitimos aos outros paises, nós mesmo mantemos a postura para que isso aconteça, queremos um mundo melhor, mas não nos preocupamos com quem elegemos, não nos dedicamos ao que é necessário, não nos preocupamos com nós mesmos, com nossa nação, com o lugar onde vivemos, falta compromisso, tanto de quem faz como de quem "obedece", falta vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  10. 3º1 Wellington G. Rodrigues 31

    A música do Ultraje A Rigor, apenas fala da realidade do nosso país,
    da nossa incapacidade de falar e escrever o nosso próprio idioma,
    de criar e educar nossas crianças, de escolher os nossos políticos,
    criticamos tudo ao nosso redor e não vemos que tudo isso vem de nós mesmos,
    todos apoiam a democracia, acham que a voz da maioria sempre é certa,
    mas ninguém tem preparação para votar ou exercer algum cargo político,
    ninguém tem preparação pra cuidar de si mesmo, ninguém sabe o que é sociedade,
    ninguém sabe o que é o crescimento, perdemos tempo com coisas que não nos trazem nada
    e vivemos uma vida de vagabundos incapazes de qualquer crescimento
    seja na política, educação, ou qualquer área social que nos cercam.

    ResponderExcluir
  11. 3º1 Pedro Cerebel nº27

    Apesar da música ser antiga, o tema é totalmente atual, as vezes tenho a impressão de que o Brasil está cada vez pior como mesmo diz a música nós somos "inúteu". As pessoas nao tem interesse em votar, nao procuram pesquisar sobre os candidatos e votam nulo.Mães largam seus filhos soltos por ai sem se preocupar com o que estão fazendo, as crianças nao estudam, nao tem o menor interesse em estudar então entram no mundo das drogas,bebidas etc.Resumindo, o povo brasileiro é BURRo e só fazem nosso país piorar, e nao tem vontade de melhorar.

    ResponderExcluir
  12. 3º1 Pedro Cerebel nº27

    Apesar da música ser antiga, o tema é totalmente atual, as vezes tenho a impressão de que o Brasil está cada vez pior como mesmo diz a música nós somos "inúteu". As pessoas nao tem interesse em votar, nao procuram pesquisar sobre os candidatos e votam nulo.Mães largam seus filhos soltos por ai sem se preocupar com o que estão fazendo, as crianças nao estudam, nao tem o menor interesse em estudar então entram no mundo das drogas,bebidas etc.Resumindo, o povo brasileiro é BURRo e só fazem nosso país piorar, e nao tem vontade de melhorar.

    ResponderExcluir
  13. 3°1 Jhennifer Bertanha nº17
    A música retrata a realidade da sociedade brasileira, que é extremamente hipócrita e pobre em conhecimento relacionados a política e ricos em terem necessidade de ter coisas inúteis. Não é a toa que o brasileiro é tão mal visto diante os olhos dos países afora que classificam o Brasil apenas como um país turístico mas com um cotidiano um tanto quanto diferente. Pessoas fazem filhos sem pensar nas conseqüências, não conseguem exercer opiniões validas e coerentes afim de mudar a realidade do país, a política esta cada vez mais corrupta e injusta e as metas estão cada vez menos objetivas. E infelizmente daqui há dez, quinze anos a situação será a mesma, seremos ‘’inutel’’ se não aprendermos a pensarmos realmente como um ser humano racional.

    ResponderExcluir
  14. 3°1 Bruna Cristina Marrafon n°05

    A musica retrata a verdade do povo brasileiro, que infelizmente faz escolhas sem pensar, e que podem afetar o futuro. E essas atitudes refletem no cotidiano dos brasileiros. Querendo ou não, se continuarmos assim, daqui alguns anos a situação tende a piorar e as consequencias serão cada vez mais negativas, e prejudiciais a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  15. 3º1 Denys Nº 10‏

