terça-feira, 4 de março de 2014

Equinócio da Primavera


Equinócio da Primavera é o nome dado pela astronomia ao momento que marca o início da estação conhecida como primavera.

Datas e horas do Início da Primavera

  • Em 2014, no dia 20 de Março às 16:57
  • Em 2015, no dia 20 de Março às 22:45
  • Em 2016, no dia 20 de Março às 04:30
  • Em 2017, no dia 20 de Março às 10:28

O que é o Equinócio da Primavera?

A astronomia define então como Equinócio da Primavera aquele momento em que o Sol, assim como o vemos a partir da Terra, cruza o plano de equador celeste, ou a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste, em março no hemisfério norte, e em setembro no hemisfério sul.
O termo "equinócio" é proveninente do Latim e é composto por duas palavras: uma significa igual (aequus) e a outra noite (nox). Equinócio significa portanto, noites iguais, uma vez que as noites e os dias têm sensivelmente a mesma duração de 12 horas.
Equinócios ocorrem duas vezes por ano, em março e setembro, altura em que definem mudanças de estação. No mês de março estamos perante o Equinócio da Primavera, ou o início da primavera no hemisfério norte. Isso significa que no hemisfério sul estamos perante oEquinócio de Outono. Em setembro acontece o exato oposto: o hemisfério norte dá as boas-vindas ao outono com o Equinócio de Outono, enquanto no hemisfério sul chega oEquinócio da Primavera.

2 comentários:

Rory Gallagher - ilustre pouco conhecido, super talentoso que morreu precocemente

William Rory Gallagher  foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.  Nascido em Ballyshannon, Condado de Do...