    A letra dessa música do ultraje tem tudo haver com o nosso dia a dia mesmo essa musica ter muito tempo de criação, a letra que a banda compôs naquela época dos problemas Brasileiros ainda tem neste ano de 2012, muitos problemas daquela época ainda temos no dia de hoje na minha opinião são problemas governamentais e alguns pessoais falta de esforço de cada um também, neste 30 anos que se passaram desde a criação para mim as coisas só pioraram pra nós, acho que falta um pouco de confiança das pessoas de “fora”. Não concordo que nós somos inúteis eu sei que na música foi um modo da banda se expressar mais se cada um fizer sua parte ou talvez a união venceremos, pois em comparação a certos países somos realmente inúteis pois eles estão muito avançados em educação, obras, segurança, respeito essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. 3°1 BIANCA SOARES n°04

    A musica nos mostra que a realidade de 30 anos atrás não mudou, porque somos incapazes de lutar pelo o que queremos e pelo nosso país.

    ResponderExcluir
  17. 3°1 MATEUS PIRES n°25

    A letra da musica nos mostra claramente que as pessoas são ''inuteu'' em relação a politica ou ao governo, pois não querem saber ou pesquisar sobre isso e acabam se ferrando a se próprio.

    ResponderExcluir
  18. 3°2 IGOR HENRIQUE N°
    o compositor desta musica é só um dos brasileiros indignados com o nosso governo , a revolta dele diz tudo na letra da musica, hoje a politica é tratada como uma ''BRINCADEIRA'' hoje os políticos não ajudam o povo só querem saber de roubar , mensalão, etc; Limeira mesmo teve o caso do nosso prefeito que foi acusado de roubar nossa cidade , dinheiro sujo e nisso , ninguem mais acredita no politico , com suas promessas, o Brasil é considerado uma pais bom em futebol , mais em relação a saúde e educação é pessima, e a letra nos diz ,que somos um povo Inutil, ou seja ignorantes !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3º2 Bruna Fernandes nº07
      A letra da música de INUTIL- ULTRAJE A RIGOR transmite a realidade da sociedade atual, em relação a política e os problemas do nosso país. O Brasil um país em desenvolvimento buscando sempre se desenvolver , conta como uma sociedade ignorante e hipócrita que não se adapta e não consegue conviver com suas próprias criação e modo de vida , são mudanças necessárias, que aos olhos de outros países nos passamos por inúteis , uma letra de 30 anos atrás ainda reflete nos dias atuais , sem soluções ainda para os problemas.

      Excluir
  19. 3º2 BRUNA FERNANDES Nº7
    A letra da música de INUTIL- ULTRAJE A RIGOR transmite a realidade da sociedade atual, em relação a política e os problemas do nosso país. O Brasil um país em desenvolvimento buscando sempre se desenvolver , conta como uma sociedade ignorante e hipócrita que não se adapta e não consegue conviver com suas próprias criação e modo de vida , são mudanças necessárias, que aos olhos de outros países nos passamos por inúteis , uma letra de 30 anos atrás ainda reflete nos dias atuais , sem soluções ainda para os problemas.

    ResponderExcluir
  20. 3º2 Moriel nº26
    A musica fala sobre as atitudes do povo. Que o homem pedi muito e faz pouco tudo que ele tem fazer da errado e sempre querendo mais do que consegue.
    A palavra inútil esta escrita errada e isso demonstra que o povo de hoje esta mais desatento com a cultura do que o povo do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3º2 Bruna Veiga nº10
      Embora essa música seja de quase 30 anos atrás ela trata de um tema da atualidade,ou seja,trata de políticos corruptos que temos em nossa sociedade e da falta de alfabetização de brasileiros que não sabem escrever corretamente seu próprio nome.
      Enquanto não nos tornarmos menos ignorantes e aprendermos a colocar pessoas certas para comandar nosso país vamos continuar tendo sempre os mesmos problemas, sendo tratados pelos outros países como inúteis, só servindo para turismo e mais nada.

      Excluir
  21. 3º2 Amanda Macedo Nº02
    Apesar de este tema ser bem antigo, ele sempre permanecera em nossa sociedade, so mudara quando acordarmos e percebemos que tudo que fazemos, jogamos fora ou seja, criamos algo e nao aproveitamos, pensamos em faze-lo mas nao colocamos em pratica, colocamos a culpa da falta de progresso em novos governantes, claro que eles possuem uma alta parcela de culpa, mas com certeza nós, povo tambem temos culpa, pois os colocamos no poder elegemos um representante que nao sabe nada se sabe somente utiliza para enganar o povo e fraze-lo de bobo, infelizmente vivemos esta realidade e vontade de mudar nao falta, mas sera que somente a força de vontade basta? Sera que se ficarmos de braço cruzados resolveremos o problema da nossa sociedade inutel.

    ResponderExcluir
  22. 3º2 CAIO TEIXEIRA Nº 11
    A musica retrata sobre um assunto que não é atual, fala sobre a sociedade brasileira que mais fala do que age, uma sociedade fraca que não expõe sua opinião na pratica, quando o fazem não apóiam a própria causa, uma sociedade desunida. Uma sociedade que se preocupa mais com o ranking em que o país esta no futebol, do que no ranking de desigualdade, de educação uma sociedade tranqüila, onde os corruptos criados por eles mesmos roubam sem se preocupar,uma sociedade que tem mente aberta para assuntos inuteis mas uma mente fechada para assuntos não nos trazem nenhum beneficio.

    ResponderExcluir
  23. 3°2 João Paulo N°23

    A letra dessa musica retrata sobre a politica nos tempos anteriores, ela fala das pessoas que não sabem fazer a escolha certa.
    Nos dias de hoje não mudou nada pois colocam qualquer um para representa-los, por isso a palavra inútil, pois não nos preocupamos com o que realmente é importante, a condução do nosso país.

    ResponderExcluir
  24. 3º2 Nome : Jhonatas Antunes Fermino nº 33

    Apesar da música ser antiga, o tema é totalmente atual, no momento nosso país esta numa situação , não muito agradável, assim como diz a própria música, somos inútil .
    Se a população continua assim, nosso país tende a piorar mais, e quem sairá prejudicado nessa, seremos nós mesmo .
    No trecho que o compositor diz : ‘’ A gente joga bola, E não consegue ganhar...’’, isso eu não concordo, vai da pessoa isso, se você não desisti, um dia você ganha .

    ResponderExcluir
  25. 3º2 Muriel Berg 27
    Apesar da musica ser antiga o pensamento colocado nela é bem atual, apesar de todas mudanças que aconteceram da criação da musica até os dias de hoje os problemas são os mesmos, a musica mostra bem que nós sabemos que fazemos coisas erradas que tomamos decisões erradas que não utilizamos de forma certa nossos recursos mas não fazemos nada para mudar isso, ano após ano vemos pessoas incapacitadas sendo escolhidas para tomar as decisões mais importantes do nosso pais, saber de todos os problemas e não os resolver prova realmente que a gente somos inúteu!

    ResponderExcluir
  26. 3º2 Nathalia de Lima Nº28
    A letra representa o problema antigo da sociedade, que até hoje ninguém foi capaz de mudar.Pois colocamos apenas pessoas corruptas e ignorantes para governar o nosso país.
    A população a cada dia que passa cresce desenfreada sem o minimo de bom senso e sem pensar como será o futuro dos seus filhos, entre outras coisas absurdas que acontecem todos os dias,e faz com que o Brasil seja mal visto pelos os que estão de fora.

    ResponderExcluir
  27. 3º2 Douglas Nº13
    O assunto que se trata na musica é a pura realidade que acontece em nossos país.
    Muitas vezes quando vamos eleger alguém no governo não pensamos direito,isso sempre pode nos prejudicar no futuro , pois a pessoa que nós elegemos é os nossos representantes e podem fazer nosso bem .
    A maioria das vezes não damos a mínima importância para isso, só percebemos o acontecimento quando nos atinge.
    A escolha certa tem que ser aquele que nos beneficiar com algo importante , não com coisas fúteis que a maioria das vezes o ser humano eleva em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  28. 3º2 Gabriela de oliveira nº 17
    A letra da musica escrita foi escrita a 30 anos a tras, porem mostra fatores da nossa atualidade, o tempo passou mas os problemas são os mesmos, se não forem piores do que antigamente.
    Não somos capazes de tomar nossas própias decisões, como famos fazer para mudar nosso país. Essa corupção que vivemos é devido as nossa decisões que tomamos.
    Se nada disso mudar continuaremos sendo seremos inútil por muitos anos.

    ResponderExcluir
  29. 3º2 Guilherme Batistela Nº19
    A letra da musica apesar de ser muito antiga ainda tem retratada o presente em que vive nosso pais o povo sendo utilizado como “ escravos” do governo apenas votam por votar e acham que assim esta ótimo o povo cria o próprio objeto e não sabe usá-lo, assim igualmente ao voto, o povo tem o poder do voto e não sabe votar.

    ResponderExcluir
  30. 3º2 Andre Luis de Souza nº04
    entendi que a letra desta música esta se referindo a todos nós que fazemos,produzimos,criamos;inventamos
    sem ter capacidade de saber lidar,ou seja, administrar aquilo que nós mesmo realizamos.o que adianta ter boas idéias se não por em prática todas elas

    ResponderExcluir
  31. 3°2 Thais Meira N:32

    Esta musica critica a sociedade que não da valor a tudo que o cidadão faz.Observei que eles querem dizer que o brasileiro é bom em varias coisas,mas não conseguem reconhecer isso e levar a frente.
    Esta letra é antiga ,mas ela se encaixa perfeitamente com os dias atuais como por exemplo a ignorancia do povo que elege e reelege corruptos

    ResponderExcluir
  32. 3º 2 Edcarlos Murcia nº 14
    Eu entendi que a letras dessa musica fala sobre as escolhas onde o povo tem que exercer uma escolha, e escolher o seu representante. Aletra fala também que os gringos acham que não é nada diante deles a nossa tecnologia, produtos e o nosso conhecimento,mas o que eles querem de nos é a nossa linda Amazônia.

    ResponderExcluir
  33. 3°2 Ana Carolina N° 03

    Estamos numa geração de muita rapidez, informação para todos os lados, no entanto, as pessoas não absorvem, não se preocupam em entender o que está acontecendo, só recebem a informação e a repassam, sem interpreta-la e reconhecer sua importância.
    A musica traz essa realidade, pois a maioria das pessoas não se preocupam com a situação que o governo se encontra, a todos os momentos descobrimos novos casos de corrupção, recebemos as informações mas não fazemos nada para mudar essa realidade, nos preocupamos com o entretenimento, futebol, coisas que só mascaram o podre, saúde precária, educação zero, políticos egoístas e hipócritas, nos conformamos com as migalhas que caem da mesa dos poderosos, dos endinheirados, dinheiro que sai do nosso bolso, o que é revoltante é que ainda "batemos palmas" e agradecemos por darem o peixe sem ensinar a pescar, pois é isso que eles querem um povo ignorante que só agradece pelas sobras!

    ResponderExcluir
  34. 3°2 jaqueline Souza Lima N:22

    A musica retrata o estado comum em que vivemos com a falta de liderança certa.A musica do rock nacional dos anos 80 é atual até hoje,pois essa musica define bem o nosso mundo no meio politico a partir dos politicos corruptos que sempre estão na frente de tudo porque nos cidadões inuteis não comprimos com o nosso dever sempre caminhando do mesmo jeito sem tentar melhorar

    ResponderExcluir
  35. 3º2 Tamires Marcela Matos nº31

    a letra da musica fala de como a nossa sociedade é nos dias de hoje , pois todos os cidadãos não se preocupam em quem vão votar eles simplesmente entregam a nossa cidade nas mãos de qualquer candidato da política . Depois reclamam que os políticos são todos corruptos pois só prestam para embolsar o nosso dinheiro , mas na verdade não é bem assim, somos nós que não sabemos escolher.
    Quando formos votar devemos escolher bem o candidato para que a nossa cidade não venha piorar.

    ResponderExcluir
  36. Rosângela Felix nº20 3º4
    Esta musica critica a sociedade que não da valor a tudo que o cidadão faz.Observei que eles querem dizer que o brasileiro é bom em varias coisas,mas não conseguem reconhecer isso e levar a frente.

    ResponderExcluir

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...